Ir ao conteúdo

HD Externo Seagate com instabilidade/erros de leitura e reconhecimento.

collidesouza

Posts recomendados

Postado

- Estava usando normalmente o HD Seagate Extension 2 Tb. Inicialmente apareceram algumas instabilidades tais como: arquivo de vídeo com momentos de perder a imagem e voltar; o dispositivo conecta e desconecta com muita facilidade a qualquer mexida do notebook (presumo que por mexer o cabo USB);

- Ontem, verificava alguns vídeos para ver se algum estava corrompidos para poder baixar novamente. Verifiquei mais de 200, com certeza. Até que de repente a seguinte mensagem de erro apareceu: “Erro 0x8007045D – Solicitação não pode ser executada devido a erro do dispositivo E/S”; executei a verificação de erros via Windows, mas nada aparece (ele começa e para, sem aparecer qualquer mensagem)

- Fui executar o chkdsk , mas não funcionou pois indica que o disco tem o sistema de arquivos RAW;

- Não copiava, nem abria nenhum arquivo, mostrando sempre a mensagem acima. A estrutura de diretórios aparecia completa, porém quando tentava acessar algumas subpastas, aparece de novo a mensagem de erro.

- Reiniciei no modo seguro, retirei e coloquei o cabo de energia do HD, e surpresa, fui executar o chkdsk e apareceu que o sistema de arquivos é NTFS (estranho, pois havia dito que era RAW), executou normal e não apontou nenhum setor ou arquivo com erro. Fui verificar no Windows e estava tudo lá, pastas, subpastas, arquivos, etc. Tentei passar parte do conteúdo pro HD interno, passou metade e depois novamente apresentou o erro acima citado, mas o sistema de diretórios copia normal. Depois de um tempo, todo o problema volta, não lê, não copia, etc.

- Reiniciei de novo, no modo normal, fuiu verificar e está tudo lá, normal, abrindo até pastas que não estavam abrindo antes, executando arquivos que não estavam executando. Tento copiar novamente outra parte do conteúdo (que em momentos nem aparecia como existente mais)....copia boa parte, outra parte trava (com o erro acima repetido). Vou passar o chkdsk de novo e...surpresa...voltou a indicar o formato RAW.

- Finalizando: eu não estou entendendo muita coisa do que acontece, mas parece ter alguma lógica nesse processo todo: a) o conteúdo do HD parece estar todo lá, até porque o chkdsk apontou que não há erro no HD (quando eu consegui executar), e em momentos mesmo conteúdos “desaparecidos” foram acessados e executados; B) Parece que há um problema de tempo: quanto mais o Windows funciona, mas as coisas se complicam, ou seja, logo após o começo da inicialização tá tudo ok, quanto mais tempo passa as coisas vão piorando, a dificuldade de leitura aumenta (e vale o mesmo pra copiar, no começo vai bem, depois ver o erro citado). Resumindo: parece que é um problema de leitura do Windows mais que do HD, e parece que quanto mais complexa a função que o Windows precisa executar, maior possibilidade de erro de leitura.

E então, alguém pode dar uma luz ?

Desde já agradeço.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!