Ir ao conteúdo

Dissipador solto e Dúvida slots

moncho

Posts recomendados

Postado

O desligamento era aquela clássica tela azul do windows, con uma carga

Então como o dissipador de uma das memórias soltou, resolvi tira-la, estou usando apenas un cartucho de 4GB, o coloquei no segundo slot azul (B1), 

Posso usar las memórias en los2 últimos slots (B1-B2)?

• Membro VIP
Postado

Olá colega.

Apenas para informar, não vale dizer que a configuração completa do PC está na assinatura, pois assinaturas mudam com o tempo e/ou podem estar desatualizadas, induzindo assim ao erro outros usuários que estejam pesquisando nesse tópico.

Talvez o seu problema seja justamente esse dissipador ter se soltado do módulo de memória antes mesmo de você ter puxado, fazendo com que a mesma superaquecesse e causasse tais problemas citados.

Tente grudar novamente o dissipador no módulo de memória. Confira se ficou bem preso e teste o PC apenas com esse módulo, para vermos no que dá. Talvez não consiga uma fixação boa e um bom contado do dissipador com o módulo, nesse caso, você pode tentar encontrar algum adesivo térmico e substituir o original. Poderia também adquirir um dissipador de calor avulso e aí sim, fixar no módulo de memória.

Poderia também testar a memória sem o dissipador e ver no que dá. As minhas rodam bem com o clock de 1600MHz sem dissipador. Se não ficar estável, reduza a tensão no bios e veja se estabiliza.

Outra possibilidade é baixar o clock das memórias para 1333MHz (juntamente com a tensão), ao invés de 1600MHz.

Quanto a sua outra pergunta, verifique no manual da sua placa-mãe se para ativar o dual channel os módulos de memória devem ser encaixados nos slots de mesma cor ou de cor diferentes. De todo modo, o A70 ocuparia apenas um dos slots de memória, restando ainda 3, sendo assim perfeitamente possível ativar-se o dual channel.

• mês depois...
Postado

De fato as assinaturas mudam com o tempo, mas não vejo necessidade em coloca-la aqui, já que toda informação necessária eu incluí no tópico...

Quando fiz a troca de las memórias e entrei no setup, vi um 'dram frequency' e vi as opções, la última é 1600mhz, mas a que estava não era nem no Auto, nem no 1600mhz(que sempre achei ser a frequência natural das minhas memórias), devo coloca e 1600mhz o Auto?

• Membro VIP
Postado
De fato as assinaturas mudam com o tempo, mas não vejo necessidade em coloca-la aqui, já que toda informação necessária eu incluí no tópico...

Fontes de má qualidade podem causar inúmeros problemas ao PC, como o superaquecimento, resets aleatórios e até danificar componentes, então precisamos que poste a configuração completa, para analisarmos além da fonte, algum caso sabido de incompatibilidade de componentes, além do mais, muitas pessoas utilizam ainda o famigerado estabilizador, nessa da configuração completa já descobrimos se o usuário faz uso ou não, pois o mesmo também pode danificar a fonte e causar problemas em cascata no PC. Entenda em: http://forum.clubedohardware.com.br/rma-garantia-sapphire/844349.

Além do mais, não podemos pensar apenas em nós mesmos quando se trata de um fórum gratuito, visto que quem responde as dúvidas, gasta do seu tempo e conhecimento para isso, sem receber remuneração alguma para isso, apenas a satisfação em saber que está ajudando alguém, sendo assim, o mínimo que podemos fazer é deixar o material bem documentado para consulta de outros usuários posteriormente, pois a sua dúvida pode ser a mesma de outros.

Bom, quando comecei a ter esses problemas com os desligamentos, eu cheguei a retirar as memórias para limpa-las e até mesmo troca-las de lugar, então o dissipador só veio a soltar agora mesmo, o problema continuou, então essa possibilidade do superaquercimento ser por conta do dissipador está descartada.

Quanto ao dissipador solto, pode ser que já estivesse com mal contato desde antes. Lembrando que apenas o mal contato entre um chip e o termal pad do dissipador já é o suficiente para superaquecer tal chip e reiniciar / travar a máquina.

Removi a memória que está boa, retirei o dissipador que já estava solto da outra memória e a encaixei na mobo, deixando apenas ela(a sem o dissipador), fiz os testes no AIDA, e parece está tudo OK, ou seja, as duas memórias estão ok, mesmo uma sem dissipador.(ainda não testei as 2 juntas).

Sua memória funcionou bem sem o dissipador pois o ar está circulando e minimamente arrefecendo os chips de memória, o que não acontecia antes, pois o dissipador impedia a circulação de ar e como o termal pad não fazia contato com o chip, o mesmo fervia.

Estou com dúvida no que devo comprar, se o adesivo térmico ou a pasta térmica, mas o ideal é mesmo o adesivo? existem adesivos próprios para dissipadores de memória? pesquisando pelo termo 'Thermal pads' encontrei algumas coisas, mas ainda estou confuso.

Creio que o ideal seja o adesivo térmico (Thermal Pad). Você pode adquirir um maior e cortar do tamanho dos chips de memória. Porém, se a memória funciona bem sem o dissipador, pode deixar assim, pois no mercado existem diversos modelos de memória a 1600MHz sem dissipador.

Quando fiz a troca de memórias e entrei no setup, vi um tal, 'dram frequency' e vi as opções, a última é 1600mhz, mas a que estava não era nem no Auto, nem no 1600mhz(que sempre achei ser a frequência natural das minhas memórias), devo coloca no 1600mhz ou Auto?

Em qual valor estava? Por vezes o valor mostrado é o clock real das memórias e por vezes é o clock DDR (O DDR trabalha transferindo dois dados por pulso de clock, portanto, memórias 1600MHz são na verdade 800MHz). Experimente deixar em AUTO e veja através do CPU-Z o que acontece. Se ficar 667MHz (1333MHZ DDR) ajuste manualmente para 800MHz (1600MHz DDR).

Pela a experiencia que tive por enquanto com esse problema, não usarei os antigos slots que estava usando, então me sobrou apenas uma opção, os 2 últimos slots das cores, ou seja, 2ª slot azul e 2ª slot preto. Lendo o manual vi que eles recomendam usar os slots azuis pra ter uma capacidade melhor, e nas opções estavam usar slots das mesmas cores, ou todos de uma vez, será que terei algum problema usando os ultimos slots?

Na pior das hipóteses perderá o dual channel, apenas isso. Problema de não funcionar não ocorrerá. Porém, faça conforme indicado no manual, para ativar o dual channel. Não se preocupe com o A70, a não ser com o slot que possívelmente ele está encobrindo, onde talvez caiba a memória sem dissipador. Aqui no meu, nunca tive problemas com minhas memórias próximas ao A70, mesmo no verão, quando é bastante quente também.

Postado
Na pior das hipóteses perderá o dual channel, apenas isso. Problema de não funcionar não ocorrerá. Porém, faça conforme indicado no manual, para ativar o dual channel. , a não ser com o slot que possívelmente ele está encobrindo, onde talvez caiba a memória sem dissipador.

Coloquei as duas memórias antes de ontem e algo curioso é que na imagem acima do CPU-Z, mostra que está em Dual, e no AIDA64 também estava mostrando que estava em Dual Channel, não entendi se era o fato de eu usar 2 channel de memória, ou se estaria funcionando mesmo em Dual Channel já que estou usando os 2 ultimos slots, como posso ter certeza?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...