Ir ao conteúdo

Configuração até R$ 4000

Posts recomendados

Postado

Bom, já mais que na hora de trocar minha máquina tenho muitas dúvidas do que comprar, sou bastante leigo apesar de ter eu mesmo montado esta maquina

.

Li bastante coisas aqui no fórum e apesar não ter compreendido 70% das coisas, foi suficiente para evitar de fazer algumas besteiras como a aquisição de um AMD FX 8350.

Não sei se estou correto, mas resolvi optar por um Intel Core I5 4670 soquete 1150 para desfrutar do Chipset Z87.

A ideia é gastar um pouco mais na Placa Mãe, que me permitira um upgrade mais tarde, talvez por um I7.

Estou na dúvida entre uma ASUS TUF Sabertooth Z87 ou uma Asrock Z87 OC Formula, mas aceito de bom grado sugestões.

Estou querendo reaproveitar de minha máquina 2 Hds Seagate Barracuda sendo um de 1Tb e o outro de 2Tb, um Tp-LinkTL-WDN4800 e talvez a Fonte de 450W Reais.

Não uso o micro para jogos, uso para AutoCad, mas coisas em 2D e edições de vídeos caseiros como hobby, nada profissional, o resto, o trevial, internet Excel, Word, etc.

Tenho um monitor Samsung S23C550 Led Full HD 23 pol., resolução  1920 X1080, então acho que a placa de vídeo das placas Mãe são suficientes, ou não?

Outro ponto de duvida são as memórias, pretendo um par de 8Gb cada, mas não sei qual comprar, pelo que entendi o I5 aceita até 1333 MHz, mas se eu adquirir algo como 1600 ou 1866MHz, tem problema?

Agradeço desde já qualquer ajuda 

• Membro VIP
Postado
Olá amigo(a). Bem-vindo(a) ao Fórum do Clube do Hardware. Leia as Regras Gerais, utilize o Fórum com sabedoria     :)

Quanto você pode investir na aquisição dos componentes?

Esta pergunta visa auxiliar os usuários a lhe darem respostas mais condizentes com suas necessidades e disponibilidade financeira. Caso, seja necessário sugerir a troca de algum dos componentes.

Editei após sua resposta abaixo:

Como você pode verificar, Editei o Título de seu Tópico, em acordância com o somatório dos valores que você apresentou. Na verdade, arredondei o valor que seria de:

R$ 900 + R$ 1600 + R$ 650 + R$800 = R$ 3950 para R$ 4000

Caso, julgue necessário que o valor seja alterado, para mais ou para menos, por gentileza me informe, que tomarei as medidas necessárias.

Postado

Boa noite Tendou_Souji

Muito obrigado pela acolhida

Estou pensando em algo na faixa de R$600,00 a R$900,00 para o processador, R$1.000,00 a R$1600,00 na placa mãe, R$400,00 a R$650,00 para 2X8Gb Ram DDR3.

Acredito que mais uns R$800,00 para acessórios como Fans e outros pois já tenho o gabinete ATX.

Com uma variação de até 15% para mais caso justifique.

Obrigado

Postado

HDs WD são mais seguros que os da Seagate.

R$ 800 para fans e outros acessórios é demais, você não gastará nem R$ 200 já que o pc não é para jogos.

Postado

Find obrigado pela intervenção, mas acabei suprimindo algumas informações em acessórios, uma delas é a placa de captura de TV que encontrei no mercado na faixa de R$250,00 a R$400,00 a ser discutida mais adiante, e também não sei se minha fonte dará conta do recado. 

Postado

Bom dia Luiz!

Rapaz, não é que fui convocado? E aí meu amigo, quais são as boas?

Não uso o micro para jogos, uso para AutoCad, mas coisas em 2D e edições de vídeos caseiros como hobby, nada profissional, o resto, o trevial, internet Excel, Word, etc.

Certo, na verdade tá querendo uma máquina pra trabalho de cálculo, né? O foco é processamento, então pode-se tirar um pouco da placamãe e da fonte pra se jogar no processador, creio eu. Meu raciocínio pode não ser o mais correto, mas penso desta forma, caro Luiz:

-CPU tem que ser boa, se possível até com possibilidade de over. Acho que não há necessidade de pegar uma CPU "meio-termo" para depois partir para uma top, há um lastro que pode ser tirado nas outras peças e a diferença não é tão grande assim. Como deve ser um PC para trabalho, tempo é dinheiro. então foco na CPU.

-Os módulos podem ser em 1600MHz, pois os "Haswell" tem esse limite, dependendo da placamãe empregada, esse limite pode ser aumentado. Quanto a quantidade de memória, 2 x 8GB está excelente para começar...depois + 2 x 8GB se precisar de mais "latifúndio" de RAM.

-A placamãe não precisa ser top das tops, pois esses modelos são direcionados para a rapaziada que colocam 2, 3 ou até 4 VGAs na "bagunça". O lance e achar uma com estabilidade, com bons recursos e que ofereça um bom suporte a overclock. Sei que as placas de Z87 "mid-end" podem resolver, dando uma folga para arrecadar para o "processa", certo?

-Como poder gráfico é secundário, VGAs estão em segundo plano, pois nos Core i "Haswell" tem IGP razoável pra tocar o resto das coisas, e até brincar, dependendo do jogo, claro (se der para encaixar uma VGA no orçamento...)

Então, Luiz, vamos à config (preços à vista e sem frete):

-CPU Intel Core i7 4770K @ 3,5GHz (1107): http://www.pichau.com.br/home/produto/codigo:4909,familia_id:343/processador-intel-core-i7-4770k-haswell-3-5ghz-8mb-l3-cache-lga-1150-quad-core-4-geração-bx80646i74770k-box

-Placamãe Gigabyte Z87X-3DH - 8 fases VRM para a CPU (642): https://www.guerradigital.net/placa-mãe/placa-mãe/gigabyte-ga-z87x-d3h-lga-1150-intel-z87-hdmi-sata-6gb-s-usb-3-0-atx-intel.html

-Memória: Há duas opções, mas não tem dissipador nelas não, pois os preços estão extorsivos no geral. Pelo menos são menos caras e de excelente qualidade:

Corsair 8GB DDR3 @ 1600 MHz Value Select (323 cada): http://www.megamamute.com.br/produto/memoria-8gb-1x8gb-ddr3-1600mhz-cmv8gx3m1a1600c11-corsair-73316

G-Skill 8GB DDR3 @ 1600 MHz HP (323 cada): http://www.pichau.com.br/home/produto/codigo:6356/memoria-g-skill-high-performance-8gb-1600mhz-ddr3-f3-1600c11s-8gnt-box

-Fonte: Nesse caso pus duas opções - A primeira sendo suficiente para o sistema em si + uma placa de vídeo média que venha colocar no futuro, além de um over médio no i7 de até 4,5 GHz. A segunda seria no caso de por uma VGA high-end e fazer over de CPU extremo.

Corsair CX500 CP-09020047 (227): http://www.megamamute.com.br/produto/fonte-500w-cx500-cp-9020047-ww-corsair-72849

Corsair TX650 CP-09020038 (390): https://www.guerradigital.net/fontes/corsair-enthusiast-series-tx650-v2-650w-certificado-80-plus-bronze-pfc-ativo-cmpsu-650txv2.html

Subtotal: de R$ 2622 a R$ 2785 dependendo da fonte empregada. Isso sinaliza que o limite máximo inicial de R$ 3150 (fora o budget para "acessórios") não foi estourado, e ainda deu para incluir uma boa fonte na conta. E falando de acessórios uns pontos que precisam ser relevados:

-Por questão acanhamento interno, que deve ser a realidade, esse gabinete da Multilaser não oferece o suporte de ventilação e dimensionamento correto para o nível de equipamento que será instalado e não por boniteza, vaidade ou algo do gênero. É como jogar um motor V12 de uma Lamborghini em um Simca Cachambo.

-Em futuro próximo pretende fazer over no possante ou é indiferente para você, Luiz? Assim já posso procurar um Air Cooler ou até mesmo um Watercooler simples, onde podem lidar até mesmo com o processador em overclock leve para médio.

-SSD (Disco sólido) é uma boa pra você? Um disco desses de 128GB já comportaria muito bem o sistema operacional + seus programas de trabalho. Agiliza, e muito, o rendimento...

-Proteção elétrica também é importante. Se quiser alguma recomendação, é só falar ou visitar esse excelente link: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/766491-recomenda%C3%A7%C3%A3o-de-filtro-de-linha/ .

Luiz, é isso por enquanto. Assim que estudar essa lista inicial e dizer mais ou menos o perfil, principalmente em relação a overclock e os demais acessórios que queria colocar no possante, não deixe de postar suas dúvidas e preferências, ok? Pelo menos ainda tem margem na verba, ueaheuahaeu!!

Abraço!!

Postado

Cabelo75, estou muito grato e contente com suas orientações, realmente não enxergava a coisa por este prisma.

Me baseei por um comparativo entre processadores aqui do fórum, se não me falha a memoria entre Um FX8350 e um I5 3470 que é soquete 1155 onde o I5 levava vantagens em muitos pontos sobre o Fx, puro preconceito meu, mas sempre optei pelos AMDs.

Achei que com um I5 para quem iria usar um FX, estaria de bom tamanho, e mais tarde poderia tirar mais proveito com de um processador mais nobre usando uma placa superior

Mas no achismo não ia chegar a lugar nenhum.

É por isto que dou grande valor a pessoas como você que ajudam a nós pobres mortais aqui no fórum.

Quanto ao gabinete Multilaser, na verdade eu comprei para por esta maquina que estou usando, pois o gabinete atual esta uma lastima, e como pretendo doa-la a alguma instituição resolvi dar uma maquiada.

Trata-se de uma Placa mãe Asus M2N-MX SE Plus, com um AMD 4X 9150e 1,81GHz com 4Gb Ram

Já quanto a placa mãe por você sugerida, tenho um pé atras (pé este de leigo) mas nunca tive sorte com placas Gigabyte, todas que tive morreram muito antes do resto do micro as Asus sempre me deram sorte e quanto as Asrock, trata-se apenas de uma simpatia pois não tenho embase técnico nenhum para poder falar.

Cara você teve até a consideração de pesquisar preços para mim, muito legal, espero poder retribuir de alguma forma algum dia.

Minha área é tratamento de água para processos, para industrias farmacêuticas, químicas, cosméticos etc, se precisar de algo nesta área tenho 35 anos de experiencia.

Mai uma vez muito obrigado mesmo

Abraços

Luiz

Postado

Retornando!

Cabelo75, estou muito grato e contente com suas orientações, realmente não enxergava a coisa por este prisma.

Não há de quê, Luiz. Sou eu que agradeço em depositar confiança em mim, me chamando para manifestar minha opinião a respeito.

Achei que com um I5 para quem iria usar um FX, estaria de bom tamanho, e mais tarde poderia tirar mais proveito com de um processador mais nobre usando uma placa superior

Mas no achismo não ia chegar a lugar nenhum.

Não creio que seria preconceito não. Os AMD hoje em dia estão com o custo-benefício mais atraente que os Intel. O problema, por enquanto, dos processadores AMD que há uma lacuna em sua linha para brigar com os processadores da família Core i7 "Haswell" ou da plataforma 2011. Isso até justifica os preços altos que a Intel impõe ao mercado, justamente por falta de concorrência. Para uso geral e jogos, o AMD apresenta uma boa performance, mas para produtividade profissional, realmente esses i7 estão em um bom momento no mercado.

Quanto ao gabinete Multilaser, na verdade eu comprei para por esta maquina que estou usando, pois o gabinete atual esta uma lastima, e como pretendo doa-la a alguma instituição resolvi dar uma maquiada.

Trata-se de uma Placa mãe Asus M2N-MX SE Plus, com um AMD 4X 9150e 1,81GHz com 4Gb Ram

Mesmo sendo antigo, o seu X4 desenvolve bem as tarefas diárias além de contar com 4GB de RAM. Aposto que será um belo presente a pessoa ou a instituição que receberá sua doação. Será uma bela ferramenta de aprendizado para a molecada (desde que bloqueiem o Facebook, uhaeuehauaeha!!). Luiz, é muito legal sua iniciativa, minhas congratulações!

Já quanto a placa mãe por você sugerida, tenho um pé atras (pé este de leigo) mas nunca tive sorte com placas Gigabyte, todas que tive morreram muito antes do resto do micro as Asus sempre me deram sorte e quanto as Asrock, trata-se apenas de uma simpatia pois não tenho embase técnico nenhum para poder falar.

Não sei se tive foi sorte com Gigabyte, mas até então nunca tive problemas com essa empresa (pessoalmente ou de PCs que montei para os amigos), apesar que minhas últimas placas foram Intel e ASRock. Com a ASRock infelizmente tive problemas assim quando comprei. Acredito, porém, que fui azarado nesse episódio, sendo que mesmo assim gostei muito da qualidade dela e pedi pelo mesmo modelo na troca. Posso até passar o link de uma placamãe ASRock e a loja onde a comprei, pois o RMA dela foi fantástico comigo.

ASRock Z87 Extreme 4 (599) - http://www.ferrariimport.com.br/ASROCK-Z87-EXTREME-4/prod-1297448/

Luiz, só uma observação: A loja pede um prazo de 2 a 5 dias para enviar o produto. No meu caso (ambos, a compra e o RMA) correu tudo certinho e o responsável pelo atendimento, o Delmo, sempre está a postos para tirar qualquer dúvida de maneira clara e rápida, sem embromações. Lá também pode pesquisar pelas peças que listei anteriormente. O problema é que muita gente quer as peças "para ontem", situação que infelizmente a Ferrari não alcança no momento.

Cara você teve até a consideração de pesquisar preços para mim, muito legal, espero poder retribuir de alguma forma algum dia.

Minha área é tratamento de água para processos, para industrias farmacêuticas, químicas, cosméticos etc, se precisar de algo nesta área tenho 35 anos de experiencia.

Luiz, muito obrigado por dispor de uma vida de experiência em sua profissão para mim (ainda era um moleque de 4 anos nessa época). Fico lisonjeado. Não se preocupe, pois não estivesse aqui, certamente algum amigo do fórum CdH o ajudaria da mesma forma (afinal, aprendi com essa rapaziada...). E o que precisar, estamos sempre às ordens!

Obs: O que decidiu sobre os "acessórios"? Quando tiver uma ideia, ou até mesmo algumas sugestões ou cortes nos custos, manda pra cá!

Grande abraço!!

Postado

Cara estou abismado com sua gentileza e educação, por traz disto tem uma coisa que é de poucos, chama se caráter.

Acho que esta definido e gostei da placa que você pôs no link, a Asrock Z87 Extreme 4, Também o I7 que estou fazendo pesquisa e cotações junto com as DDR3.

A fonte também vou seguir seu conselho, e colocar uma com PFC ativo, provavelmente a de 650W, para por uma VGA mais tarde.

Só não estou achando ou não estou sabendo procurar uma placa de captura de boa resolução, você teria alguma sugestão de algo em torno de uns R$400,00, não abusando de sua ótima vontade?

Desculpe se demorei a responder, mas estou recém operado e não consigo ficar muito tempo sentado.

Muito obrigado mesmo 

Postado

Grande Luiz, boa noite!

Acho que esta definido e gostei da placa que você pôs no link, a Asrock Z87 Extreme 4, Também o I7 que estou fazendo pesquisa e cotações junto com as DDR3.

A fonte também vou seguir seu conselho, e colocar uma com PFC ativo, provavelmente a de 650W, para por uma VGA mais tarde.

Opa, tranquilo então! Se achar que a configuração necessita de ajustes ou quiser acrescentar algo, passa pra cá!

Só não estou achando ou não estou sabendo procurar uma placa de captura de boa resolução, você teria alguma sugestão de algo em torno de uns R$400,00, não abusando de sua ótima vontade?

Que é isso, Luiz, zero chance de incômodo, meu caro!

Em relação de placas de captura, não tenho um conhecimento técnico que gostaria, entretanto, seu pedido coincidiu com que planejava recentemente: Estava pensando seriamente em substituir a minha "velha de guerra" Kaiomy P6. É uma placa boa e estou com ela já há uns 5 anos. Por ter uma resolução fraquinha e sintonizar apenas sinais analógicos, procurava outra placa de slot PCI e acabei encontrando a C3Tech TV-P200. Pelo que eu soube, essa P200 sintoniza canais analógicos, digitais em full seg além de entrada para RCA (áudio e vídeo), rádio e controle remoto (incluso no pacote). 

Não sei se a P200 atenderá suas necessidades, pelo menos é compatível à ASRock Z87 Ex4 e também achei um fórum onde o pessoal muito gente-boa postou tudo sobre ela, inclusive screens da tela. Gostei do que vi, pelo menos na foto. Aqui estão os links (só não conheço a reputação desta loja, infelizmente):

C3Tech TV-P200 (R$ 90): http://www.analiseinformatica.com.br/placa-de-captura-tv-digital-fm-1080i-fullhd-p200-c3-tech-und.html

Tudo sobre a Placa: http://www.htforum.com/vb/showthread.php/131886-Clube-da-Placa-de-TV-Digital-HDTV-SDTV-PCI-C3-Tech-TV-P200

Cara estou abismado com sua gentileza e educação, por traz disto tem uma coisa que é de poucos, chama se caráter.

Grato novamente pelos elogios, Luiz! Eu penso sempre em tratar as pessoas como gostaria ser tratado. É uma característica de comportamento cada um, é verdade, mas custa nada demonstrar respeito e educação para com seu semelhante, mesmo em um mero canal de comunicação: o nosso humilde fórum.

Desculpe se demorei a responder, mas estou recém operado e não consigo ficar muito tempo sentado.

Luiz, isso é perfeitamente compreensível, ainda mais se recuperando de uma operação. Estimo total recuperação ao senhor e fique a vontade em retornar no tempo que puder, ou achar necessário, no estilo "sapatinho", nada de pressa...

Disponha sempre!

Grande abraço!!

Postado

Mais uma vez obrigado, a placa me parece ser exatamente o que necessito, quanto a Asrock decidi pela Extreme 6, a diferença de preço e pequena achei o custo beneficio melhor.

Postado

De volta novamente!

Eta! Extreme 6? Tô vendo que a brincadeira ficou séria, Luiz...muito boa a placamãe mesmo!! Quanto à P200, até reacendeu firmemente o interesse em trocar a minha plaquinha por ela. Tô pensando seriamente na possibilidade... 

Luiz, qualquer dúvida passa pra cá!

Abraço!!

Postado

Meu amigo

Devo iniciar as compras só após o carnaval, ainda tenho um procedimento cirúrgico a ser feito, e minhas receitas como aposentadoria alugueis só entram dia primeiro.

Estou intrigado com sua recomendação sobre SSD, fui ler um pouco a respeito aqui no fórum, realmente parece ser uma opção para quem necessita de muita agilidade, mas no meu caso que já estou aposentado, e só com alguns bicos de vez em quando, não seria uma melhor opção a aquisição de mais um HD de 2Tb e colocar em raid com o meu? tenho mais necessidade de espaço que de agilidade, uma vez que meu hoby é edição de videos.

Se tiver paciência, me explique como uma VGA poderia melhorar minha imagem se a placa on board já fornece a resolução máxima de meu monitor, como já disse sou muito leigo, e fico tirando conclusões muitas vezes totalmente erradas.

Abraços

Luiz

Postado

Boa noite, Luiz!

Devo iniciar as compras só após o carnaval, ainda tenho um procedimento cirúrgico a ser feito, e minhas receitas como aposentadoria alugueis só entram dia primeiro.

Tá tudo beleza, não há razão de pressa. Só o fato do carnaval iniciar logo no início de mês...Atrapalhará à beça, ainda mais que teremos 2 dias que não contados como úteis, isto atrasará qualquer tipo de recebimento, as contas, no entanto, são cruelmente pontuais, infelizmente! 

Estou intrigado com sua recomendação sobre SSD, fui ler um pouco a respeito aqui no fórum, realmente parece ser uma opção para quem necessita de muita agilidade, mas no meu caso que já estou aposentado, e só com alguns bicos de vez em quando, não seria uma melhor opção a aquisição de mais um HD de 2Tb e colocar em raid com o meu? tenho mais necessidade de espaço que de agilidade, uma vez que meu hoby é edição de videos.

Luiz, realmente é uma questão de avaliar a necessidade ou não de se ter o SSD, já que não é tão necessário assim., porém, é um equipamento que posso dizer que vale o investimento. Não é preciso um SSD muito grande, um de 128GB compreenderá todo o Windows + Photoshop, CorelDraw, Autocad...Mesmo fazendo RAID 0 com dois HDs, nem chegará a metade da velocidade de leitura/escrita de um SSD.

Tenho até registrado a diferença de performance dos meus WD Caviar Blue 500GB @ 7200RPM e SSD OCZ Agility 3 (um dos mais básicos atualmente) medidos pelo ATTO Benchmark:

HD WD Caviar Blue:

post-642830-0-11723200-1393212416_thumb.

SSD OCZ Agility 3 (SATAIII):

post-642830-0-54020700-1393212422_thumb.

Quanto ao sistema de RAID 0, realmente ganhará em performance e o tamanho total será praticamente a soma da capacidade dos HDs. O lance que mata é a confiabilidade, pois se um dos HDs do RAID 0 tiver problemas, "a casa cai" literalmente, pois o HD "defeituoso" leva consigo metade dos dados.

Luiz, para efeito de ilustração, eu faço o seguinte aqui em casa:

SSD - Sistema operacional + programas básicos (uso apenas 17GB de 55GB disponíveis)

HD 1TB - Jogos, emuladores, downloads, multimídia (áudio e vídeo) e documentos, isto é, tudo que é pesado em tamanho e importante para mim vai pra esse HD.

HD 500GB - Praticamente vazio. Uso apenas como espaço para compactar arquivos para um posterior backup em DVDs

HD externo- Cópia redundante dos principais arquivos contidos no de 1TB.

Se precisar formatar o sistema operacional, sem crise. Bastaria fazer um pequeno backup no perfil de usuário antes de formatar, reinstalar o S.O. no SSD e recolocar os programas e pronto. Ficarei tranquilo quanto ao resto, pois os demais dados estarão contidos em outros HDs. Muito simples.

Se tiver paciência, me explique como uma VGA poderia melhorar minha imagem se a placa on board já fornece a resolução máxima de meu monitor, como já disse sou muito leigo, e fico tirando conclusões muitas vezes totalmente erradas.

Pode ficar sossegado quanto a isso, Luiz. Não é necessário ter paciência quando é um prazer ajudá-lo!

Voltando ao assunto, infelizmente também não domino muito bem o conhecimento da exigência de processamento gráfico para edição de vídeo. Tenho uma certa desenvoltura de exigência gráfica para jogos, mas tentarei explicar da melhor forma possível:

Pelo que eu sei, os programas para processamento de imagens em geral, não exigem cálculos poligonais, como em jogos e AutoCad. Ele necessitam de cálculos para renderização dos frames, aí a placa de vídeo, onboard ou não, entra para ajudar a CPU nessa tarefa, otimizando o tempo total do processo de edição.

O "xis" da questão é se é válido por uma VGA dedicada ao sistema ou não. Pode ser que a própria IrisPro (IGP, ou vídeo onboard, do i7 4770K) consiga tocar a edição conforme sua necessidade. Como a placa de vídeo é um componente não fundamental para o micro, poderá fazer umas edições para medir a situação. Se o IGP do i7 é suficiente para seu trabalho, excelente! (gasta-se menos grana). Caso contrário, é mensurar essa suposta deficiência e traduzir essa lacuna de performance desejada em uma VGA que possa suprir tal deficiência.

Será que minha "explicação" colou, AHUAHAUHAUH!!

Grande abraço!!

Postado

Mais uma vez obrigado por esclarecer minhas dúvidas, vou experimentar inicialmente sem a VGA, se ficar muito lento te procuro para me indicar uma

Praticamente esta quase tudo decidido, um I7 4740K, uma Asrock Z87 Extreme 6, uma fonte 650W com PFC ativo, 2 X 8 Gb 1600 Mhz Corsair, uma placa captura C3Tech TV P200, uma gravadora Bluray.

O Gabinete vou estudar alguns modelos durannte o carnaval e passo para você me ajudar a escolher.

A Proposito este micro vai ser doado com dois HDss 320 Gb e Gravadora de DVD.

Não sei o que seria de mim sem sua ajuda

De coração muito obrigado

Abraços 

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...