Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa mãe quente após manutenção


Visitante

Posts recomendados

Olá,

Primeiramente quero dizer que dei uma boa "vasculhada" na internet e no Clube do Hardware pra ter alguma solução para meu problema e não encontrei, também para dizer que sou novo aqui, li as regras e acho que entendi, desculpem se fiz algo errado, não entendi muito bem o site ainda, mas acho que posso postar aqui .

Vamos ao problema: (vou tentar resumir)

Troquei ontem meu gabinete,resolvi desmontar tudo, já que teria que tirar as peças do gabinete antigo, abri até a fonte, a placa de video, desmontei cooler processador.

Limpei tudo,tirei o pó, coloquei pasta termica nova onde tinha que colocar. OK.

Troquei também a pasta do north bridge (o que é mais perto do processador correto?) que estava praticamente inexistente...coloquei a mesma pasta que coloquei na vga e no processador.

Depois de tudo montado, tudo no lugar, liguei o pc, reinstalou algumas coisas e foi.

Tudo está absolutamente normal, a fonte está mais fria, está limpa, o processador está ligeiramente mais frio que antes, a GPU em idle está também mais fria, em full está ligeiramente mais fria que antes também.

Está tudo normal, mas a temperatura da placa mãe, que antes era sempre de 28º a 34-37º (idle-jogando),agora está subindo horrores.Ela já liga em 30-32º, começa a usar o navegador ela vai pra 34º...36º....e jogando ontem ela foi para 46º em menos de 15 min.

Já pensei em ventilação, mas estou com o gabinete aberto ainda, e o antigo era menos ventilado que esse e NUNCA CHEGAVA nem a 40º...

Não consigo imaginar o que seja,uma vez que TUDO está igual ou mais frio/limpo que antes, os cores estão normais, os fans estão na rotação identica a antes,e apenas a placa mãe está subindo.Alguem pode me dar uma luz?

Detalhes:

core 2 quad q8400 2.66ghz

8GB memória kigston 1033mhz

placa-mãe p5g41t-M LX2 BR

GTX460 1gb evga

Fonte IceAge 500w

hd 2tb seagate

hd 260gb seagate

pasta térmica usada akasa 455 (vga,processador,chipset)

programa usado para temperaturas:

AIDA64

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá parceiro...

Antes disso de eu falar o restante, você já trocou a fonte. Faz o teste e coloca a mão na fonte e veja se esquenta muito, pois você colocou as peças de potência e boa. Isso, pode está sugando muita energia, se estiver outra fonte, testa, para ver se vai dar aquecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, não troquei nada, apenas o gabinete e fiz limpeza do restante, fiz o que voce disse e a fonte está mais fra do que estava antes, colocando a mão nela está morna nem chega a ficar quente. Eu sempre tive esta mesma fonte e a placa mãe nao esquentava. Creio que não seja ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você encaixou bem o dissipador do chipset? Não exagerou na quantidade de pasta térmica? O segredo da pasta térmica é colocar uma fina camada, por isso talvez antes de você troca-la no chipset você achou que estava "inexistente". Tire o dissipador e remova um pouco dela, deixe praticamente a mesma quantidade que havia antes.

Eu gosto de medir as temperaturas com o HW monitor. Verifica com ele se as temperaturas são estas mesmas. Caso o aquecimento persista, sugiro colocar um cooler no gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encaixei bem o dissipador, estou certo disso. Tentei recolocar a pasta termica,muito,pouca,nenhuma,de todas as formas continua subindo a temperatura da placa mãe. Testei o HWmonitor e as temperaturas são essas mesmo. Ele está medindo tudo identico ao AIDA64.

Sobre colocar ventoinha no gabinete, pode até ser que trave a temperatura em um nivel mais baixo, mas eu quero descobrir o motivo de estar subindo, sendo que nunca subiu tanto e o outro gabinete era menos ventilado que o novo.

Pessoal mais dicas por favor :) já agradeço a vocês que me deram uma opinião até agora :)

PS: qual a possibilidade da pasta que usei ser boa pra VGA e pro Processador, e ser ruim para o chipset? ( uma vez q a vga e cpu estão normais e a placa-mãe quente?)

etalhe: acabei de checar o dissipador do south bridge ( sem VGA em cima dele, tirei pra fazer o teste)...e o dissipador está muito quente, quase queimou meu dedo, não da pra ficar encostado nele, enquanto q o north bridge está só um pouco quente. Isso é normal? o south bridge teoricamente não é pra ser mais frio que o north?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez o projeto do gabinete, mesmo que melhor ventilado, a parte de baixo não seja da mesma forma. Pode ser que a placa mãe fique mais próximo da base no novo do que o antigo, um teste que você pode fazer e se tiver paciência era montar tudo no gabinete velho e testar novamente as temperaturas. Pra ver se a temperatura aumentada é relacionada ao gabinete novo ou à algum procedimento executado por você( o que eu acho difícil, pois pela descrição dos procedimentos, aparentemente esta tudo ok).

Eu acho que a pasta térmica é boa para todos, nunca li nada relacionada a diferença entre as pastas para cada dispositivo. Eu mesmo sempre usei pastas meio "genéricas", pois nunca vi falar sobre elas em nenhum fórum rs. Ultimamente estou usando uma de uma tal de CDA, mais nunca tive problemas com elas, pois sempre verifico as temperaturas nos pcs dos meu clientes e todas fica na mesma faixa das anteriores.

Mas, cada caso é um caso né.... vamos ver se alguém tem uma opinião mais "técnica" referente as pastas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Com muita paciencia resolvi desmontar tudo e montar no gabinete antigo, pois é a temperatura ficou normal lá...daí descobri o motivo...no antigo a fonte fica em cima, cumprindo função de exaustor com a fan de 160mm que ela tem, como o gabinete novo a fonte fica em baixo, isso era perdido, experimentei tirar a fonte pra for4a do gabinete antigo e fechar a tampa, esquentou tambem, era esse omotivo... Fui lá e troquei por um outro gabinete muto ais ventilado e melhor o Cooler master 690 advanced II , agora ficou uma beleza, e ainda consegui organizar os cabos ainda mais legal que o outro. Obrigado peas dicas ! probema resovido! era somente a falta de uma fan no topo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!