Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gravação do PIC


Eudes

Posts recomendados

Senhores, boa tarde.
 
Sou novato em programação de PIC e fiz um programa muito básico apenas para ir interagindo com as ferramentas. Estou usando o 16F84A.
 
Usei o Mplab para fazer um programa. Compilei e até aqui nenhum erro. O arquivo .hex foi gerado.
 
Para gravar o pic estou usando uma placa pic burner como vocês podem ver na foto abaixo.
 
QPrbbhc.jpg
 
O software para gravar o pic foi o Us-burn, Este software reconhece o pic que está na placa, porém na hora de gravar ele dá uma mensagem de erros como vocês podem ver abaixo.
 
 Q5k8O3c.png
 
O pic continuava em "branco" e os erros foram:

 

"Start to program FLASH## 25 error(s)"

"Start to program ID## 4 error(s)"

"Start write Configuration## 1 error(s)"

 

Fiquei sem saber o que fazer. Alguém pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O programa feito é o que está abaixo. A ideia dele é enquanto eu tiver um botão pressionado no pino "PORTAbits.RA0", eu teria um led acesso no pino "PORTBbits.RB0".

 

/* 
 * File:   main.c
 * Author: Eudes
 *
 * Created on 14 de Novembro de 2012, 15:56
 */
 
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <pic16f84a.h>
 
// PIC16F84A Configuration Bit Settings
 
#include <xc.h>
#pragma config FOSC=XT
#pragma config WDTE=OFF
#pragma config PWRTE=ON
#pragma config CP=OFF
 
/*
 * 
 */
int main() {
 
    TRISA=0x03;
    TRISB=0xF0;
    PORTA=0x00;
    PORTB=0x00;
    while(1)
    {
    if (PORTAbits.RA0==1)
    { PORTBbits.RB0=1;}
    else
    { PORTBbits.RB0=0;}
    }
    return (EXIT_SUCCESS);
}
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso parece muito problema no PIC a ser gravado.

Veja ele reconhece o micro, apaga a flash, mas na hora de escrever ocorre o erro...lembra problema de endurance (os blocos de memória estão quaaaase no fim de vida e ja nao gravam mais direito).

Como teste, coloque o mesmo PIC, tente ler a memória flash e veja se ele conseguiu realizar a operação corretamente.

 

Além disso faça mais dois testes, sem carregar o .hex, faça o apagamento da memória e use a opção blank check, veja se a operação também retorna sucesso.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tenho aquele gravador, essas mensagens são padrões dele ;) ..... ele sempre que se comunica com um pic e não reconhece o pic ou não tem nada la (que é o caso) ele fala que o pic 16F84 esta la, e a mensagem de apagar também é padrão, só significa que ele tentou apagar a memória antes de gravar não significa nem que ele conseguiu, pode perceber que nas caixinhas de seleção esta como 8/14/20 (que é a pinagem que ele espera que o pic tenha), ou seja ele esta esperando por um outro tipo de pic e mesmo assim fala que é o 16F84 (que tem 18 pinos) que esta la

 

abrçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!