Ir ao conteúdo

Como inverter o LDR ? luz = R--->infinito // sem luz = R--->0 (zero)

rodtec12

Posts recomendados

Postado
Olá, pessoal sou iniciante em eletrônica e meu conhecimento ainda é bem limitado, preciso substituir um sensor acionado por uma haste mecânica, por um LDR que será acionado por um laser, eu preciso que quando incidir a luz nele a resistência venha tender para infinito, e quando tiver ausência de luz a resistência venha tender para 0 (zero), li em alguns tópicos que da pra fazer isso com um transistor, um diodo e um potenciômetro, porém não tem um passo a passo da ligação e eu tentei de todas as formas fazer aqui e não consegui montar de forma que desse certo.

Postado

Pra calcular o circuito tem q ter as especificações que você quer...

Qual é a variação de tensão (min e max) que o circuito de controle vai reconhecer o comando? tensão de alimentação etc...

você tem q saber isso.

Postado

Observe também, que a sensibilidade do LDR é função da cor da luz incidente, e que o laser emite basicamente apenas uma cor. Então a cor do laser tem que fazer parte da cor que o ldr é sensível.

O ldr é apenas um resistor variável com a incidência de luz.

Tem que haver um circuito para que você possa observar (medir) esta variação. Sendo assim, o ldr deve fazer parte de um divisor resistivo entre a alimentação positiva e o terra.

Com o ldr disposto na parte da alimentação positiva e o resistor na parte do terra, o ponto de conexão entre os resistores sofre variação de tensão.

Com luz, a resistência do ldr diminui, fazendo com que a tensão neste ponto suba (fique mais positiva). Sem luz ocorre o contrário.

Com o ldr na parte inferior, ocorre o contrário. Com luz a tensão decai e sem luz ela aumenta.

Estude sobre a lei de Ohm e divisores resistivos.

MOR_AL

Postado

Observe também, que a sensibilidade do LDR é função da cor da luz incidente, e que o laser emite basicamente apenas uma cor. Então a cor do laser tem que fazer parte da cor que o ldr é sensível.

O ldr é apenas um resistor variável com a incidência de luz.

Tem que haver um circuito para que você possa observar (medir) esta variação. Sendo assim, o ldr deve fazer parte de um divisor resistivo entre a alimentação positiva e o terra.

Com o ldr disposto na parte da alimentação positiva e o resistor na parte do terra, o ponto de conexão entre os resistores sofre variação de tensão.

Com luz, a resistência do ldr diminui, fazendo com que a tensão neste ponto suba (fique mais positiva). Sem luz ocorre o contrário.

Com o ldr na parte inferior, ocorre o contrário. Com luz a tensão decai e sem luz ela aumenta.

Estude sobre a lei de Ohm e divisores resistivos.

MOR_AL

Obrigado pelo retorno, desculpe minha ignorância no assunto, mas quando você diz "Com o ldr na parte inferior, ocorre o contrário. Com luz a tensão decai e sem luz ela aumenta. "  seria o ldr no terra e a resistência no positivo ? se for eu tentei assim, mas foi o mesmo resultado, o sensor que desejo substituir seria um e25-417, o laser eu liguei em uma saída usb que isolamos na placa, ele ficará de um lado da impressora e o ldr eu liguei no lugar do sensor, porém o sensor e25-417 tem 3 vias e o ldr apenas duas o que fiz foi ligar no positivo e no retorno o terra eu nem cheguei a utilizar, pois eu testei nele e não da nenhum sinal. pelo que li no manual de serviço da impressora e na net esse sensor e25-417 trabalha com 2,4v, minha dificuldade esta na montagem de um circuito que me permita essa substituição 

Pra calcular o circuito tem q ter as especificações que você quer...

Qual é a variação de tensão (min e max) que o circuito de controle vai reconhecer o comando? tensão de alimentação etc...

você tem q saber isso.

olá, obrigado pelo retorno, o a placa reconhece o comando até eu fechando curto no positivo com o pino do meio sem nem usar o terra (GND) que seria o terceiro pino

o sensor que desejo substituir seria um e25-417, o laser eu liguei em uma saída usb que isolamos na placa, ele ficará de um lado da impressora e o ldr eu liguei no lugar do sensor, porém o sensor e25-417 tem 3 vias e o ldr apenas duas o que fiz foi ligar no positivo e no retorno o terra eu nem cheguei a utilizar, pois eu testei nele e não da nenhum sinal. pelo que li no manual de serviço da impressora e na net esse sensor e25-417 trabalha com 2,4v, minha dificuldade esta na montagem de um circuito que me permita essa substituição 

Postado

Veja o esquema:

divResistivo_zps26a41cc3.jpg

Se R2 for o ldr, então com luz a tensão V0 vai diminuir. Sem luz aumenta.
Se R1 for o ldr, então com luz a tensão V0 vai aumentar. Sem luz diminui.
Claro que V0 é medido em relação ao 0 volt (o terra).
Normalmente, ou às vezes, a resistência vista de V0 para a fonte Vcc e o terra, que vale R1 em paralelo com R2, é alta em relação ao circuito que está conectado em V0. Aí tem que se levar em consideração a resistência de entrada, vista do ponto V0 para a carga (o que estiver conectado em V0, com exceção de R1 e R2). Digamos R carga. Ou seja, tem que considerar que R2 final é na verdade R2 original em paralelo com R carga. Normalmente se coloca ou um circuito ativo, que tem alta resistência de entrada, baixa resistência de saída, para poder acionar a carga final, e até uma tensão que faz a saída comutar de um estado lógico para outro.
Cuidado com a luz ambiente, que interfere no valor da resistência do LDR.
MOR_AL

Postado

bem, você pode fazer usando um comparador de tensão.

Eu fiz um esqueminha para dar como exemplo:

yY5Yr0V.png

eu usei um lm339 como comparador e dois divisores resistivos.

Nesse circuito não se pode variar a saída, uma hora ela vai ser 5v outra 0v (I/O). mas, pelo o que eu entendi, vai se adequar ao seu proposito.

Postado

yY5Yr0V.png

Nesse circuito não se pode variar a saída, uma hora ela vai ser 5v outra 0v (I/O). mas, pelo o que eu entendi, vai se adequar ao seu proposito.

É uma boa esse circuito mas, troque o ldr de lugar, e troque também as entradas inversora pela n inversora para poder fazer uma realimentação positiva da saida para a nao inversora, ai sim esse circuito vai funcionar perfeitamente!!!! :D :D

Postado

mroberto98, em 14 Jan 2014 - 17:34, disse:

É uma boa esse circuito mas, troque o ldr de lugar, e troque também as entradas inversora pela n inversora para poder fazer uma realimentação positiva da saida para a nao inversora, ai sim esse circuito vai funcionar perfeitamente!!!! :D :D

amigo, o lm339 tem um transistor NPN na saída com o emissor no GND, logo não tem como ter a saida positiva.

o lm339 não é um amplificador operacional, ele tem sinal na saída quanto a entrada inversora é maior que a não inversora.

http://www.alldatasheet.com/view.jsp?Searchword=lm339

Oztrauk, em 14 Jan 2014 - 16:30, disse:

yY5Yr0V.png

Explicando o meu circuito:

quando o LDR recebe a luz do laser a resistência dele cai, aumentando a tensão na entrada não inversora(+) e tornando-a maior que a da entrada inversora(-), BLOQUEANDO a passagem da corrente.

quanto está no escuro, a resistência do LDR aumenta fazendo a entrada não inversora(+) ficar menor que a entrada inversora (-), ou seja, permitindo a passagem da corrente.

edit:

esse circuito nao precisa de histerese, mas se nao me engano o lm339 ja possui uma pequena histerese internamente.

Postado

Histerese??? Não to entendendo o que você quis dizer..

e nem quando você disse que isso nao é um op amp e sim um comparador...

http://www.fairchildsemi.com/ds/LM/LM2901.pdf

Ai tem o esquema interno... Funciona tanto como comparador como um amplificador... O jeito que é usado no circuito é que define o que vai ser um amp ou um comparador..

Ponha uma realimentaçao negativa ai pra ver se na saida não fica em media polarização, e outra você nem ponhou o resistor pull-up na saida...

Ai eu te pergunto, se a tensão que vem da malha do ldr estiver igual a da outra, você me diria qual a condição na saida heheh? :D

Por isso da realimentação que eu falei..

Tem duas coisa ai que falta: o resistor pull up na saida, e um resistor para a realimentação positiva.

Nesse caso é calculado a realimentação de (para a condiçao que você ponhou ai na malha resistiva (3k e 1k) uns -10db da saida para a entrada não inversora ja basta!

Postado

Histerese??? Não to entendendo o que você quis dizer..

e nem quando você disse que isso nao é um op amp e sim um comparador...

http://www.fairchildsemi.com/ds/LM/LM2901.pdf

Ai tem o esquema interno... Funciona tanto como comparador como um amplificador... O jeito que é usado no circuito é que define o que vai ser um amp ou um comparador..

Ponha uma realimentaçao negativa ai pra ver se na saida não fica em media polarização, e outra você nem ponhou o resistor pull-up na saida...

Ai eu te pergunto, se a tensão que vem da malha do ldr estiver igual a da outra, você me diria qual a condição na saida heheh? :D

Por isso da realimentação que eu falei..

Tem duas coisa ai que falta: o resistor pull up na saida, e um resistor para a realimentação positiva.

Nesse caso é calculado a realimentação de (para a condiçao que você ponhou ai na malha resistiva (3k e 1k) uns -10db da saida para a entrada não inversora ja basta!

amigo, vou tentar esclarecer o que você não entendeu.

Histerese é o nome dessa "tensão de realimentação positiva para a saída não inversora" que você falou. (bem mais pratico, não? :P )

Realmente um op amp pode ser usado como comparador, mas um comparador não pode ser usado como op amp.(EX: um carro de corrida de rally pode correr bem no asfalto, mas um carro de corrida de stock car corre bem melhor, entendeu?)

esquema interno de um lm324 (op amp): http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/17871/PHILIPS/LM324.html

Como o dono do tópico disse que é um pouco leigo ainda eu não quis encher o esquema de "frescura", pois esse resistor de pull-up não é necessário e nem histerese para a condição proposta pelo o mesmo, que o LDR vai ficar no escuro. mas se ele "ganhar na loteria" e conseguir que a tensão do ldc fique igual a do resistor ele pode mudar o valor de um resistor, (por exemplo colocando um de 5k no logar do de 3k, etc.)

mas se ele quiser uma coisa melhor, mas sem grande necessidade para o que ele vai usar eu posso arrumar o circuito.

bem eu não estou querendo dizer que sei mais que ninguém, se foi isso que pareceu nos meus posts anteriores  ;)

Postado

gente obrigado mesmo pela ajuda, mas sou muito leigo, supondo que eu consiga montar esse circuito amanhã vou providenciar a compra dos componentes, pra colocar esse circuito no lugar do outro sensor onde tem 3 vias,

a primeira é positivo

a do meio é a que manda o sinal para a placa

e a terceira o GND

no caso pelo que eu entendi se eu estiver errado por favor me corrija, eu ligo:

no positivo onde você colocou BAT1 5v

a outra extremidade eu ligo no terra

e o que manda o sinal para placa eu ligo onde você colocou o circulo +4.98 Volts é isso ?

amigo, vou tentar esclarecer o que você não entendeu.

Histerese é o nome dessa "tensão de realimentação positiva para a saída não inversora" que você falou. (bem mais pratico, não? :P )

Realmente um op amp pode ser usado como comparador, mas um comparador não pode ser usado como op amp.(EX: um carro de corrida de rally pode correr bem no asfalto, mas um carro de corrida de stock car corre bem melhor, entendeu?)

esquema interno de um lm324 (op amp): http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/17871/PHILIPS/LM324.html

Como o dono do tópico disse que é um pouco leigo ainda eu não quis encher o esquema de "frescura", pois esse resistor de pull-up não é necessário e nem histerese para a condição proposta pelo o mesmo, que o LDR vai ficar no escuro. mas se ele "ganhar na loteria" e conseguir que a tensão do ldc fique igual a do resistor ele pode mudar o valor de um resistor, (por exemplo colocando um de 5k no logar do de 3k, etc.)

mas se ele quiser uma coisa melhor, mas sem grande necessidade para o que ele vai usar eu posso arrumar o circuito.

bem eu não estou querendo dizer que sei mais que ninguém, se foi isso que pareceu nos meus posts anteriores  ;)

gente obrigado mesmo pela ajuda, mas sou muito leigo, supondo que eu consiga montar esse circuito amanhã vou providenciar a compra dos componentes, pra colocar esse circuito no lugar do outro sensor onde tem 3 vias,

a primeira é positivo

e a terceira o GND

e o que manda o sinal para placa eu ligo onde você colocou o circulo +4.98 Volts é isso ?

Postado

Ta mas, lm324 e 339 são as mesmo coisas! A diferença é que um é saida complementar e o outro não, pode reparar no esquema interno, os dois tem um comparador no começo... O amplificador.. Etc. São Iguais, a diferença é so a saida.

Talvez um possa trabalhar em velocidade um pouco maior, mas fazem a mesmo coisa ainda, tem o mesmo simbolo etc..

você disse que a saida tera nivel 5v e 0v (1/0).. Só vai ter 0 e os 5V que você disse? So com um resistor pull up que se teria 5V, a menos que o circuito de controle ja tenha isso...

O resistor que falei, e apenas com o intuito de melhorar o circuito, um resistor a mais de 10 centavos que deixaria o circuito muito melhor nao faria muita diferença né??

A realimentaçao positiva nisso nao e so no caso das duas tensoes dos divisores forem iguais, tem muito mais coisa por traz disso...

Desculpa se to enchendo o saco, sou meio perfeccionista heheheh :D

Mas se fosse pra ser bem mais eu iria falar que faltaria bem mais coisa ai, mas é so um circuito de exemplo não vou encher tanto o saco. :D

Postado

a primeira é positivo

e a terceira o GND

não, nesse caso vamos ter que melhorar um pouco o circuito, colocando um resistor em pull-up e o mudando um pouquinho.

primeiramente você vai ter que saber qual a tensão do fio do sinal e do positivo que mencionou. se a tensão do sinal for a mesma do positivo ótimo, mas se não for vamos ter que limitar a tensão.

Ta mas, lm324 e 339 são as mesmo coisas! A diferença é que um é saida complementar e o outro não, pode reparar no esquema interno, os dois tem um comparador no começo... O amplificador.. Etc. São Iguais, a diferença é so a saida.

Talvez um possa trabalhar em velocidade um pouco maior, mas fazem a mesmo coisa ainda, tem o mesmo simbolo etc..

você disse que a saida tera nivel 5v e 0v (1/0).. Só vai ter 0 e os 5V que você disse? So com um resistor pull up que se teria 5V, a menos que o circuito de controle ja tenha isso...

O resistor que falei, e apenas com o intuito de melhorar o circuito, um resistor a mais de 10 centavos que deixaria o circuito muito melhor nao faria muita diferença né??

A realimentaçao positiva nisso nao e so no caso das duas tensoes dos divisores forem iguais, tem muito mais coisa por traz disso...

Desculpa se to enchendo o saco, sou meio perfeccionista heheheh :D

Mas se fosse pra ser bem mais eu iria falar que faltaria bem mais coisa ai, mas é so um circuito de exemplo não vou encher tanto o saco. :D

ele podem até ter a parte inicial igual, mas o funcionamento é diferente. o op amp "possui" um comparador dentro dele, o lm339 é somente esse comparador.

só para você ver, tente usar um lm339 no lugar de um op amp(trabalhando como amplificador), não vai dar certo, porque o lm339 somente compara. e a saida dele não é variável como em um op amp, ou é 1 ou é 0 (ou conduz ou não conduz).

Postado

Como não funciona? :ahh: :ahh:

Ja cansei de usar esses bichinhos como amplificadores hehhehe so por o resistor pull up que falta e uma realimentação negativa e pronto hehehe

É so olhar o esquema que ta nos datasheets, não só o começo, como todo o circuito dos dois são equivalentes! Só que os operacionais são completos tem a parte de cima da saida, saida complementar, o comparador é mais dedicado para comparar, ai nem ponham essa saida, mas com o resistor pull up vira um amplificador com realimentação negativa do jeito que o outro é.

Mas não é esse o propósito, o equipamento que ele quer deve precisar de nivel alto ou baixo, pode se usar um lm324 que é melhor ou um lm339 mas ai tem que usar um resistor externo.

Considere isso o essencial para o funcionamento generico do circuito, o resto que falei era só melhorias...

Postado

Como não funciona? :ahh: :ahh:

Ja cansei de usar esses bichinhos como amplificadores hehhehe so por o resistor pull up que falta e uma realimentação negativa e pronto hehehe

É so olhar o esquema que ta nos datasheets, não só o começo, como todo o circuito dos dois são equivalentes! Só que os operacionais são completos tem a parte de cima da saida, saida complementar, o comparador é mais dedicado para comparar, ai nem ponham essa saida, mas com o resistor pull up vira um amplificador com realimentação negativa do jeito que o outro é.

Mas não é esse o propósito, o equipamento que ele quer deve precisar de nivel alto ou baixo, pode se usar um lm324 que é melhor ou um lm339 mas ai tem que usar um resistor externo.

Considere isso o essencial para o funcionamento generico do circuito, o resto que falei era só melhorias...

mas eles não são iguais, são?

como eu disse, o op amp "possui" um comparador, o lm339 é esse comparador.

mas o objetivo desse tópico é ajudar nosso colega, e não discutir as diferenças e igualdades entre op amp's e comparadores.

Postado

Se fosse só um comparador tudo bem.. Acontece que o lm449 tem todo o estagio de saida igual o lm324, so n tem uma saída complementar.

Ta vendo ali depois do comparador do lm339? Me parece um transistor em classe A... o que quero dizer não é que sao iguais, mas no geral fazem a mesmo coisa.

Se foi o tipo do ci que não fez sentido o resistor que falei, explicando melhor o resistor para a realimentação serve pra deixar a saida travada, isso livra de um monte de coisa, ruidos, transição do ldr, ldr é lento, enquato isso o ci não sabe o que fazer na hora da passagem pela tensão media.. O ressitor garante uma quadrada na saida praticamente perfeita, mais imune a ruido que poderiam mudar de estado etc..

então nao vai fazer a minima diferença sendo o lm339 ou o 324, alias colocando um resistor pull up como você mesmo disse que teria que por ja estaria transformando em uma amplificador.

mas sem ele também funciona, mas o que que custa por um resistor a mais sendo que ele dara mais estabilidade pro circuito? Foi só uma sugestao que dei..

Postado

Se fosse só um comparador tudo bem.. Acontece que o lm449 tem todo o estagio de saida igual o lm324, so n tem uma saída complementar.

Ta vendo ali depois do comparador do lm339? Me parece um transistor em classe A... o que quero dizer não é que sao iguais, mas no geral fazem a mesmo coisa.

Se foi o tipo do ci que não fez sentido o resistor que falei, explicando melhor o resistor para a realimentação serve pra deixar a saida travada, isso livra de um monte de coisa, ruidos, transição do ldr, ldr é lento, enquato isso o ci não sabe o que fazer na hora da passagem pela tensão media.. O ressitor garante uma quadrada na saida praticamente perfeita, mais imune a ruido que poderiam mudar de estado etc..

então nao vai fazer a minima diferença sendo o lm339 ou o 324, alias colocando um resistor pull up como você mesmo disse que teria que por ja estaria transformando em uma amplificador.

mas sem ele também funciona, mas o que que custa por um resistor a mais sendo que ele dara mais estabilidade pro circuito? Foi só uma sugestao que dei..

sim, sim...

eu sei da importância da histerese, só que o circuito não precisava e para faze-la eu precisaria do pull-up, agora como tem que colocar o pull-up mesmo, vou colocar histerese sim.

a primeira é positivo

e a terceira o GND

a primeira é positivo

e a terceira o GND

bem, considerando que a tensão do Vcc seja 5v e a do sinal também, temos o seguinte circuito:

BlIXkD6.png

se for 5v, coloque no R1 um resistor de 50R 1W

se for 12v, coloque um de 280R 1W

se for outra tensão avise.

Postado

sim, sim...

eu sei da importância da histerese, só que o circuito não precisava e para faze-la eu precisaria do pull-up, agora como tem que colocar o pull-up mesmo, vou colocar histerese sim.

bem, considerando que a tensão do Vcc seja 5v e a do sinal também, temos o seguinte circuito:

BlIXkD6.png

se for 5v, coloque no R1 um resistor de 50R 1W

se for 12v, coloque um de 280R 1W

se for outra tensão avise.

certo, ligo como esta no circuito ? positivo em cima, sinal no meio e terra no de baixo ?

Postado

sim, mas esse circuito é só se for 5v

certo eu vi no manual de serviço da impressora que o sensor trabalha com 2.4v porém vi na net que esse sensor e25-417 tem um circuito integrado, eu medi com o multimetro deu 3,31v do sinal (o do meio)  para o terra e 3,10v do positivo pra o do sinal ( o do meio), estranhei por que do positivo pro terra não deu nada não deveria dar ? será que o do meio que é o positivo ?.

Medi também a corrente deu 00,3 na escala 200m

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!