Ir ao conteúdo

Validar Botão lista no EXCEL - VBA

MrDiniz

Posts recomendados

Postado

Pessoal beleza??

Eu não estou conseguindo uma maneira de identificar um valor no botão na planilha...

É assim, tenho que verificar se o campo é obrigatório, já fiz isso nas demais planilhas, só que tem uma que possui botões, e não sei como validar se foi ou não selecionado... coloquei um print anexo...

A minha verificação dos campos é assim:

Private Sub Workbook_BeforeSave(ByVal SaveAsUi As Boolean, Cancel As Boolean)'Impede Salvar ComoCancel = True'Verifica a aba CONSULTORIf IsEmpty(Range("CONSULTOR!E5")) ThenMensagem = MsgBox("Campo: 'Consultor/RC' Está Vazio. (Planilha: 'CONSULTOR' Campo: 'E5')", vbExclamation, "Documento não será salvo sem o devido preenchimento")End If

Uma outra coisa que queria (se não é pedir muito mas já pedindo) é bloquear umas células (que possuem fórmulas) para não serem editáveis

post-708867-0-82161700-1389199192_thumb.

Postado

infelizmente não posso amigo... é da empresa e tem valores (até nessa tela que printei)

mas a ideia é como verificar se o botão está selecionado algo, para poder enviar uma mensagem de campo obrigatório...

Outra coisa, quando eu coloco essa validação de salvar no VBA... como deixo isso implementado? para poder passar para as pessoas? porque só consigo salvar se eu preencher os campos

Postado

Bom sem os nomes dos objetos e dados complementares fica difícil, mas de qq forma veja se é isso que precisa: 

Private Sub Workbook_BeforeSave(ByVal SaveAsUI As Boolean, Cancel As Boolean) Cancel = True  Seubotao = Worksheets("projeto cftv").ComboBox1.Value '(altere aqui e coloque o nome do seu "botao")  NumeroDoBotao = 10 '(altere aqui o numer do botao)  If Seubotao = "" Then       MsgBox " Insira as informações no numero " & NumeroDoBotao & ",  por favor! ", 64    End IfEnd Sub
Postado

Pela lógica parece isso mesmo... primeiramente obrigado, mas me diga uma coisa... onde pego o nome e número do botão? eu achei algo como "Drop-down 359" no canto superior esquerdo... é isso?

Postado

Seubotao = Worksheets("PROJETO_CFTV").ComboBox1.Value(Drop - down) ' Eu coloco junto o nome mas separa ficando assim

NumeroDoBotao = 359 '(altere aqui o numer do botao)

If Seubotao = "" Then

MsgBox " Insira as informações no numero " & NumeroDoBotao & ", por favor! ", 64

End If

Mas da erro...

Postado

MrDiniz,

Se tratando de Drop-down, ai muda o procedimento. 

Na na planilha, na aba Desenvolvedor, click em "modo de Design" depois,

selecione o "botão" em referencia e click com o botão direito do mouse, 

no menu, escolha a opcao "formatar controle" , na aba controle, me informe 

qual a celula que está vinculada. 

Postado

Oi BASOLE

Intervalo de entrada: $O$69:$O$72

Vínculo: $AC$7

Linhas suspensas: 8

Intervalo (VALORES):

- 04 08 16

AC7 (VALORES):

1
Postado

quando ta em vazio "-" fica 1

quando está em "04" fica 2

quando está em "08" fica 3

quando está em "16" fica 4

e você me ensina como adiciono esses macros ? porque como é uma opção de salvar, não consigo salvar a planilha com ele

Consegui Basole, com suas informações percebi onde é mudado os valores... coloquei assim:

If Range("PROJETO_CFTV!AC7") = "1" ThenMensagem = MsgBox("Campo: 'AFF' - Está Vazio. (Planilha: 'PROJETO_CFTV' Campo: 'D5')", vbExclamation, "Documento não será salvo sem o devido preenchimento")End If

Só como te falei, não sei aplicar isso com essa funcionalidade verificando antes de salvar... como faço para implantar isso e salvar a planilha com estes códigos implantados...

Outra coisa, como faço para bloquear alguns campos? são células que possuem fórmulas

Postado

MrDiniz, 

1ª questao: voce vai ter que incluir este codigo que voce fez para cada drop-down ou seja (para cada celula vinculada a ele) de sua planilha 

Private Sub Workbook_BeforeSave(ByVal SaveAsUi As Boolean, Cancel As Boolean)'Impede Salvar ComoCancel = TrueIf Range("PROJETO_CFTV!AC7") = "1" ThenMensagem = MsgBox("Campo: 'AFF' - Está Vazio. (Planilha: 'PROJETO_CFTV' Campo: 'D5')", vbExclamation, "Documento  _não será salvo sem o devido preenchimento")End If

2ª questao: Selecione as celulas que NAO serão protegidas, com o botao direito no menu opcao Formatar celulas, na aba protecao

desmarque a opcao bloqueadas e OK.  Depois vá na aba da planilha,  em REVISAO : Proteger Planilha (ai voce pode inserir uma senha, ou nao) 

espero ter ajudado. 

abs.

Postado

Basole,

Não consegui o do desbloqueio das células...

tem alguma maneira via VBA?

Queria evitar que alguém edite os campos

Postado

Cole isso na area de codigo da sua planilha, depois crie um botao ou uma tecla de altalho

Sub ProtegCelula()    With Worksheets("PROJETO_CFTV")        .Unprotect    '"SUA SENHA"        .Cells.Locked = False        [H4,K12:K25].Locked = True ' dentro do cochete insira as celulas que quer proteger        .Protect    '"SUA SENHA"    End WithEnd Sub 
Postado

Obrigado mais uma vez...

Mas estou perdido nessa de criar botão... tenho que fazer isso para o código ficar lá? como vou implantar essas coisas e mandar a planilha para as pessoas se nem consigo salvar?

Postado

Para o codigo ficar la, click com o botao direito do mouse na aba "PROJETO_CFTV", no  menu click exibir codigo copie e cole o codigo que te passei. Para executa-lo, aperte o F8 e execute a macro com o nome " ProtegCelula " 

Postado

Desculpe minha ignorância, porque não manjo nada disso...

Basole, consegui... só o como eu coloco o macro de "salvar como"... porque não consegui colocar ele e apertar F8 para deixar implantado

• Membro VIP
Postado

Mr Diniz

Acho que você não está alterando o tipo de Arquivo para salvar.

Para Salvar Planilha Excel com Macros, quando você clica em Salvar como: --> logo abaixo do nome do arquivo -->  em TIPO: ---> selecione a opção "Pasta de Trabalho Habilitado para Macro do Excel"

At.te

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!