Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O cabo sata de energia pode ter queimado minha Gigabyte GA990FXA-UD3 ?


jorgenogueira

Posts recomendados

Olá, pessoal.

 

Resumindo, eu possuo 2 HDs SSD em raid 0 (disco C) e um segundo HD, dividido em duas partições, D e E. Em D coloquei a pasta Usuários do Windows 7, e no E, o meu backup de C e D.
Para dar mais segurança, instalei um 4º HD.

Então o planejamento foi o seguinte: clonar a partição D, do 2º disco, utilizando esse 4º HD, e, em seguida, formatar todo o 2º disco, transformando-o em meu disco de backup.
Postei esse assunto no tópico "A fonte não segurou os periféricos ?", já encerrado, ontem, pois o entendimento final foi que a fonte, já com 2,5 anos de uso, teria apresentado defeito.

 

Agora há pouco, dando continuidade ao meu objetivo, instalei a fonte Corsair HX 650. Ao ligar o pc, tudo normal. Quando eu começava a verificar as propriedades dos discos (tamanho disponível etc), houve um "congelamento" logo após eu ter percebido o som, bem baixinho, de algo "fritando". Ato contínuo, enfiei o dedo no interruptor da fonte, mas acho que foi tarde demais. Agora o PC não dá sinal de vida. Estou procurando resposta para evitar, ao substituir a placa-mãe, que outra queime também.

 

Eu tenho 2 suspeitas, e gostaria que os colegas opinassem a respeito.

 

Testei a fonte com um testador e aparentemente está em bom estado.

 

Minha placa mãe é uma Gigabyte GA990FXA-UD3, e possuí o conector de força do processador (EPS) com 8 pinos. A fonte Corsair HX650 possui esse conector com 8 pinos, porém podendo ser usado apenas com 4 pinos, dependendo se for uma placa mais antiga, naturalmente. Na primeira vez que a liguei, talvez pela dificuldade inicial em colocar os 4 pinos restantes, decidi usar apenas a metade. Será que pode ter sido essa a causa da perda da placa ?

Minha outra suspeita, talvez a mais real, é a seguinte:

 

Essa fonte possui 2 cabos de força sata, cada um deles com 4 "tomadas", distando umas das outras, cerca de 5 centímetros.

 

Então liguei os 2 HDs em raid 0, mais os outros 2, todos eles no mesmo cabo, conforme o arquivo que estou anexando.

Apenas um cabo, para 4 HDs, pode ter sido a causa da queima da placa-mãe ?

 

 

 

Jorge

post-367627-0-43031600-1394580268_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não. O mais interessante, wag.web, é que eu fiz um novo teste com a fonte antiga, dessa vez fora do gabinete. Usei o Dr. Power. No teste a fonte ligou e todos os conectores, isto é, ATX, EPS, Sata, Molex e PCIx indicaram bom funcionamento. O mesmo ocorreu com a fonte recém adquirida, Corsair 650HX.

 

O curioso pra mim, é que no teste realizado com a fonte da Corsair, instalada no gabinete, a mobo não dava sinal de vida, inclusive as 3 ventoinhas permanecem sem "vida", mas percebi que o ou os HD(s), tiveram atividade no momento do teste. Não imaginava que, com a placa-mãe defeituosa, o HD funcionasse. Isso considerando que ela realmente "deu pau".

 

Jorge


Acho que não atentei para o seguinte: Os hds ficaram em atividade, porque o cabo Sata de força estava conectado nos discos, mas o ATX 24, é claro, não estava plugado na placa-mãe, e sim no testador.

 

 

Jorge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!