Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asrock z77 Extreme4 + i5 3470 @ 4.2ghz


tulioburimn

Posts recomendados

Alguem pode me explicar passo a passo em como overclock no i5 3470? ele é bloqueado mas da pra fazer um clock de leve!! 

o meu e 3.2 ghz..

na bios modifiquei o mutiplicado de 32 para 40,

no windows entrei no xtreme tunning, e mudei pra 40 também, está 4,0ghz... estavavel, fiz varios testes. porém chegou a 69 graus o processador como o cooler hype t4.. sem over fica 59...

 

o que eu queria... 

queria aprender a mexer no BCLK está a 100, vi na net uma foto do cpuz que esta velocidade do bus esta em 105.12 eu queria saber sei sso é o bclk, o proc dele esta a 4200mhz..

e queria saber também como aumentar o vcore, está padrão, nao mexi, so mexi nesses 2 settings, e nao deu pau nem um.

 

resumindo, queria diminuir a temperatura (mexendo no vcore se isso adiantar)

aprender mexer no bclk , ate q frequencia posso por? 107??

e também queria saber saber se preciso mexer mais em alguma coisa??

obrigado

 

 

e queria saber tambem como faco pr medir o consumo que meu pc tera, pois n sei se minha fonte aguenta essas pecas todas com overclock

 

cx600w corsair

 

asrock z77 extreme 4

Core i5 3470 overclocked 4.0ghz

2x4gb ddr3 gskill trident xmp ativado 2400mhz

1 ssd

1 hd

2 gtx 760 aCX evga (pretendo faze o overclock da sc)

8 coolers.

 

minhas placas evga chegam amanha, vai fica monstro o pc para games? ou razoavel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Túlio, boa noite!

 

Tá fazendo "Non-k OC" no seu i5? Realmente essa linha da ASRock de placas é muito boa. Eu mesmo tenho um perfil de OC para o meu i7 2600 já configurado para rodar até 4,2GHz no turbo core na Z77 Extreme3. Acho que o trabalho maior ficará por conta de regular a tensão, de forma que seja a mínima possível para que o processador funcione normalmente com o acréscimo de "giro" nas frequências.

 

Para reduzir a tensão inicial da regulagem que a placamãe faz para o processador rodar sob essas condições, Túlio, tem que saber quais seriam as tensões em idle e em stress para ter um abalizamento e comparar com as tensões depois do OC. Um bom programa para observar a tensão, uso o CPU-Z (pela leitura mais próxima da realidade em relação aos outros). Para o stress, normalmente uso o teste de estabilidade do Aida64, pode-se porém, usar o Prime95 tranquilamente.

 

No meu caso, eu cheguei a uma boa tensão no OC regulando o VCore por meio de "off-set". No auto, a tensão chegava pra mais de 1,300V e as temps dos núcleos alcançavam cerca de 75ºC. Regulei então o VCore, diminuindo em 0,45V pelo "off-set" e consegui resultados satisfatórios. Mantive o OC estável e as temperaturas diminuíram em cerca de 10ºC (como cooler, uso o WC Seidon 120V).

 

Túlio, como se tratam de processadores diferentes, deverá achar o prumo do seu i5. Se for usar o método de "Off-set" para ajustar a tensão, observe primeiro a diferença entre as tensões não-OC e OC para saber a margem que pode-se trabalhar. Reduza os valores aos poucos e sempre teste a nova configuração de perto com o CPU-Z e o Aida64 ou Prime95 rodando. Se estiver tudo em ordem, pode-se diminir um pouco mais a tensão VCore. Se aparcer um BSOD ou o micro travar, é sinal que o VCore está abaixo do necessário.

 

Agora, a respeito de over via BCLK, eu recomendaria não mexer nos valores padrões (100MHz), pois além de influir na frequência do processador, interfere também nos clocks da memória e nas pistas PCIex. É um terreno fértil para aparecer BSODs e seu diagnóstico é difícil, porque acaba alterando no funcionamento de vários componentes. Nessa parada, sou mais conservador, admito.

 

O consumo do OC, como não é um over tão relevante, não creio que afetará tanto no consumo geral do seu possante. Calculei o consumo máximo dele, incluindo o OC do i5 + 2 GTX 760 + DVD-Rom e o restante da config e nem passou dos 500W. Então, sua CX600 terá uma folga boa de mais de 100W. Só não saberia dizer se a CX600 segurará um over "cabuloso" nas GTX (peraí...precisa??)

 

Se sua preocupação é se seu possante rodará jogos de qualidade, eu penso assim: Se uma GTX 760 já roda quase a totalidade dos jogos no máximo e em fullHD, com o SLI delas, o patamar é outro. FullHD é coisa pouca para seu sistema. Claro que há uma exceção aqui ou ali, Túlio, porém, acredito que essa dupla botará pressão em placas como GTX 780Ti e Titan Black, quer coisa melhor?

 

Se liga nesse teste: http://www.guru3d.com/articles_pages/geforce_gtx_760_sli_review,1.html

 

Abraço!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabelo, olha essa print!!

Processador Overclocked 40x100 , nao mexi no vcore, esta tudo automatico, so mexi no mutiplicado mesmo!

deixo assim? ou configuro alguma coisa? Ta rodando o Prime 95 a 30 mins.... eu executei o Aida64 durante 9 hrs, nao deu erro nem nada, so chegou a 73 graus.

Precisa mexer no vcore para baixar temperatura?

 

Refrigeração possui 2 coolers frontais para injeção, um inferior para exaustao, 2 superiores para exaustao, 1 lateral para injecao, 1 traseiro para exaustao, e um hyper t4 no processador!

Está muito alta? ou está normal?

 

Executei o test do passmark, e meu processador sem overclock obtive 6500 pontos, com overclock obtive 7600 pontos, subiu um tanto bom no ranking de testes do passmark se você conferir http://www.cpubenchmark.net/high_end_cpus.html

creio que ficou no nivel do amd fx 8150.

 

 

post-710801-0-28254200-1402545471_thumb.


nao vou tentar fazer 4.2ghz, deixa 4.0 mesmo ta estavel, so queria ver a temperatura, se abaixa ou se deixa assim mesmo


post-710801-0-16625000-1402545845_thumb.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fala rapaziada, boa tarde!

 

 

Valeu, Doutrinador!!

 

A lida de leve que eu fiz dos tutoriais que passou pra cá me interessou a beça. Já dá para entender melhor alguns parâmetros de tensão do processador (como PLL, por exemplo) que reconheço não dominar legal. Entretanto, no caso do Túlio, o lance é fazer um OC maroto de 0,4GHz no turbo core na função "non-K OC" que a Extreme permite. É apenas equilibrar o VCore do processador para controlar o acréscimo de temperatura que virá com a mudança nos parâmetros do turbo core.

 

 

 

vi ali que meu proc esta muito abaixo do maximo! então nem vou nmexer em nada, o cara diz q pode chegar a 98 graus , o meu n passa de 72

 

Túlio, no seu caso (e o meu também), por ter um processador de multiplicador bloqueado (versão não-K) não dá para "alçar voos maiores" no over. Sorte nossa termos esse tipo de placamãe que tem um recurso como o "non-K OC". O limite deste "boost" é de 0,4GHz a partir do valor to turbo alcançado em stock. No meu i7, ele chega a 4,2GHz (turbo core em um núcleo apenas) devido ao turbo padrão de 3,8GHz sob mesmas condições. Como seu i5, tal turbo chega aos 3,6GHz, então o OC vai até 4,0GHz.

 

Para facilitar, tai uma tabela para te orientar melhor a respeito de como esse non-K OC age nos clocks do turbo core de seu i5 3470:

 

nº de núcleos exigidos - Frequência turbo core original - Frequência turbo core "Non-K OC"

 

                1                                      3,6GHz                                           4,0GHz

                2                                      3,5GHz                                           3,9GHz

                3                                      3,4GHz                                           3,8GHz

                4                                      3,3GHz                                           3,7GHz

 

Quanto a tensão, se for mesmo 1,128V em regime máximo, acho que está próximo do ideal, Túlio. Pode-se arriscar um pouquinho e tentar tirar alguns "pentelhésimos" de VCore, creio, porém, que não irá muito além deste valor não. Chuto que, talvez há alguma margem até 1,100V, entretanto, pode haver mal-funcionamento do processador chegando neste limiar. Só testando cada decréscimo de VCore para saber.

 

Outra coisa, Túlio: O T4 tem como adaptar uma segunda fan nele? Se no T4 tiver suporte para a outra fan, poderia retirar uma das Sharks do gabinete para equipar o cooler e fazer o esquema "push-pull". Reforçaria legal o desempenho do T4.

 

Abraço a todos!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Cabelo75

 

Grande cabelo, então, estou com um cpu K na asrock, e como pretendo um OC nele, me indicaram estes guias...achei bem complicado* o oc em intel do que em AMD, mas admito que passei somente a vista nestes guias, mas como o primeiro é em cima da mobo z77 extreme4 da asrock, poderia ser de ajuda.

 

*difícil no quesito de muitos detalhes para ficar atento...

 

@topic:

 

Tome cuidado ao subir o valor do BCLK pois ele interfere em tudo do processador, ainda mais nos ivy´s bridge.

 

abs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!