Ir ao conteúdo

Upgrade memória notebook!

Raquel Vasc

Posts recomendados

Postado

Quero dá um up na memória do meu notebook, ele tem 2GB pretendo ir adicionar um pente de 4GB pra totalizar 6GB. Utilizo ele muito pra atividades do dia a dia e para rodar alguns jogos, considerados leves.

Configuração do meu notebook: Samsung RV411-CD1BR, intel core i3 CPU - M 380 2.53GHz 2527MHz, placa de vídeo intel HD graphics, 270 de HD, windows 7 Ultimate 64 bits, 2GB de RAM.

Opções de memória:

1) Memória Corsair Vengeance 1 X 4gb Ddr3 1600mhz Notebook

Fabricante: Corsair

Série: VENGEANCE

Modelo: CMSX4G3M1A1600C9

Tamanho: 4GB (1x 4GB) *módulo único

Frequência: 1600MHz (PC3-12800)

Slot: DDR-3

Latência: 9-9-9-24

tensão: 1.5V

Pin: 204-pin SODIMM (Notebook/Netbook)

2) Memória SODIMM Kingston 4GB (1x4GB) de 1333 Mhz para Notebook

Descrição: Memória 4GB PC3-10600 CL9 204 – Pin SODIMM sendo 01 módulos de 4GB .

Detalhes Específicos: Standard 512M X 64 Non-ECC 1333MHz 204-pin Unbuffered SODIMM (DDR3, 1.5V, CL9, FBGA, Gold)

Número de peça do fabricante de sistema: Part Number KVR1333D3S9/4G

Forma: Módulo de Memória 204 – Pinos SoDIMM

Velocidade da Memória: 1333 Mhz

3) Memoria Samsung 4gb Ddr3 Pc3-12800 1600mhz para Notebook

Advanced Features

Production Status Mass Production

Density 4GB

Organization 512Mx64

Refresh 8K/64ms

Voltage(V) 1.5, 1.35

Speed F7, F8, H9, K0

Power C, Y

No. of Pin 204

Bank/ Interface 8B/SSTL_15

Component Composition

(256Mx8)x16

4) Memória Smart Modular 4GB PC3-12800S DDR3 1600MHz 1,5V 11-10-F2 OU 4GB PC3L-12800S DDR3 1600MHZ 1,5V 11-11-F3

Em relação ao preço já pesquisei e ambas são quase na mesma faixa, então isso não é preocupação.

Gostaria de saber qual dessas é boa e pegará no meu notebook? E no caso, vocês acham melhor comprar duas da mesma ou comprar apenas uma e adicionar ela com a que eu já tenho aqui no notebook?

Em anexo, coloquei imagens do print do programa AIDA64 Extreme com as informações da memória que tem no meu pc.

Valeu gente!

image.jpg

Sem_t_tulo.jpg

• Membro VIP
Postado

Eu ficaria entre a 1 e a 3, mas pegaria dois módulos iguais para ativar o dual channel.

Embora, salvo engano, o i3 mencionado, só suporte memórias de 1333 MHz, o que nos deixaria com a segunda opcao.

Quer um conselho para comprar seguro e tranquilo? Pegue 2 memórias da opcao 2.

Postado
Eu ficaria entre a 1 e a 3, mas pegaria dois módulos iguais para ativar o dual channel.

Embora, salvo engano, o i3 mencionado, só suporte memórias de 1333 MHz, o que nos deixaria com a segunda opcao.

Quer um conselho para comprar seguro e tranquilo? Pegue 2 memórias da opcao 2.

Vou pegar duas kingston então! Agora, pelo que você viu ai nos prints Eriberto, meu notebook suporta até 8GB né? E o note possui 4 slots, certo? E no caso, cada slot de memória individual suporta um pente único de 4GB? porque essa informação eu não consegui ver no programa e isso que está me deixando cabulada! :confused:

• Membro VIP
Postado

Hoje quem define a quantidade de memória é o controlador de memória, e ele está dentro do processador, então por ende, podemos dizer que o processador dita o máximo de memória.

Mesmo que tenha 4 slots, usando 2 de 4 GB é suficiente. Vou ver as especificacoes do teu processador e te retorno com o máximo que pode ser instalado.

Máximo de 8 GB mesmo:

http://ark.intel.com/products/50178/Intel-Core-i3-380M-Processor-3M-Cache-2_53-GHz?q=core%20i3%20380m

Só nao especifica se aceita 2 módulos de 4 GB ou te obriga a colocar 4 módulos de 2 GB. Eu arriscaria colocar 2 módulos de 4 GB mesmo.

Ah, um detalhe: teu sistema operacional é de 64 bits? Do contrário ele nao reconhecerá toda a memória.

Postado

Isso, é 64 bits. O 7 Ultimate.

Essa coisa do slot aceitar 4GB ou não que eu fiquei meio preocupada. Andei lendo e todo mundo recomenda ir ler o manual da placa mãe pra saber, mas o caso é que eu procuro o manual da placa mãe do meu modelo e não acho nada!

E outra coisa, mesmo a capacidade máxima geral de memória sendo 8GB, se eu colocar as 8 o sistema vai reconhecer os 8 totalmente, certo?

• Membro VIP
Postado

No teu caso por ser notebook nao terá manual de placa. Outra alternativa seria consultar o fabricante, mas normalmente aceita sim os 2 modulos de 4 GB.

E como o sistema operacial é de 64 bits, vai reconhecer os 8 GB, só que nao vai deixar disponível os 8 GB, porque alguma memória é consumida pelo próprio sistema. Digamos que fica algo entre 7 GB e 7.5 GB livre para os teus programas, o que já é bastante.

• Membro VIP
Postado

Compre e poste aqui o resultado ;)

E só complementando: um amigo passou pela mesma situacao e o que comentei foi: pega a memória e testa. O máximo que pode nao acontecer é o notebook nao ligar. Tire a memória e coloque a antiga.

E o notebook dele funcionou, por isso penso que o teu funcionará ;)

Postado

Então, Eriberto. As memórias chegaram hoje, ai instalei mas quando fui ligar o notebook ele chega na parte de carregamento e depois aparece uma tela dizendo que o windows não foi iniciado corretamente. Ai dá duas opções, de reparar o windows ou inciar normalmente, e quando eu aperto em uma das duas o notebook simplesmente volta pra essa tela e não inicia. Alguma ajuda? :/

• Membro VIP
Postado

Coloque a memória anterior e veja se ainda continua assim.

Caso continue, faca a reparacao solicitada. Caso nao continue, coloque um módulo da memória nova e teste. Repita os passos desde o início, até aceitar os dois módulos. O erro é do Sistema operacional, o computador reconheceu os módulos.

Postado

Então, eu fiz esses passos, coloquei apenas uma memória e nada, depois as duas e nada, cliquei pra fazer a solicitação do reparo e e não dá em nada porque volta pra mesma tela e as vezes aparece uma tela azul com coisas em inglês. Depois coloquei a memória anterior, e funcionou normal. Eu tô até pensando que o slot não suporta 4GB em um pente só. você acha que é o sistema operacional?

Postado

Como assim?

Você acha que se eu instalar por exemplo outro sistema operacional, adiantaria? Porque originalmente esse notebook veio com o windows 7 home basic e eu coloquei o windows 8 ai não gostei e voltei para o 7 ... Porque eu estava pensando em voltar pro 8, ai não sei se agora seria oportuno.

• Membro VIP
Postado

Se nao for perder nenhum dado, seria interessante testar com outro sistema operacional. O Live CD tem a vantagem de correr a partir do CD/DVD sem instalar nada, e nem modificar nada no teu computador.

Postado

Não, não é problema algum trocar de sistema operacional, porque não tenho nada que possa perder no notebook. Você acharia mais interessante colocar o seven home basic ou colocar o 8?

Postado

Eriberto, desculpa lhe incomodar mas é porque sou bem leiga nesses assuntos, haha. Mas porque você acha que o problema é o sistema operacional e não a memória em si? É normal sistemas operacionais apresentaram incompatibilidade com memórias? E outra, estava lendo aqui algo sobre atualizar a Bios da placa mãe... Porque desde que comprei o notebook nunca me liguei nisso, portanto nunca atualizei a Bios. Acha que tem haver?

• Membro VIP
Postado

Tem haver sim. E eu penso em fazer os testes com um live cd primeiro, para descartar justamente isso: problemas do sistema operacial e incompatibilidade com a memória. Se com a memória antiga o notebook opera normalmente, tente atualizar o bios.

EDIT: Mas só atualize o bios se tudo estiver bem estável.

• Membro VIP
Postado

Live CD sao sistemas operacionais "instalados" em um cd, o qual funcionam diretamente do cd e criam um disco virtual na memória ram para gravar arquivos. Eles só tocam o hd se você instruir o sistema a usar o hd, do contrário, nao há risco de perder dados.

Baixe o Ubuntu:

http://www.ubuntu.com/start-download?distro=desktop&bits=64&release=lts

Vai baixar uma imagem iso de uns 700 MB. Com o teu programa preferido, grave a imagem iso (normalmente dando dois cliques já abre o programa de gravacao). Terminando a gravacao, reinicie o computador, configure o bios para iniciar a partir do cd rom e siga as instrucoes na tela.

Se nao estiver segura, e souber instalar o Windows, faca o teste com o Windows.

Embora aqui ( http://www.tecmundo.com.br/linux/1459-como-usar-o-ubuntu.htm ) fale da versao 9.04 (uma versao anterior), a forma de uso é a mesma. Pode servir como orientacao.

Postado

Ah sim, entendi Eriberto. Valeu pela explicação. Agora deixa eu te falar, como eu já tinha em vista mudar pro 8 ou alguma outra versão do 7 acho que vou preferir mudar logo definitivo em vez de usar esse Live CD. E agora, tirei o meu pente antigo de 2GB e coloquei um do de 4GB pra vê se ia, e aconteceu a mesma coisa da tela azul só que eu reiniciei o note e apertei F2 pra ir na Bios, e lá consta que tem 4096MB instalado no slot 2 da memória, ou seja 4GB. Então quer dizer que realmente o notebook reconheceu a memória, mas o problema deve ser com o sistema operacional. Né?

• Membro VIP
Postado
Ah sim, entendi Eriberto. Valeu pela explicação. Agora deixa eu te falar, como eu já tinha em vista mudar pro 8 ou alguma outra versão do 7 acho que vou preferir mudar logo definitivo em vez de usar esse Live CD. E agora, tirei o meu pente antigo de 2GB e coloquei um do de 4GB pra vê se ia, e aconteceu a mesma coisa da tela azul só que eu reiniciei o note e apertei F2 pra ir na Bios, e lá consta que tem 4096MB instalado no slot 2 da memória, ou seja 4GB. Então quer dizer que realmente o notebook reconheceu a memória, mas o problema deve ser com o sistema operacional. Né?

Sim, por isso o teste com o live cd seria legal. Instale o sistema com apenas um módulo de memória instalado. Depois adicione o outro e veja o que acontece.

Agora infelizmente estamos no campo dos experimentos, é na base da tentativa e erro, até encontrar o que está acontecendo.

Postado
Sim, por isso o teste com o live cd seria legal. Instale o sistema com apenas um módulo de memória instalado. Depois adicione o outro e veja o que acontece.

Agora infelizmente estamos no campo dos experimentos, é na base da tentativa e erro, até encontrar o que está acontecendo.

Então Eriberto. Como eu já tinha em mente fazer um upgrade pro windows 8 novamente, eu fiz e instalei o sistema operacional e tudo certinho. Ai, fui e testei as memórias, uma de cada vez e ambas e não deu em nada. Em resumo, aconteceram as mesmas coisas e enfim o windows só ficava reiniciando e não iniciava. Ai, como já estava estressada comuniquei o vendedor e ele mandou enviar a memória de novo, mas em vez de receber outra memória preferi ter meu dinheiro de volta e em outra oportunidade vou em alguma loja e testo a memória na hora e compro se possível. Haha.

Mas muito obrigada pela ajuda, Eriberto! ^_^

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...