Ir ao conteúdo

Core i5 Sandy Bridge + GTX 550 ti aquecendo acima do normal !

davimacedo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, tenho um problema que pensei que tivesse resolvido, mas infelizmente ainda não.

Meu PC, segue as especificações, tem aquecido DEMAIS, ele aquecia já antes, chegando facilmente aos 90º quando em uso. Comprei 4 coolers thermaltake thunderblade de 120mm, e um controlador NZXT, que é bem engraçadinho, gostei dele e por mais que alguns não curtam, eu achei bem interessante.

No momento, estou no trabalho, não tenho como tirar fotos pra enviar no momento, o gabinete é um commander ms-i, e creio que a ventilação dentro do mesmo esteja adequada, os fios não estão bagunçados, e eu definitivamente não sei mais o que fazer.

Penso até que possa ser bug da placa mãe no monitoramento.

Enfim, as especificações do PC:

Core i5 2310 SandyBridge

8 GB DDR 3 Dual Channel

Placa mãe Intel DH67BL

Asus GTX 550ti

2 HDs 250gb/1Tb

Fonte não me recordo bem qual é o modelo, mas a marca é OCZ, não é uma fonte vagabunda, e está bem dimensionada pro sistema.

As temperaturas, nesse momento, com o PC em "idle" 11% de consumo de CPU e 50% de consumo de memória, estão variando entre 76~83º na CPU e 86~89º no vídeo. Enquanto os HDs, que ficam junto a entrada de ar, estão com 32º e 30º estáveis. De acordo ainda com o programa que uso para verificar as temperaturas, a placa mãe apresenta 44º de temperatura no momento, estou utilizando o Speccy para ler as temperaturas.

Estou até com medo de usar o PC, e ver as temperaturas que podem ser alcançadas.

Uso o windows 8, e estou pensando que talvez possa ter algo a ver com o sistema também. Alguém tem alguma dica, qualquer coisa? Que possa ser feita pra resolver o problema? Ou me indicar algum lugar onde eu possa ler mais sobre isso?
Outro pequeno detalhe, não sinto problema algum ao utilizar ele, nem quando ele está "quente", joguei farcry 3 com uma qualidade ótima, o jogo rodando super bem, joguei por um bom tempo o BF3, call of duty, e em nenhum deles tive problemas mesmo após horas de uso.

Enfim, por mais que não pareça estar afetando o desempenho da máquina, me preocupa pois no mínimo isso vai reduzir a vida útil dos componentes.

Então é isso, obrigado desde já, e espero que vocês possam me ajudar de alguma forma.

Postado

Qual o cooler do seu processador? É o box? Ta bem encaixado? Esses dias fui limpar meu PC e deixei mal encaixado o cooler e ficou a mesma temperatura..

Postado

@gravetoxD

Cooler stock da intel mesmo, mas o problema cara, não é apenas a CPU, é também o vídeo, e sim, o dissipador está bem encaixado, tanto que já até troquei pasta térmica e não resolveu nada.

Ainda assim, obrigado pela ajuda. ;)

• Membro VIP
Postado

Falai, 

- qual programa está usando para verificar as temps? sugiro o CoreTemp, HWmonitor - para CPU, e para a GPU sugiro o MSI Afterbuner. Neste aqui, crie um perfil para o fan da sua VGA, pois o automático as vezes é "burro" e deixa o fan em baixa rotação, o que ocasiona um aumento na temp da VGA.

- como instalou as fans no gabinete? para pressão positiva (soprando mais ar para dentro do gabinete) ou pressão negativa (retirando ar)?

- aplicou a pasta termica corretamente?

- reveja  a instalação do cooler box, sei que disse que está bem preso, mas esse box da intel é um saco, aquelas presilhas são chatas de prender.

- usa estabilizador?

Postado

Nem fale,

Eu tive que comprar outro cooler,

Este cooler box da intel me deixou na mão,

O meu Q9650 estava 90ºC e a minha placa de video quase 80º C

Troquei o cooler do processador,

agora está 60 jogando.

e a placa de video também fica nesta faixa... 

Eu não sei o porque, mas quando o meu processador esquentava... a placa de video também esquentava.

Postado

Falai, 

- qual programa está usando para verificar as temps? sugiro o CoreTemp, HWmonitor - para CPU, e para a GPU sugiro o MSI Afterbuner. Neste aqui, crie um perfil para o fan da sua VGA, pois o automático as vezes é "burro" e deixa o fan em baixa rotação, o que ocasiona um aumento na temp da VGA.

- como instalou as fans no gabinete? para pressão positiva (soprando mais ar para dentro do gabinete) ou pressão negativa (retirando ar)?

- aplicou a pasta termica corretamente?

- reveja  a instalação do cooler box, sei que disse que está bem preso, mas esse box da intel é um saco, aquelas presilhas são chatas de prender.

- usa estabilizador?

Opa mano Apolo, estava usando o Speccy, da piriform, não é lá um grande programa, mas costuma servir, cheguei a instalar o everest, mas vou instalar esses que você comentou, e vou alterar a velocidade do fan do vídeo.

Cara, tenho 4 fans, um frontal e um inferior, na parte da frente, embaixo dos HD's, mas com uma certa distância ainda dos HD's, pra permitir a passagem de ar. Esses dois jogam o ar pra dentro.

E tirando o ar tenho dois também, um na parte traseira do gabinete, outro na parte superior. Creio que esse seja a melhor solução que possa ser instalada com os 4 fans, caso tenha alguma sugestão, por favor, me ajude.

^^

Pasta térmica?

Cara, uma das primeiras coisas que fiz foi isso, tirei a pasta térmica, e liguei "no seco", a temperatura antes mesmo de ligar, na bios, chegava aos 90 e porrada, coloquei pasta térmica, prendi novamente, e voltou a ser como era antes. Mas vou tentar novamente, tirar o cooler, aplicar pasta térmica, e recolocar com muito carinho. Embora eu ache que o problema não seja esse.

Estabilizador? Credo! Não uso não. Hahaha

Uso ele diretão na tomada. Prefiro assim e nunca tive problema.

Obrigado desde já pela tentativa em me ajudar pelo menos.

rsrs

Vou fazer o lance do fan da GPU, e volto aqui pra postar o resultado.

Nem fale,

Eu tive que comprar outro cooler,

Este cooler box da intel me deixou na mão,

O meu Q9650 estava 90ºC e a minha placa de video quase 80º C

Troquei o cooler do processador,

agora está 60 jogando.

e a placa de video também fica nesta faixa... 

Eu não sei o porque, mas quando o meu processador esquentava... a placa de video também esquentava.

Eu estou pensando seriamente em comprar um cooler bom.

Mas se for comprar, vou pensar com muito carinho mesmo, pra não fazer *****.

rsrs

:)

• Membro VIP
Postado

Davi, esqueci de perguntar, quanto está o Vcore do processador? veja na BIOS e no CPU-z. Se ele estiver muito alto, pode ser a causa do aquecimento.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!