Ir ao conteúdo

Preciso de ajuda para reinstalar Windows 8 em SSD

paulchess10

Posts recomendados

Postado

Bom dia amigos!

Conto com a sua ajuda para a seguinte situação:

Comprei um notebook Dell Inspiron 14R, que já vem com o Windows pré instalado, e sem mídia de reinstalação.

Pretendo substituir o HD original por um SSD de 256 GB.

Utilizei o software Dell Backup & Recovery para criar um pendrive de recuperação, substituí o HD pelo SSD, iniciei o computador dando boot pelo pendrive e, na hora de executar a rotina de reinstalação, aparece a seguinte mensagem de erro: “O tamanho do seu disco rígido não é suficiente para este processo. Utilize um disco rígido com pelo menos 931 GB de tamanho”.

Realizei algum procedimento errado?

O HD de fábrica tem 1 TB. Imaginei que o problema fosse porque a partição de recuperação estava no HD antigo.

Aí tentei criar um pendrive de reinstalação utilizando a própria ferramenta do Windows 8, copiando a partição de recuperação, conforme esse procedimento:

http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2013/06/como-criar-um-disco-de-recuperacao-do-windows-8.html

http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-8/create-usb-recovery-drive

Também não deu certo. Aparecem mensagens de erro na hora de instalar o Windows no SSD.

Quais as opções que eu tenho para resolver essa dificuldade?

Postado

Acho que sei o que tá acontecendo, na hora de criar a partição do Windows o programa que faz a restauração está tentando criar as partições do mesmo tamanho que no HD original. Ai a partição do Windows deve ter uns 900 GB e a conta obviamente não vai fechar usando um HD SSD de 256 GB.

Ai acho que ou você fuça no script de restauração de fábrica que especifica o tamanho das partições , ou você faz uma instalação limpa do Windows, instalando a mesma versão do Windows que veio com o note porém sem os aplicativos pré-Instalados da Dell.

No caso eu já precisei de um DVD do Windows limpo da Dell que não seja de restauração de fábrica. Liguei para a assistência e em pouco tempo enviaram sem cobrar nada (confesso que ainda não usei esse DVD, mais acho melhor pedir um para ter em mãos em caso de necessidade). Não sei se esse processo é grátis para notebooks que não tão mais na garantia mais no meu caso eu recebi o DVD sem custo.

Ai você instala o Windows com esse DVD ou usa qualquer outro dvd que tenha a mesma versão do Windows que veio com o notebook. Acho que a bios automaticamente bota a chave do produto mais por via das dúvidas é melhor ter a chave do produto em mãos por via das dúvidas.

Postado

Olá Ricardo.

Acredito que você está certo.

Como meu notebook ainda está na garantia, já pedi meu CD de reinstalação.

Minha intenção desde o princípio era fazer uma instalação limpa, mas sem disco...

Enquanto isso, vou tentar também instalar no SSD com um DVD genérico e usar a key que veio no notebook.

Postado

Bom dia amigos!

Retorno ao tópico para informar que meu problema foi resolvido, e relatar a maneira utilizada.

Conforme me informaram (até então eu não sabia), a key do Windows fica na placa mãe (ou na BIOS, não tenho certeza, no fim das contas o efeito prático acabou sendo o mesmo), e não no HD (inerentemente à instalação) como eu imaginava.

De posse desses dados, foi fácil.

Baixei uma ISO do Windows 8 Single Language aqui:

http://pt.community.dell.com/support-forums/software/f/114/t/30389.aspx?pi239031352=1

Isso não viola nenhuma lei de direitos autorais, pois já era detentor de uma chave de ativação original (que já estava instalada na máquina).

Aí foi só fazer uma instalação limpa que a key foi reconhecida automaticamente.

No começo aparecia uma mensagem de que o Windows não estava ativado, mas após instalar todos os drivers (disponíveis para download no site da Dell), ficou tudo certo.

Postado

Bom dia amigos!

Retorno ao tópico para informar que meu problema foi resolvido, e relatar a maneira utilizada.

Conforme me informaram (até então eu não sabia), a key do Windows fica na placa mãe (ou na BIOS, não tenho certeza, no fim das contas o efeito prático acabou sendo o mesmo), e não no HD (inerentemente à instalação) como eu imaginava.

De posse desses dados, foi fácil.

Baixei uma ISO do Windows 8 Single Language aqui:

http://pt.community.dell.com/support-forums/software/f/114/t/30389.aspx?pi239031352=1

Isso não viola nenhuma lei de direitos autorais, pois já era detentor de uma chave de ativação original (que já estava instalada na máquina).

Aí foi só fazer uma instalação limpa que a key foi reconhecida automaticamente.

No começo aparecia uma mensagem de que o Windows não estava ativado, mas após instalar todos os drivers (disponíveis para download no site da Dell), ficou tudo certo.

Essa iso é limpa ou com programas da Dell?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...