Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queda Tensão Resistor


ever1234

Posts recomendados

Opa pessoal me surgiu uma dúvida.

 

Tenho uma fonte de 9v ligado a um resistor, conforme o exemplo abaixo.

 

9v ------------\/\/\/\/\/\-------------  -6v

 

Como devo calcular a corrente, sabendo essas tensões e digamos que a resistência seja 470ohms

 

Devo usar o sistema básico, tal como:

 

V = R.I

 

i=V/R ou seja

 

i = 9 - (-6) / R ?

 

Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ever1234,

 

Bem-vindo ao Fórum.

 

Pode postar todo o esquema, pois está estranho isso. A tensão sempre é determinada entre dois pontos, e voce está nos dando apenas um.

 

E ainda tem esse -6V , que voce não disse o que é, se é uma outra fonte de tensão, por exemplo.

 

E mesmo assim, faltam os outros pontos dessas duas fontes, pois como disse, sempre a tensão é determinada entre dois lugares.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ever1234,

 

Pois é... depois esses professores de meia tijela ficam reclamando que os alunos não estudam, que eles insistem em ensinar.... mas fazem errado !!!!

 

Pelo menos eles deveriam apresentar os problemas com um esquema descente, como este aqui :

 

bbxb.png

 

Quando desenhei eu invertí a polaridade das duas fontes de tensão, mas isso não muda o valor da corrente. O que importa é que sobre o resistor existe duas tensões, 6V de um lado e -9V de outro, totalizando 15 Volts sobre ele.

 

Agora, repare que existe uma referência comum para as duas fontes, onde eu usei um símbolo de GND .

 

Como as tensões das fontes estão invertidas uma em relação à outra, a tensão sobre o resistor é a soma das duas, igual a 15 volts.

 

A corrente será então 15/470 = 31,91 mA .

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi.

 

Obrigado pela resposta acima, já me deu uma luz. Engraçado q ele nem chegou a falar sobre isso.

 

Na questão tinha uma formula do lado para você alimentar com os dados, e ela seguia este conceito:

 

       ? - ?

 I= ------------
          R

 

Então, seguindo este modelo, eu deveria ter colocado 9 - (-6) / R é isso?
 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ever1234,

 

Sim, exatamente, pois o resistor está sujeito a uma diferença de potencial, gerada pelas duas fontes, mas como uma delas está invertida, os sinais negativos viram positivo e a tensão vai se somar. Repare no meu desenho, vai perceber que as duas fontes estão em série !!!

 

Porisso que a tensão vai se somar, ok ?

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!