Ir ao conteúdo

Hotspot em Loja

Gonzallez

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

Tenho uma pequena loja e gostaria de oferecer acesso Wi-fi aos meus clientes mas sem comprometer a segurança da rede interna. Lendo alguns artigos, vi que é possível utilizar mais de um roteador para fazê-los funcionar juntos, porém com configurações diferentes para esse tipo de rede.

Os aparelhos que eu tenho são os seguintes:

D-link DSL 2640B

Linksys WRT54G V.8.1 com firmware DDwrt

Trendnet TEW-452BRP

TP-Link TL-WR642G

Com esses equipamentos eu consigo criar esse acesso para meus clientes de alguma forma?

OBS: Tenho experiência avançada em informática. Desse modo, se tiverem algum tutorial, podem enviar que eu tentarei entendê-lo

valeu!

Postado

Olá @Gonzallez, tudo bom?

Sim, é totalmente possível, porém será bom definir restrições nas configurações dos roteadores, colocar firewalls nos computadores da sua empresa e implantar políticas de segurança nos sistemas operacionais do seus computadores.

Os roteadores possuem configurações que podem restringir o acesso a rede por faixas de endereços MAC (endereço da placa de rede, que é unica pra cada dispositivo), podem restringir por ip, podem permitir acesso apenas a configurações específicas, etc...

Cada fabricante de roteador possui configurações diferentes, abaixo coloco um tutorial do olhar digital:

http://www.youtube.com/watch?v=hrFUi4b7Fg0

Espero ter ajudado e mais dúvidas basta perguntar ;-D

Postado

Obrigado @micolins,

Mas esse vídeo é bem básico e só ensina a configurar uma rede wireless normal. O que eu quero fazer é disponibilizar acesso para as pessoas que vão a minha loja, através de uma senha por exemplo. O  nome disso que quero fazer é Hotspot se não me engano.

Sei que existe hardware específico para isso, que geram senhas etc. Mas gostaria de saber se é possível fazer de um jeito mais simples com esses equipamentos que já tenho. 

Postado

Olá @Gonzallez.

Você poderia fazer isto usando os equipamentos que você tem, porém restringindo o uso de quem acessa e o quê através da configuração de compartilhamento de pastas e arquivos no sistema operacional e por regras em firewall e regras no roteador.

O vídeo, sei que é bem básico, mas mostra telas de configuração de roteadores.

Ao configurar um segundo roteador, você poderia proteger por senha. Exemplo fictício: Wireless do trabalho: "Senha154!zxy" (permite acesso a rede interna) e a senha pública: "InternetMinhaEmpresa" (acesso apenas a internet).

Abraços

Postado

Mas nesse caso ficaria desse jeito:

1 modem + 1 roteador = rede privada

outro modem + outro roteador = rede pública

Da pra fazer isso? Ter 2 modens e dois roteadores em uma mesma linha telefonica.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!