Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Clone Philips Ambilight


Zapmarreco

Posts recomendados

Fala pessoal!

 

Estava dando uma olhada nas TVs Philips com aquela tecnologia Ambilight, quando me deparei com esse vídeo, que com alguns equipamentos você consegue o mesmo efeito (na verdade, fica até bem superior) à tecnologia da Philips:

 


 

Comecei a pesquisar mais a fundo sobre o assunto, e vi que existem vários projetos dessa tecnologia, mas a maioria deles exige seu pc conectado para rodar um software que realize esse efeito. E isso acaba limitando muito a brincadeira, pois fica restrito a somente vídeos/filmes que são rodados direto do pc.

 

Nesse vídeo que postei o link, não precisa de um pc, pelo que entendi você utiliza o Raspberry Pi, com Arduino, e com isso capta automaticamente as cores que estão sendo reproduzidas na TV seja com tv a cabo, videogames, filmes, etc, e joga pra fita de led rgb fazer o seu papel. Bem mais interessante.

 

Queria que vocês dessem suas opiniões a respeito, queria saber se alguém já tentou fazer algo parecido, se é muito difícil de fazer, pois não tenho experiência nessa área.

 

Seguem os links: 

 


 


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zapmarreco

 

Esse assunto é muito interessante!!!

 

Cheguei a estudá-lo durante um bom tempo.

 

Como você mesmo comentou, nas maiorias das aplicações onde tentaram e ainda tentam realizar algo do tipo, sempre encontram dificuldades. Veja bem. Pelas minhas pesquisas por aí, pude observar duas vertentes de adaptação dessa tecnologia.

 

1 - Uso do computador para o processamento das informações de vídeo. 

 

Nesse ponto temos várias abordagens para a técnica. Uma delas consiste em dividir as BORDAS da tela (monitor) em diversas partes, processar os pixels que estão nessas partes, enviar para algum microcontrolador via USB e controlar LEDs RGB.

 

2 - Pegar o sinal HDMI/VGA/RCA e tratá-lo diretamente. Messe ponto, não entrei muito no assunto pois ficou muito complicado para mim. Terá que estudar o sinal de vídeo em si e decodifica-lo, retirar as informações pertinentes e processá-las. Para início de conversa, pelo que li, só isso já exige um uC mais parrudo.

 

Bom, nesse tempo que estive pesquisando, encontrei bastante material. Cheguei a encontrar materiais mais práticos como o que eu cito abaixo.

 

Tem um site, chamado  Code Project, onde encontro vários temas sobre diversas linguagens (sou bem eclético quanto a isso).

 

Um cara postou uma rotina em C# (Visual Studio) onde ele captura parte da tela, processa e envia para algum uC para controlar os LEDs RGB:

 

http://www.codeproject.com/Articles/274461/Very-fast-screen-capture-using-DirectX-in-Csharp

 

Pesquisando sobre o autor do artigo, cheguei a encontrar sua página pessoal e parte da montagem do ambilight clone.

 

Se observarem o artigo acima, chego a fazer um comentário no mesmo com uma modificação que realizei no código original no qual faço mais leituras de partes mais dividas da tela. No código original ele fazia 9 leituras da tela. Na minha modificação faço 36. Isso é bom ou ruim? Não sei!!!!! não montei para testar!

 

"Just a small modification. It takes ~45mS to execute the Calculate() function. So ~ 20FPS"

 

Esse foi meu comentário com as screens abaixo. O problema é tratar pixel a pixel!

 

Cheguei a instalar o Windows 8.1 só para poder usar o directx 11.1 (acho que é isso) para poder usar uma rotina específica para captura de tela onde ele seria mais rápida no processamento das imagens. 

 

qXRBKvW.png
errfPcO.png
8yHQRRU.png
 
Tudo que falei acima é no âmbito do software via PC. Como já comentei, tem a forma de interceptar o sinal de vídeo e processá-lo. Como se faz isso? Uma ideia:
 
 
Tenho mais coisas para dizer sobre o assunto... Deixemos o tópico fluir....
 
Falou 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, legal saber que tem mais gente aqui no BR interessada nesse projeto!

 

Pois não encontrei quase nenhuma informação em sites brasileiros.. 

 

Então, eu estou mais interessado no projeto que não utiliza o pc para o processamento (a não ser o Raspberry Pi), porque acho que acaba limitando bastante, quando o interessante (pelo menos pra mim), seria utilizar com tv a cabo e videogames principalmente. Eu estou procurando mais informações sobre os sistemas standalone, e que aceitem a ligação de receptor de tv a cabo, videogames, etc... E encontrei os dois blogs que postei o link acima. Acho que ambos utilizam os mesmos equipamentos, mas deve ter alguma diferença em relação ao software utilizado. Um utiliza um chamado Hyperion, que o autor diz que ele utiliza muito menos processamento que o Boblight, e sugere a fita de led ws2801. Já o outro utiliza a fita LPD8806. O resto dos equipamentos acredito que seja igual. Inclusive já procurei eles por aqui e consegui achar quase todos, menos a fita de led desses modelos, no Mercado Livre.

 

Um outro problema também está no Easycap que eles utilizam para capturar a imagem dos dispositivos, pois parece que o aparelho costuma ser feito com 3 chipsets diferentes, e o que funciona com este sistema seria o STK1160.. E fica difícil saber qual o chipset utilizado antes de comprar.

 

Enfim, estou bastante animado em fazer esse projeto, mas como sou leigo no assunto, não sei se é viável.. Seria legal mais pessoas aqui do fórum participarem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, o melhor projeto totalmente standalone que já vi é esse tal de HARDWARE BASED TV AMBILIGHT "SCIMO":

 

http://www.keiang.de/Content-pid-32.html

 

Não verifiquei se o cara já está vendendo a placa pois a mesma está em desenvolvimento desde 2011?

 

O site dele tem muita informação sobre o assunto.

 

Ele pega o sinal HDMI de alguma fonte, jogo em um divisor. O sinal vai então para TV e a outra parte vai para um conversor  S-Video. Então ele passa a processar a informação de vídeo.

 

Ele usa:

  • Video analysis: done by very powerfull 32-bit ARM Cortex-M4 microcontroller with DSP (Digital Signal Processor) and FPU (Floating Point Unit)
  • realtime operation system used in microcontroller are optimized for best performance and needed resources
  • Video deocder: TVP5150AM1 from Texas Instruments digitizes analog video signal
  • internal Video Data Format: ITU-R BT.656 ( 8 data bits at 27 MHz pixel clock )
  • processing ~22 MB/s video data which gives very responsive LED colors
  • very low power consumption from SCIMO itself: only ~1W (powered up)
  • Bom, tem muita coisa lá. Seria interessante ele vender algumas peças. Nem que seja para podermos brincar.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...