Ir ao conteúdo

Dúvida sobre chipsets AMD!

eduardocadore

Posts recomendados

Postado

Buenas!

Tenho uma dúvida referente à duas placas que fiquei interessado em comprar.

Pra começo de conversa, estarei usando um processador AMD FX-6300!

a primeira placa é a GA-970A-D3P e a segunda é a GA-990FX-UD3.

Mas minha dúvida é a seguinte: qual a grande vantagem de um chipset sobre o outro? E ouvi que a AMD está para lançar um novo chipset, procede? Qual é mais vantajoso de se obter no momento? O preço varia em 180 Reais.

Desde já, obrigado!

Postado

Pra ele(FX 6300) pode pegar o chipset mais barato... Os novos chipsets da AMD são pra plataforma FM2+, que não é compatível com os processadores da série FX.

Postado

@dudapanda

Só é vantagem um Chipset 990 se você usar os recursos, fora isso essa D3P ja é otima e mais que suficiente. É bem completa, inlusive tenho a mesma placa. Contém satas III, USB 3 frontal, audio 7.1 e entrada para cabo de fibra optica...(Lembrando que ela não tem video onboard)

A 990 só se for fazer CrossFire/SLI e Overclock por que o resto é basicamente "igual", mesmo o HT sendo maior de 5200MT/s não sentiras diferença contra 4800MT/s.

Essa são as unicas diferenças, analise e decida, na minha opinião eu ficaria com a 970 "novamente" (Tenho ela ja)

Desculpem qualquer coisa, valeu e Abraço.

Postado

Pretende colocar uma placa de video nele amigo?

Sim, pretendo colocar uma XFX 7870!

@dudapanda

Só é vantagem um Chipset 990 se você usar os recursos, fora isso essa D3P ja é otima e mais que suficiente. É bem completa, inlusive tenho a mesma placa. Contém satas III, USB 3 frontal, audio 7.1 e entrada para cabo de fibra optica...(Lembrando que ela não tem video onboard)

A 990 só se for fazer CrossFire/SLI e Overclock por que o resto é basicamente "igual", mesmo o HT sendo maior de 5200MT/s não sentiras diferença contra 4800MT/s.

Essa são as unicas diferenças, analise e decida, na minha opinião eu ficaria com a 970 "novamente" (Tenho ela ja)

Desculpem qualquer coisa, valeu e Abraço.

Na verdade pretendo fazer over futuramente sim, mas crossfire por enquanto creio que não. Fiquei em dúvida por causa do preço que não me pareceu tão grande, 180 R$, mas talvez valha mais a pena pegar essa 970 e investir mais em uma placa de vídeo e/ou refrigeração?

Postado

sim, pensei nisso, mas pensei, a 990FX pode ir quanto mais longe do que a 970? Por que penso em colocar uma placa de vídeo em pouco tempo, depois um ssd, mais memória, fazer over no cpu etc... será que a 970 não segura?

Postado

O 970 poderá até segurar, mas com certeza o 990fx irá segurar com mais tranquilidade essas suas modificações, eu penso assim, é melhor sobrar do que faltar. Até mais Amigo!

Postado

Sabem algo sobre futuros lançamentos de processadores e compatibilidade com placas-mãe atuais, como a 990fx-ud3 ?

Outra coisa, não pretendo fazer CrossFire/SLi, mas penso em Overclock, essa GA-970a-D3P deve segurar bem até uns 4.5Ghz com um cooler bom, não?

Postado

@dudapanda

Como eu já tinha respondido a você, se não irá fazer uso dos recursos pegue a 970, mas se vai então é chipset 990 principalmente para over, mesmo a d3p aguentando over, ela é 4+1 fases enquanto chipset 990 é 8+2 fases é mais estavél para overclock, mesmo que não pretenda SLI/CrossFire agora ou depois, melhor ter recursos sobrando do que faltando.

Obs: Mas a D3P ainda sim é uma otima placa e aguenta over, mas se segura em 4.5GHz tranquilo eu não sei, nunca fiz nem pretendo overclock.

Quanto a futuros lançamentos até agora só tenho conhecimento de APUs e acredito que se sair "Novos" FX substitutos creio não funcionar nessas AM3+, já que é socket antigo. Não é bom fazer upgrade pesando nisso "Vou pegar essa por que futuramente faço upgrade". Tecnologia muda muita rápido, portanto pegue pensando no dia de hoje e no maximo amanhã, por que depois de amanhã tudo já pode ter mudado.

Desculpem qualquer coisa, valeu e abraço.

Postado

Haha muito obrigado! Quer dizer que a maior diferença entre elas são seus extras? Elas me parecem exatamente iguais olhando suas descrições, só notei que a D3P é 4+1 fases e a UD3 é 8+2 fases, procede?

/edit: D3P = Ultra Durable 3 com apenas capacitores sólidos e Tubo(s) dissipador(es) de calor, RAID, conectores (slots) PCI Express extras, portas SATA 2.0 extras? Além disso, na caixa da D3P diz ser Ultra Durable 4! E agora? Hahaha >.<

Postado

Olá.

Vamos lá:

GA-970A-D3P:  http://www.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=4642#sp

GA-970A-UD3: http://www.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=3907#sp

Além da diferença pontuada (número de fases), ao observar as imagens do painel traseiro, podemos observar que a GA-970A-UD3 tem algo a mais, mas vamos detalhar :

Chipset: Idênticas (pontes norte e sul)

HT: idênticas

Processadores suportados: praticamente os mesmos (AM3 iguais), com única diferença nos AM3+ (GA-970A-D3P suporta o Opteron 3280)

(http://www.gigabyte.com/support-downloads/cpu-support-popup.aspx?pid=4642 e http://www.gigabyte.com/support-downloads/cpu-support-popup.aspx?pid=3907)

Memória: Quase idênticas, única diferença está no suporte ao XMP, por parte da D3P (XMP= http://adrenaline.uol.com.br/forum/cpu-s-placas-mae-e-memorias/392678-mini-tutorial-o-que-e-xmp.html)

Audio: Embora os codecs sejam diferentes, oferecem as mesmas especificações (diferença pode estar no suporte dos fabricantes, através dos drivers, que a grosso modo, são melhores por parte da Realtek)

Rede: velocidades nominais são iguais, porém a da D3P conta com uma proteção eletrostática

Conectores de expansão (slots): Idênticas

Crossfire (ligar 2 placas de video em paralelo): Suporte apenas na UD3

Firewire: Portas apenas na UD3

USB: Embora tenham controladores diferentes, oferecem as mesmas especificações

Interface de armazenamento: Idênticas

Conectores internos: Única diferença é por conta da firewire presente na UD3

Painel traseiro: Única diferença é por conta da firewire presente na UD3

Bios: Única diferença está no suporte ao ACPI 2.0a, por parte da D3P, ante o 1.0b da outra (ACPI= Padrão de configuração e gerenciamento de energia, quanto mais novo, mais recursos suportados, caso queira as diferença detalhadas: http://www.acpi.info/)

Monitoramento de hardware: Idênticas

Características exclusivas: UD3 suporta as mesmas que a outra e tem alguns a mais, interessantes, ou não, depende de suas necessidades

Pacote de software: Idênticas

Padrão de fabricação: Idênticas

Em relação ao Ultra Durable 4, leia atentamente a fórmula presente no tópico e veja em qual segmento vem a nomenclatura, pois pode significar a versão do Ultra durable ou a diferença dentro de placas-mãe da mesma série, o que parece ser o caso. Para saber as diferenças relacionadas ou Ultra Durable, pesquise, uma vez que já nos encontramos na UD5+. (é um assunto bem controverso, alguns fóruns de língua inglesa discutem a eficácia (?) por trás, caso tenha conhecimento em inglês, procure por "truth about ultra durable").

Qual será melhor para seu uso? Ninguém melhor do que você para decidir. Conforme já orientado, veja a diferença de preço entre elas e o quanto compensa para você.  ;)

Abraço

Postado

Olá.

Embora não conste na tabela, no topo da página tem-se a indicação:

• 2-way CrossFire™ Support

Alguém errou na página e omitiu tal informação, mas há suporte ao crossfire, de fato.

Abraço

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...