Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Decodificadores BCD/7 Segmentos


cava107
Ir à solução Resolvido por circuit,

Posts recomendados

E aí galera! Tudo bem?

 

Então, estou com uma duvida bem grande!! Poderia me ajudar?

 

Qual é a diferença entre o decodificador CD4511 e o CI9368?

 

O que eu sei é que o circuito integrado CD4511 é um decodificador BCD-8421 para 7 Segmentos... Também sei que o CD4511 usa a tecnologia CMOS... Já o CI9368 a única coisa que sei é que ele utiliza a tecnologia TLL (não tenho tanta certeza disso), e também é um decodificador BCD pra 7 segmentos. 

 

Enfim, o que mais podem me dizer sobre esses decodificadores?

 

Obrigado!

 

 

Cava 107

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

tudo bem!

eu prefiro  o cd4511  pois existe uma gama  de circuitos  sem contar que é tecnologia CMOS  ate 15 volts se não me engano , outra coisa  é que existe uma variedade de exemplos na net acho que  é   up  e dow .

creio  que  nem vale a pena  pesquisar  o outro componente  o que posso dizer  a mais decodificadores  só decodificam se  quiser  um bom exemplo coloque um contador cd 4518 pra  brincar com cd4511 que  é uma boa dica

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cava107,

O 9368 tem uma coisa muito interessante : ele tem dois pinos que permitem fazer com que eventuais zeros que ficam à esquerda do numero sejam apagados !

Assim, em um display de 4 dígitos, o 4511 mostraria, por exemplo, 0006 e se usasse os 9368 com os pinos utilizados iria aparecer apenas 6 .

O 9368 é prè-histórico.... Eu usei um em 1975... Nem sabia que ainda se acha ele hoje !

Já o 4511 possui uma entrada Lamp Test, que acende todos os segmentos.

No resto, são iguais em funcionamento, mas como já foi dito acima, o 9368 só funciona com 5v, e o 4511 permite até 15v.

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!