Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda na escolha de No-Break


x3Luanax3

Posts recomendados

Boa tarde pessoal!

 

Montei recentemente meu primeiro computador! Estou super feliz! Mas por outro lado estou preocupada, ele é um pouco parrudinho e não foi nada barato! E queimá-lo por negligência minha de comprar um No-Break seria O FIM da picada!

 

Precisava de sugestões pessoal, não entendo NADA de No-Break

 

Achei um na KABUM:

APC No-Break Back-UPS 600VA 115V/220V

http://www.kabum.com.br/produto/27300/apc-no-break-back-ups-600va-115v-220v-bz600bi-br-

 

Me parece ser bom, mas quanto as minhas configurações não sei se ele dá conta.

 

Segue as configurações do meu PC:

*Processador Intel Ivy Bridge Core i5-3570K 3.40Ghz 6MB LGA1155
*Monitor LED LG 18,5´ Widescreen, E1941C - Black Piano
*Memória Kingston HyperX Blu 4GB 1600MHz DDR3 
*Fonte ATX 3R System Iceage IA500HP80 500W - Bivolt
*Kit Microsoft Teclado Desktop 800 Wireless e Mouse Óptico 
*Placa de vídeo VGA EVGA GeForce GTX650 Ti 2048MB (2GB) DDR5 PCI-Express
*Placa Mãe ASUS p/ Intel P8Z77-M LGA 1155 Box, c/ USB 3.0, CrossFireX, iControl / FG*
*Drive LG Gravador Cd/Dvd/Blu-ray/ 14x SATA Preto

*Gabinete Thermaltake ATX V3 Black Edition

 

Futuramente quero colocar um Cooler extra, comprar outra memória Kingston 4GB e trocar essa fonte por uma da Corsair Modulada.

 

Eae? Vocês aprovam esse No-Break da APC?
Caso não, quais vocês me recomendam?

 

Se tiverem alguma critica em relação as configurações do PC estou aberta a sugestões também.

Obrigada pessoal, fico no aguardo pelas respostas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luana, boa noite!

 

Ainda bem que veio perguntar antes de efetuar a compra do equipamento. Vou explicar no capricho!

 

Se realmente quer proteção contra surtos elétricos ao seu possante 0Km e reluzente, não é necessário nenhum no-break, ainda mais um "short-break"como esse, que pode ser prejudicial, ao contrário que se pode imaginar. E além disso, a potência deste equipamento está subdimensionada em relação a fonte empregada, a Ice de 500W. Pelos cálculos, um no-break corretamente dimensionado seria de potência de no mínimo 1350Va (incluindo modem e monitor).

 

Luana, veja só o por quê:

 

-Potência da Ice: 500W

-Consumo da Ice em relação à tomada: Potência da fonte / eficiência = consumo - 500W / 79% = 633W (arredondado)

 

-Capacidade do no-break escolhido: 600Va

-Traduzindo Va para Watts: 1Va = 0,5W. Então 600Va = 300W

 

Já viu que há um "funil" entre a fonte e a tomada...O no-break vai "brecar" mais da metade da energia que a fonte precisa. E isso não é bom...um no-break bem dimensionado deve "traduzir" essa potência de consumo declarado da fonte de Watts para Va. Já que 1W = 2Va, 633W = 1266Va + consumo de Monitor e modem. Total: 1350Va.

 

Aqui estão as especificações do no-break APC BZ-600BI-BR: http://www.apc.com/products/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=BZ600BI-BR&tab=models&page_type=print

 

E finalizando o assunto sobre no-breaks, cara Luana, leia essas matérias do mestre Faller extremamente pertinentes e que a esclarecerá bastante a respeito dos tipos de no-breaks que temos por aqui (Fallercurso 2000):

 

No-breaks: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/827485-no-break-realmente-%C3%A9-a-salva%C3%A7%C3%A3o/

Watts x Va: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/836111-watts-e-vas-porque-isso-%C3%A9-t%C3%A3o-confuso/

 

Para realmente proteger seu equipamento, basta apenas um bom filtro de linha e que realmente previne os temidos surtos de tensão: UPSAI FHT-1200 e Clamper Multiproteção são os melhores equipamentos contra surtos e custam apenas parte de um no-break. Querendo mais recomendações: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/766491-recomenda%C3%A7%C3%A3o-de-filtro-de-linha/

 

Luana, pra fechar a conta de vez, apenas tenho uma observação a fazer em relação a fonte. Essa IceAge tem um problema crônico de queimar quando há queda de tensão. É um defeito de projeto que ainda não foi corrigido, visto que a quantidade de reclamação a respeito continua até hoje. Sente só o drama no tópico exclusivo dela: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/709714-teste-da-fonte-de-alimenta%C3%A7%C3%A3o-3r-system-iceage-ia500hp80-500-w/page-18

 

Se for ainda possível devolvê-la, troque-a por uma de potência equivalente. Uma Corsair CX430 (CP-09020046) toca seu sistema com eficiência e sem grilo nenhum em relação a flutuação de tensão, já que funciona em uma faixa de 90V a 264V sem qualquer ajuste, já que ela tem PFC ativo.

 

Agora chega de críticas, pois o restante da config tá muito boa mesmo! É só adotar uma fonte confiável e o filtro de linha que não terá dores de cabeça por muito tempo, Luana.

 

Tranquila então?

 

Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cara  x3Luanax3

 

Como destes abertura a criticar sua config ai vai a primeira crítica, sua fonte..

Êta fontinha que para ser ruim vai ter de melhorar muito.. Impossível alguém com um mínimo de conhecimento tê-la indicado a você. Para poder entender essa minha colocação coloque no tio Google a string de busca "Ice Age explodiu" para ver você mesmo o monstro que estás ajudando a criar..

 

Em segundo lugar um pensamento muito simples.. Quando uma fonte como a sua, que na verdade é uma fonte capaz de entregar 450 Watts e não 500, dizia, quando ela é capaz de entregar 450 Watts e tem uma eficiência próxima aos 80% (vou deixar barato) ela vai demandar de quem a alimenta, o no-break no caso, coisa de 450 Watts / 0,8 = 562 Watts que somados a cerca de 40 Watts do monitor totaliza 600 Watts. Disso é que ela necessita, de algo capaz de lhe entregar 600 Watts e nem um centavo a menos..

Agora olhe o no-break por você citado, com capacidade de entrega de 600 VA, veja, não falei Watts, e sim VA.Se procurares pela potência do mesmo vais ver que ele é capaz de entregar 300 Watts apenas ....

 

Como alimentar algo que necessita de 600 Watts com um equipamento que entrega somente 300 Watts. Vai dar gargalo, vai apitar, não vai funcionar e se deixar ele operar ele funde, estraga, pega fogo, afinal é o dobro da potência que ele é capaz de entregar que sua config merece..

 

Imagine-se alimentando com exato a metade da comida que efetivamente comes... (sei, para uns que outros ainda seria bom, mas para no-break PC não é não..)

 

Isso é o começo do problema, ainda tem mais... Esse tipo de no-break ( o correto seria short-break) gera uma forma de onda retangular, na falta da rede elétrica comercial, nada adequada para a fonte de seu PC.. A energia da rede elétrica é senoidal pura, que tal entregar ao seu PC no mínimo essa mesma forma de onda ao faltar rede elétrica..

Procure por no-breaks que gerem energia senoidais puras , não semi senoidais não PSEUDO SENOIDAIS, não RETANGULARES..

 

Em último lugar se pergunte do porque de estares tentando adotar um no-break..

As respostas válidas são do tipo:

- Por que as faltas de energia aqui onde opero o PC são assim tão frequentes que sem um deles fica impossível de operar;

- Por que a incidência de arquivos perdidos por não ter salvo, de meu trabalho é assim tão grande que está me perturbando.

 

E no final de tudo mesmo, se o que desejas é proteção elétrica ao seu PC, adote um bom filtro de linha, com supressor de surtos de tensão. O mundo todo assim o faz. Leia mais sobre isso..

 

E se quiseres saber ou ter uma boa ideia de que falo olhe esses dai como exemplo:

Filtros de linha/proteções contra surto decentes:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=EFCPT-8BTLP
http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=8BT2J12CFLT
http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=CONTR009237
http://www.videosonic.com.br/pesquisa2.asp?autocompleteinputstring=fht-1200&x=0&y=0
 

 

Se desejares saber mais acerca de no-breaks esses dois tópicos talvez possam ajudar:

No-break realmente é a salvação???    

Entenda os diferentes tipos de no-break     

 

PS: Enquanto redigia sua resposta o colega Cabelo 75 já lhe levava as informações, com bastante propriedade, e acabou ficando repetitiva a história...

Desculpas de minha parte..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De volta!

 

 

PS: Enquanto redigia sua resposta o colega Cabelo 75 já lhe levava as informações, com bastante propriedade, e acabou ficando repetitiva a história...

Desculpas de minha parte..

 

Que é isso mestre! Os conceitos que apliquei para orientar a Luana apendi com o senhor. Parece que os puxões de orelha que levei uns tempos atrás estão surtindo efeito...ueahaueheuh!! Sou eu que eu devo agradecê-lo por compartilhar seus conhecimentos com quem tem interesse em saber o certo. Afinal, sou eu quem o repete (ou pelo menos tenta).

 

Por mais que eu tente ajudar para retribuir o que aprendi no fórum, é impossível ficar quite. A gente sempre deve valorizar a quem estende a mão desta forma. 

 

Mestre, grande abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sabia que a Ice Age não era das melhores ,mas lendo o tópico que o  @Cabelo75 postou aqui, gente!!  QUE MEDO.

To confiando minha Baby-Gaby numa fonte nada boa.

Eu bem que queria trocar de fonte, mas acredito que a loja em que comprei (KABUM!) não vá aceitar esta devolução. Já usei-a por 3 dias. E vou alegar que me arrependi da compra porque a fonte é xinfrin ? Acho que não rola esse argumento. 

Essa Corsair de 430 segura meu pc mesmo?? Eu ia pegar uma Corsair de 500W é exagero então??

 

 

Minha visão de No-Break era a proteção, além de ter mais autonomia quando a energia caísse... mas pelo que vi meus conceitos estavam meio errados em relação a proteção e tal...

Eu sempre achei filtro de linha 'básico' uma solução só pra 'tapiar o gato' ASHUSUASHU, mas pelo que li é uma solução ótima a custo e benefício.

 

O que eu estou usando é um estabilizador do meu PRIMEIRO computador de 2004 ! Sim... o estabilizador queimou um fusível uma vez, mas foi consertado. Está funcionando.  

É investi tanto no computador, e na energia que é um ponto crucial eu simplesmente to dando tiro no pé. Não me xinguem -rs , mas é por ignorância mesmo.

 

@faller esses filtros de linhas tem 3 pontas do modelo atual de tomadas. Mas as tomadas que eu tenho aqui é um modelo meio velho... desta imagem a seguir:

http://www.companyinformatica.com.br/images/geral/1506.jpg

Estou tendo que usar adaptadores.  Um cabo de energia entre a fonte e o filtro de linha não é caro, ou é? 

 

Tensão aqui de casa é 110V.

 

Se não fosse exigir muito de vocês, eu estou adepta a fazer compras on-line, vocês tem alguma indicação de site confiável para comprar esse filtro de linha? Esses que @faller indicou tem um que tem que esperar 30 dias, quero algo mais 'pronta-entrega'. Estou buscando, mas só encontro dos 'baratos' de R$ 20,00 a 40,00 , dizem ter proteção contra surtos.. mas pela diferença de preço to com medo de escolher errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Em primeiro lugar deixe de pensar nesses filtros de linha que operam segundo o princípio de que você faz de conta que paga para comprar o mesmo, e ele, o filtro faz de conta que protege seus equipamentos...  É fria.. Não ter proteção é uma coisa. É como você esta com seu estabilizador de 2004 (ai nenhum deles tinha proteção alguma contra surtos nessa época)..

Dizia, não ter proteção contra surtos é uma coisa, agora pagar para continuar não tendo, ou seja adotando uma dessas porcarias de filtro de linha como esse dai, por exemplo, por miseráveis R$ 30,00, é completo absurdo...

http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Lafaller2/Filtrodelinhavagaba01_zps8b7459db.jpg~original

http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Lafaller2/Filtrodelinhavagaba02_zps9a9388a1.jpg~original

 

Ai acima, na postagem anterior, citei links, com lojas, de bons filtros de linha. Use e abuse..

 

Essa CX430 realmente consegue entregar 430 Watts enquanto a sua Ice Age de 500 Watts é na verdade uma fonte de 450 Watts. Podes confiar na CX430, certo que segura sua config..

 

Quanto aos plugs o melhor mesmo é convergir para a nova (que está longe de ser nova, já entrou no jardim da infância, logo logo está na escola..)

Adote (troque) a tomada da parede para uma nova tomada, de 3 Vias..

Podes trocar o cabo da fonte, custa coisa de 4,50.. Só para ver ai: http://www.spon.com.br/index.asp?secao=44&categoria=272&subcategoria=0&id=3358

Tem a venda em qualquer boa casa de informática. Além do mais use, se necessário, um adaptador mas não sem antes ler isso dai: Adaptadores novo padrão para padrão antigo - Cuidado com a inversão do fio fase     

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde gente,

Quero agradecer a @Cabelo75 e ao @faller

Pois tiraram grandes duvidas minhas.
 

Li alguns posts seus @faller, em diversos sites -rs

Li muitos artigos sobre estabilizadores, filtros de linha e no-breaks como este:

http://canaltech.com.br/materia/hardware/Afinal-de-contas-para-que-servem-os-estabilizadores/

 

 

Após tanta pesquisa, resolvi escolher este filtro aqui 
http://www.atera.com.br/produto/DPSCOMP4TBR/-

Tem poucas tomadas,pois só uso duas e acredito que vá proteger... 

 

Comprei outra fonte! Comprei a Corsair CX 500 CX500M ATX Power Supply - 80 Plus Bronze 

http://www.kabum.com.br/produto/38571/fonte-corsair-500w-cx500m-atx-power-supply-80-plus-bronze-cp-9020059

 

Eae @faller e @Cabelo75 ,  APROVADO? 
Posso dormir em paz e deixar meu computador ligado a noite baixando meus joguinhos? -rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alô Luana, boa noite!

 

Vi que assistiu muito aos tópicos "Fallercurso 2000". Fico feliz por demonstrar interesse e saber o que esses equipamentos (não) fazem na verdade. Poupou sua Baby-Gaby (??) das enrascadas e conseguiu economizar uma nota firme!

 

Esse filtro que comprou realmente não conheço, Luana. Eu tinha visto aqueles que o Faller, Brak e o Kayke costumeiramente indicam, mais o SMS Clean Energy (falido) e o Clone F8 1087 (em falta). Eu acho ótimo, só de não ter um "estabiliza" ou um no-break "short-break", tá 100% tranquilo.

 

Quanto a CX500, mudou da água para o vinho. Conseguiu trocar a Ice?

 

 

 

Eae @faller e @Cabelo75 ,  APROVADO? 
Posso dormir em paz e deixar meu computador ligado a noite baixando meus joguinhos? -rs

 

Pra mim tá sucesso total, Luana!! Só cuidado pra que a Baby-Gaby não a faça trocar o dia pela noite jogando, euaheuahaeuheuaeh!! Aprecie com moderação!

 

Tchau Luana!! Valeuuuu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...