Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Drive grava o DVD mas não lê


Felpis

Posts recomendados

Olá!

Tenho um notebook Dell e há algumas semanas atrás o gravador de CD/DVD não gravava nada nem lia. Troquei a unidade por um Samsung. Agora estou com um problema: O gravador grava normalmente CD e DVD, mas quando gravo DVDs, ele não abre nem no meu notebook e em computador mais nenhum. Até quando uso um gravador externo, o problema se repete. Pensei ser a mídia, mas resolvi gravar uma mídia em um outro computador e rodou normalmente aqui no meu.

Testei com CD e o problema não ocorreu. Ou seja, o CD gravou normalmente e abriu no meu computador e nos outros.

Leitura de CD/DVD gravados em outro computador está normal.

 

O que pode ser? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Felpis, me parece que seu drive de dvd tem alguma deterioração nas partes mecânicas ou móveis. Como uma trilha de um disco dvd é bem mais fina de que de um disco de cd, é preciso muito mais precisão do servo mecanismo para fazer uma boa leitura ou escrita no primeiro. Onde está o maior desgaste? Ou o que pode estar atrapalhando escrever e ler seu disco de dvd? Pode ser uma sujeira (pó, cabelo, líquidos melados, etc) presente nas partes móveis e até vibrações mecânicas irregulares do disco (excentricidade por desgaste ou deformação de planos de rotação). Há também a deterioração do laser com o tempo de uso. Se o drive é novo (com menos de mil horas de uso efetivo) provavelmente há algum cabelo enrroscado em uma parte mais critica. O calor gerado pelo drive denuncia emperramentos e aumento de atrito entre as partes móveis. O calor também diminue a vida útil do drive como um todo. Só conferindo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Felpis, me parece que seu drive de dvd tem alguma deterioração nas partes mecânicas ou móveis. Como uma trilha de um disco dvd é bem mais fina de que de um disco de cd, é preciso muito mais precisão do servo mecanismo para fazer uma boa leitura ou escrita no primeiro. Onde está o maior desgaste? Ou o que pode estar atrapalhando escrever e ler seu disco de dvd? Pode ser uma sujeira (pó, cabelo, líquidos melados, etc) presente nas partes móveis e até vibrações mecânicas irregulares do disco (excentricidade por desgaste ou deformação de planos de rotação). Há também a deterioração do laser com o tempo de uso. Se o drive é novo (com menos de mil horas de uso efetivo) provavelmente há algum cabelo enrroscado em uma parte mais critica. O calor gerado pelo drive denuncia emperramentos e aumento de atrito entre as partes móveis. O calor também diminue a vida útil do drive como um todo. Só conferindo!

 

O que eu achei estranho - e me leva a crer que há algo de errado na máquina - é que até usando um gravador de DVD externo o problema se repete.

Cheguei a restaurar o sistema para as configurações de fábrica, e nada mudou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já experimentou usar uma distro linux live, para ver se o problema se repete, e, assim, excluir as possibilidades de software e instalação? Nada impede que seus dois drives estejam com o mesmo problema (desgaste). O ambiente empoeirado ou de umidade ou maresia ou calor podem deteriorar seus drives mesmo se não forem usados!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, Felps. Não sei qual é seu computador. Mas, em 2006 já pediam uma cpu pentiu 4 a 2GHz e com 500MB, para que o DVD rodasse normalmente. Além disso, pediam que, na hora da gravação do cd ou dvd, que desligassem todo programa em segundo plano (ficando só o sistema operacional e o programa de gravação). Não sei se seu programa de gravação tem a alternativa de configurá-lo para gravar na velocidade 2x apenas. Não deixe no modo automático (ele vai tentar gravar em velocidades maiores, isto força o laser a operar com mais potencia, maior desgaste). Faça uma simulação da gravação, antes da gravação verdadeira (veja o relatório da simulação). Não sei se você usa over drieve no clock de sua cpu, recomendo mantê-lo o mais baixo possível. Que há cds de melhor qualidade, isto existe. Na eletrônica o que não faltam são as multiplas causas de mal funcionamento!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu note é core i3 primeira geração com 4 Gb. Sempre usei mídias multilaser e nunca gravei numa velocidade acima de 4x. Infelizmente agora estou tento esse problema apenas em minha máquina, já que testando o mesmo lote em outras máquinas, o dvd grava e roda (inclusive em minha máquina). Como falei anteriormente, utilizei uma outra mídia (elgin) e a gravação ocorreu tranquilamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E, o que diz o relatório da gravação? Qual é o sistema operacional? Você o configura manualmente ou deixa tudo no automático? 4GB de memória é muito! Dá para configurar um cache de 512MB, fácil! Sou mais expert em questões de hardware. Meu SO é um linux slax!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E, o que diz o relatório da gravação? Qual é o sistema operacional? Você o configura manualmente ou deixa tudo no automático? 4GB de memória é muito! Dá para configurar um cache de 512MB, fácil! Sou mais expert em questões de hardware. Meu SO é um linux slax!

 

O relatório de gravação diz que foi gravado com sucesso. Quando retiro a mídia, dá para perceber nitidamente que dados foram gravados nela, mas não são lidos.

Configuro a velocidade manualmente. Utilizo a versão Windows 7 Home Basic de fábrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos por partes:

1- falei do relatório completo da gravação, sobre o estado do cache, potência do laser, ...;

2- você desligou o antivirus, a proteção de tela e a economia de energia?

3- você está gravando DVDr ou DVDrw?

4- você tá gravando vídeo ou dados ou imágem (duplicação de dvds);

5-de onde vem o conteúdo a gravar (hd, outro dvd, pendrive)?

6- já verificou se as configurações do programa de gravação estão de acordo com a mídia que tá gravando (ordem dos arquivos, multi seção, ...);

7- o programa de gravação é o mesmo nos dois computadores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos por partes:

1- falei do relatório completo da gravação, sobre o estado do cache, potência do laser, ...;

2- você desligou o antivirus, a proteção de tela e a economia de energia?

3- você está gravando DVDr ou DVDrw?

4- você tá gravando vídeo ou dados ou imágem (duplicação de dvds);

5-de onde vem o conteúdo a gravar (hd, outro dvd, pendrive)?

6- já verificou se as configurações do programa de gravação estão de acordo com a mídia que tá gravando (ordem dos arquivos, multi seção, ...);

7- o programa de gravação é o mesmo nos dois computadores?

 

1- como gravo pelo assistente do windows, não visualizo essas informações

2- utilizo o notebook direto na fonte e acredito que o antivírus não esteja influenciando, já que anteriormente a esse problema sempre gravou com o programa ativado.

3- testei apenas DVD-R, sendo que o problema só acontece com mídias da marca Multilaser (1x-16x), sendo que gravo apenas em velocidade de 4x

4- para qualquer tipo de arquivo ocorre o problema. Testei com arquivo ISO e com dados

5- fiz a gravação tanto com os arquivos no HD externo quanto no HD interno

6- Observei sim. Inclusive quando gravo DVD desabilito a multi seção

7- Sim! para gravação de imagem utilizei o Roxio e para dados o assistente de gravação do windows (antes de restaurar as configurações de fábrica do computador que está com o problema eu utilizava o nero 9.0)

 

Não cheguei a testar o drive externo em outro computador, mas até utilizando o drive externo ocorreu o problema. Acho estranho ele só apresentar o problema com as mídias multilaser e quando utilizo o mesmo lote de mídia em outro computador o processo de leitura dos dados ocorrem de forma normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já vi um dono de lanhouse que fazia muitas gravações de dvd e de cds. Ele tinha do lado uma grande caixa de lixo cheia de cds e dvds que deram problema de gravação! Os fabricantes dos drives recomendam que o drive fique em um local sem vibrações mecânicas. Há ventiladores ou exaustores que vibram muito; som alto na hora da gravação também (seria seu caso?). Apesar de ser uma mídia mais cara, já tentou usar discos de dvd+r? A velocidade de resfriamento (ela depende da temperatura ambiente) da trilha que está sendo gravada determina a qualidade da gravação. Os fabricantes especificam a temperatura ideal de gravação de 20 graus centígrados (verifique isto!, comprar ar condicionado?). O oceano das suposições tá chegando ao fim! Resta testar seus drives em outros computadores: pode ser que ambos estejam com problema. Existem drives que já vem com problema de fábrica (se ele está na garantia...). Que tal comprar um cabo ide blindado (ele possue 2x mais fios e é 2x mais rápido): algum ruido elétrico ou fontes de rf (celular, repetidoras de internet, problemas de fonte e rede podem corromper dados!). Mais?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já vi um dono de lanhouse que fazia muitas gravações de dvd e de cds. Ele tinha do lado uma grande caixa de lixo cheia de cds e dvds que deram problema de gravação! Os fabricantes dos drives recomendam que o drive fique em um local sem vibrações mecânicas. Há ventiladores ou exaustores que vibram muito; som alto na hora da gravação também (seria seu caso?). Apesar de ser uma mídia mais cara, já tentou usar discos de dvd+r? A velocidade de resfriamento (ela depende da temperatura ambiente) da trilha que está sendo gravada determina a qualidade da gravação. Os fabricantes especificam a temperatura ideal de gravação de 20 graus centígrados (verifique isto!, comprar ar condicionado?). O oceano das suposições tá chegando ao fim! Resta testar seus drives em outros computadores: pode ser que ambos estejam com problema. Existem drives que já vem com problema de fábrica (se ele está na garantia...). Que tal comprar um cabo ide blindado (ele possue 2x mais fios e é 2x mais rápido): algum ruido elétrico ou fontes de rf (celular, repetidoras de internet, problemas de fonte e rede podem corromper dados!). Mais?!

 

o problema foi o gravador mesmo.

troquei a peça e tudo se resolveu! valeu pelas dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!