Ir ao conteúdo

Upgrade até R$ 1300

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal.  Estou querendo fazer um upgrade no meu PC, pois já não mais aguento usar Celeron, 2GB RAM e 224MB de vídeo. Pesquisei pela configuração que mais se encaixa no que preciso, e me interessei na seguinte configuração:

Processador:  AMD FX-6300

Memória:  Corsair 4GB 1333MHZ DDR3

+
                  Kingston 2GB 1333MHZ DDR3  (se em alguma ocasião for necessário mais 2GB)

Placa de Vídeo:  Zogis GeForce 8400GS 1GB

OBS.: Só usei a KaBuM! como referência, não vou comprar dela.

Dúvidas

1. Fonte: Ainda não decidi especificamente, mas sei que provavelmente é no mínimo 400w. Qual marca ou modelo seria a melhor escolha?

2. O PFC ativo das fontes é algo indispensável, ou é só uma segurança a mais?

3. Placa-mãe: Qual é a MoBo que é compatível com toda essa configuração?

4. Processador: Não sei se essa é a melhor escolha, mas se tiver algo melhor e, talvez, mais barato ou quase o mesmo preço, que seja de no mínimo 3GHz Quadcore, me indiquem.

5. AMD vale a pena? Eu sei que é confiável por ser famosa, mas e aquele negócio de esquentar muito ainda existe? Se sim, o que vou economizar no processador vou ter que gastar no cooler?

6. Eu tenho um HD "298GB SAMSUNG HD322HJ (SATA)" e um drive de CD/DVD, com em torno de 3 anos de uso, e queria saber se dá pra continuar usando eles com a nova MoBo? Vai ser compatível ou não, por ser meio velhos?

7. Essa placa de vídeo aguenta assistir vídeos em Full HD a pelo menos 30fps?

Uso

Eu montei essa configuração baseado em minha necessidade, que é ter RAM de sobra caso seja usado em torno de 4GB (como por exemplo, abrir algumas páginas no Chrome, ou rodar algum jogo mais exigente - mas nada do peso de BF4 ou Crysis 3 no Ultra), um processador bom que não fique a 50% apenas fazendo um simples cálculo na calculadora (como acontece comigo) e claro, pra executar as coisas com maior rapidez, uma placa de vídeo de no mínimo 700MB, mas como não existe off-board com essa capacidade, então uma de 1GB, pra quando eu quiser jogar algum MMORPG mais pesado, possa rodar de boa, além de que também pretendo fazer emulação de PS2 nele.

Agradeço a resposta.

Postado

Olá @

Minha sugestão de computador novo sem monitor, considerando que você iria aproveitar apenas o driver de DVD (mas ele tem que ser SATA):

Processador: R$ 398,00  https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/61623/Processador-Haswell-I3-4330-35GHz-4Mb-Cache-LGA1150-BX80646I34330

Placa Mãe: R$ 210,00 https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/63354/placa-mãe--Intel-GA-H81M-H-LGA-1150-Suporte-para-Intel-Core-i7-_-Intel-Core-i5--_-Intel-Core-i3-Memória---2-x-sockets-DIMM-DDR3-15V-com-suporte-para-até-16-GB-Porta-HDMI-USB

Memória: R$ 138,00 https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/21427/Memória--4-GB-DDR3-(em-blister)-Frequência-1333MHZ-Interface-De-Memória-PC3-10600-KVR13N9S8_4

HD: R$ 170,00 https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/43469/HD-WD5000AAKX-Blue-Capacidade-500GB-Interface-SATA-Rota%C3%A7%C3%A3o-7200RPM-Cach%C3%AA-16MB

Gabinete: R$ 85,00 https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/42823/Gabinete-Torre-WiseCase-RJAC-3308-Designer-Inovador-Black-Piano-Com-Usb-Áudio-Frontal-Verdadeiramente-Autêntico-(WISE-RJAC-3308-BP-UA)

Fonte (Falta saber se funciona em 110 ou 220V)R$ 140,00 https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/53493/Fonte-Corsair-430w-Cxm-S_-Cabo-De-Forca-(Modular-Bronze)-Cp-9020058-WW

Valor total a vista R$ 1.141,00 mais valor de frente que pode ficar em uns R$ 70,00

Observações

1) Esse processador tem chip gráfico integrado que lhe permitirá jogar até melhor que uma 8400 GS (JÁ tá muito velha) de R$ 100,00. Se realmente quer um computador para jogos, compre no minimo uma GTX 650 que custa R$ 365,00 na balão. Com a placa de vídeo tudo sai por R$1.506,00 (a fonte que indiquei segura de boa essa placa de vídeo)

• O HD você pode reaproveitar desde que ela esteja bom de "saúde" sem bad blocks ou outro defeito.
  • Driver de DVD depende se é SATA ou não para poder aproveitar.
  • AMD é tão bom quanto intel. O que manda é preço. Então vale o que rende mais porém mais barato. Mas tenho dado preferência para intel na maioria dos casos.
  • Sobre fontes pouca coisa ainda sei. Apenas posso lhe garantir que corsair é uma marca muito indicada aqui no fórum.

2) Não fique preso apenas à loja no qual orcei. Utilize os mesmos componentes ou compatíveis como referência para verificar preços em outras lojas de sua preferência. 

O ideal é que você tenha ciência dos equipamentos que está comprando - Processador, memória e outros. Não compre cegamente. Aceite como sugestão e referência ao que você deseja e quer. Na verdade aconselho que você aprenda a escolher os componentes que melhor o atenderão.Ou seja, aprender a escolher o melhor processador para o uso que você pretende dar. Assim como melhor memória, placa de video (se for o caso), HD ou SSD e placa mãe. Se tem dúvida, não hesite em perguntar sobre o que é melhor para você.

Tenha em mente que ao montar  computadores eles não vêm com sistema operacional. Dessa forma, você terá comprar ou utilizar a mídia que já possui. E lógico, terá que montar os componentes. Mas isso eu indico que seja feito por uma pessoa já experiente, pois manusear estes componentes de maneira errada poderá queima-los com energia eletrostática.

Postado

Mas esse processador, apesar de ter uma boa placa de vídeo onboard, só tem 4 MB de cache e ainda é dual core ...

Será que eu posso reutilizar o gabinete que eu já tenho?

É 110v mesmo.

1) Esse processador tem chip gráfico integrado que lhe permitirá jogar até melhor que uma 8400 GS (JÁ tá muito velha) de R$ 100,00. Se realmente quer um computador para jogos, compre no mínimo uma GTX 650 que custa R$ 365,00 na balão.

Sobre essa 8400GS: ela aguenta assistir vídeos em Full HD (1080p) a pelo menos uns 30 FPS? E nos jogos, dá pra jogar tranquilo jogos intermediários no High (como por exemplo esse e esse)?

Drive de DVD depende se é SATA ou não para poder aproveitar.

Bom, segundo o ASTRA32, o drive é SATA I e o HD é SATA II.

Tenha em mente que ao montar  computadores eles não vêm com sistema operacional.

Isso se o HD nunca foi usado, né?

Postado

@

Você quer um processador melhor que um I3 para jogar? Sendo que você vai usar um 8400 GS ? Na minha opinião um I3 quarta geração é mais do que suficiente...ele é dua core, mas simula mais dois núcleos...

Sobre o gabinete, é bem provável que sim. Ele é tamanho normal?

Sobre a fonte, me responderam em outro tópico que funciona tanto em 110 quanto 220.

Sobre comprar uma 8400 GS. Fica com o dinheiro e depois você compra uma placa melhor. O video omboard do I3 vai segurar por um tempo com jogos mais simples numa boa.

Se é Sata você pode aproveitar, mesmo sendo SATA 1. 

Se você pegar um sistema operacional já num hd e coloca-lo numa placa-mãe nova, não vai funcionar beleza. você teria que formtar o PC. Já que os drivers são diferentes...

Postado

Você quer um processador melhor que um I3 para jogar? Sendo que você vai usar um 8400 GS ? Na minha opinião um I3 quarta geração é mais do que suficiente...ele é dua core, mas simula mais dois núcleos...

Mas veja bem, enquanto esse I3 é dual core e tem 4MB de cache, o FX-6300 é Hexa Core, tem 14MB de cache e ainda é mais barato.

Sobre a placa de vídeo, mudei de ideia e acho que a 9500GT é melhor e sem deixar de ser acessível.

Eu tava pensando em comprar a placa mãe Gigabyte GA-78LMT-S2, mas fiquei sabendo que tem que atualizar a BIOS, e nem tenho outro processador da AMD, e não sei se a loja que vou comprar vai atualizar também (o que eu acho meio improvável). Se não tiver outro jeito, que placa mãe (já atualizada) seria boa nessa mesma faixa de preço?

Sobre o gabinete, é bem provável que sim. Ele é tamanho normal?

Eu acho que sim, essa placa mãe que estava pensando em comprar é do mesmo tamanho da que eu tenho.

Postado

A minha sugestão é que você não compre essa placas de videos mais velhas. Compre um processador que tenha video integrado. ( Pode ser AMD...) Os novos I3 e I5 tem videos integrados tão rápido quanto a GT 9500. Veja, também, os modelos A8 ou A10, até você poder comprar uma placa de video melhor.

Eu não compraria uma 9500 GT por nada. Preferiria juntas um pouco mais de grana e comprar uma melhor. 

Postado

@ fazendo uma revisão, onde você achou um FX 6300 mais barato que um I3? Andei pesquisando e estão na mesma faixa de preço. E para atividades de single core os processadores INTEL quarta geração tão bem rápidos em relação aos da AMD.

Postado

A minha sugestão é que você não compre essa placas de vídeos mais velhas. Compre um processador que tenha vídeo integrado. ( Pode ser AMD...) Os novos I3 e I5 tem vídeos integrados tão rápido quanto a 9500GT. Veja, também, os modelos A8 ou A10, até você poder comprar uma placa de vídeo melhor.

Eu não compraria uma 9500GT por nada. Preferiria juntas um pouco mais de grana e comprar uma melhor.

Algo meio crucial que esqueci de falar é que também pretendo rodar alguns jogos de PS2 pelo emulador, e queria uma placa que aguentasse pelo menos 50fps nos jogos. Acho que uma placa dessas não sai por menos de R$ 300, né?

Fazendo uma revisão, onde você achou um FX 6300 mais barato que um I3? Andei pesquisando e estão na mesma faixa de preço. E para atividades de single core os processadores INTEL quarta geração tão bem rápidos em relação aos da AMD.

Bom, eu vi na KaBuM, e esse "mais barato" que disse é de uns R$ 47 de diferença.  Sobre a performance, eu também vi isso e fiquei meio impressionado, porque em aplicações single-thread o I3 4330 pode chegar a se sair até 57% melhor que o FX-6300, mesmo tendo uma configuração inferior.  Acho que isso acontece porque os processadores da AMD são focados em multi-threading, ao contrário da Intel que é focada em single-threading, por isso ela tem uma melhor performance em tarefas que só precisa de um núcleo.

Eu acho que, no meu caso, não me seria muito útil um processador para multi-threading, porque não tenho intenção de fazer renderização nem jogar jogos multi-core, então, nesse quesito, um Intel seria melhor pra mim. Mas, o que não me agradou foi o tamanho tão pequeno do cache comparado ao do FX-6300, e também que eles são bem mais caros por não muita coisa.

Cara, to quebrando a cabeça e não sei qual eu pego. :(

Postado

Galera, o  minimo de interesse ajuda, PC para jogos tem que visar a sua Placa de video Off borad, modelos acima da 660Ti/7850 RAM 4gb esta bom, 8 no  max, 1TB SSD nao estão util...

PC para trabalho pesados, i5 4x ou i7 e AMD FX6x+ e X8xx com bastante RAM(8gb no min), SSD de 240GB e 2TB para armazenar, bem como uma boa VGA, GTX770 hehe

• mês depois...
Postado

Pessoal, depois desse tempo inativo, finalmente decidi o processador, que vai ser o FX-6300 mesmo. Quanto a placa de vídeo, recentemente um familiar meu comprou um Acer Aspire V3-571-9423, que tem um i7 3632QM com a HD Graphics 4000. Testei o PCSX2 no modo hardware nesse notebook, e obtive ótimos resultados, apesar de algumas limitações e por ser meio insuficiente em determinados pontos. Depois de uma pesquisada fiquei sabendo que a GT 440 é mais ou menos equivalente à essa onboard no desempenho. Então, eu estava querendo uma placa que fosse um pouco melhor que a GT 440 GDDR5, mas que não passasse de R$ 300 (ou R$ 350 se não for possível menos que isso), porque eu achei boa essa performance, mas gostaria de ter uma com menos limitações e lags. Quais seriam as opções, podendo ser tanto nVidia quanto Radeon?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...