Ir ao conteúdo

Formatei micro positivo com windows 8 nativo e coloquei windows 7

Lucas Samuel Mendes

Posts recomendados

Postado

Formatei um micro positivo que veio com windows 8 nativo, instalei o windows 7 até ai tudo bem, depois de algumas reiniciadas, algumas desligadas normalmente ele travou, logo depois da logo positivo onde da opção para entrar no setup, ficava uma tela preta com underline no canto superior esquerdo nao passava disso e também nao conseguia mais acessar o setup, me disseram para resetar a bios fiz isso mais agora trava na logo positivo e nao sai disso mais, um amigo me disse que para trocar o windows 8 nativo pelo 7 eu deveria ter trocado o formato sata de ahci para ide sera que isso confere realmente? ja formatei varias maquinas com windows 8 para windows 7 e estão todas funcionais,  inclusiva alguns notebooks da positivo tambem.

Lembrando que esse micro é um desktop de mesa, dos mais novos. Alguem tem alguma ideia de como faze-lo voltar a vida? sera que a bios foi corrompida? parece que a positivo nao disponibiliza atualizacao de bios, ja pesquisei muuito achei problemas identicos mais sem solucoes.

Se alguem tiver uma luz em relação a esse problema ficarei muito grato

• Membro VIP
Postado

Olá!

Quanto a opção de alterar o AHCI para IDE não precisa. Somente precisará caso inicie com Windows XP.

Agora sobre o problema de inicialização não sei o que é. Deixe o computador desconectado da energia e do monitor e sem a bateria da placa-mãe, por pelo menos 2 dias pra ver se faz um reset mais completo.

Postado

primeiramente agradeço muito pela resposta, então, ja deixei umas 6 hrs +- sem a bateria mais nao resolveu, ja tentei limpar no junper mais não resolveu, ja estou com a placa fora da maquina sem nada conectado e sem bateria, vou deixar uns dias do jeito que esta depois tento novamente,  se antes ja nao gostava da positivo agora nem pego mais essas bombas.

A placa-mãe é do tamanho da placa de um not, com memoria de not.... uma p****. não sei como ainda tem gente que compra esses tipos de maquina ainda.

Postado

Veja se ainda tá na garantia. Se tiver mande para a autorizada.

Deixe o gabinete aberto e veja se o cooler do processador tá encaixado corretamente e se ele gira quando você liga o computador (pode ser um problema de superaquecimento).

Tente um live CD do XP ou do linux para ver se você consegue dar boot, se o computador tiver um menu de boot geralmente F12 pressione o botão de menu de boot e depois configure para iniciar a partir do DVD ou USB dependendo do live CD que você tiver usando.

Se você conseguir dar boot live CD, verifique a memória e o HD por erros usando programas como memtest, seatools for Dos e outros que rodam a partir de CD.

Faça backup dos dados com o programa de sua preferência.

Já tentou trocar a fonte do computador? Pode ser que isso tudo se deve a um problema na fonte.

Postado

Quando acontece esse problema do underline piscar numa tela preta, é por que ele está demorando para reconhecer o hd, ou não consegue carregar o sistema.

A primeira coisa que eu faria é testar o hd com o hdat2, que vem no cd do hiren's (há um tutorial aqui no forum de como utiliza-lo), se não der certo, dê o boot pelo dvd de instalação do windows e selecione "Reparar so computador" após a tela de seleção do teclado, o processo é na maior parte dos casos automatizado.

Postado

Ricardo gostaria de agradecer a força, rapaz não esta na garantia, tudo ok com o cooler, quanto a entrar com o cd do linux ou live xp nao ´possível pois ai que ta o problema fica nessa tela da positivo e não aceita nehuma tecla, nao entra nem no setup nem no menu de boot ja tentei de tudo so fica nessa tela o maximo que consegui foi reiniciar com ctrl +alt +del fora isso não aceita mais comando algum que eu conheca,  quanto a fonte ja troquei não resolveu mesma coisa, acho que essa placa ja era.

ja testei o hd em outra maquina e a memoria, estão 100%.

Quando acontece esse problema do underline piscar numa tela preta, é por que ele está demorando para reconhecer o hd, ou não consegue carregar o sistema.

A primeira coisa que eu faria é testar o hd com o hdat2, que vem no cd do hiren's (há um tutorial aqui no forum de como utiliza-lo), se não der certo, dê o boot pelo dvd de instalação do windows e selecione "Reparar so computador" após a tela de seleção do teclado, o processo é na maior parte dos casos automatizado.

Ola thanwer obrigado por ajudar!

o problema é dar boot, não consigo entrar nem no setup nem no menu de boot da placa, ela não responde ao teclado, nao sai da logo "positivo".

quanto ao underline depois que resetei ela ela já nao faz mais, tipo piorou depois do clear.

Postado

Já tentou entrar em contato com a positivo para ver se eles tem atualização de BIOS? Algumas placas mãe tem um backup de BIOS, que permite tipo voltar atrás se alguma atualização BIOS não der certo, para isso você só precisa mudar um jumper de posição dentro da placa mãe, veja se sua placa mãe não é desse tipo. Também recomendo ler o manual da placa mãe, principalmente a parte de solução de problemas (se existir).

P.S: Já tentou trocar a bateria da placa mãe?

• 2 semanas depois...
Postado

Amigo resolvi dessa forma: após tentar instalar o win7 sem sucesso e ficar com o tal underline piscando eu abri o gabinete(o que causou a perda da garantia do pc,mas em todo caso resolveu o problema),retirei a bateria da placa(não faça clean cmos pelo jumper)deixei 15 minutos sem a bateria e coloquei de volta,antes de ligar o pc eu desconectei o hd da placa tirando o cabo sata e o da fonte,aí então liguei o pc e consegui entrar no setup de novo.Nas configurações da bios eu tive que mudar na aba sata pra ide(não lembro ao certo qual era o opção que estava,mas troquei para IDE)e nas configurações de boot eu troquei de "windows 8" para "windows 7 & others",aí então salvei e reiniciei.Lembrando que antes de reiniciar eu liguei novamente o hd e entrei na bios para fazer o reconhecimento ... Pronto win7 instalado e funcionando normalmente,esses pcs da positivo são uma porcaria e não recomendo pra ninguém,eles fazem de tudo pra você não conseguir mexer na máquina criando problemas que só eles conseguem resolver.Então espero ter ajudado pois existem muitas pessoas na internet com o mesmo problema e sem a solução .... valeu e um abraço!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...