Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Giovanne Oliveira

RESOLVIDO HTML5 e DHTML

Recommended Posts

Olá gostaria de saber qual as verdadeiras diferenças entre HTML5 e DHTML?

Eu sei que HTML5 é uma atualização do HTML4 (ou sejá do HTML) e que DHTML é o HTML dinanbico, tipo uma "junção" do Javascrip, CSS e HTML.

Mas queria saber se: HTMl5 é uma atualização do DHTML, ou se DHTML é uma atualização do HTML5?

Ou não é nem um nem outro?

Eu posso usar tags do HTML5 no DHTML.

Desculpe se algum pergunta parecer meio estupida é que eu não estou entendo muito essas variações do HTML.

Resposda minha perguntas e me explique por favor. Desde de já fico grato, e aguardo respostas!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Giovanne Oliveira

Vamos por partes...

O DHTML não é uma evolução do html, mas sim uma união.

O HTML5 é uma evolução deles, na qual novos elementos foram introduzidos como por exemplo:

• nav
  • section
  • header
  • footer
  • aside

No HTML 5 podes usar todas as tags do html4, Xhtml, Dhtml.. e etc.

A maioria dos navegadores atuais, já possuem suporte a grande maioria dos novos elementos do html5

Compartilhar este post

Link para o post

@dif apenas uma duvida foi realmente desfeita, Eu já sabia que DHTML é uma união do HTML e mais outras "linguagens" (não sei se posso chamar javascrip e CSS assim, se não puder me informe como devo chamar) 

Ainda restauram as duvidas:

O DHTML é um união do JS, CSS , e HTML. Como exatamente essa união funciona? As funcionalidades e tags de cada uma foram unidas e transformados no DHTML? 

as as tags do HTML5 funcionam no DHTML? Ou sejá o DHTML tem as funcionalidades do HTML5?

OU o HTML5 tem as funcionalidades do DHTML?

Desculpe pela (talvez) ignorância no assunto

Compartilhar este post

Link para o post

@Giovanne Oliveira

O DHTML é um união do JS, CSS , e HTML. Como exatamente essa união funciona? As funcionalidades e tags de cada uma foram unidas e transformados no DHTML? 

Bom, sabemos que o HTML são o conjunto de elementos que compõe a estrutura do site,  o javascript é usado para interatividade.. e o CSS para estilização certo?

Com base nisso, foi pensada em uma união as mesmas,  resultando o DHTML(Dinamic Hipertext Markup Language).

Agora como eles se interagem? Veja este exemplo:

Html

<div>    <p id="someStuff"> Texto do exemplo</p></div>

CSS:

div{ color: blue;}

Javascript

function scrollLeft() {    this.style.color = "blue";}function scrollRight() {    this.style.color = "red";}document.getElementById('someStuff').addEventListener("mouseout",scrollLeft);document.getElementById('someStuff').addEventListener("mouseover",scrollRight);

Agora como seria usando DHTML:

<div style="color: blue;" onMouseOver="this.style.color='red';" onMouseOut="this.style.color='blue'">Texto de exemplo</div>

Viu a diferença?  os dois jeitos dá no mesmo.

Veja os exemplos práticos:

Exemplo 1:

http://jsfiddle.net/gmUxe/

Exemplo2:

http://jsfiddle.net/7jU7f/

as as tags do HTML5 funcionam no DHTML? Ou sejá o DHTML tem as funcionalidades do HTML5?

OU o HTML5 tem as funcionalidades do DHTML?

Resumidamente,  o HTML 5, reconhece todas as tags dos outros e ainda acrescenta mais!

conclusão:

Usar HTML5 é ótimo demais :D

espero ter sido bem claro agora.

ps: ainda podes usar o Jquery que é um framework javascript  que facilita muito

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa entendi bastante, você fez justamente o que eu queria mostrando os códigos, eu estava pensando em pedir isso. porém restou uma duvida que ainda não foi totalmente esclarecida. Pelo que entendi o HTML5 aceita as tags do DHTML, ou seja é como SE FOSSE uma atualização do DHTML (não estou dizendo que é, é só uma forma de explicar o que entendi)

Ou seja, invés de usar HTML5 no DHTML eu vou usar o HTML5 que já inclui as funcionalidades do DHTML.

Espero estar certo para evitar explicações. Se estiver errado me desculpe, mas é que eu não consigo viver em paz tendo duvidas tenho que saber ao certo. E futuramente pretendo aprender sobre "programação" na Web então devo saber o que estudar. Se não for pedir muito me fala o que no futuro devo estudar para aprender HTML5 e assim fazer um excelente site

Tipo:

HTML > CSS > javascrip > DHTML > e emfim HTML5

Compartilhar este post

Link para o post

Então,

Sendo mais objetivo possível..

A estrutura básica do HTML 5 contém algumas diferenças em relação ao HTML/4/X/D

veja o exemplo:

<!DOCTYPE html><html lang="pt-br"><head><meta charset="UTF-8"><title></title></head><body></body></html>

O que mudou? 

1 - A chamada do DOCTYPE no HTML/4/X/D pode ter os seguintes modos:

• HTML 4.01 Strict
  • HTML 4.01 Transitional
  • HTML 4.01 Frameset
  • XHTML 1.0 Strict
  • XHTML 1.0 Transitional
  • XHTML 1.0 Frameset
  • XHTML 1.1

Vamos Tomar como exemplo o HTML 4.0.1 Strict

Chamada:

<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01//EN" "http://www.w3.org/TR/html4/strict.dtd">

HTML5

<!DOCTYPE html>

2- Chamada do charset

<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html;charset=utf-8" />

No HTML5

<meta charset="UTF-8">

Com esta estrutura, você já estaria usando o HTML 5, mas  podendo utilizar os elementos dos outros HTML's...  como div, ul, li....  inserir javascript inline.. ou css inline(principios do DHTML)..  e ainda pode misturar com os novos elementos como por exemplo o usar uma  SECTION dentro de uma DIV.

Usando seu exemplo final seria mais ou  menos isto:

HTML5[ HTML/4/X/D,        JavaScript,        CSS,        XHTML,        DHTML[css, javascript inline] ]

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais