Ir ao conteúdo

O que queimou?

Posts recomendados

Postado

Olá, adquiri hoje mesmo uma Asrock fm2a55m-hd com um processador AMD a10 7850k, memoria kingston hyperx 4GB e uma fonte Corsair CX de 430w. Comprei somente as pecas, pois tinha um gabinete antigo. Ao montar todas as pecas, me deparei com alguns problemas que desconhecia ate então. Falta de parafusos, entrada de energia da fonte a cpu, etc. De primeira os coolers giraram mas nao havia bip, nem nada aparecia no monitor. Retirei e recoloquei os cabos e as pecas. Dessa vez, os coolers ameacaram girar, mas em menos de 1 seg. Paravam. Fui recolocando e tentando. Na 3 vez subiu cheiro de queimado. Mudei a superficie do gabinete. Ai veio cheiro e fumaca. Tirei o processador, e na ultima vez. Os coolers giraram porém, uma chama acendeu em 1 capacitor. Todas as tentativas duraram menos de 3 seg. placa-mãe ja era. Me conformei. Capacitor ficou pretinho. A duvida:

Sera que processador e fonte foram juntos? ( na vez da chama o processador nao estava, estava guardado.) fui ao tecnico e ele ligou la sem gabinete e processador e os coolers giram, sem bip. Quando pos o processador, ele ameacou e nao girou, como da primeira vez. O cooler do processador cheira a novo e o processador nao tem cheiro. A placa-mãe tem um cheiro incensante de queimado. Fonte com cheiro de nova. e aí sera que so foi a placa-mãe que deu preju? Foi por causa do gabinete velho?

Postado

Bom dia Cesar;

Parece que o problema  está centrado na placa : Ou ela veio com defeito de fabricação ; ou deu problema eletrico por conta de algum erro de montagem .

Possuo esta mesma placa  com um A10-5700 'trinity' depois veio o 'richland ' e o seu o mais novo o' kaveri'.

Pergunta :atualizou BIOS antes?

Sem atualizar a BIOS a placa não reconhece o processador 'kaveri',o que corresponde ao fato que você relatou de ligar , girar cooler e nada aparecer;talvez - talvez-estivesse tudo certo quando efetuou a primeira montagem.

Ao montar todas as pecas, me deparei com alguns problemas que desconhecia ate então. Falta de parafusos, entrada de energia da fonte a cpu, etc. De primeira os coolers giraram mas nao havia bip, nem nada aparecia no monitor.

Depois nas tentativas pode ser ,existe a possibilidade ,não estou afirmando nada ,de que possa ter cometido algum erro,o que chama atenção é isso de 'problemas com a ligação fonte /cpu' que tipo de problemas?

Retirei e recoloquei os cabos e as pecas. Dessa vez, os coolers ameacaram girar, mas em menos de 1 seg. Paravam. Fui recolocando e tentando. Na 3 vez subiu cheiro de queimado. Mudei a superficie do gabinete. Ai veio cheiro e fumaca. Tirei o processador, e na ultima vez. Os coolers giraram porém, uma chama acendeu em 1 capacitor.

Desculpe mas ficar mudando cabos no chute não é correto. E muito menos não podia ter continuado depois que cheirou queimado a primeira vez ;mais uma coisa por gentileza explica 'mudei a superficie do gabinete',tava  trabalhando onde?não entendi.

Encostava traseira da placa ,as soldas,a  no metal do gabinete?

Tem como tirar foto de como ficou a instalação ?

Creio,assim é quase palpitar no escuro,  que teve 'menos azar' ,fonte deve estar boa ,não teve pico de energia que pudesse avariar ela,questão ta na placa;

Processador também dever estar sem problemas.

Antes de montar nova configuração da uma testada na fonte .

Caso nada do que cogitei corresponda sobra defeito da placa ...

Comprou onde? ML ou 'elefante prehistorico'?

Abraço.

Postado

Bom dia, obg pela resposta. então, quando eu disse, que a fonte liga a cpu, tinha 2 cabos, CPU de 8 pinos, e PCI-e de 6 pinos, a entrada tinha 4 pinos. Por nome, eu pluguei o de 8 pinos. No caso o meu erro: nao sei agora qual dos 2 poderia ter ligado. Quando falei, "troquei o gabinete de superficie", ele estava deitado no chao, depois passei ele para uma mesa de vidro, caso o problema fosse energia. Quanto a placa ter encostado no chassis, acredito que sim, pois tinham muitos parafusos em falta. Nao posso tirar foto, pois ja desmontei e coloquei tudo em caixas de volta. Fiz o pedido de outra placa-mãe igual, e tambem vou arrumar um gabinete novo. Esperando que seja apenas isso o problema. Quanto a testes na fonte, o tecnico disse que tava tranquilo, pois os coolers giram sem o processador. Quando poe, o capacitor queimado nao transporta a energia, e por isso a placa manda o sinal de parada. Minha preocupacao é o processador, se ainda vive, rsrs. Mandarei alguem especializado montar agora. Comprei no ML. Como eu posso atualizar a BIOS sem acesso a ela? Eu baixei por outro computador tudo referente a MB, pois esse que monto, nao vai ter drive optico por hora.

Postado

Bom dia, cara que triste ,acredito que teria dado tudo certo não fosse a placa mal fixada ,fez o certo , o cabo com  8 pinos divide em 2 e liga na placa.Se a BIOS estivesse atualizada provavelmente teria ligado ,mas a questão do curto talvez ficasse pra outro dia.

Pra instalar a atualizção vai precisar  instalar um processador, pode ser qquer trinity ou richland

Qual seu pc antigo ou o 'outro computador'?

Se não é amd compativel teria de apelar pra um amigo de muito boa vontade ou serviços de uma assistencia- fale com o tecnico .

Processador não foi reconhecido , não ligou , logo é pra estar perfeito;lado 'menos azar' da coisa.

Baixe todos os drivers do site da asrock , os que vem com o cd da placa estão desatualizados.

A BIOS você baixa o arquivo ,coloca num pendrive que tem a opção de atualizar por ele.

Vai gostar da interface da BIOS.

Quando for olhar gabinete olha os thermaltake,bons bonitos e baratos.tenho o V3,o H21 ta com preço excelente.

https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/25749/?parceiro=google&gclid=CMuqqbjh-L4CFclr7AodVjEABQ

https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/67305/?parceiro=google&gclid=CJyzjNvh-L4CFQIT7AoddQQAmA

Abraço.

Postado

Obg pelo auxilio, colocarei aqui os resultados de quando trocar a placa-mãe. Isso da BIOS vai dar um pouco de dor de cabeca. Obg também pela sugestões de gabinete. Agr é torcer e aguardar.

Postado

Amigão na minha opinião na primeira vez deveria estar correto, porém deveria ter verificado o cpu se estava bem encaixado se sim, retirava a memoria e fazer o teste com um outro pente de outra fabricante, porque se a bios da placa esta desatualizada não deixa o sistema subir com algumas memorias, ainda mais memoria overclocada, ja passei por algo assim em uma montagem.

Postado

Bom dia, Redbraz. A única alteração que ouve da primeira vez para a segunda, foi o encaixe do processador. Ele pareceu estar torto. Ajeitei e ele comecou com os problemas. Na terceira tentativa eu retirei a memoria, e os sintomas eram os mesmos. Ele sequer bipava, então acho que nao ouve ao menos reconhecimento do processador, antes da memoria. Quando é memória geralmente bipa nao é? A BIOS desatualizada pode ser um fator? O que acontece quando a MB nao reconhece o processador?

Postado

Então amigo, nao sei ao certo, mas ja tive problemas similares, no caso a placa mãe em questão ja tinha recebido a instalação de outro cpu então quando recebeu a nova cpu ela não reconhecia pois a bios nao entendia a instrução, mas neste caso era uma placa usada, será que você não entortou um pino da cpu?

Postado

No, CPU ta novinha. Tecnico viu e ainda riu dizendo que nao me preocupasse, que aquilo dar defeito é super raro, que não deu vídeo a primeira vez porque a placa já estava em curto. Que se porventura desse video, em coisa de 5 min ia quemiar do mesmo jeito. A placa estava presa ao chassis do gabinete, praticamente colada. Irei postar algumas fotos de como ficou a placa-mãe e o processador.

Postado

Cara é realmente super estranho, de repente ela entrou em curto por estar colada no gabinete mesmo, mas e algo que eu ainda não tinha visto, posta as fotos amigo.

Postado

Nao era so isso. Os parafusos estavam no encaixe errado (nas furcas de metal, e nao nas da placa mesmo) nao havia nenhum pino de bronze sustentando a placa. Nao ha aterramento no meu apartamento e quando saiu fumaca, a tensão estava em 220. Realmente espero que o cpu esteja intacto, mas nenhum pino parece estar torto e nem possui cheiro de queimado. Com a foto talvez de pra identificar se houve a torcao.

Postado

Bom, como falei, segue as imagens do processador e da placa-mãe:

Processador - http://imagizer.imageshack.us/a/img842/1764/94q42.jpg

Placa - mãe - http://imagizer.imageshack.us/a/img837/3368/nzj4q.jpg (o capacitor que queimou foi o da extrema direita, o de cima)

Capacitor queimado - http://imagizer.imageshack.us/a/img853/9775/p58u.jpg

Eu espero sinceramente que o processador esteja vivo!

Postado

Bom dia GutoGrd,então vamos por partes;essa do processador torto(?) creio ter sido impressão sua  ou não encaixou bem ele até o fim-é isso que quis dizer?- porque de outro jeito não dá  encaixe e se forçar errado danifica os pinos  e já era ,acredito que seguiu as instruções de montagem e viu o detalhe do triangulo dourado que tem um correspondente na placa.

Essa peça quadradinha que queimou e que você chamou de capacitor é na verdade uma Bobina do circuito regulador de tensão da placa .

A fonte fornece 12  -5- 3.3 volts , a memoria funciona tipo 1,5  v , processador 1.1/ 1,3 v ,as bobinas do circuito colocam a tensão certa pros componentes.

Capacitores- no caso sólidos- são as 'panelinhas'.

Uma coisa você disse que a tensão estava em 220 V( Maceió é 220 V certo?) isso não importa  no caso , essa fonte Corsair é com entrada universal vai até 264 V.

Abraço.

Postado

Ola, ele nao está torto, verifiquei ontem. Retirei a estatica e coloquei um filete de papel entre os pinos. Todos perfeitamente retos. Uma coisa quem venho pensando, o processador esta vivo, pois se nao estivesse, mesmo com eles os coolers girariam, e nao giram. Sem ele giram, ou seja, o processador esta requerindo uma energia que a placa nao pode oferecer, estou correto? acredito que ali a placa segura a energia pra nao chegar ao processador. Me preocupo com a memoria agora. Ah sim, o processador encaixa perfeitamente no socket ainda. Trto nao estão, menos mal. Em qualquer loja de informatica encontro pasta termica? Lendo as instrucoes do processador, vi que a cada troca a pasta termica tem de ser reposta. Tentei uma vez em 220 e as demais em um estabilizador de potencia de 300w. Esqueci de comentar que na minha casa deram esse problemas, mas na casa do tecnico, q placa tava fora do gabinete quando fez os testes, nao deu nada. E é aquilo que falei, com qualquer componente, fora o processador, eles giram. Com o processador eles so dao um "mini arranque" de 1 seg. De acordo c o técnico, o problema é exclusivo da placa mãe. Não me preocupo c dinheiro pois é um amigo, que eu nem sabia que era tecnico, soube depois do problema, rsrsrs, se nao teria evitado isso tudo, então ele nao pretende dizer q mais pecas estão queimadas pra pagar mais, nao esta cobrando. Tomara que ele esteja certo. HD e memoria, por favor vivam. Kkk

Postado

Boa noite Guto;

sim é pra encontrar a pasta numa loja boa,essas que só tem teclado e mouse não contam.retira o que ficou de pasta no processador com alcool isopropilico- alcool comum não serve -deve achar na mesma loja,usa um cotonete.

Estabilizador ?!

Use só um filtro de linha ,os bons são caros e dificeis de achar-Clamper- então vai com basico mesmo,são melhor que nada e melhor que esse 'estabilizador' tira esse treco do pc,estabilizadores tem chaveamento analogico e operam em frequencia baixa,a fonte tem muito mais capacidade de lidar com as alterações de corrente ,é eletronica e opera a 400 hz o estabilizador a 60 hz ou seja  ele ainda ta chaveando ,os 'tlec' , e ela já fez o serviço,ai ele 'estabiliza e a fonte tem de novo que trabalhar,ou seja a baixa eficiencia do estabilizador prejudica todo o conjunto do pc.

Quando for montar de novo o pc tenta acompanhar o serviço,já que o tecnico é amigo seu , assim ajuda/aprende e vai gostar mais da maquina,já que participou .Abraço.

Postado

Use só um filtro de linha ,os bons são caros e dificeis de achar-Clamper- então vai com basico mesmo,são melhor que nada e melhor que esse 'estabilizador' tira esse treco do pc,estabilizadores tem chaveamento analogico e operam em frequencia baixa,a fonte tem muito mais capacidade de lidar com as alterações de corrente ,é eletronica e opera a 400 hz o estabilizador a 60 hz ou seja  ele ainda ta chaveando ,os 'tlec' , e ela já fez o serviço,ai ele 'estabiliza e a fonte tem de novo que trabalhar,ou seja a baixa eficiencia do estabilizador prejudica todo o conjunto do pc.

Entendo, eu possuo um filtro de linha aqui. É só ligar e pronto, ou precisa alterar alguma tensão, etc?

Postado

Só ligar , nossos filtros de linha brazucas -bem furrequinhas feitos na china- tem o nivel mais basico de proteção . os 'fabricantes' nacionais 'simplificam' a coisa.

mais repito esquece o 'estabilizador'.

Leia essas análises :

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/738487-você-já-viu-seu-filtro-de-linha-por-dentro-não-entre-e-veja/page-53?hl=%2Bfiltro+%2Bde+%2Blinha#entry5892373

abraço.

Postado

Valeu a sugestão, mas to extremamente quebrado de grana. Beleza, dispensa o estabilizador. na tomada dá problema, pelo menos por uns 15 dias? descobri que não posso tirar o filtro de linha de onde ele está agora, ai vou ter q arrumar outro. Fora a pasta termica que tenho que arrumar ainda e o alcool.

Postado

Com grande alegria, venho informar que o PC ligou. BIOS atualizada e esta instalando o windows agora. O problema foi a placa-mãe mesmo. Adquiri outra igual. NUNCA deixe a mobo encostar no chassis. Kkkkkkk agradeco aos 2 que me deram esse apoio! Resolvido.

Postado

Com grande alegria, venho informar que o PC ligou. BIOS atualizada e esta instalando o windows agora. O problema foi a placa-mãe mesmo. Adquiri outra igual. NUNCA deixe a mobo encostar no chassis. Kkkkkkk agradeco aos 2 que me deram esse apoio! Resolvido.

Joia amigo, fico feliz que tua maquina esta viva!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!