Ir ao conteúdo

Cooler da CPU chegando a mais de 6000 RPM

diisenese

Posts recomendados

Postado

O próprio tópico ja diz por toda a mensagem. É normal o cooler da CPU chegar a 6000 RPM? De acordo com o CPUID Hardware Monitor, enquanto eu estava jogando Battlefield 4, meu processador chegou a temperatura máxima de 50 graus e o cooler da CPU chegou a 6367 RPM

O pc começou a fazer muito barulho por causa dos fans/coolers e decidi parar de jogar. Não acho que deveria fazer tanto barulho assim e esquentar tanto visto que eu troquei a pasta térmica recentemente e dei uma limpada geral no PC, cheguei até a desmontar o cooler e limpá-lo. Isso faz mais ou menos umas 2 a 3 semanas.

O estranho é que a placa de vídeo que chega a temperaturas muito maiores, o fan dela não chega a 3000 RPM e o fan exaustor que veio com o case chegou só a 1418 RPM.

Meu processador é um AMD Phenom II X6 1090T

Placa de vídeo Nvidia Geforce GTX 460

Gabinete Cougar Solution

Os fans/coolers são tudo de fábrica e a pasta térmica que eu coloquei nova foi a Thermaltake TG-2. Não é uma das melhores, mas é melhor do que a que vem de fábrica.

Postado

Olá! para mim é muito alto. O ruído é muito forte? Nem sei ainda como seu PC não decolou rs, enfim. Já tentou ver a temperatura em outro aplicativo? Baixe o aplicativo chamado SpeedFan: http://www.almico.com/sfdownload.php e veja se vai haver alteração de RPM.

Obs: Se estiver com a mesma RPM, pode tenta reduzir a rotação pelo próprio SpeedFan e 50° em full load é normal.

Postado

Olá. Então, o ruído é meio alto sim. Ainda mais com toda a casa em silencio, mas ai não é só o meu pc né. Nos dois programas, as RPM's são as mesmas, mas acho que não consigo mudar a velocidade dos coolers com o SpeedFan por que eles não tem controle de rotação.

Postado

Eu chutaria em erro de leitura. Mesmo com o alto barulho.

Verifique na bios, se a leitura da rotação fica na casa dos 6000 mesmo.

Caso esteja tudo OK com a leitura, verifique o encaixe da CPU com o dissipador.

Abraço!

Postado
Eu chutaria em erro de leitura. Mesmo com o alto barulho.

Verifique na bios, se a leitura da rotação fica na casa dos 6000 mesmo.

Caso esteja tudo OK com a leitura, verifique o encaixe da CPU com o dissipador.

Abraço!

Eu não sei como verificar na bios :P como eu faço?

Postado

Para entrar no Setup/BIOS basta apertar a tecla Delete sucessivamente ao entrar no boot (inicialização do sistema). Normalmente as informações ficam na aba Power/HwMonitor. Acho que o Sr.Matheus tem razão, deve ser erro de leitura.

Postado
Para entrar no Setup/BIOS basta apertar a tecla Delete sucessivamente ao entrar no boot (inicialização do sistema). Normalmente as informações ficam na aba Power/HwMonitor. Acho que o Sr.Matheus tem razão, deve ser erro de leitura.

Mas aí se eu ver isso na hora do boot, o pc vai estar frio e não irá mostrar 6000 rpm mesmo

Postado
Mas aí se eu ver isso na hora do boot, o pc vai estar frio e não irá mostrar 6000 rpm mesmo

Faça um teste de estresse com OCCT ou Prime95 e em seguida reinicie o PC, já que a RPM não vai estar baixo... ou passe um tempo jogando para "ficar quente". Eu não disse para ver na hora que ligar o PC.

Postado

Seguindo a mesma ideia... Aida64, Speedfan são programas que medem, além da temperatura, a rotação das ventoinhas. Ambos gratuitos.

Baixe um deles(speedfan é bem prático) e verifique a rotação.

Não sei o modelo da sua placa mãe, para te instruir dentro da bios.

Abraço!

Postado

Amigo, eu não abandonei o tópico não tá, é que ultimamente eu estava sem tempo para jogar. Amanha eu posto se a bios está mostrando a mesma velocidade das fans.

Edit: Para ser mais rápido eu estressei a cpu com o Prime95 e fiz até chegar a 5000 rpm. Quando chegou a 5000, parei o teste, fechei todos os programas e reiniciei o pc. Do tempo de eu parar o teste até chegar na opção da BIOS de ver a rpm do cooler, a rpm já estava em 3500. Não acho que é erro de leitura não, pois ouvia o barulho diminuindo enquanto o pc reiniciava e tal. Se eu conseguisse entrar na bios com a cpu estressada, tenho certeza que iria estar 5000 rpm

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!