Ir ao conteúdo

Troca de pasta térmica notebook

denisb411

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, meu computador anda reiniciando quando está com clock de fábrica, e para parar esse problema eu tenho que fazer um underclock (o que ocasiona boa queda de fps), e já faz um tempo que estou decidindo trocar a pasta térmica de meu notebook e hoje criei coragem de abrir-lo para fuçar.

Utilizei um video junto com o manual da Dell (l502x) para realizar a desmontagem, foi meio complicado mas consegui desmonta-lo todo. Cheguei na paste do dissipador, retirei-o e lá estava o processador, a gpu e mais uma coisa q nao sei (creio q seja o chip da mobo) cobertas por uma pasta cinza q parecia pedra! (faz 2 anos que nunca abri ele).

Retirei esses restos de pasta velha do dissipador e com muito cuidado dos chips (eu nao sei se riscar aqui afeta em algo, mas eu limpei com cotonete e álcool para evitar riscos) e comecei o processo de colocar uma nova pasta. Nessa parte, pelo fato de nunca ter passado pasta térmica e nem montado um pc, eu fiquei com muito medo de errar a quatidade, usei uma pasta de pessima qualidade chamada implastec (paguei 5 reais num tubo de 15 ml) e com ajuda duma chave de venda coloquei um pingo dela em cada chip sem encostar a chave, pois tive medo de riscar ou algo assim (só que acidentalmente dei umas encostadas), e com um saco plastico, espalhei a pasta com o dedo no chip. Já que o terceiro chip que nao tenho certeza o que era tinha uma pasta diferente (n sei se era pasta, parecia mais pra uma borracha) eu deixei do jeito que estava.

Montei o computador inteiro de novo, liguei e comecou a dar uns problemas de hardware desconhecido, reiniciei e já estava tudo normal. Agora na hora de testar a temperatura eu mudei de 500Mhz o clock da proc da gpu, para 671Mhz(veio de fábrica assim), e fui rodar uns jogos que requerem bastante video (metro2033 e skyrim).

Com a ajuda do MSI afterburner, percebi que, além de ter piorado o desempenho, agora meu computador fica mudando os clocks sozinhos!! De 671 ele cai pra 500 e depois pra 300 e acaba parando no 161, ocasionando muito lag!

Agr eu quero saber o que eu fiz de errado! =/ Meu computador nunca ficou trocando o clock automaticamente!! Ele chegava a congelar a tela e ter que reiniciar a força, mas ficar mundando o clock, nunca!

Será que foi pelo fato de ter passado pouca pasta térmica? Eu deixei ela num ponto que ainda dava pra enxergar o espelhado do chip.

Também quero saber se há algum problema em encostar muito na parte refletiva do chip ou até mesmo risca-la.

Agradeço desde já!

• 2 semanas depois...
Postado

Chips e ponte nao precisam de pasta térmica tanto quanto o processador

No processador você tem que colocar pasta térmica suficiente para que haja uma FINA folha de pasta (folha de pasta?)entre o proc e o dissipador.

Resumindo, você tem que colocar umas gotinhas, bem poucos e colocar o dissipador. Ao apertar o dissipador no processador, a pasta ira nivelar os dois, e não deve espalhar/vazar aos cantos.

Fez bem em evitar arranhões.

Postado
Olá pessoal, meu computador anda reiniciando quando está com clock de fábrica, e para parar esse problema eu tenho que fazer um underclock (o que ocasiona boa queda de fps), e já faz um tempo que estou decidindo trocar a pasta térmica de meu notebook e hoje criei coragem de abrir-lo para fuçar.

Utilizei um video junto com o manual da Dell (l502x) para realizar a desmontagem, foi meio complicado mas consegui desmonta-lo todo. Cheguei na paste do dissipador, retirei-o e lá estava o processador, a gpu e mais uma coisa q nao sei (creio q seja o chip da mobo) cobertas por uma pasta cinza q parecia pedra! (faz 2 anos que nunca abri ele).

Retirei esses restos de pasta velha do dissipador e com muito cuidado dos chips (eu nao sei se riscar aqui afeta em algo, mas eu limpei com cotonete e álcool para evitar riscos) e comecei o processo de colocar uma nova pasta. Nessa parte, pelo fato de nunca ter passado pasta térmica e nem montado um pc, eu fiquei com muito medo de errar a quatidade, usei uma pasta de pessima qualidade chamada implastec (paguei 5 reais num tubo de 15 ml) e com ajuda duma chave de venda coloquei um pingo dela em cada chip sem encostar a chave, pois tive medo de riscar ou algo assim (só que acidentalmente dei umas encostadas), e com um saco plastico, espalhei a pasta com o dedo no chip. Já que o terceiro chip que nao tenho certeza o que era tinha uma pasta diferente (n sei se era pasta, parecia mais pra uma borracha) eu deixei do jeito que estava.

Montei o computador inteiro de novo, liguei e comecou a dar uns problemas de hardware desconhecido, reiniciei e já estava tudo normal. Agora na hora de testar a temperatura eu mudei de 500Mhz o clock da proc da gpu, para 671Mhz(veio de fábrica assim), e fui rodar uns jogos que requerem bastante video (metro2033 e skyrim).

Com a ajuda do MSI afterburner, percebi que, além de ter piorado o desempenho, agora meu computador fica mudando os clocks sozinhos!! De 671 ele cai pra 500 e depois pra 300 e acaba parando no 161, ocasionando muito lag!

Agr eu quero saber o que eu fiz de errado! =/ Meu computador nunca ficou trocando o clock automaticamente!! Ele chegava a congelar a tela e ter que reiniciar a força, mas ficar mundando o clock, nunca!

Será que foi pelo fato de ter passado pouca pasta térmica? Eu deixei ela num ponto que ainda dava pra enxergar o espelhado do chip.

Também quero saber se há algum problema em encostar muito na parte refletiva do chip ou até mesmo risca-la.

Agradeço desde já!

Antes de mais nada seja bem vindo ao fórum.

Por ser usuário novato, é de extrema importância que faça leitura das regras de utilização para melhor aproveitamento do conteúdo aqui disponibilizado.

Tenhamos em mente que computadores portáteis possuem características diferentes dos modelos desktops, a maior delas é justamente o sistema de refrigeração, por ser compacto, também possui baixo desempenho.

Essa característica muitas vezes relacionada a problemas com superaquecimento.

Infelizmente notebook não são indicados para jogos. Claro temos que considerar que nem todo mundo pode, ou quer investir em um desktop dedicado, isso por diversas razões.

Quando mesmo assim usamos os portáteis para jogos, devemos ter alguns cuidados para evitar problemas futuros. Utilize-o de preferêcia em locais abertos e bem refrigerados. O uso do ar condicionado também ajuda. Nunca o apoie sobre almofadas, sobre a cama ou qualquer outra superfície que vá impedir a entrada de ar na parte inferior do equipamento.

Caso tenha possibilidade, adquira uma base para melhorar a refrigeração.

1° - Quando for remover a pasta térmica, evite o uso de álcool comum, pois este contém grande quantidade de água, podendo danificar componentes de sua configuração. Se não puder evitar, faça uso deste com muito cuidado, umedecendo papel toalha ou cotonete e não deixando que este entre em contato com os periféricos.

2° - A limpeza dos componentes de refrigeração de um computador portátil é tão importante quanto de um desktop, pois as entradas e saídas de ar são obstruídas com facilidade.

A troca da pasta térmica deve ser efetuada a cada 6 meses ou sempre que remover o conjunto de dissipação térmica.

Não esqueça de verificar se a Fan (ventoinha) está girando normalmente, caso necessário lubrifique-a.

Tenha certeza de pluga-la novamente aos plugs da placa mãe ao efetuar a reinstalação do sistema de refrigeração.

3° - A Emplastec não é uma pasta de "péssima" qualidade, é apenas uma pasta comum, diferenciada das pastas térmicas de alto desempenho (pastas de prata, cerâmica etc).

Não há mal algum em aplica-la, muito pelo contrário, é de grande ajuda na dissipação térmica entre processador e dissipador.

4° - Na aplicação existem diversas maneiras, a mais recomendada e colocar uma gota de pasta, pouco maior que um grão de arroz. O porque?

Dessa forma ao fixar o dissipador, ele próprio se encarrega de distribuir a pasta pela superfície. Como essa superfície é irregular, muitas vezes espalhando a pasta você acaba tendo lacunas de ar, o que não ocorre usando o método da gota.

6° - Essa "borracha" que você encontrou sobre os chips se chama Termal Pad. Tem a mesma função da pasta térmica, porém é usada quando chip e o dissipador tem grandes espaços que a pasta térmica não preencheria. Além de outras razões.

5° - O fato de sua configuração estar mudando o clock de forma automática, pode significar superaquecimento onde o processador faz downclock (reduz o clock) afim de evitar a queima.

Recomendo que faça teste de desempenho usando o Prime95 (não é necessário isntalar, basta baixar e executa-lo sem mudar nenhuma configuração). Desta maneira ele irá gerar sobrecarga no processador, fazendo a temperatura aumentar. Use algum software de monitoramento como Speedfan ou HWmonitor para acompanhar as temperaturas.

Deixe o Prime95 rodando por uns 10 minutos, tire print das temperaturas e poste aqui no tópico, pois não basta "achar" que as temperaturas estão altas, cada modelo possui suas particularidades e estas devem ser analisadas, portando dependemos do resultado do teste para novas indicações.

Abraço

Aguardamos os resultados

Chips e ponte nao precisam de pasta térmica tanto quanto o processador

Cada configuração tem uma particularidade, alguns precisam, outros não, dizer isso de forma geral é uma ideia errônea.

Afirmar isso a um usuário leigo o fará menosprezar algo que talvez seja imprescindível para bom funcionamento do hardware.

Tenhamos em mente que nem todo usuário possui conhecimento avançado.

Abraço

Postado

Você foi bem desastrado colega, da próxima vez coloque um pingo sobre a CPU e coloque o cooler.

Agora você vai limpar essa sujeira ai e colocar uma outra pasta sem fazer sujeira.

Limpe o notebook todo por dentro aproveitando a situação, pois poeira acumulada no dissipador faz com que a temperatura aumente muito!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!