Ir ao conteúdo

Primeiro SSD de um usuário das antigas

greatwalker

Posts recomendados

Postado

Bom pessoal, antes de mais nada, gostaria de enaltecer o trabalho feito pelo pessoal dessa área. Os artigos e tópicos fixos estão excelentes e certamente qualquer um já sai com uma boa noção no que se refere a essa questão do armazenamento em discos rígidos e SSDs.

Gostaria também de me (re)apresentar. Talvez alguns aqui ainda lembrem de mim, mas fui bastante ativo e participativo no forum até o final de 2010, quando conclui minha graduação e assumi uma vida profissional meio puxada, o que me afastou quase que totalmente daqui. Até por esse motivo que crio este tópico agora: estou bem desatualizado nessa questão, e quero comprar meu primeiro SSD.

Bom, a última coisa que fiz foi montar esse PC da assinatura, com um i5 da primeira geração. Tenho nele dois HDs de 500gb, ambos da Seagate. Um deles está com Win XP e alguns arquivos antigos e outro está com Win 7 e minhas coisas atuais.

Minha ideia agora é comprar um SSD, deixar como unidade principal com o SO, programas de escritório, de fotografia (basicamente o Lightroom) e coisas que utilizo no dia a dia, como Winamp etc. Faria backup das coisas antigas todas em um dos HDs que tenho atualmente e o desligaria, colocando o segundo HD atual como auxiliar para sistema atual, arquivando fotos e músicas que eu quero.

Vamos as dúvidas:

1) Atualmente, ainda existe alguma questão de baixa vida útil dos SSD ou isso já foi superado? (considerando que o tópico que li é de 2010)

2) É preciso seguir todo o procedimento do tópico "guia de instalação" ou hoje os SSDs e o próprio Win 7 já estão preparados de forma nativa?

3) A instalação e reconhecimento do SSD é idêntica ao de um HD? Digo, basta plugar o novo SSD numa porta ao lado de onde já tenho um HD, reconhecer e piorizar no setup/bios e pronto?

4) Para um uso comum em escritório, edição de imagens e algum programinha CAD básico, é importante escolher um modelo específico SSD de maior velocidade ou hoje mesmo os mais baratos já estão suficientemente rápidos?

5) Falando ainda de velocidade, ao abrir um programa de edição de fotos, como o Lightroom (parecido com o famoso Photoshop), que estará instalado no SSD... caso as fotos que serão abertas no programa (catálogo) esteja no outro HD, haveria então um gargalo? Ou seja, seria interessante trabalhar com a importação direta no SSD, trabalhar no Lightroom, exportar as imagens e aí sim salvá-las no HD, afim de maior velocidade? Ou isso acabaria prejudicando a questão de mais leituras/escritas no SSD?

6) Voltando aos modelos, dentre os mais básicos/baratos, quais me indicam hoje, na faixa de 80 ~ 120gb? Alguém aí acompanha o mercado do Paraguai para me dizer quais modelos bons estão vindo de lá? (é que minha noiva mora em Foz do Iguaçu, e dou sempre um pulinho por lá).

7) É necessário comprar um adaptador para as baias maiores do gabinete ou isso está vindo incluso com o item?

Sei que boa parte das dúvidas estão no guia de compra, mas como o tópico é de 2010, não sei até que ponto as informações estão atualizadas. Ficaria grato se pudessem me ajudar com essas dúvidas...

Grande abraço!

Postado

Seja bem vindo de volta @greatwalker. Vamos as suas Dúvidas:

1) Atualmente, ainda existe alguma questão de baixa vida útil dos SSD ou isso já foi superado? (considerando que o tópico que li é de 2010)

Existe pois de modo geral o SSD tem tempo de vida útil com base na quantidade de Leitura/Escrita, porém é irrelevante ja que a maioria foram feitos para durar cerca de 5 anos ou mais.

2) É preciso seguir todo o procedimento do tópico "guia de instalação" ou hoje os SSDs e o próprio Win 7 já estão preparados de forma nativa?

O windows 7 não tem recurso para programar a manutenção dos SSD, sendo necessário sim a utilização do guia de instalação. Apenas o windows 8 tem alguns recursos de manutenção e configuração de SSD's de forma automática.

3) A instalação e reconhecimento do SSD é idêntica ao de um HD? Digo, basta plugar o novo SSD numa porta ao lado de onde já tenho um HD, reconhecer e piorizar no setup/bios e pronto?

Sim, porém você terá que instalar o S.O no SSD se quiser ter o melhor desempenho. Siga o guia de instalação, lá explica corretamente o procedimento.

Uma dica: Quando for instalar o S.O no SSD, retire todos os outros HD's do Computador, pois acontece de as Vezes do SSD ser reconhecido como cache para os HD's mecânicos em vez de um HD normal. Podendo gerar complicações depois.

4) Para um uso comum em escritório, edição de imagens e algum programinha CAD básico, é importante escolher um modelo específico SSD de maior velocidade ou hoje mesmo os mais baratos já estão suficientemente rápidos?

Isso é relativo e pessoal. Mas a maioria dos SSD's de 120GB ja atendem em termos de desempenho os usuários básicos e médios.

5) Falando ainda de velocidade, ao abrir um programa de edição de fotos, como o Lightroom (parecido com o famoso Photoshop), que estará instalado no SSD... caso as fotos que serão abertas no programa (catálogo) esteja no outro HD, haveria então um gargalo? Ou seja, seria interessante trabalhar com a importação direta no SSD, trabalhar no Lightroom, exportar as imagens e aí sim salvá-las no HD, afim de maior velocidade? Ou isso acabaria prejudicando a questão de mais leituras/escritas no SSD?

Acredito que a abertura das fotos e arquivos vai está sujeita ao HD em questão. Se você colocar as fotos no HD mecânico as fotos serão "lidas"  com a velocidade do HD mecânico e não com a velocidade do SSD.

6) Voltando aos modelos, dentre os mais básicos/baratos, quais me indicam hoje, na faixa de 80 ~ 120gb? Alguém aí acompanha o mercado do Paraguai para me dizer quais modelos bons estão vindo de lá? (é que minha noiva mora em Foz do Iguaçu, e dou sempre um pulinho por lá).

Nessa faixa de armazenamento os melhores aqui no Brasil do melhor para o pior são: 

• Samsung 840 pro,
  • Plextor M5 pro,
  • Sandisk Extreme II,
  • Corsair Neutron GTX,
  • OCZ Vector,
  • Samsung 840 EVO,
  • Kingston 3k HyperX,
  • Samsung 840(Normal)

7) É necessário comprar um adaptador para as baias maiores do gabinete ou isso está vindo incluso com o item?

Não conheço nenhum SSD que venha com o adaptador. Então sim, você terá que comprar.

OBS: Gabinetes mais modernos ja vem com suporte para  você parafusar os SSD's nas gaiolas dos HD's. Então dependendo do seu Gabinete você poderá parafusa-los assim como os HD's comuns.

Postado

Poxa, Ne0n, excelente resposta. Muitíssimo obrigado!

Bom, vou instalar o SO no SSD sim, por certo. Também já estava preparado para manter apenas ele conectado no ato da instalação. Vou imprimir o procedimento do guia de instalação quando for fazer a coisa toda. E quanto ao máximo desempenho, creio que sempre descarregarei as fotos no próprio SSD para a "revelação" delas (trabalho com arquivos no formato RAW e exporto em jpeg) e só depois de pronto todo o catálogo é que vou levar para o HD, como arquivos finais.

Se alguém mais quiser opinar com relação aos modelos, estou de braços abertos. De qualquer forma, já vou pesquisando sobre esses que já foram listados e vendo quais encontro nas lojas no Paraguai.

Obrigado mais uma vez e um abraço!

AH, caso considerem melhor, podem considerar como tópico resolvido. Mas se deixarem aberto, depois volto com o modelo comprado e minhas impressões sobre a instalação e primeiros usos dele...

Postado

Em relação as imagens se ela estiver salva no HD mecânico ao abrir ela para copiar para memória RAM (que é onde o software vai trabalhar com ela) ela estará sujeita a velocidade dele, embora a abertura do programa certamente seja mais rápida pois o programa estará no SSD.

Se as fotos tiverem um tamanho considerável e principalmente se forem várias ao mesmo tempo creio que você notará uma diferença de desempenho. Acho que o melhor a fazer é testar as duas formas... só não sei o impacto de ficar salvando as fotos na questão de durabilidade do SSD.

Postado

bot, valeu pelo toque. Vou dar mais uma estudada no assunto e testar na prática quando a hora chegar...

Aproveitando o "up", até o momento encontrei os seguintes modelos:

OCZ Vector 120GB na faixa de 215 reais

Sandisk Ultra Plus 128GB na faixa de 250 reais

Sandisk Extreme 120GB na faixa de 265 reais

Kingston Hyperx 3k 120GB na faixa de 275 reais

O problema é que, pra quem conhece o Paraguai, é difícil ter certeza se os modelos são mesmo esses, pois o pessoal oculta a descrição nas listas e/ou está lá na lista mas no dia chega e não tem em estoque. O Sandisk Extreme, por exemplo, não sei se é a primeira versão ou a II. O OCZ Vector estou até achando estranho por estar tão mais barato que os outros. Só vou ter certeza chegando lá, na semana que vem.

Minha dúvida é: por garantia, posso ir tranquilo num Sandisk Ultra Plus, que é achado em várias lojas e por um preço bacana? Ou ainda o Kingston SV300, que também aparece em quase todas as listas... fica devendo muito?

Postado

bot, valeu pelo toque. Vou dar mais uma estudada no assunto e testar na prática quando a hora chegar...

Aproveitando o "up", até o momento encontrei os seguintes modelos:

OCZ Vector 120GB na faixa de 215 reais

Sandisk Ultra Plus 128GB na faixa de 250 reais

Sandisk Extreme 120GB na faixa de 265 reais

Kingston Hyperx 3k 120GB na faixa de 275 reais

O problema é que, pra quem conhece o Paraguai, é difícil ter certeza se os modelos são mesmo esses, pois o pessoal oculta a descrição nas listas e/ou está lá na lista mas no dia chega e não tem em estoque. O Sandisk Extreme, por exemplo, não sei se é a primeira versão ou a II. O OCZ Vector estou até achando estranho por estar tão mais barato que os outros. Só vou ter certeza chegando lá, na semana que vem.

Minha dúvida é: por garantia, posso ir tranquilo num Sandisk Ultra Plus, que é achado em várias lojas e por um preço bacana? Ou ainda o Kingston SV300, que também aparece em quase todas as listas... fica devendo muito?

O Sandisk Ultra Plus é pior do que todos aqueles que eu lhe falei. Ele é um pouco melhor/próximo apenas do Samsung 840(normal), que está em ultimo na lista.

Ja que você vai comprar no paraguai, procure pelo Samsung 840 Pro ou o Plextor M5 Pro, vai sair muito barato se comparado com os preços daqui.

Pra saber se é original, entre no site do fabricante e anote o código de identificação do SSD. Geralmente esse código vem escrito no próprio SSD, Por exemplo:

O Código do Samsung 840 pro 128GB é: MZ-7PD128-BW. Agora de uma olhada nele grafado no SSD na parte P/N:

756744_v02_b.jpg

Não é uma forma 100% eficaz contra falsificação, mas pelo menos já ajuda. Dessa forma você vai saber qual o SSD que está comprando. Como no caso do Sandisk Extreme que você não sabe se é a Versão II.

Postado

Ne0n, mais uma vez, muito obrigado!

Pois então, perguntei sobre o Sandisk Ultra Plus porque é o modelo mais popular nas listas das lojas que costumo comprar, juntamente com o Kingston SV300. Minha dúvida era mais no sentido de que, caso não encontre os outros mais de grife, se poderia comprar algum deles sem prejuízo muito grande, ou melhor, sem ter a optado por pagar 15~20 dólares a mais por um modelo muito melhor...

Quando disse que estranhei o preço não foi no sentido de falsificação não. É mais a possibilidade de estar na lista e nem existir mais nos estoques a um bom tempo ou de colocarem uma descrição que não corresponde a do item de verdade. 

A outra dificuldade é justamente não ter acesso aos part numbers ou descrição completo dos modelos. Em muitas listas aparece apenas algo do tipo: SSD 120GB Samsung 840. Não sei se é o 840 comum, se é o PRO ou se é o EVO. O mesmo vale para a linha da Corsair, e assim vai... O único que encontrei com a descrição na lata daqueles que você listou pela primeira vez foi o Kingston HyperX 3K.

Ou seja, até o momento minha estratégia vai ser:

1) ir até a loja que encontrei o OCZ Vector e verificar se é ele mesmo;

2) não encontrando o OCZ, conferir qual modelo do Sandisk Extreme, se é o II ou não;

3) conferir se o HyperX está em estoque, caso nenhum dos outros dois tenha dado certo;

4) verificar se algum dos Samsung é da linha PRO ou EVO;

4) aqui mora a minha dúvida agora: caso nenhum dos anteriores tenha dado certo, comprar ou não (pra não perder a viagem) um Sandisk Extreme (sem ser o II), ou Ultra Plus ou o Kingston SV300.

AH, e não encontrei nenhum Plextor por lá não.

Atualização:

Encontrei o Samsung 840 EVO em UMA loja. Mais uma opção para tentar no dia.

Postado

Ne0n, mais uma vez, muito obrigado!

Pois então, perguntei sobre o Sandisk Ultra Plus porque é o modelo mais popular nas listas das lojas que costumo comprar, juntamente com o Kingston SV300. Minha dúvida era mais no sentido de que, caso não encontre os outros mais de grife, se poderia comprar algum deles sem prejuízo muito grande, ou melhor, sem ter a optado por pagar 15~20 dólares a mais por um modelo muito melhor...

Quando disse que estranhei o preço não foi no sentido de falsificação não. É mais a possibilidade de estar na lista e nem existir mais nos estoques a um bom tempo ou de colocarem uma descrição que não corresponde a do item de verdade. 

A outra dificuldade é justamente não ter acesso aos part numbers ou descrição completo dos modelos. Em muitas listas aparece apenas algo do tipo: SSD 120GB Samsung 840. Não sei se é o 840 comum, se é o PRO ou se é o EVO. O mesmo vale para a linha da Corsair, e assim vai... O único que encontrei com a descrição na lata daqueles que você listou pela primeira vez foi o Kingston HyperX 3K.

Ou seja, até o momento minha estratégia vai ser:

1) ir até a loja que encontrei o OCZ Vector e verificar se é ele mesmo;

2) não encontrando o OCZ, conferir qual modelo do Sandisk Extreme, se é o II ou não;

3) conferir se o HyperX está em estoque, caso nenhum dos outros dois tenha dado certo;

4) verificar se algum dos Samsung é da linha PRO ou EVO;

4) aqui mora a minha dúvida agora: caso nenhum dos anteriores tenha dado certo, comprar ou não (pra não perder a viagem) um Sandisk Extreme (sem ser o II), ou Ultra Plus ou o Kingston SV300.

AH, e não encontrei nenhum Plextor por lá não.

Atualização:

Encontrei o Samsung 840 EVO em UMA loja. Mais uma opção para tentar no dia.

Entendi.... Mas eu acho muito difícil você não encontrar os modelos que eu lhe passei. Aqui no Brasil que é " fim de mundo " em termos de eletrônicos você consegue achar, quem dirá no paraguai onde a importação pra lá é mais barato...

Com certeza deve ter

Porém se você por algum acaso não encontrar nenhum modelo daqueles que lhe passei, procure esses da lista abaixo e analise os preços:

Do melhor pro pior:

- Plextor M5256GB

- Corsair Neutron 240GB+

- Sandisk Ultra Plus 128-256GB

Se os preços do Plextor e Corsair estiverem 70+ reais mais caro, pegue o Sandisk Ultra Plus 128GB+ mesmo.

Porém seria interessante procurar os da primeira lista que passei no primeiro post, valem mais a pena.

EDIT: Só um detalhe que tinha esquecido de mencionar. Não confunda o Corsair Neutron mencionado acima, com o Corsair Neutron GTX mencionado na primeira lista. Eles são SSD's diferentes inclusive em desempenho.

Postado

É, então... até o momento encontrei, da primeira lista, o HyperX 3k, o Samsung 840 normal e o EVO. Esses aparecem bem definidos nas listas. Basta que o estoque se mantenha até o dia que eu for comprar.

Outros que podem ser que eu encontre são o Corsair Neutron GTX (que não sei se é GTX ou só Neutron, não tem a descrição completa), o Sandisk Extreme que não sei se é mesmo o II, e o OCZ que supostamente é o Vector, mas só vou ter certeza olhando lá.

De qualquer forma, acho que já estou bem mais seguro a respeito dos modelos que posso comprar. Me ajudaram MUITO mesmo. Não tinha noção de como estava esse mercado...

• 2 semanas depois...
Postado

Pessoal, apenas para dar um retorno, acabo de chegar de viagem trazendo comigo um novíssimo Samsung 840 EVO de 120GB. Como é lindo o bichinho! haha E como é pequeno e leve! 

Bom, paguei 100 dólares, aproximadamente 243 reais no câmbio do dia. Paguei mais 10 reais por um adaptador metálico para montagem na baia de 3,5" do meu gabinete. Acho que deve ter sido uma boa compra e agora durante a semana pretendo instalar e começar e curtir essa novidade aqui pra mim...

Agradeço novamente a todos que me ajudaram.

Postado

Pessoal, apenas para dar um retorno, acabo de chegar de viagem trazendo comigo um novíssimo Samsung 840 EVO de 120GB. Como é lindo o bichinho! haha E como é pequeno e leve! 

Bom, paguei 100 dólares, aproximadamente 243 reais no câmbio do dia. Paguei mais 10 reais por um adaptador metálico para montagem na baia de 3,5" do meu gabinete. Acho que deve ter sido uma boa compra e agora durante a semana pretendo instalar e começar e curtir essa novidade aqui pra mim...

Agradeço novamente a todos que me ajudaram.

Parabens cara pela compra, comprou muito barato se comparado ao preço daqui.

Só uma dica.... A samsung possui um Software chamado Samsung Magician, algo assim. Com ele você pode quase dobrar a velocidade de leitura e escrita sequencial. Veja ai um exemplo em um Samsung EVO logo abaixo:

Antes de usar o Software:

250-GB-CDM-haswell-WS-.PNG

Depois de ligar o Software:

250-GB-CDM-haswell-WS-RAPID.PNG

Mais informações do teste; http://www.tomshardware.com/reviews/samsung-840-evo-review-1tb-ssd,3567-14.html

Postado

@greatwalker

Só umas dicas para as suas pretensões. Não sei se ajudarei mas cá vão.

Como sabe as memórias do computador vivem de uma forma hierárquica.

Os registadores são as memórias existentes no núcleo da UCP e é sobre estas que são executadas as suas micro operações.

Mas estes são normalmente, num bom processador, na ordem das dezenas por núcleo. O tempo de acesso a estes é de 1 clock da UCP.

Depois vêm as Caches, de vários níveis, onde através de algoritmos bem elaborados, que definem a qualidade de um processador, são guardados os elementos que se vão buscar à memória e os que se encontram na sua proximidade. Uma boa cache consegue reduzir em cerca de 95% as procuras na Memória RAM. O tempo de acesso (latência) às Caches já pode ir de 4 a 40 ciclos de clock da UCP.

Depois vem a Memória Ram, onde todos os dados e instruções de um programa em execução têm que estar,mesmo que duplicados na Cache. Estamos a aumentar os tempos de acesso que agora já podem ir até 30 nanossegundos, isto é, 100 a 150 ciclos de clock da UCP.

E finalmente vêm os discos HDD ou SSD, aos quais os tempos de acesso (latências) são enormíssimos em comparação com os anteriores, na ordem dos 5 ms para um HDD (15 milhões de clocks de uma UCP de 3GHz) ou cerca de 0,2 ms para um SSD (600 mil clocks da UCP)

Tuda esta conversa para lhe dizer que as melhorias com a colocação do SO num SSD serão enormes como pode verificar. Mas ao executar um programa como o Lightroom ou outro qualquer, como já foi dito, a UCPU só funciona com dados em Memória Principal. Quando os dados são muitos (Programas ou imagens muito grandes) a Unidade de Gestão de Memória vai colocar parte na Memória RAM e mantém o restante num chamado Page file ou Swapp File, aquilo a que chamam Memória Virtua l(faz parte dela mas não tem nada a ver com o conceito), que é criada ou mantida em disco.

Ora, como pode ver agora a comparação já não é fieta entre HDD e SSD mas entre MP e HDD ou SSD, e a diferença é sempre monstruosa.

Portanto, para a sua pretensão deve pensar seriamente em aumentar a quantidade da sua Memória RAM e aí sim sentirá enormes diferenças.

Isto não invalida a enorme melhoria obtida pela instalação do SO num SSD.

Quanto ao seu programa, aquilo que para si será sensível através do SSD será na velocidade de arranque do programa, isto é, em que os elementos que a UCP necessita para trabalhar com ele são colocados em memória.

Quanto ao tipo de ações que faz com o programa, se executa processamento intenso de imagem certamente que quanto maior for a quantidade dos elementos a processar que se encontrem em memória Ram mais rápido será o processamento e aí notório.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...