Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

é Possivel Compartilhar Scanner Na Rede?


diegobarcelos

Posts recomendados

Olá pessoal, gostaria de saber se é possivel por um scanner na rede como se faz com impressoras que se compartilha e qualquer micro da rede pode imprimir na impressora, com scanner tem como scanear algo fazendo o mesmo esquema? e como é feito isso?

Desde já agradeço a ajuda de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for em Linux é assim ;

Geralmente em algumas empresas encontramos máquinas com um scanner para captura de imagens. O maior problema é que na maiora das vezes, alguém tem que ser o escolhido para digitalizar as imagens e disponibilizar na rede para quem precisa dela.

Neste tutorial, com uma solução livre em linux, podemos criar um pequeno servidor linux, e compartilhar o scanner na rede, para todas as estações, inclusive estações windows.

Para isso foi usado uma máquina simples, um Pentium 200 MMX com 32 MB ram, um scanner ( Genius Collor Page SP2), e duas estações (linux e windows),e foi usado o Conectiva Linux 8.

O primeiro ítem é prepara o servidor, que além do scanner é um servidor de arquivos também.

Após ter o linux instalado no servidor, foram feitos os passos a seguir:

1) O primeiro passo é ter a rede configurada corretamente,e habilitar um scanner suportado no linux.. Neste caso o scanner é SCSI (Genius Collor Page SP2), e foi necessário apenas carregar o módulo para o mesmo:

[root@localhost]# modprobe g_NCR5380 ncr_addr=0x280 ncr_53c400a=1

2) O segundo passo é instalar o aplicativo sane[1], no caso do Conectiva Linux, foi preciso apenas instalar via apt, pois o mesmo está no segundo cd. Para isso:

[root@localhost]# apt-get install sane.

3) Agora, edite o arquivo /etc/services, e acrescente a linha abaixo:

[root@localhost]# mcedit /etc/services

sane 6566/tcp # network scanner daemon

Salve o arquivo e saia, pressionando F10.

4) Agora, edite o arquivo /etc/inetd.conf, e acrescente:

[root@localhost]# mcedit /etc/inetd.conf

sane stream tcp nowait root /usr/sbin/tcpd in.saned

Salve o arquivo e saia, pressionando F10.

E reinicie o serviço do inet:

[root@localhost]# service inet stop

[root@localhost]# service inet start

5) Edite o arquivo /etc/sane.d/saned.conf, e acrescente qual máquina ou rede que poderá ter acesso ao serviço, uma forma simples (mas sem segurança) é colocar o sinal de +, assim todas as máquinas da rede terão acesso.

[root@localhost]# vi /etc/sane.d/saned.conf

+

Salve o arquivo e saia, pressionando F10.

Pronto, nosso servidor do scanner está configurado, agora basta configurar as estações:

No linux:

1) Primeiro instale o aplicativo sane[1], no caso do Conectiva Linux, foi preciso apenas isntalar via apt, pois o mesmo está no segundo cd. Para isso:

[root@localhost]# apt-get install sane.

2) Agora, edite o arquivo /etc/services, e acrescente a linha abaixo:

[root@localhost]# mcedit /etc/services

sane 6566/tcp # network scanner daemo

Salve o arquivo e saia, pressionando F10.

3) Instale o gimp ( Uma excelente ferramenta para mexer com imagens no linux). Novamente usamos a facilidade do apt, com o Conectiva LInux:

[root@localhost]# apt-get install gimp.

4) Abra o gimp, e no menu Xtns, escolha a opção Adquirir, em seguida a opção Device Dialog, aparecerá uma janela com os devices do servidor, escolha um, neste exemplo foi escolhido:

net:r2d2.local:microtek:/dev/sg0

Pronto! É aberta a janela de captura do scanner, escolha a resolução, e fique a vontade para capturar suas imagens de um scanner remoto.

No windows

1) Primeiro, será necessário baixar um cliente para o sane que rode no linux. O mais flexível que achei foi o sanetaiwan[2] e lógico open source, baixe e descompacte e instale o aplicativo, que é extremamente simples.

2) A Configuração é extremamente simples, no botão properties, colocar o endereço da máquina remota, a porta (aquela que configuramos no arquivos /etc/services) e o usuário que terá acesso.

Pronto! Reinicialize o programa e pode scanner sua imagens no windows usando um servidor linux de scanner. OBS: Como o programa está em desenvolvimento, ele neste momento captura a imagem e salva em BMP apenas. Mas depois basta abrir no seu editor de imagens preferido e mudar o formato.

Neste tutorial rápido, foi visto uma solução livre mostrando as potencialidade do linux para facilitar nosso trabalho, e para que toda nossa rede tenha acesso a um scanner, simplificando o trabalho, e sem precisar ficar incomodando nosso colega para digitalizar uma imagem e enviar pela rede para que possamos usá-la.

Fonte : Conectiva

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.gbenko.pro.br/eduardo/eyes.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!