Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a diferença entre cabo null modem e extensor serial?


Posts recomendados

Estou montando um projeto que usa porta serial, no padrão do projeto ele usa um conector DB9 femea. Gostaria de saber se posso usar um conector DB9 macho respeitando os pinos usados no projeto para eu poder usar um cabo null modem que já tenho para conectar no PC?

 

Ou eu tenho que fazer com o conector femea e usar um extensor serial?

 

Gostaria de saber pois não sei qual a diferença entre o null modem e o extensor, pois sei que o null modem tem as ligações diferentes entre os dois conectores, e o extensor respeita a conexão dos mesmos pinos no conector femea e macho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@,

 

Segue o esquema do null modem :

 

http://img155.imageshack.us/img155/6161/rs232nullmodemlo4.jpg

 

http://www.anotherurl.com/images/rs232_2.gif

 

Repare que o null modem cruza o handshacking, isto é, o cabo elimina aquele protocolo que os modens utilizam de ter a sequência DTR - DSR  e  RTS - CTS. Além de já ligar o pino de TX de um lado ao RX do outro.

 

O extensor é apenas um "reforçador" de sinal, que não muda em nada o formato do sinal tanto de um lado como para o outro.

 

Minha dica é a de se evitar um cabo null-modem, pois existem algumas implementações que não seguem a norma correta e o pessoal também chama de null-modem.....

 

Mas lembre-se de que para termos comunicação  sempre temos de ligar o pino de TX de um lado ao RX do outro e vice-versa !!!!

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!