Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
laptoper

Preciso de dicas para escolher um notebook para AutoCad e afins

Recommended Posts

Pessoal

Preciso de ajuda para saber quais pontos são relevantes para se comprar um notebook para uso de programas de modelagem / Arquitetura tipo Autocad, Revit, Sketchup, e afins

Eles tem muita diferença para programas mais voltados para mecânica como Solid Works, Invetor, Catia e afins ?

O que é importante?

Qual Tela? Processador? Memória ? quais os requisitos para dar conta bem destes tipos de programas?

Placa de vídeo faz diferença? É realmente essêncial?

Expliquem um pouco por gentileza

Agradeço a ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dizem que primeiramente, para usar programas desse tipo, tela FullHD é indispensável, pois fica muito ruim mexer neles com resolução baixa.

Levando em conta isso, uma placa de vídeo dedicada já se torna mais necessária, levando em conta que com a resolução maior, para trabalhar com imagens é necessário mais força.

Já a parte do processador não sei lhe dizer ao certo se esses programas usam muito CPU, um i5 já deve dar conta, mas se quiser mais folga, um i7 é o recomendado. Lembrando que nesse caso, evite os processadores terminados em U (exemplo i7 4500U) pois eles são mais fracos (i7 4500u é pouca coisa mais fraco que o i5 3230M, por exemplo). Memória 8GB está sendo meio que um padrão hoje em dia para maquinas mais potentes e deve dar conta do recado.

Faltou você dizer quando pode gastar, mas levando em conta o que eu disse, os notebooks da AVELL seriam o mais indicado. E já que você mora em curitiba, pode ir pessoalmente na loja deles, o que é ainda melhor!

O modelo deles mais em conta com tela FullHD é o B154: http://avell.com.br/avell-titanium-b154-se

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Matadorbn!

Alguém aí que já trabalha diariamente com estes programas tem alguma dica complementar??

Compartilhar este post

Link para o post

Olá @laptoper

Tudo bem?

De uma olhada nesse tópico aqui.

É para um PC para programas de arquitetura mas a informação que há nele lhe servirá para ter uma ideia melhor do tipo de hardware que você precisa para um laptop voltado para o Revit, Lumion, etc.

Configuração até R$ 3000

http://forum.clubedohardware.com.br/topic/1059087-configura%C3%A7%C3%A3o-at%C3%A9-r-3000/

Qualquer coisa volte a postar aqui.

Abraço

Chile

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pela dica @Chile,
Eu cheguei a fazer pesquisa pelo tema antes de postar, mas o título do tópico é muito genérico e acho que nem dei bola...

Vou conferir, pelo pouco que lí tá bem legal lá.

Obrigado!!!

Compartilhar este post

Link para o post

laptoper, é uso profissional ou só faculdade? Se for faculdade, qual é o curso? É arquitetura, engenharia civil ou outra coisa? Dependendo do que você for fazer não vão exigir projetos muito pesados, no caso talvez nem precisaria investir tanto.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá @laptoper

beleza?

Tem uns textos que eu traduzi do Revit Forum. Neles dei mais importância as passagens referentes a desktops, pois pelo custo/desempenho eu pessoalmente recomendaria montar um desktop.

Mas se o assunto principal é mobilidade aí já é outra historia.

Pensando na suas duvidas dei uma revisada na tradução e adicionei as informações referentes a sugestões para laptops e seus componentes.

Enfim, segue embaixo o texto revisado e aumentado.

Qualquer dúvida volte a postar

Abraço

Chile

Dicas para a Escolha do Hardware para Revit

Você sabia que para renderizar no Revit o que mais se utiliza é o processador e a memória RAM e não a VGA?

A VGA é “forçada” apenas na hora de girar e movimentar o desenho e somente quando se utilizam as sombras, luzes realistas e outros.

Existem varias pesquisas na web sobre o desempenho de processadores, memórias e VGAs na hora de renderizar ou ao utilizar programas como o Revit.

Esta aqui (no Revit Forum), por exemplo, poderá lhe ajudar a entender melhor alguns conceitos e fazer melhores escolhas.

Revit Hardware : Video Graphic Cards (em inglês):

http://www.revitforum.org/hardware-infrastructure/72-revit-hardware-video-graphic-cards.html

A seguir vou deixar apenas uma parte do texto traduzido:

Dúvida nº1:

"A Autodesk , o vendedor da loja e “experts anônimos” em CAD dizem que devo usar apenas VGAs profissionais com o Revit. Mas li aqui no fórum que um monte de pessoas recomendam VGAs para “jogos” para o Revit . Quem está certo?"

Apesar do que tenham dito a você, placas de vídeo para jogos podem funcionar tão bem quanto as placas de vídeo profissionais no Revit .

Dúvida nº2: 

Fala sério, não pode ser tão assim! Essas VGAs “Pro” custam muito mais. Devem ser melhores de alguma maneira. ”

É verdade, não é tão assim. Apesar de que "melhor" está aberto a interpretações.

Oficialmente, a Autodesk apenas "suporta" placas de vídeo profissionais. Em termos muito simples, significa que a Nvidia/AMD "validam" drivers específicos (para suas VGAs Pro) para trabalhar com versões específicas do Revit (e outras aplicações CAD específicas). Se você estiver usando uma “VGA compatível” com um “driver validado” para uma versão do Revit especifica, você pode ter certeza de que não terá problemas de compatibilidade.

Você está pagando por essa segurança. Além disso, você terá alguma certeza (mas não a garantia) de que as próximas versões do Revit também terão de ser compatíveis com a sua placa de vídeo profissional.

Dúvida nº3: 

"Isso é tudo? Você está me dizendo que uma placa de vídeo para jogos de 600 reais tem o mesmo desempenho que uma placa de vídeo “Pro” de 1.700 reais?”.

Sim.

Dúvida nº4: 

"Eu faço um monte de renderização. Qual é a melhor placa de vídeo para renderizar no Revit?”

De longe, o equívoco mais comum é que a placa de vídeo processa os renderings no Revit.

Embora completamente compreensível, não é da forma como funciona... pelo menos no que diz respeito ao Revit.

O desempenho na renderização no Revit depende, exclusivamente, da CPU (e RAM disponível do sistema).

Além desse artigo sobre Placas de Vídeo, tem outros sobre os demais componentes de hardware para o REVIT. No final de cada um existem recomendações sobre as melhores escolhas de hardware.

Vou traduzir parte dessas recomendações aqui:

PROCESSADOR: (Traduzido)

Obtenha o processador mais rápido i7/Xeon que você possa pagar.

Desktop

Intel Core i7 "Haswell" (ou "Ivy Bridge") @3.4 GHz mínimo (ou Xeon equivalente). O Intel Core i7-4770 (ou melhor, quando disponível) é altamente recomendado. O Core i7-3770 ainda é uma excelente CPU também. Se você está pensando no Xeon, procure o Intel Xeon E3-1280 v2 ou melhor (a parte "v2" do número do modelo é fundamental).

Laptop

"Haswell" (ou "Ivy Bridge") Intel Core i7 (ou i5) @ 2.7 GHz mínimo (laptops têm muitas vezes velocidades de clock (GHz clock-speeds) muito mais baixas do que os seus irmãos PCs, mas eles geralmente têm índices de Turbo-boost bem elevados). O Intel Core i7-4800MQ/4900MQ/4930MX ou melhores são altamente recomendados.

Essas especificações são destinadas para uso profissional. Estudantes ou free-lancers com um orçamento mais limitado geralmente podem ir longe com um pouco menos.

LINK: http://www.revitforum.org/hardware-infrastructure/74-revit-hardware-cpu.html

PLACA DE VIDEO (Traduzido)

Há muitas placas de vídeo que vão rodar muito bem com o Revit, mas aqui estão as que devem ser as apostas certas, sem gastar mais do que você realmente precisa:

Desktop

Nvidia GeForce GTX 650 / GTX 650 Ti / GTX 660 / GTX 660 Ti / GTX 760

Nvidia Quadro 2000/4000

Laptop

Nvidia GeForce GT 650M/750M / GTX 660M/760M

Nvidia Quadro K2000M / K3000M

LINK: http://www.revitforum.org/hardware-infrastructure/72-revit-hardware-video-graphic-cards.html

MEMORIA RAM (Traduzido)

Obtenha pelo menos 8 GB de RAM, no mínimo. 16 GB é provavelmente a melhor opção para começar com um computador novo.

Mas no fim das contas você vai precisar de tanta memória RAM quanto o Revit exigir para os projetos nos quais você trabalha.

LINK: http://www.revitforum.org/hardware-infrastructure/16532-revit-hardware-ram-system-memory.html

Editado por Chile

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pessoal!

@Glassfish não é para mim, alguns amigos me pediram ajuda e como não sou da área estou tentando entender este mundo da modelagem.

@Chile muito bom seu artigo, me ajudou bastante, pelo visto o princípio do Revit vale para os outros programas e modelagem? que sugam muito processador principalmente na renderização não é?

Thanks

Compartilhar este post

Link para o post

@laptoper

Pode ser pra seus amigos, mas minhas perguntas ainda são válidas, tem que pensar nisso antes de investir tanto num notebook. Posso te apontar modelos da Avell de 3k à workstations que passam de 10k, tem que entender onde que seus amigos se encaixam para recomendar melhor.

Tem um da Avell que se encaixa bem com o que o Chiles recomendou. O B155 tem GT 750M, se ir com 16 GB de RAM e um i7 4800MQ ficaria 4266 a vista. Mas de novo, dependendo do que quiser fazer no programa da pra ir com algo mais leve, da pra pegar um i7 menos potente e reduzir a RAM e economizar quase 1000 reais. Acho que pouco adianta investir muito se for pra tirar pouco aproveito da máquina.

Compartilhar este post

Link para o post

@Glassfish

Captei a mensagem e também prego esta ideia de que não adianta comprar uma super máquina se no final das contas você vai andar somente na primeira marcha e não vai poder aproveitar tudo dela, é desperdício.

Obrigado mais uma vez   :)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais