Ir ao conteúdo

Duvidas sobre a metodologia de medição da Anatel

demoniohf

Posts recomendados

Postado

Saiu "recentemente"(novembro) a notícia do novo mínimo de velocidade das bandas largas.

Gostaria de saber de alguns detalhes:

1. A velocidade instantânea tem que ser sempre 20% da banda contratada(se eu tenho 10mbps a instantânea tem que ser no mínimo 2mbps). O ideal para fazer uma reclamação é usar o medidor da própria Anatel?

2. A média mensal da velocidade tem que ser 70% da banda contratada. Há alguma forma de medir isso? Algum programa que meça de tempos em tempos para verificar a média ou o único jeito é fazer na mão mesmo?

3. Períodos de downtime(internet caiu), contam nesses 70%(como 0)? Ou existe alguma legislação também para um mínimo de uptime?

4. Essa medição é feita pela anatel, ou um log de medições minhas serve para demonstrar que a operadora não está cumprindo com o mínimo?

Obrigado.

Postado

Acho que a forma mais fácil de monitorar isso é pelo speedtest, Já vi casos de causa ganha onde a pessoa Printava ele a cada 30 minutos que foi enviado junto com teste de ping a um site nacional.

Referente a outras questões tem que ser verificado junto o site da anatel, estou procurando mais ainda não encontrei nada a respeito lá "ps. o site é uma bagunça".

Postado

Pois é, eu procurei em sites de notícias(principalmente os de tecnologia) mas ninguém comenta sobre esses tópicos.

Principalmente sobre o uptime, tenho tido grandes problemas com a minha virtua, cai toda hora e fico várias horas(até dias) sem.

Também acontece de em horarios de pico ficar extremamente lenta, sempre falam que vão mandar alguém e o técnico nunca vem.

Postado

Pois é, eu procurei em sites de notícias(principalmente os de tecnologia) mas ninguém comenta sobre esses tópicos.

Principalmente sobre o uptime, tenho tido grandes problemas com a minha virtua, cai toda hora e fico várias horas(até dias) sem.

Também acontece de em horarios de pico ficar extremamente lenta, sempre falam que vão mandar alguém e o técnico nunca vem.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!