Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Raidmax RX-500AF X Corsair CX430


Kayke

Posts recomendados

A Raidmax está fazendo sucesso com a RX-500AF até mesmo nos Estados Unidos, apesar da péssima reputação que tem. Por quê será?

Por trás da Raidmax está a Andyson, cujas fontes são imprevisíveis. Tem modelos muito bons, modelos medianos e também coisas muito ruins.

Nem tudo da Raidmax é da Andyson; a série K pertence à Sun Pro Electronics e não tem teste nenhum.

O problema é que a Raidmax, mais especializada em gabinetes estribados, de início botou no mercado muita porcaria da Andyson, sem PFC ativo e sem certificação 80Plus. Começou depois a acertar os passos com a série AE, cujos modelos de maior potência são 80Plus Gold. O modelo RX-1000AE de 1000W foi testado pelo HardOCP e aprovado. Claro que isso não bastou para lhe tirar a má reputação, inclusive porque os modelos abaixo de 850W dessa série continuam sem certificação nenhuma. De qualquer modo a aprovação do modelo de 1000W num site que faz testes de maneira extremamente rigorosa abriu caminho para o lançamento da RX-1500AE de 1500W, que ainda não apareceu nas lojas. A Raidmax criou ainda a série AH com um novo modelo RX-1200AH, também 80Plus Gold, mas não acertou bem os passos: A fonte vem com 4 linhas +12V de 40A cada, mas a multiplicidade de linhas caiu em desuso e não é bem vista por overclockers e usuários avançados.

Uma nova série, chamada AP, traz certificação 80Plus Bronze, com exceção do modelo RX-535AP, que ficou no 80Plus padrão. E a série Cobra tem certificação Bronze ou Gold e modelos de 400 a 800W, com cores muito vivas.

E finalmente chegamos na série que se tornou popular, que é a RX-AF, com modelos de 500W e 600W, e que vem atraindo maior atenção para a marca, de certa forma conseguindo concorrer com a linha CX da Corsair. Há um modelo de 700W com o mesmo design, porém chamado RX-700AC.

Qual é o segredo do sucesso?

hAbBiBk.jpg

Em primeiro lugar o preço e em segundo o design. A fonte é bonita. É fato comprovado que um design atraente influencia e muito na boa vendagem de um produto.

Também não pode faltar algum diferencial com bom efeito de marketing. A série tem o botão vermelho turbo, que apertado faz a ventoinha girar em alta rotação e desapertado deixa ela girando devagarzinho ou no controle automático.

Mas o que interessa mesmo saber é se é um bom produto ao preço de $49.99 como está na NewEgg.

7ya3zpA.jpg

Eu diria que é um produto decente e com bom custo/benefício, se for visto como realmente é, ou seja, uma fonte de 430W e não de 500W como promete. A Corsair CX430 está pelo mesmo preço e tem os mesmos 32A da Raidmax.

Aí vem a pergunta inevitável: Qual escolher?

Quando uma fonte tem preço abaixo do esperado, é preciso analisar com cuidado onde é que ela está economizando. Nunca acredite em milagre ou em fabricante bonzinho. A Raidmax vem numa embalagem simples com 4 parafusos de instalação. Nada mais. Até aí está OK, você sabe instalar uma fonte, não precisa de manual de instalação, certo? Já notamos também que a potência dela é inflada. Tomara então que seja só isso. Em se precisando realmente de 500W, a escolha certa é o modelo RX-600AF.

No cabeamento não houve economia: A fonte tem boa quantidade de cabos, incluindo dois PCI-express. Aqui notamos a primeira vantagem sobre a Corsair CX430, que em inúmeros casos tem potência suficiente e adequada para uma dada configuração, mas não tem os dois conectores nativos para a placa gráfica.

Não espere ventoinha ball bearing nas fontes entradas de linha. Isso vale tanto para a Raidmax quanto para a Corsair. A Raidmax tem uma Young Lin Tech, supostamente com 44dBA em carga cheia.

Os capacitores são da Teapo da série LH. A Corsair CX430 tem um Panasonic no primário, mas uma mistura de capacitores ruins no secundário. Foi onde a Corsair economizou mais, além dos cabos.

Fontes atuais entrada de linha têm certificação 80Plus Bronze. A certificação Bronze é encontrada na Raidmax e também na Corsair.

O site sérvio Pcaxe examinou a fonte e descobriu que o estágio de filtragem não está completo. Faltou lá um indutor e dois capacitores Y. Mais uma economia no produto. Dois diodos Schottky STPS20H100CT são responsáveis pela linha +12V e um STPS3045CT pelas linhas +5V e +3.3V. Um circuito integrado HY-510 dá as proteções OVP e UVP. A proteção OPP fica por conta de um CM6805AG. A regulação de tensão da fonte é boa e dependemos de testes para avaliação do ripple, mas a Andyson não costuma ter problema com isso.

O que se pode concluir é que a Raidmax é sim uma opção válida e pode ser até melhor opção que a Corsair CX430 quando dois PCI-express se fazem necessários ou quando se precisa de um maior número de conectores SATA. Isto se a Seasonic 430 estiver em falta ou com preço significativamente acima.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e com relaçao a esse modelo RX-700AC o que o amigo pode me falar a respeito ?

Essa fornece 540W nas linhas +12V (45A), então é fonte de 580W. Cuidado que há uma versão dela sem PFC ativo e com leds azuis na ventoinha. Por enquanto vejo custo/benefício interessante só no modelo que comentei no tópico e que é onde há uma maior carência de fontes naquela média de preço e potência cá no Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!