Ir ao conteúdo

Dubidas sobre refrigeração e Fluxo

Caio C. Rossi

Posts recomendados

Postado

Olá queridos amigos do forum, tenho um problema complicado com minha maquina no quesito refrigeração.

A Maquina é a seguinte:

1 AMD FX 4300 Buldozer Black Edition 3.9 com over em 3% pela OC Tuner

1 Gabinete Cougar Pionner

1 Placa mãe AsRock 980de3/u3s3

1 Placa de videio 1GB Nvidia 610

1 memoria ripjaw 4gb 1333 com dissipador

2 cooler cougar 140mm (exaustão superior)

1 cooler cougar 140mm (entrada frente)

1 cooler master blizard t2 (processador)

1 cooler master 140mm (exaustão traseira)

1 cooler genérico 140mm (entrada baixo)

1 fonte 500w casemall

1 hd barracuda 1tb

1 leitor de cartões

1 dvd rom

1 wifi bem vagabundo

1 monitor 21’ benq

1 teclado leadershipgamer (teclas laranja emborrachadas)

Usando Windows 7 Professional x64

Abre Photoshop CS6 x64 em 4,5segundos

Executei os seguintes procedimentos

organizei os cabos passando todos por traz da placa, os que ficaram na frente usei organizador expiral

Meu processador em Iddle

As medições são

Processador: 43c°

CPU1:26 c°

CPU2:26 c°

CPU3:26 c°

CPU4:26 c°

Agora em full usando o aida64 durante um teste de 30 minutos

As medições são

Processador: 49c°

CPU1:34 c°

CPU2:34 c°

CPU3:34 c°

CPU4:34 c°

Temperatura ambiente de todos os testes 27: c°

Agora vem as seguintes duvidas

1° Pela AMD, eles estipulam o máximo para o processador de 61°, devo comparar esse limite onde nas medições do ainda? No que informa processador ou no que me informar cpu 1/ núcleo?

2° Minha maquina está bem de refrigeração? Opiniões onde eu poderia melhorar? O que mudariam?

3° Reparem que minha GPU esta bem quente também, ela já não tenho ideias do que fazer, testes de GPU ela chega a 55c° em 2 minutos e continua até 60c° depois disso sempre interrompo os testes.

4° Alguem tem alguma experiência com os coolers da cougar, estou achando eles bem fracos.

5°A maquina eu montei, comprei tudo na kabum, os cooler másters comprei separado. O que acharam? Boa maquina? Pessima? Fariam alguma mudança?

Desde já agradeço!

post-1070580-13884967025442_thumb.jpg

post-1070580-13884967025928_thumb.jpg

post-1070580-13884967026189_thumb.jpg

• 3 semanas depois...
Postado
Olá queridos amigos do forum, tenho um problema complicado com minha maquina no quesito refrigeração.

A Maquina é a seguinte:

1 AMD FX 4300 Buldozer Black Edition 3.9 com over em 3% pela OC Tuner

1 Gabinete Cougar Pionner

1 Placa mãe AsRock 980de3/u3s3

1 Placa de videio 1GB Nvidia 610

1 memoria ripjaw 4gb 1333 com dissipador

2 cooler cougar 140mm (exaustão superior)

1 cooler cougar 140mm (entrada frente)

1 cooler master blizard t2 (processador)

1 cooler master 140mm (exaustão traseira)

1 cooler genérico 140mm (entrada baixo)

1 fonte 500w casemall

1 hd barracuda 1tb

1 leitor de cartões

1 dvd rom

1 wifi bem vagabundo

1 monitor 21’ benq

1 teclado leadershipgamer (teclas laranja emborrachadas)

Usando Windows 7 Professional x64

Abre Photoshop CS6 x64 em 4,5segundos

Executei os seguintes procedimentos

organizei os cabos passando todos por traz da placa, os que ficaram na frente usei organizador expiral

Meu processador em Iddle

As medições são

Processador: 43c°

CPU1:26 c°

CPU2:26 c°

CPU3:26 c°

CPU4:26 c°

Agora em full usando o aida64 durante um teste de 30 minutos

As medições são

Processador: 49c°

CPU1:34 c°

CPU2:34 c°

CPU3:34 c°

CPU4:34 c°

Temperatura ambiente de todos os testes 27: c°

Agora vem as seguintes duvidas

1° Pela AMD, eles estipulam o máximo para o processador de 61°, devo comparar esse limite onde nas medições do ainda? No que informa processador ou no que me informar cpu 1/ núcleo?

2° Minha maquina está bem de refrigeração? Opiniões onde eu poderia melhorar? O que mudariam?

3° Reparem que minha GPU esta bem quente também, ela já não tenho ideias do que fazer, testes de GPU ela chega a 55c° em 2 minutos e continua até 60c° depois disso sempre interrompo os testes.

4° Alguem tem alguma experiência com os coolers da cougar, estou achando eles bem fracos.

5°A maquina eu montei, comprei tudo na kabum, os cooler másters comprei separado. O que acharam? Boa maquina? Pessima? Fariam alguma mudança?

Desde já agradeço!

Vamos a algumas observações.

Seu gabinete está muito bem organizado, meus parabéns. Além da boa distribuição dos cabos, as fans estão muito bem posicionadas e provavelmente cumprindo bem seu papel.

Achei as temperaturas um tanto quanto estranhas. 49 em full load é normal, mas 43° em idle não me pareceu muito coerente. Independente disso estão dentro da margem segura.

Refaça os testes usando um software diferente como o Speedfan ou Hwmonitor, eu particularmente não confio muito no Aida, assim como sua versão anterior (Everest) da muito bug. Assim poderemos ter certeza se o ocorrido é normal.

Respondendo então as suas dúvidas.

1° - Leve em consideração o campo "Processador". Mas como já dito, faça uma nova medição para tirarmos a prova.

2° - Está muito boa sim, talvez apenas um Up futuramente no cooler do processador, já que o Blizzard Mini é um modelo básico.

3° - Fique tranquilo quanto as temperaturas da Vga. A temperatura máxima dela é de 102°, se mantendo abaixo disso não há risco.

Existem opções para reduzir a temperatura, caso seja um modelo com dissipação passivo (Sem fan), basta adaptar uma fan sobre dissipador, caso seja um modelo já com a fan, basta fazer sua substituição por um modelo com maior Cfm. Verá que o resultado é muito bom.

4° - As Fans Cougar costumam ter excelente qualidade além da incrível durabilidade, quanto ao desempenho, varia de modelo pra modelo. No seu caso teríamos que identificar qual o modelo e averiguar nas especificações técnicas para saber se é um modelo de baixa eficiência ou se pode haver algum problema.

5° - Máquina muito boa sim, só pecou na escolha da fonte, modelo de péssima qualidade, baixíssima eficiência, sendo vendida como 500W quando na verdade entrega apenas 300W, além de representar risco ao usuário. Considerada pelo CDH como Produto Bomba.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1898

De uma passadinha no setor de fontes e solicite indicações, existem modelos muito bons com preços bem acessíveis.

Espero ter ajudado

Forte abraço

Postado

NIGHT FALL Obrigado pela resposta!

Bom vamos aos dados:

Temperatura ambiente durante os testes: 26c°

Software Usado para obtenção dos dados: SpeedFan 4.49

Em Iddle:

GPU: 40c°

System: 34c°

CPU:39c°

Aux:83c° (:confused:o que é isso e porque está tão alto?)

SMIOVT4:34c° (o que é isso?)

SMIOVT5:34c° (o que é isso?)

SMIOVT6:34c° (o que é isso?)

HD1:32c°

HD0:40c° (Este HD Está no topo do gabinete)

Em Full:

GPU: 41c°

System: 35c°

CPU:45c°

Aux:61c°(Ela abaixou quando em Full, porque?)

SMIOVT4:36c°

SMIOVT5:36c°

SMIOVT6:36c°

HD0:39c°

O tópico foi aberto faz um tempo já e estudei muito sobre refrigeração até o momento.

Resolvi inserir o cooler box do processador no blizzard T2 deixando ele com 2 coolers para aumentar a refrigeração, ganhei 2c° em iddle (nada que valha a pena para quem quer fazer também)

Meu gabinete possui arquitetura para funcionar em fluxo negativo. Deixei ele assim pois possui filtros em todos os lugares e todos os conectores possuem borrachas impedindo de entrar poeira nas USBs e etc.

Possuo ainda um cooler de 80mm que pretendo inserir no HD interno, opiniões?

A Fonte me deixou um pouco assustado agora, já estou realizando pesquisas para comprar uma melhor, pretendo deixar essa de suporte para coolers e iluminação, e a próxima que vou comprar (acredito que uma thermaltake) ficará para todo o hardware. Muito obrigado pelo aviso sobre a fonte, salvou minha maquina :D.

Vou comprar os seguintes itens para executar um upgrade na maquina:

+3 pentes da memoria ripjaw 4gb 1600 com dissipador totalizando 16gb de ram

trocar a fonte por uma thermaltake de 600w real

placa de video zogis ainda a decidir! (aceito opiniões para PCI Express 3)

+1 hd de 1tb totalizando 2080G (2 hds de 1tb e 1 de 80g)

com esse upgrade também deverei comprar um cooler para as memorias rams e melhorar a refrigeração interna?

Minha memoria é de 1333, posso inserir mais 3 pentes de 1600??? não dá erro? ex:

1 ripjaw 4gb 1333

1 ripjaw 4gb 1600

1 ripjaw 4gb 1600

1 ripjaw 4gb 1600

O Cooler da GSkill para memorias é bom?

Alguém conhece algum tutorial de construção de controlador de coolers com mostrador de temperaturas, pode ser aqueles bem homemades mesmo?

Obrigado pelas dicas NIGHT FALL, já me ajudaram muito, principalmente sobre a fonte! Item de urgencia agora!

Deixo as imagens das leituras, foto interna atualizada da maquina e imagem da vedação impedindo entrada de poeira pelo fluxo negativo.

arquiteura_atualizada.jpg

full_1.jpg

idle_1.jpg

idle_2.jpg

Screen_Shot002.jpg

vedacao.jpg

• 2 semanas depois...
Postado
NIGHT FALL Obrigado pela resposta!

Bom vamos aos dados:

Temperatura ambiente durante os testes: 26c°

Software Usado para obtenção dos dados: SpeedFan 4.49

Em Iddle:

GPU: 40c°

System: 34c°

CPU:39c°

Aux:83c° (:confused:o que é isso e porque está tão alto?)

SMIOVT4:34c° (o que é isso?)

SMIOVT5:34c° (o que é isso?)

SMIOVT6:34c° (o que é isso?)

HD0:40c° (Este HD Está no topo do gabinete)

Em Full:

GPU: 41c°

System: 35c°

CPU:45c°

Aux:61c°(Ela abaixou quando em Full, porque?)

SMIOVT4:36c°

SMIOVT5:36c°

SMIOVT6:36c°

HD0:39c°

As temperaturas no geral estão muito boas. Um dos fatores que contribuiu para este resultado é o fato de seu gabinete ser bem ventilado.

A única ressalva é que se você conseguir descer ainda mais o HD, é possível que ganhe alguns graus na temperatura deles.

O tópico foi aberto faz um tempo já e estudei muito sobre refrigeração até o momento.

Resolvi inserir o cooler box do processador no blizzard T2 deixando ele com 2 coolers para aumentar a refrigeração, ganhei 2c° em iddle (nada que valha a pena para quem quer fazer também)

2° pode parecer pouco, mas com certeza já é um resultado muito bom, visto que a Fan do cooler box é bem fraca.

Você pode tentar também reinstalar o cooler virado para a parte traseira do gabinete afim de obter melhores resultados, pois na posição em que esta teoricamente ele suga o ar quente que vem da Vga.

Para saber se haverá melhora, só testando mesmo.

Meu gabinete possui arquitetura para funcionar em fluxo negativo. Deixei ele assim pois possui filtros em todos os lugares e todos os conectores possuem borrachas impedindo de entrar poeira nas USBs e etc.

Possuo ainda um cooler de 80mm que pretendo inserir no HD interno, opiniões?

Fluxo de ar negativo é indicado para gabinetes que não suportam fans nas partes inferiores e frontais, sendo forçados a usar tal configuração.

Apesar de ser uma boa forma, não é a mais eficiente, pois a entrada de ar depende da pressão gerada pelas fans que estão em modo exaustão, e na maioria das vezes as fans não cumprem esse papel (Principalmente as quem vem junto aos gabinetes).

Se a foto abaixo corresponde a seu gabinete ele não está trabalhando com fluxo negativo.

A Fonte me deixou um pouco assustado agora, já estou realizando pesquisas para comprar uma melhor, pretendo deixar essa de suporte para coolers e iluminação, e a próxima que vou comprar (acredito que uma thermaltake) ficará para todo o hardware. Muito obrigado pelo aviso sobre a fonte, salvou minha maquina :D.

Ação não recomendada, além de ser um desperdício de energia. Adquirindo uma fonte de qualidade e com boa potência ela será capaz de alimentar toda a configuração de forma eficiente, o que não ocorre com as fontes genéricas.

Para sua configuração atual uma Corsair 450w é mais que suficiente, e se não há intenção de fazer SLI ou CrossFire, 600W resolve seu problema em definitivo, independente de qual upgrade será efetuado.

Lembre-se que fonte não é igual HD que quanto maior melhor.

Vou comprar os seguintes itens para executar um upgrade na maquina:

+3 pentes da memoria ripjaw 4gb 1600 com dissipador totalizando 16gb de ram

trocar a fonte por uma thermaltake de 600w real

placa de video zogis ainda a decidir! (aceito opiniões para PCI Express 3)

+1 hd de 1tb totalizando 2080G (2 hds de 1tb e 1 de 80g)

Eu recomendaria Gtx660TI ou Gtx760. Ótimas placas com excelente custo benefício.

Para maiores detalhes visite a sessão de placas de vídeo aqui do fórum.

com esse upgrade também deverei comprar um cooler para as memorias rams e melhorar a refrigeração interna?

Minha memoria é de 1333, posso inserir mais 3 pentes de 1600??? não dá erro? ex:

1 ripjaw 4gb 1333

1 ripjaw 4gb 1600

1 ripjaw 4gb 1600

1 ripjaw 4gb 1600

Não é correto fazer desta forma. Se você adicionar memórias de 1600Mhz com uma já existente de 1333Mhz todas funcionarão, embora com a velocidade igual a mais fraca, ou seja, você pagará por 1600, e estará utilizando apenas 1333. Se deseja adicionar outros pentes com maior frequência, terá que retirar o pente que usa atualmente.

Outro detalhe, mais que 8Gb de RAM em pc para jogos é desperdício, a não ser que você use programas de edição de vídeo e renderização ou busque pontuação em benchmarks.

O Cooler da GSkill para memorias é bom?

Sinceramente não conheço. Mas não vejo muita necessidade em coolers para memória quando já se tem dissipadores e o gabinete é bem refrigerado (isso em configuração gamer), já para entusiastas do OverClock a história é outra.

Alguém conhece algum tutorial de construção de controlador de coolers com mostrador de temperaturas, pode ser aqueles bem homemades mesmo?

Sobre o controlador.

http://forum.clubedohardware.com.br/controlador-fans-caseiro/1119993

Apenas uma ressalva.

A instalação de um controlador trará grandes benefícios caso você tenha fans com alto fluxo de ar (CFM), pois no caso de fans com CFM baixo, elas já tendem a ser silenciosas, e como o controlador altera o estado delas de 12v para 5v, fazendo a rotação reduzir pela metade, você pode acabar prejudicando o fluxo no gabinete.

Claro para ter certeza do resultado só instalando, mas já fica a dica caso ocorra o descrito acima.

Como seu gabinete possui excelentes opções para refrigeração, deixarei também indicações de ótimas fans, caso você tenha interesse.

Linha 120mm

https://www.guerradigital.net/fan-aerocool-shark-devil-red-edition-120mm-en55437.html

https://www.guerradigital.net/coolers/fan/fan-akasa-viper-120mm-ak-fn059.html

https://www.guerradigital.net/coolers/fan/cooler-master-fan-120mm-xtraflo-r4-xfbs-20pk-r1.html

https://www.guerradigital.net/coolers/fan/cooler-master-fan-120mm-xtraflo-vermelho-r4-xfbl-22pr-r1.html

Linha 140mm

https://www.guerradigital.net/coolers/fan/fan-aerocool-shark-blue-edition-140mm-en55437.html

https://www.guerradigital.net/coolers/fan/fan-akasa-viper-140mm-ak-fn063.html

Obrigado pelas dicas NIGHT FALL, já me ajudaram muito, principalmente sobre a fonte! Item de urgencia agora!

Fico feliz em poder ajudar.

Grande abraço e boa sorte

Postado

O PC é para programas de edição e benchmarks, não pretendo usa-lo para jogos.

Night Fall, simplesmente fenomenal a ajuda, respondeu tudo e form direta e de fácil assimilação, parabéns meu amigo. Obrigado mais uma vez pela ajuda.:lol:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!