Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Multiplexador/Demux


sergioo

Posts recomendados

Bom dia pessoal,

 

Preciso controlar 64 saidas digitais pela porta paralela do pc. Tenho uma placa que fiz no SENAI, e com ela tenho acesso as 8 pinos de saida, 4 de entrada e 4 de controle.

 

Meu professor me sugeriu que eu fizesse um circuito multiplexador, que seria 8 CI's 74LS573 ligados em paralelo com as 8 saidas, e um demux 4x16 ou 3x8 ligado aos pinos de controle comutando esses CI's... beleza, eu entendi o circuito que ele me sugeriu, o problema é encontrar esse tal demux que nao acho em lugar nenhum.

 

voce podem me ajudar a encontrar um modelo de demux?

 

Obrigado e tenham todos um bom dia !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk eae chara, se eu entendi bem, pelo datasheet do 74LS138:

http://pdf.datasheetcatalog.net/datasheets/90/232315_DS.pdf

 

os pinos G2A e G2B devem ser ligados a GND e o pino G1 a vcc para que ele comute alguma saida pra GND.. e essa comutação vai depender do dado que eu mandar pros pinos A, B e C, certo? se for isso, beleza, entendi !  :D

 

 

quanto ao 74LS373:

http://pdf.datasheetcatalog.net/datasheet/motorola/SN74LS373N.pdf

 

eu entrocom os 8 bits nele pelos pinos D0-D7, dou um pulso no pino LE e mantenho o pino OE em GND e tenho so mesmos 8 bits na saida, certo?

a corrente de saida em nivel logico alto é de 2mA +- ne.. vou usar essa corrente pra acionar um tip 122, acho q 2mA é mais que suficiente.

cara, valeu pela ajuda.. e obrigado pela correção naquele outro tópico.. se eu tiver errado alguma coisa aqui me da um toque..

 

Abraço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sergioo,

 

Seguem os pinos que você pode utilizar :

 

http://www.aaroncake.net/circuits/port1.gif

 

Quanto ao LS138, você entendeu certinho !  Escolha tres bits que sejam saidas e possam ficar acionandos todo o tempo ( porque se não me engano o strobe da porta paralela sempre gera um pulso apenas e não serve nesta aplicação.... mas eu usaria um quarto sinal para habilitar / desabilitar o 74LS138 ( G2A ) para garantir que não haja nada ligado nas saidas quando você energizar o seu PC.

 

Pensei melhor sobre o ls373, vamos mudar para garantir....

 

Melhor utilizar os 74LS374, que vai ter a sua entrada CLOCK ligada à saída do 74LS138 através de uma porta inversora. Ou seja, vai ter de colocar um inversor de 6 portas, tipo o 74LS04.  O pino Output Control do Latch deixe ligado no terra.

 

O funcionamento é simples : primeiro você apresenta os 8 bits de dados na saida paralela, e depois você aciona os tres pinos para escolher qual vai ser o latch a ser endereçado, e finalmente gera um pulso no pino ligado ao G2A, ok ?

 

Pode também usar a linha 74HCT para ter uma melhor compatibilidade, elas podem fornecer mais corrente tanto positiva como negativa. E coloque a saída dos latchs aos seus TIP122 através de um resistor de 2k2 .

 

Quanto à ajuda, estamos aqui para isso mesmo hehehe, o importante é você aprender e depois ensinar os outros, ok ?

 

Boa montagem !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk

 

Boa tarde !

 

fiz o que voce sugeriu e deu certo.. vou passar pro outros componentes do grupo essa ideia e creio que fassamos dessa maneira, muitissimo obrigado pela sua ajuda cara..

 

valeu mesmo !

 

abraço !

 

http://upload.crazzy.com.br/show-image.php?id=5b90910dbdb5632288060e25616d98d4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!