Ir ao conteúdo

Problemas com Corsair Vengeance 1600 Mhz

Mvinx

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos.

Comprei um computador novo, e depois de 3 dias de uso sem problemas, começou a apresentar várias telas azuis e mesmo não consegui formatar o computador por conta da mesma.

O MemtestX86 acusou uma quantidade incontável de erros. A questão é: Por que só depois de 3 dias o problema se deu?

Peço ajuda pra averiguar a compatibilidade dessa memória com minha placa-mãe, pois está chegando uma segunda memória idêntica que havia pedido previamente, e tenho muito medo que aconteça o mesmo com ela.

Especificações:

• MB: ASUS M5A78L-M LX/BR
  • Memória: Corsair Vegeance DDR3 - 4GB - 1600Mhz (rodando a 1333Mhz nessa placa-mãe sem O.C.).
  • Processador: AMD FX4300 Black Edition
  • Fonte Corsair CX430 V2
  • Windows 7 Professional 64 bits

Por favor, se puderem me ajudar, eu ficaria eternamente grato.

Atenciosamente.

Postado

nao creio q seja apenas depois de 3 dias q comecou a dar problemas nao, ela poderia já estar com problemas e com o uso, se agravado.. eu mesmo ja passei por algo igual, e com o mesmo tipo de memoria e marca inclusive e rodei o windows por quase 1 semana depois q montei o computador novo até comecar a travar, dar telas azuis e o escambau.. foi quando fiz o teste e acusou, imediatamente acionei a garantia e troquei e até hj estão ok!

Postado

Boa tarde Victor, obrigado pela rápida resposta.

Eu apesar de ter montado, não tenho tanto conhecimento técnico.

Porém monitorei temperaturas e voltagens de todo computador durante esses dias e tudo normal.

Ela possui latência 9-9-9-24, 1,5v.

nao creio q seja apenas depois de 3 dias q comecou a dar problemas nao, ela poderia já estar com problemas e com o uso, se agravado.. eu mesmo ja passei por algo igual, e com o mesmo tipo de memoria e marca inclusive e rodei o windows por quase 1 semana depois q montei o computador novo até comecar a travar, dar telas azuis e o escambau.. foi quando fiz o teste e acusou, imediatamente acionei a garantia e troquei e até hj estão ok!

Acha que posso descartar a possibilidade da placa-mãe ter danificado a memória?

Comprei na BdI, será que é tranquilo realizar a troca lá?

Obrigado pela resposta.

Postado

Boa tarde Victor, obrigado pela rápida resposta.

Eu apesar de ter montado, não tenho tanto conhecimento técnico.

Porém monitorei temperaturas e voltagens de todo computador durante esses dias e tudo normal.

Ela possui latência 9-9-9-24, 1,5v.

Acha que posso descartar a possibilidade da placa-mãe ter danificado a memória?

Comprei na BdI, será que é tranquilo realizar a troca lá?

Obrigado pela resposta.

sim, nao há motivos da placa-mãe ter estragado ela.. agora se depois de efetuar a troca acontecer de novo, então, alem da placa, outros fatores deverao tb serem checados e levados em consideracao, como fonte, sua instalacao eletrica, eletrostática, etc..

nao conheco essa loja, logo nao saberia lhe opinar sobre.. mas tente, como consumidor você é amparado pelo CDC e nesses casos nao tem como você comprar e saber q um item está defeituoso sem ao menos comecar a usar ele e se ele vier ruim de fabrica, muito menos!

Postado

Ok, obrigado Rodrigo!

Eu verei o que posso fazer e retorno aqui.

Estava meio desesperado, pois eu investi bastante nele, e eu não estou numa ótima situação financeira.

Na verdade é um sonho antigo comprar um PC razoável. :/

De qualquer forma, mais uma vez, obrigado!

Boa tarde.

Postado

Ok, obrigado Rodrigo!

Eu verei o que posso fazer e retorno aqui.

Estava meio desesperado, pois eu investi bastante nele, e eu não estou numa ótima situação financeira.

Na verdade é um sonho antigo comprar um PC razoável. :/

De qualquer forma, mais uma vez, obrigado!

Boa tarde.

sei como é, quando montei o meu ano passado, foi igualmente semelhante.. primeiro PC razoavel, o cara tem q pesquisar e acertar nas escolhas sem direito quase a erro, porque tudo é muito caro e nem sempre se tem dinheiro livre.. valeu

Postado

sei como é, quando montei o meu ano passado, foi igualmente semelhante.. primeiro PC razoavel, o cara tem q pesquisar e acertar nas escolhas sem direito quase a erro, porque tudo é muito caro e nem sempre se tem dinheiro livre.. valeu

Realmente. E olha que tentei planejar bastante pra comprar esse.

Rodrigo, me ajude a pensar. Fiz um teste aqui e obtive resultados que me deixaram confuso.

No meu computador, a memória nova Corsair Vengeance de 4GB apontou no Memtest X86 um monte de erros como comentei, porém uso sistema 64bits (AMD FX).

Achei um amigo que tem DDR3 e aceitou me ajudar, emprestando a memória dele (Markvision 2GB 1333Mhz) para eu testar.

Resultado: Consegui formatar, e estou nesse momento usando o meu PC! Estou instalando tudo e até agora tudo bem.

Agora o que mais me surpreendeu. Testei a minha memória no computador dele (Windows 7 32 bits - Intel), e está funcionando perfeitamente! Aliás, testou em vários jogos, usando a internet, por horas e nada. Até passei aquele Memtest no Windows até uns 500% e nenhum erro sequer.

E agora?

Postado

é 1 pente apenas a da corsair ou sao 2 pentes?

nao tem nenhuma ligacao o nao aparecimento de erros por causa do sistema operacional estar em 32 ou 64 bits.. o que pode ser e ainda assim eu nao acho q chegaria a acusar erros, uma pequena incompatibilidade com sua placa-mãe..

quando você usa o memtest, dificilmente ele dá um diagnóstico erroneo.. você passou o memtest nessa memoria q conseguiu emprestada so a nivel de curiosidade?

Postado

é 1 pente apenas a da corsair ou sao 2 pentes?

nao tem nenhuma ligacao o nao aparecimento de erros por causa do sistema operacional estar em 32 ou 64 bits.. o que pode ser e ainda assim eu nao acho q chegaria a acusar erros, uma pequena incompatibilidade com sua placa-mãe..

quando você usa o memtest, dificilmente ele dá um diagnóstico erroneo.. você passou o memtest nessa memoria q conseguiu emprestada so a nivel de curiosidade?

1 pente apenas de 4GB.

Então, passei pouquinho, algo como 4 etapas. E não apontou nada nessa memória.

Estou usando ela ainda e nada. No outro computador, que está comigo, a memória da Corsair também está rodando sem problemas.

A minha placa-mãe é uma M5A78L-M LX/BR e a do outro computador é uma Asus também, porém modelo P8H61-M (que acredito ser inferior e mais antiga, além de não suportar 1600 Mhz nem em overclock!). Na minha eu usei a memória também sem O.C. e não fiz nenhum ajuste no BIOS.

Detalhando mais o problema: Os três primeiros dias rodou sem nenhum problema, inclusive jogos como Euro Truck Simulator 2, o qual na verdade foi onde tudo iniciou. Estava jogando, e deu a tela azul. Desde então, começou a apresentar BSOD em tudo que eu fazia, mesmo programas leves.

----

*Um detalhe: O MemtestX86 que usei na minha memória foi daquele DVD Boot "Ultra Boot CD" que contém várias ferramentas de diagnóstico. Porém parece que quase todas ferramentas diziam só serem capaz de rodar 3 GB (Se não me engano) - Ouvi falar que uma certa versão do Memtestx86 é muito falha e acusa centenas de erros falsos. Já no outro computador, com a minha memória também, rodei o Memtest, mas aquele pra windows que pode ser baixado no Baixaki, deixe ele alcançar uns 500% (algo em torno de 1hr e meia) e nenhum erro foi encontrado.

*E Rodrigo, obrigado pela sua paciência. Fico feliz que existem pessoas como vocês aqui do CdH.

Postado

1 pente apenas de 4GB.

Então, passei pouquinho, algo como 4 etapas. E não apontou nada nessa memória.

Estou usando ela ainda e nada. No outro computador, que está comigo, a memória da Corsair também está rodando sem problemas.

A minha placa-mãe é uma M5A78L-M LX/BR e a do outro computador é uma Asus também, porém modelo P8H61-M (que acredito ser inferior e mais antiga, além de não suportar 1600 Mhz nem em overclock!). Na minha eu usei a memória também sem O.C. e não fiz nenhum ajuste no BIOS.

Detalhando mais o problema: Os três primeiros dias rodou sem nenhum problema, inclusive jogos como Euro Truck Simulator 2, o qual na verdade foi onde tudo iniciou. Estava jogando, e deu a tela azul. Desde então, começou a apresentar BSOD em tudo que eu fazia, mesmo programas leves.

----

*Um detalhe: O MemtestX86 que usei na minha memória foi daquele DVD Boot "Ultra Boot CD" que contém várias ferramentas de diagnóstico. Porém parece que quase todas ferramentas diziam só serem capaz de rodar 3 GB (Se não me engano) - Ouvi falar que uma certa versão do Memtestx86 é muito falha e acusa centenas de erros falsos. Já no outro computador, com a minha memória também, rodei o Memtest, mas aquele pra windows que pode ser baixado no Baixaki, deixe ele alcançar uns 500% (algo em torno de 1hr e meia) e nenhum erro foi encontrado.

*E Rodrigo, obrigado pela sua paciência. Fico feliz que existem pessoas como vocês aqui do CdH.

bem, o memtest confiavel mesmo a ser usado, é do site desenvolvedor

http://www.memtest.org/#downiso

a ultima dica q daria antes de acontecer outra tela azul caso venha ocorrer é tentar anotar o codigo de erro q aparece e pesquisar no google, aqueles codigos dao pistas importantes do erro

ja q você falou q rodou um jogo e a partir disso comecou a comecar as telas azuis, veja se as temperaturas do processador estão boas, se nao estão muito elevadas

outro teste q você pode fazer com a memoria corsair é passar o memtest em cada slot da sua placa-mãe, assim eliminamos qualquer duvida sobre a placa-mãe e defeitos na mesma..

so pra deixar claro, um bom teste com o memtest é deixar ele rodando por 6 ou 12 horas no minimo..

e se quiser tentar a troca e se livrar de problemas futuros, seria mais interessante.. enfim, é isso

abraços

Postado

bem, o memtest confiavel mesmo a ser usado, é do site desenvolvedor

http://www.memtest.org/#downiso

a ultima dica q daria antes de acontecer outra tela azul caso venha ocorrer é tentar anotar o codigo de erro q aparece e pesquisar no google, aqueles codigos dao pistas importantes do erro

ja q você falou q rodou um jogo e a partir disso comecou a comecar as telas azuis, veja se as temperaturas do processador estão boas, se nao estão muito elevadas

outro teste q você pode fazer com a memoria corsair é passar o memtest em cada slot da sua placa-mãe, assim eliminamos qualquer duvida sobre a placa-mãe e defeitos na mesma..

so pra deixar claro, um bom teste com o memtest é deixar ele rodando por 6 ou 12 horas no minimo..

e se quiser tentar a troca e se livrar de problemas futuros, seria mais interessante.. enfim, é isso

abraços

Eu passei agora pouco o memtestx86 atualizado e por Boot no outro PC com a memória da Corsair problemática, e apontou novamente os erros!

Desde o começo do teste, chegando a ultrapassar 1 milhão em menos de uma hora.

Mas o estranho... por que o computador dele continua funcionando normalmente?

Coloquei vários jogos pra rodar, e tranquilo!

A minha preocupação agora, que não consigo sanar é:

Tem uma memória idêntica a essa chegando (eu já visava fazer 2x4GB), qual o risco de acontecer o mesmo?

Estou bastante preocupado.

No mais, obrigado por tudo até agora Rodrigo.

Abração, e boa noite.

Postado

Eu passei agora pouco o memtestx86 atualizado e por Boot no outro PC com a memória da Corsair problemática, e apontou novamente os erros!

Desde o começo do teste, chegando a ultrapassar 1 milhão em menos de uma hora.

Mas o estranho... por que o computador dele continua funcionando normalmente?

Coloquei vários jogos pra rodar, e tranquilo!

A minha preocupação agora, que não consigo sanar é:

Tem uma memória idêntica a essa chegando (eu já visava fazer 2x4GB), qual o risco de acontecer o mesmo?

Estou bastante preocupado.

No mais, obrigado por tudo até agora Rodrigo.

Abração, e boa noite.

Com esses produtos eletronicos, pode se esperar tudo, é como dizem, tem muito fator sorte e azar.. tem gente q monta um pc completo e nao tem problema algum, outros nao conseguem nem ligar com diversos problemas.. mas quando chegar, use o pc e teste, se no novo teste nao acusar erros, então a memoria ta boa

só uma duvida, nesse outro pc tá sendo usado apenas e exclusivamente o seu pente ou há outros funcionando conjuntamente?

Postado

Só uma duvida, nesse outro pc tá sendo usado apenas e exclusivamente o seu pente ou há outros funcionando conjuntamente?

Apenas o pente defeituoso. Será pelo fato que o sistema apenas reconhece 3GB dos 4GB da memória?

Mas com tantos erros que os testes apontaram acredito que teria que dar algum problema, mas o Windows respondeu normalmente até então.

Postado

Apenas o pente defeituoso. Será pelo fato que o sistema apenas reconhece 3GB dos 4GB da memória?

Mas com tantos erros que os testes apontaram acredito que teria que dar algum problema, mas o Windows respondeu normalmente até então.

mas isso nao quer dizer muita coisa, você mesmo passou 3 dias pra notar algo diferente, eu rodei o windows aqui por 1 semana até notar um comportamento anomalo no funcionamento e identificar as memorias defeituosas.. isso varia de caso pra caso... esqueca qualquer sistema operacional quando fizer uso do memtest, ele nao influencia em nada e nem usa nada no momento do teste, tanto q é preciso roda-lo dando boot no pc...

Postado

mas isso nao quer dizer muita coisa, você mesmo passou 3 dias pra notar algo diferente, eu rodei o windows aqui por 1 semana até notar um comportamento anomalo no funcionamento e identificar as memorias defeituosas.. isso varia de caso pra caso... esqueca qualquer sistema operacional quando fizer uso do memtest, ele nao influencia em nada e nem usa nada no momento do teste, tanto q é preciso roda-lo dando boot no pc...

Ok. Contatei a loja, e eles me pediram 48 horas para criarem um protocolo no Correios para a devolução.

Pediram que eu enviasse junto ao produto, um relato explicando o defeito e como foi diagnosticado.

O problema, é que tenho certeza que só vou ver a próxima memória daqui uns 10 dias, eles demoram bastante. =/

Postado

Ok. Contatei a loja, e eles me pediram 48 horas para criarem um protocolo no Correios para a devolução.

Pediram que eu enviasse junto ao produto, um relato explicando o defeito e como foi diagnosticado.

O problema, é que tenho certeza que só vou ver a próxima memória daqui uns 10 dias, eles demoram bastante. =/

é, melhor prevenir do que ter dor de cabeca futura.. ai você relata q testou com memtest, tira fotos inclusive do teste sendo feito e dos erros q aparecem q é batata, eles trocam na hora.. foi assim q eu fiz no kabum quando comprei as minhas... 

boa sorte ae!

Falou

Postado

é, melhor prevenir do que ter dor de cabeca futura.. ai você relata q testou com memtest, tira fotos inclusive do teste sendo feito e dos erros q aparecem q é batata, eles trocam na hora.. foi assim q eu fiz no kabum quando comprei as minhas... 

boa sorte ae!

Falou

O farei. Muito obrigado por tudo Rodrigo!

Ainda não sai da cabeça o pensamento que possa ser uma incompatibilidade, mas acho que é paranóia minha.

Assim que chegar eu posto aqui.

Um abraço.

Boa tarde.

Postado

Se chegar a nova e você ainda identificar erros então pode ser algum tipo de incompatibilidade, mas a priori os testes realizados indicam problemas na memória mesmo. É melhor ir pelo que se mostra mais lógico e evidente que ficar nas dúvidas especulativas. É isso. Abraços

Postado

Rodrigo, preciso esclarecer mais uma dúvida.

Ainda estou com a memória emprestada, usando o computador normalmente.
Porém notei uma certa lentidão, e pequenas travações ao realizar algumas coisas. Ex.:

• Ao deslizar uma barra de rolagem (no firefox).
  • Quando você está digitando, por alguns segundos (ou mesmo 1 segundo) o texto trava, e depois aparece tudo que escreveu.
  • Em jogos (ocorreu no Mass Effect 2), alguns lags estranhos ocorrem como saltos gráficos (quando parece que a animação engasga), porém com menos frequência.

Tenho medo disso ser consequência de algum problema de hardware. Pode ser essa memória usada da Markvision de 2GB?

O Fato do firefox não ter suporte para 64 bits (e ás vezes chegar a consumir 1,5 GB de memória) talvez contribua também.

Bem.. só preocupações.

A memória ainda está a caminho, hoje chegou um cooler que pedi como 4 pinos (pensando que seria molex) e por fim era 4-pin da placa-mãe e não sei como adaptar. =/

Postado

Rodrigo, preciso esclarecer mais uma dúvida.

Ainda estou com a memória emprestada, usando o computador normalmente.

Porém notei uma certa lentidão, e pequenas travações ao realizar algumas coisas. Ex.:

• Ao deslizar uma barra de rolagem (no firefox).
  • Quando você está digitando, por alguns segundos (ou mesmo 1 segundo) o texto trava, e depois aparece tudo que escreveu.
  • Em jogos (ocorreu no Mass Effect 2), alguns lags estranhos ocorrem como saltos gráficos (quando parece que a animação engasga), porém com menos frequência.

Tenho medo disso ser consequência de algum problema de hardware. Pode ser essa memória usada da Markvision de 2GB?

O Fato do firefox não ter suporte para 64 bits (e ás vezes chegar a consumir 1,5 GB de memória) talvez contribua também.

Bem.. só preocupações.

A memória ainda está a caminho, hoje chegou um cooler que pedi como 4 pinos (pensando que seria molex) e por fim era 4-pin da placa-mãe e não sei como adaptar. =/

se você estiver usando apenas 2GB, é muito pouco para funcionar o windows hj em dia, q eu creio ser a sua opcao no momento.. um pc pra rodar satisfatoriamente bem tem q ter 4GB pra cima, no minimo.. a nao ser q faca uso de distros linux que consomem muito pouca ram..

Postado

se você estiver usando apenas 2GB, é muito pouco para funcionar o windows hj em dia, q eu creio ser a sua opcao no momento.. um pc pra rodar satisfatoriamente bem tem q ter 4GB pra cima, no minimo.. a nao ser q faca uso de distros linux que consomem muito pouca ram..

Ok! Obrigado.

Tenho monitorado as temperaturas.

Ocioso o processador fica entre 32ºC e 36ºC.

A GPU entre 33º e 38ºC, e a Mobo parada em 26ºC sempre.

Em stress, a GPU chegou ao máximo de 63ºC e a CPU 42ºC.

Acredito que temperaturas não estão sendo um problema (estão?).

Uma coisa que percebi no CPU-Z é que a frequência do processador é dinâmica, fica mudando constantemente.

Isso é normal? É uma característica específica dos AMD ou novos processadores?

Bom domingo! Obrigado como sempre.

Postado

Ok! Obrigado.

Tenho monitorado as temperaturas.

Ocioso o processador fica entre 32ºC e 36ºC.

A GPU entre 33º e 38ºC, e a Mobo parada em 26ºC sempre.

Em stress, a GPU chegou ao máximo de 63ºC e a CPU 42ºC.

Acredito que temperaturas não estão sendo um problema (estão?).

Uma coisa que percebi no CPU-Z é que a frequência do processador é dinâmica, fica mudando constantemente.

Isso é normal? É uma característica específica dos AMD ou novos processadores?

Bom domingo! Obrigado como sempre.

as temperaturas estão ok e estáveis.. com relação ao clock flutuante, é normal, já que o processador pode ter qts GHz forem de potência, mas quando a demanda no processamento é baixa ele fica em idle e as frequencias sao ajustadas automaticamente para funcionarem em menor velocidade, economizando energia e reduzindo o calor gerado

Postado

as temperaturas estão ok e estáveis.. com relação ao clock flutuante, é normal, já que o processador pode ter qts GHz forem de potência, mas quando a demanda no processamento é baixa ele fica em idle e as frequencias sao ajustadas automaticamente para funcionarem em menor velocidade, economizando energia e reduzindo o calor gerado

Ok! A memória chegou, testei e já de primeira rodei o memtest. Não tive tempo ainda, então só deixei em torno de 15 minutos.

Não apontou nada.

Antes de marcar como resolvido, deixo explicar minha última preocupação.

A placa-mãe suporta 1600Mhz apenas com Clock. Acha isso seguro?

Eu fiz nessa (não fiz na anterior), e o CPU-Z mostra que as latências também diminuíram!

Mas a memória naturalmente é 1600Mhz com suas latências normais (9-9-9-24) e agora está 4-5-5-15.

Posso estar causando um dano a ela fazendo isso??

Acha que deve ser melhor eu manter no 1333Mhz mesmo a memória suportando originalmente 1600Mhz?

Obrigado mais uma vez, e boa tarde.

Postado

nao há danos, se a memoria suporta 1600, então pode usar tranquilamente.. as minhas sao iguais as tuas e originalmente suportam 1600 mas so funcionavam a 1333.. um desperdicio ja que sao projetadas para 1600.. então eu ajustei aqui e nao tenho o que reclamar..

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!