Ir ao conteúdo

Como inverter o LDR ? luz = R--->infinito // sem luz = R--->0 (zero)

rodtec12

Posts recomendados

Postado
Olá, pessoal sou iniciante em eletrônica e meu conhecimento ainda é bem limitado, preciso substituir um sensor acionado por uma haste mecânica, por um LDR que será acionado por um laser, eu preciso que quando incidir a luz nele a resistência venha tender para infinito, e quando tiver ausência de luz a resistência venha tender para 0 (zero), li em alguns tópicos que da pra fazer isso com um transistor, um diodo e um potenciômetro, porém não tem um passo a passo da ligação e eu tentei de todas as formas fazer aqui e não consegui montar de forma que desse certo.

Postado

Pra calcular o circuito tem q ter as especificações que você quer...

Qual é a variação de tensão (min e max) que o circuito de controle vai reconhecer o comando? tensão de alimentação etc...

você tem q saber isso.

Postado

Observe também, que a sensibilidade do LDR é função da cor da luz incidente, e que o laser emite basicamente apenas uma cor. Então a cor do laser tem que fazer parte da cor que o ldr é sensível.

O ldr é apenas um resistor variável com a incidência de luz.

Tem que haver um circuito para que você possa observar (medir) esta variação. Sendo assim, o ldr deve fazer parte de um divisor resistivo entre a alimentação positiva e o terra.

Com o ldr disposto na parte da alimentação positiva e o resistor na parte do terra, o ponto de conexão entre os resistores sofre variação de tensão.

Com luz, a resistência do ldr diminui, fazendo com que a tensão neste ponto suba (fique mais positiva). Sem luz ocorre o contrário.

Com o ldr na parte inferior, ocorre o contrário. Com luz a tensão decai e sem luz ela aumenta.

Estude sobre a lei de Ohm e divisores resistivos.

MOR_AL

Postado