Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida em repetição


paulo_107

Posts recomendados

Olá galera, beleza? Sou iniciante em programação e estou tentando fazer um programa de 'sobrevivência de uma população'. Em resumo é assim: Eu tenho uma matriz 6x11 onde em uma única posição eu tenho N recursos e N população. Essa população consome recursos de tal regra e cresce de acordo em tal regra ( ambas eu já fiz e estão funcionando ). Esses recursos são classificados de abundantes até críticos. A população consome recursos até entrar no caso crítico e migrar de posição pois os recusos criticos não são mais suficientes pra sobrevivência dessa população ( aqui está minha dúvida ) . Tentei fazer um do{}while(condição) e um for mas não consegui.

 

Em resumo é: enquanto os recursos forem maiores que críticos ele consome até entrar no if de recursos críticos. Vou colar o código aqui. Se alguém puder tirar minha dúvida eu agradeço.

 

Declarei comeu como um int ( só existem valores int nesse código ) e fiz uma função de consumo de recursos na posição da matriz . O código funciona uma passada ( por não estar em uma repetição ). Dai quando eu faço um do{}while( comeu >111); o programa roda infinitamente. Eu sei que para o computador qualquer valor diferente de 0 é infinito mas não consegui nenhuma maneira pra corrigir esse problema.

 

int comeu;
    
        comeu = consome_recursos(MapaGeo[rlinha][rcoluna]);         /* chamada função para consumir recursos, novo recurso */
        printf("\nRecursos primeira passada: %d", comeu );
 
        if (MapaGeo[rlinha][rcoluna].recursos>=333 && MapaGeo[rlinha][rcoluna].recursos<=999)       /* crescimento população caso recursos abundantes */
        {
            populacaoAux = popu_cresce_abundantes(populacaoAux);
            printf("\nPopulacao primeira passada: %d\n", populacaoAux);
        }