Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que pode estar causando este superaquecimento?


Posts recomendados

Olá fórum,

 

Estou tendo problemas no processador Core2Duo 2ghz (sem overclock), ele tem mais uns 10 anos e só recentemente teve um problema mais serio de superaquecimento sendo que ele tem um ventilador apontado para a cpu no gabinete aberto. Mas, devido a constantes travamentos, reinícios e despejos de memória periódicos recentemente, tentei varias coisas para baixar a temperatura como:

  • - remoção e limpeza do registro e do disco com CCLEANER e também removendo inutilitários do msconfig e serviços inúteis do windows para evitar a utilização redundante do processador para evitar utilizacao a 100%.
  • - recentemente trocada a pasta térmica (com uma fina camada bem distribuída uniformemente com mini espátula sobre a superfície da cpu)
  • -aumentando a rpm do cooler através do programa SPEEDFAN (não sei se caiu ou se sempre esteve a 800 rpm, consegui 1800 através deste programa)
  • - polida a base do cooler e a superfície do processador com lixa d´agua para houvesse maior contato.
  • - limpado com uma flanela e pincel com todo o interior do gabinete, e os periféricos, incluindo é claro a placa-mãe, para retirada de pó acumulado.
Em fim isso foi feito neste mês umas 3 vezes (com todo o cuidado) e sempre deu ótimos resultados (a temperatura era obtida em media de 50-55 graus 'apenas' ao invés dos 60 63 graus Celsius) sendo que, todos os programas rodaram perfeitamente com gráficos pesados e outros programas em paralelo em problemas porém isso durava apenas alguns dias e até recentemente apenas 1 dia ou 2. 

 

Usei vários programas para medir a temperatura e quando abro o chrome, por exemplo, a temperatura pula de 47 graus para 57 e depois, dependendo do que acesso a temperatura cai para 49-50, varias paginas com videos faz a temperatura pular para 60 -63 graus, antigamente isso travava/reiniciava a maquina, não lembro o que fiz para que suportasse mais, ja registrei uma ou duas vezes chegara a 70 graus, bateu recorde!

 

E agora a coisa ficou totalmente estranha, usei o programa TThrottle para apitar quando a temperatura chegasse aos 59 ou  63 graus para quando eu estiver em um programa pesado, ou jogo ele me informar se a temperatura foi atingida e eu pudesse concluir que o problema fosse somente o superaquecimento mas varias vezes travou e raras vezes ouvia os apito do 59 graus, não chegava a 63 graus.

 

Instalei o CPUID HWmonitor e ele me mostrou algo curioso, está tudo perfeito mas na linha de 12 v mostra só 8v isso poderia ser responsável pelos travamentos e despejos de memória e consequente superaquecimento?


 

A semana toda usei vários programa li dezenas de artigos para tentar baixar o calor mas sempre leio as mesmas coisas, verifique o cooler, troque a pasta, limpe o pc etc etc... então estou tentando aqui porque estou vendo que não deve ser nada simples. Tenho mais detalhes que poderia passar para dar uma ideia melhor mas se alguém puder ajudar baseado 'apenas' nestes dados agradeço desde já.

 

obrigado pela ajuda, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas, eu estou com o mesmo problema na linha +12V [Pelo que conclui, não sei se esta certo, esta linha tem ligação com o resfriamento.] porém quem esta esquentando é a minha placa de vídeo, após dois dias buscando por algo encontrei um tópico muito antigo, aonde o cara diz o seguinte: 

"A fonte pode ter problemas na linha +12V , fazendo com que de problemas na placa de vídeo também.

tensão maior ou menor fornecida pela fonte, energia de má qualidade, etc...

 

Não tem como te afirmar que se trocando de fonte o problema será sanado, é uma possibilidade, e mesmo se não for o causador do problema, já se garante com uma fonte de qualidade." 

Ele também fala para verificar, ventilação, cooler, etc... Como tu já verificou pode ser sim este problema em sua fonte. Minha linha +12V também esta com 8V, espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Olá fórum,
 
Estou tendo problemas no processador Core2Duo 2ghz (sem overclock), ele tem mais uns 10 anos e só recentemente teve um problema mais serio de superaquecimento sendo que ele tem um ventilador apontado para a cpu aberta. Mas, devido a constantes travamentos, reinícios e despejos de memória periódicos recentemente, tentei varias coisas para baixar a temperatura como:
  • - remoção e limpeza do registro e do disco com CCLEANER e também removendo inutilitários do msconfig e serviços inúteis do windows para evitar a utilização redundante do processador para evitar utilizacao a 100%.
  • - recentemente trocada a pasta térmica (com uma fina camada bem distribuída uniformemente com mini espátula sobre a superfície da cpu)
  • -aumentando a rpm do cooler através do programa SPEEDFAN (não sei se caiu ou se sempre esteve a 800 rpm, consegui 1800 através deste programa)
  • - polida a base do cooler e a superfície do processador com lixa d´agua para houvesse maior contato.
  • - limpado com uma flanela e pincel com todo o interior do gabinete, e os periféricos, incluindo é claro a placa-mãe, para retirada de pó acumulado.
Em fim isso foi feito neste mês umas 3 vezes (com todo o cuidado) e sempre deu ótimos resultados (a temperatura era obtida em media de 50-55 graus 'apenas' ao invés dos 60 63 graus Celsius) sendo que, todos os programas rodaram perfeitamente com gráficos pesados e outros programas em paralelo em problemas porém isso durava apenas alguns dias e até recentemente apenas 1 dia ou 2. 
 
Usei vários programas para medir a temperatura e quando abro o chrome, por exemplo, a temperatura pula de 47 graus para 57 e depois, dependendo do que acesso a temperatura cai para 49-50, varias paginas com videos faz a temperatura pular para 60 -63 graus, antigamente isso travava/reiniciava a maquina, não lembro o que fiz para que suportasse mais, ja registrei uma ou duas vezes chegara a 70 graus, bateu recorde!
 
E agora a coisa ficou totalmente estranha, usei o programa TThrottle para apitar quando a temperatura chegasse aos 59 ou  63 graus para quando eu estiver em um programa pesado, ou jogo ele me informar se a temperatura foi atingida e eu pudesse concluir que o problema fosse somente o superaquecimento mas varias vezes travou e raras vezes ouvia os apito do 59 graus, não chegava a 63 graus.
 
Instalei o CPUID HWmonitor e ele me mostrou algo curioso, está tudo perfeito mas na linha de 12 v mostra só 8v isso poderia ser responsável pelos travamentos e despejos de memória e consequente superaquecimento?
 
A semana toda usei vários programa li dezenas de artigos para tentar baixar o calor mas sempre leio as mesmas coisas, verifique o cooler, troque a pasta, limpe o pc etc etc... então estou tentando aqui porque estou vendo que não deve ser nada simples. Tenho mais detalhes que poderia passar para dar uma ideia melhor mas se alguém puder ajudar baseado 'apenas' nestes dados agradeço desde já.
 
obrigado pela ajuda, abraços.

 

 

Poste por gentileza TODOS os detalhes de sua configuração (Placa mãe, processador, Vga, Fonte, Gabinete e fans instaladas para refrigeração).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

placa Gigabyte P4m800PRO, 

CPU Core2duo e4400

Nvidia 6200

1,5GB RAM

Fonte 400w colertek ct 2045s

Cooler Intel original do processador (pesquisei no google veio na 1a foto dele, grandao robusto, aqui no post nao consegui postar a imagem)

Gabinete 4 baias 42cm comprimento x40 altura x 20 largura e aberto com um ventilador apontado pra dentro faz anos 

A respeito da queda de tensão da fonte eu havia postado em outro forum por achar que tivesse pouco a ver com isso http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1074272-corrente-baixa-na-linha-de-12v/ e foi concluído que havia erro de leitura. então essa possibilidade da fonte ter problema acredito seja descartada.

 

Hoje testei mais umas vez a temperatura subiu de novo e gostaria de aproveitar e se alguém sabe dizer o que é o CPUTIN que esse programa mostra (por incrível que parece no site do desenvolvedor não tem explicação clara) ta na imagem.bmp do primeiro tópico e isso fica com a temperatura muito mais alta que os Cores chegou a mais de 80 enquanto os cores estavam entre 60 - 63 graus.

 

>>>

Recentemente consegui baixar a temperatura  para até 42 graus com a cpu sem uso, mas quando abro qualquer aplicativo a temperatura salta de 10 a 15 graus e isso não é normal. E ocorre travamentos constantes e as vezes a temperatura dos cores não chegam a 60 graus mas esse CPUTIN fica quase a 80 o que seria isso alguém sabe poderia me ajudar? Não consigo achar explicações pra esse fenômeno. 

 

E mais uma coisa, pensei até que eu teria instalado o cooler de uma forma errada mas esse cooler intel não tem 'lado' ou tem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

placa Gigabyte P4m800PRO, 

CPU Core2duo e4400

Nvidia 6200

1,5GB RAM

Fonte 400w colertek ct 2045s

Cooler Intel original do processador (pesquisei no google veio na 1a foto dele, grandao robusto, aqui no post nao consegui postar a imagem)

Gabinete 4 baias 42cm comprimento x40 altura x 20 largura e aberto com um ventilador apontado pra dentro faz anos 

A respeito da queda de tensão da fonte eu havia postado em outro forum por achar que tivesse pouco a ver com isso http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1074272-corrente-baixa-na-linha-de-12v/ e foi concluído que havia erro de leitura. então essa possibilidade da fonte ter problema acredito seja descartada.

 

Hoje testei mais umas vez a temperatura subiu de novo e gostaria de aproveitar e se alguém sabe dizer o que é o CPUTIN que esse programa mostra (por incrível que parece no site do desenvolvedor não tem explicação clara) ta na imagem.bmp do primeiro tópico e isso fica com a temperatura muito mais alta que os Cores chegou a mais de 80 enquanto os cores estavam entre 60 - 63 graus.

 

>>>

Recentemente consegui baixar a temperatura  para até 42 graus com a cpu sem uso, mas quando abro qualquer aplicativo a temperatura salta de 10 a 15 graus e isso não é normal. E ocorre travamentos constantes e as vezes a temperatura dos cores não chegam a 60 graus mas esse CPUTIN fica quase a 80 o que seria isso alguém sabe poderia me ajudar? Não consigo achar explicações pra esse fenômeno. 

 

E mais uma coisa, pensei até que eu teria instalado o cooler de uma forma errada mas esse cooler intel não tem 'lado' ou tem?

 

Vamos começar pelo problema de aquecimento.

O polimento da base do cooler se não for bem efetuado (e com as ferramentas adequadas) pode enpenar a base, reduzindo ainda

mais o contato e trazendo mais resultados negativos do que positivos.

Outro fator, o que no seu caso acredito ser o responsável pelas temperaturas elevadas é a tensão de alimentação do processador (Vcore).

A tensão nominal do Core2duo e4400 é de 1,31v porém fiz algumas pesquisas e encontrei reviews afirmando que com essa tensão da pra se chegar a um clock de 3,29Ghz, o que nos leva a crer que da pra reduzir um pouco afim de obter menor aquecimento.

Acredito que algo em torno de 1,28v seja um valor estável, porém você pode testar valores menores como 1,25v, 1,20v. Esse procedimento é efetuado na BIOS ao iniciar o computador, procurando pela opção de tensão e alterando os valores.

Reduza as voltagens e faça testes de stress com o Prime95 afim de verificar a estabilidade. Poste os resultados posteriormente para que possamos ver se o problema foi sanado.

Você disse que tinha descartado o possibilidade de erro na leitura da tensão na linha 12v, porém isso possivelmente pode não

estar ligado ao software de monitoramento mas sim a sua fonte que é um modelo genérico de péssima qualidade (Fonte de 200w rotulada como sendo de 450w), que oference inclusive risco a sua integridade física.

Veja porque:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Coletek-CT-2045S2-de-450-W/1960/1

 

Recomendo que tome medidas com extrema urgência afim de substitui-la, evitando assim problemas futuros.

Passe na sessão de fontes e busque recomendações.

 

Abraço e boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!