Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Questão usando o método for


lu.uanp

Posts recomendados

Galera eu to começando agora o curso de desenvolvimento de sistema, sou bem iniciante ainda. O professor passou uma atividade valendo nota e eu não consigo fazer porque não entendi direito como funciona o método for no Java.

 

A questão é o seguinte:

 

Construir uma piramide INVERTIDA só de * (só de astericos) a partir do nº digitado pelo usuario (usando o JOptionPane.showInput no caso)

 

exemplo :

 

caso 6 :  * * *

                * *

                 *

 

caso 5 :  * *     ou    * * *

                * *             * *

                 *

 

Desculpa aí dif. Ta certo ngm é obrigado a fazer as minhas tarefas ^^

 

Olha o maximo que eu consegui foi isso:

import javax.swing.JOptionPane;public class PiramideInvertida {  public static void main(String[] args) {      int ix=0,i=0,a=0;      int numerorecebido = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Digite o numero de asteristicos que formará a piramide invertida: "));                  for(i=0;i<=numerorecebido;i++){      for(ix=numerorecebido;ix>i;ix--){         if(ix>a){          System.out.print("* ");          a++;                   }                    }                                  System.out.println();          for(int ic=0;ic<=i;ic++){          System.out.print(" ");          }                                        }      System.exit(0);  }  }

ta quase, se alguem encontrar uma solução me fala por favor, desculpa incomodar, é que eu tenho pouco tempo pra fazer :/ 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você deve:

1-Pedir que o usuário digite um dos números
2-Utilizar case para imprimir o triângulo formado por asterísticos. 

Você conhece a estrutura de seleção case né?!


Acho interessante se atentar ao que o dif falou... é proibido dar respostas prontas aqui, mas te dei o caminho para le ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, 

 

Seu trabalho não será feito por outros!

Por gentileza, poste suas tentativas.

Desculpa aí dif, sou novo aqui no forum, ta certo ngm é obrigado a fazer minhas tarefas. Eu coloquei minha tentativa, tem como você dar uma olhada, ja to perto eu acho. (8

Você deve:

1-Pedir que o usuário digite um dos números

2-Utilizar case para imprimir o triângulo formado por asterísticos. 

Você conhece a estrutura de seleção case né?!

Acho interessante se atentar ao que o dif falou... é proibido dar respostas prontas aqui, mas te dei o caminho para le ajudar.

Sim eu conheço o case, mas tipo, acho que não pra pra usa-lo pois não tem um limite de asteristicos que pode pedir, pode ser 1 ou 1 milhão entende?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!