Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte fazendo ruído chato ao jogar.


GM151

Posts recomendados

Olá pessoal ! Meu problema é o seguinte :

Eu montei meu PC faz uma semana , e sempre que eu jogo alguma coisa em 3D ou até mesmo (as vezes) quando desço a barra do navegador , a fonte faz um barulho chato , que lembra um barulho de guizo ! Quando não estou fazendo nada de mais ela não faz esse barulho , que apesar de não ser tão alto , irrita ! Já levei na garantia , troquei pelo mesmo modelo , e o barulho persiste ! Eu uso filtro de linha , já troquei de tomada e nada de mudar , o barulho pelo o que eu ouço sai bem próximo a entrada do cabo AC... Segue abaixo minhas configurações:

Phenom II X4 965 (Sem OC)

Placa-mãe ASUS M5A97 LE R2.0

Placa de Vídeo : GTX 550Ti

Fonte Thermaltake TR2 500W

8GB RAM DDR3

Espero que possam me ajudar ! O que me intriga é que já troquei a fonte ... (_( , será que isso é do modelo ? pois se for eu não vou poder trocar por agora , e eu não trocando , pode haver algum dano?

(Não é o Cooler da fonte , eu já parei ele temporariamente e o barulho chato continua)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, que filtro de linha tu usa? Até onde sei, o ideal é ligar o pc direto na tomada, ainda no teu caso, que deve ter uma fonte de potência real. Tenta ligar direto, sem o filtro para ver se soma o barulho.

Tipo , eu uso um filtro de linha da Bright , não é estabilizador não , de qualquer forma eu vou testar usar direto na tomada com outro cabo em outra tomada pra ver...

Ok , desculpe o flood , mas fiz isso aqui , troquei o cabo e a tomada , liguei sem o filtro , e aquela porcaria de barulho continua quando inicio alguma coisa mais pesada em 3D... Não faço ideia mais do que pode ser...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tipo , eu uso um filtro de linha da Bright , não é estabilizador não , de qualquer forma eu vou testar usar direto na tomada com outro cabo em outra tomada pra ver...

Ok , desculpe o flood , mas fiz isso aqui , troquei o cabo e a tomada , liguei sem o filtro , e aquela porcaria de barulho continua quando inicio alguma coisa mais pesada em 3D... Não faço ideia mais do que pode ser...

olá!

dê uma olhada em videos no youtube pesquisando por "Coil whine"... veja se o ruido é parecido com algum vídeo desse tipo....

se for, não é defeito, é algum componente da fonte, placa-mãe ou placa de vídeo que está vibrando por conta do aumento de corrente sendo usado no momento...

a única opção que vejo seria a troca por outro modelo, mas por não ser defeito torna essa troca difícil... caso a compra tenha sido feita via internet, você tem até 7 dias, úteis se não me engano, para desistir da compra pura e simplesmente... se não for esse o caso...........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá!

dê uma olhada em videos no youtube pesquisando por "Coil whine"... veja se o ruido é parecido com algum vídeo desse tipo....

se for, não é defeito, é algum componente da fonte, placa-mãe ou placa de vídeo que está vibrando por conta do aumento de corrente sendo usado no momento...

a única opção que vejo seria a troca por outro modelo, mas por não ser defeito torna essa troca difícil... caso a compra tenha sido feita via internet, você tem até 7 dias, úteis se não me engano, para desistir da compra pura e simplesmente... se não for esse o caso...........

Parece bastante esse barulho , e sai exatamente do mesmo lugar da fonte , só que a minha só faz esse barulho ao rodar algo 3D , ou no navegador as vezes . Desligada ela não emite nenhum som:

[ame=https://www.youtube.com/watch?v=8TfpWrHEu90]Corsair AX 1200 - Coil Whine - YouTube[/ame]

Penso que seja a fonte sim , pois coloco o ouvido nela e o barulho sai dela , o problema é que já levei na troca, essa já é a segunda , não é possível que tenha vindo ruim de novo... Fui diretamente na loja. Será que esse modelo teria alguma incompatibilidade com meu sistema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece bastante esse barulho , e sai exatamente do mesmo lugar da fonte , só que a minha só faz esse barulho ao rodar algo 3D , ou no navegador as vezes . Desligada ela não emite nenhum som:

Penso que seja a fonte sim , pois coloco o ouvido nela e o barulho sai dela , o problema é que já levei na troca , não é possível que tenha vindo ruim de novo... Fui diretamente na loja...

aí que está... como eu disse anteriormente isso não é defeito, é uma característica, infelizmente, de alguns componentes...

algumas fontes, placas-mãe e placas de vídeo infelizmente emitem esse ruido chato quando são mais exigidas, seja por conta de um jogo ou por qualquer outro motivo...

as opções a princípio seriam, caso fosse uma compra recente, feita via internet, dentro do prazo dos 7 dias, desistir da compra e pegar outra fonte de preferência de outra marca/modelo ou a mais cara, simplesmente comprar outra fonte de outra marca/modelo....

pelo visto você fez a compra em uma loja aí perto de você, acho que a sua melhor opção seria tentar conversar com o pessoal da loja e tentar pegar outra fonte, de outra marca/modelo... mas nesse caso você dependerá da "boa vontade" do vendedor/loja...

a última opção será aguentar o barulho e continuar com essa fonte mesmo....

edit: para desencargo de consciência, você diz em uns posts anteriores que liga o PC direto a um filtro de linha, certo? ótimo é assim mesmo q se deve fazer nada de estabilizador! Agora, a tomada na parede na qual esse filtro é ligado, é tripolar? as posições dos fios na tomada e no filtro estão corretas? Posição do Fase, Neutro e Terra, se houver.

edit02: uma imagem para deixar claro:

images?q=tbn:ANd9GcSYxKSe7pGHakaH9jxDbOPHvge6UK3kaWJbgiq9F3WxMd75eK5xk9ZAupd4CQ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí que está... como eu disse anteriormente isso não é defeito, é uma característica, infelizmente, de alguns componentes...

algumas fontes, placas-mãe e placas de vídeo infelizmente emitem esse ruido chato quando são mais exigidas, seja por conta de um jogo ou por qualquer outro motivo...

as opções a princípio seriam, caso fosse uma compra recente, feita via internet, dentro do prazo dos 7 dias, desistir da compra e pegar outra fonte de preferência de outra marca/modelo ou a mais cara, simplesmente comprar outra fonte de outra marca/modelo....

pelo visto você fez a compra em uma loja aí perto de você, acho que a sua melhor opção seria tentar conversar com o pessoal da loja e tentar pegar outra fonte, de outra marca/modelo... mas nesse caso você dependerá da "boa vontade" do vendedor/loja...

a última opção será aguentar o barulho e continuar com essa fonte mesmo....

edit: para desencargo de consciência, você diz em uns posts anteriores que liga o PC direto a um filtro de linha, certo? ótimo é assim mesmo q se deve fazer nada de estabilizador! Agora, a tomada na parede na qual esse filtro é ligado, é tripolar? as posições dos fios na tomada e no filtro estão corretas? Posição do Fase, Neutro e Terra, se houver.

edit02: uma imagem para deixar claro:

images?q=tbn:ANd9GcSYxKSe7pGHakaH9jxDbOPHvge6UK3kaWJbgiq9F3WxMd75eK5xk9ZAupd4CQ

Confesso que a tomada do Filtro , eu arranquei o do meio de aterramento do novo padrão brasileiro para caber na tomada aqui de casa que é o NEMA 5 Bipolar ,mas a do PC está ligada no filtro com o padrão brasileiro intacto , eu não arranquei.

Aqui em casa é assim:

JhMNurz.jpg

Bom , o jeito é eu me conformar pelo menos por enquanto , pois já sei que esse pessoal trabalha de mau humor mesmo , nem vou tentar negociar , aí quando eu tiver um dinheiro eu compro a CX430 da Corsair . Tu acha que ela agüenta configuração?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confesso que a tomada do Filtro , eu arranquei o do meio de aterramento do novo padrão brasileiro para caber na tomada aqui de casa que é o NEMA 5 Bipolar ,mas a do PC está ligada no filtro com o padrão brasileiro intacto , eu não arranquei.

Aqui em casa é assim:

http://i.imgur.com/JhMNurz.jpg

Bom , o jeito é eu me conformar pelo menos por enquanto , pois já sei que esse pessoal trabalha de mau humor mesmo , nem vou tentar negociar , aí quando eu tiver um dinheiro eu compro a CX430 da Corsair . Tu acha que ela agüenta configuração?

bom, de qqer forma dê uma conferida... arrume uma chave teste e verifique que nas saídas do filtro de linha, que pelo visto é do novo padrão brasileiro, a linha de Fase esteja na posição correta conforme a imagem anterior...

já passei por muitas bizarrices por conta de montagem errada ou posicionamento errado de adaptador invertendo as linhas fase e neutro...

fiz o cálculo no site http://www.extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp e essa configuração informada por você, incluindo mais 1 HD sata mecânico, 1 SSD, 1 Drive de DVD-RW e 6 ventiladores de 12cm, deve consumir em torno dos 350w, o site recomenda uma fonte de 400w. Portanto, sim uma Corsair CX430 Bronze vai dar conta do recado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, de qqer forma dê uma conferida... arrume uma chave teste e verifique que nas saídas do filtro de linha, que pelo visto é do novo padrão brasileiro, a linha de Fase esteja na posição correta conforme a imagem anterior...

já passei por muitas bizarrices por conta de montagem errada ou posicionamento errado de adaptador invertendo as linhas fase e neutro...

fiz o cálculo no site http://www.extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp e essa configuração informada por você, incluindo mais 1 HD sata mecânico, 1 SSD, 1 Drive de DVD-RW e 6 ventiladores de 12cm, deve consumir em torno dos 350w, o site recomenda uma fonte de 400w. Portanto, sim uma Corsair CX430 Bronze vai dar conta do recado...

Valeu mesmo por me ajudar ! :lol: O jeito vai ser eu aturar isso por mais uns tempos... :angry:

Edit: Essa daí das fases eu não sei se mudaria algo , pois eu testei em outra tomada , direto , sem filtro nem nada , e o ruído na fonte continuou ... ¬¬

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu mesmo por me ajudar ! :lol: O jeito vai ser eu aturar isso por mais uns tempos... :angry:

Edit: Essa daí das fases eu não sei se mudaria algo , pois eu testei em outra tomada , direto , sem filtro nem nada , e o ruído na fonte continuou ... ¬¬

realmente.... a chance de não mudar nada é bem grande.... mas de qqer forma é bom verificar a posição das linhas e deixar sempre elas, fase e neutro, nas suas posições corretas... mesmo que não mude a sua situação atual, verifique isso e deixe na posição correta, caso não esteja...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

realmente.... a chance de não mudar nada é bem grande.... mas de qqer forma é bom verificar a posição das linhas e deixar sempre elas, fase e neutro, nas suas posições corretas... mesmo que não mude a sua situação atual, verifique isso e deixe na posição correta, caso não esteja...

Pode deixar que vou tentar isso! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara só pra completar pegue a versão v2 dessa corsair da serie builder

realmente.... a chance de não mudar nada é bem grande.... mas de qqer forma é bom verificar a posição das linhas e deixar sempre elas, fase e neutro, nas suas posições corretas... mesmo que não mude a sua situação atual, verifique isso e deixe na posição correta, caso não esteja...

as tomadas como usam corrente aternada elas não tem polaridade que possa afetar o que tiver ligado nela, na chave de teste a gente ve que tem, pega um ventilador e liga ele numa posição, dps tira ele da tomada de gira o conector e liga de volta, ele vai ligar do mesmo jeito por causa disso:

correntes-eletricas.jpg

A onda de cima é a corrente alternada, ela muda(em teoria)a sua polaridade 50~60 vezes por segundo, também chamada como Hz, pode olhar na imagem temos a linha 0 e então + e - Volts, veja que a onda bate nas duas por tempos, como ja expliquei os Hz, ja a conrrente continua tem a sua polaridade pre-definida como podemos ver na imagem, a onda dela é uma linha reta, ou seja, a sua polaridade, se definida, sempre vai ser a mesma, ao contrario da alternada é por isso que eu acho que o primero QUOTE não faz sentido, mesmo sendo só uma suposição

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espero que possam me ajudar ! O que me intriga é que já troquei a fonte ... (_( , será que isso é do modelo ? pois se for eu não vou poder trocar por agora , e eu não trocando , pode haver algum dano?

(Não é o Cooler da fonte , eu já parei ele temporariamente e o barulho chato continua)

Fonte-bomba coloca o computador em risco, coil whine aí é o de menos. TR2 é a série e não o modelo. Existe mais de uma Thermaltake TR2 de 500W, mas suponho que a sua seja a W0379RU ou a TR2-500NL2NC. Devolva pro vendedor e adquira a Corsair CX430 (não a CX430V2).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ouvi dizerem que a primeira versão é problematica e queima em pouco tempo de uso, a versão V2 da cx430 trouxe algumas mudanças

So que a CXv2 saiu de linha em setembro de 2012, portanto ha mais de 1 ano, sendo encontrada nos dias de hoje apenas no Paraguai e no Brasil. A terceira versao da fonte, que se encontra a venda no mercado mundial, inclusive no Brasil, trouxe mudancas e melhoras ainda mais significativas, com maior potencia na linha +12V, maior eficiencia e melhor capacitor no primario. Nao passou a se chamar V3, retomou o nome original de CX430.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fonte-bomba coloca o computador em risco, coil whine aí é o de menos. TR2 é a série e não o modelo. Existe mais de uma Thermaltake TR2 de 500W, mas suponho que a sua seja a W0379RU ou a TR2-500NL2NC. Devolva pro vendedor e adquira a Corsair CX430 (não a CX430V2).

A fonte atual aqui é a TR2-500NL2NC , será que ela pode queimar tão facilmente assim? Pois no momento não posso trocar , é inviável pra mim , talvez em dezembro... (é que na nota fiscal diz que não aceitam devoluções de produto...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte atual aqui é a TR2-500NL2NC , será que ela pode queimar tão facilmente assim? Pois no momento não posso trocar , é inviável pra mim , talvez em dezembro... (é que na nota fiscal diz que não aceitam devoluções de produto...)

Não, ela não vai queimar por causa de coil whine nem pela potência, dado que o consumo da configuração não estressa a fonte. Se dá para levar com o barulho, então dá para levar com a fonte. Só não foi uma boa escolha de fonte. Menos mal ser a TR2-500NL2NC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, ela não vai queimar por causa de coil whine nem pela potência, dado que o consumo da configuração não estressa a fonte. Se dá para levar com o barulho, então dá para levar com a fonte. Só não foi uma boa escolha de fonte. Menos mal ser a TR2-500NL2NC.

Bom , descobri que ela não tem PFC Ativo , devo colocar um estabilizador ? Ou manter só o filtro de linha mesmo? O barulho dá pra levar, mas pretendo trocar pela CX430 mesmo ... Você acha que é exagero trocar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom , descobri que ela não tem PFC Ativo , devo colocar um estabilizador ? Ou manter só o filtro de linha mesmo? O barulho dá pra levar, mas pretendo trocar pela CX430 mesmo ... Você acha que é exagero trocar ?

Ela não tem PFC ativo, não tem boa eficiência, não tem os 500W que promete. Fonte Thermaltake, para ser boa, tem de ser escolhida a dedo, com muito e muito cuidado. São raras. Vale trocar sim pela CX430, que será muito e muito superior. Mas não precisa ser uma troca urgente. E nada de estabilizador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela não tem PFC ativo, não tem boa eficiência, não tem os 500W que promete. Fonte Thermaltake, para ser boa, tem de ser escolhida a dedo, com muito e muito cuidado. São raras. Vale trocar sim pela CX430, que será muito e muito superior. Mas não precisa ser uma troca urgente. E nada de estabilizador.

Ah! Bom saber que não precisa ser feito nada com urgência. Isso me tranqüiliza ... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara só pra completar pegue a versão v2 dessa corsair da serie builder

as tomadas como usam corrente aternada elas não tem polaridade que possa afetar o que tiver ligado nela, na chave de teste a gente ve que tem, pega um ventilador e liga ele numa posição, dps tira ele da tomada de gira o conector e liga de volta, ele vai ligar do mesmo jeito por causa disso:

http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/imagens/correntes-eletricas.jpg

A onda de cima é a corrente alternada, ela muda(em teoria)a sua polaridade 50~60 vezes por segundo, também chamada como Hz, pode olhar na imagem temos a linha 0 e então + e - Volts, veja que a onda bate nas duas por tempos, como ja expliquei os Hz, ja a conrrente continua tem a sua polaridade pre-definida como podemos ver na imagem, a onda dela é uma linha reta, ou seja, a sua polaridade, se definida, sempre vai ser a mesma, ao contrario da alternada é por isso que eu acho que o primero QUOTE não faz sentido, mesmo sendo só uma suposição

só para deixar claro, já que o colega parece afirmar que em linhas de corrente alternada não existe posição correta para as linhas de fase e neutro e que portanto não é algo a ser levado em consideração.

existem pelo menos 3 fontes de informação nas quais eu me baseio para sempre, ou quase sempre, indicar a verificação da polaridade em tomadas e filtros de linhas...

1ª Normas técnicas. Essas posições são definidas nas suas respectivas normas, seja ABNT14136 ou NEMA 5

2ª Outras postagens aqui mesmo no fórum, de usuários como faller, em tópicos como os seguintes:

http://forum.clubedohardware.com.br/filtro-linha-clamper/1157178?t=1157178

http://forum.clubedohardware.com.br/sem-aterramento-tomada/1124989?t=1124989

http://forum.clubedohardware.com.br/tomadas-t-furos/1115425?t=1115425

entre outros

e por último, em experiências que já tive com problemas relacionados a inversão dessas linhas, problemas desde sensação de choque ao tocar as partes metálicas de gabinetes de computador até a queima de equipamento, nesse caso, deixando claro, o equipamento em questão já deveria estar danificado, uma vez que a simples inversão de polaridade não é suficiente para causar um problema tão grave.

você encerra seu post achando que o que foi escrito anteriormente não fazia sentido, indicando também que era uma suposição sua.

Eu espero ter conseguido sanar qualquer dúvida que por acaso você tivesse, e deixar claro que, tomadas tri-polares, como as usadas em quase todos os PCs, tem sim posição correta para fase e neutro e a mesma deve ser sempre respeitada para um correto funcionamento dos equipamentos nelas ligados.

espero ter ajudado :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

em experiências que já tive com problemas relacionados a inversão dessas linhas, problemas desde sensação de choque ao tocar as partes metálicas de gabinetes de computador

Então acho que as tomadas aqui de casa não são aterradas , os dois computadores que tem aqui dão choque no gabinete , já até tentei inverter os fase e neutros .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

os dois computadores que tem aqui dão choque no gabinete, já até tentei inverter os fase e neutros .

tente usar um apoio para elevar o gabinete, se o gabinete ta diretamente no piso, se for azulejo, ele vai dar choque sim, porque voce ta sendo uma ponte de energia que passa do gabinete ate voce, então uma solução definitiva seria tirar o gabinete do chão, alem de ele para de pegar a umidade que vem do chão, ele vai parar de dar choque

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!