Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
farreis

HD externo reconhece na eSata, mas na USB não

Recommended Posts

Olá pessoal!

Tenho um HD externo (Seagate Barracuda, 2TB) que uso em uma gaveta externa. Ao conectá-lo ao PC via porta eSATA, ele reconhece e funciona normalmente. Acontece que a gaveta possui também uma saída USB 2.0, mas quando ligo o disco ao computador através dela o Windows diz que ele não está formatado e mostra-o no Gerenciador de Discos (dentro de Gerenciamento do Computador) como uma unidade RAW. Se volto pra a eSATA, tudo normal: os arquivos estão lá e o disco é reconhecido rapidamente.

Isso é muito estranho. Já tive outra gaveta onde esse mesmo HD estava. Ela também tinha uma saída eSATA e outra USB, e a conexão em qualquer uma das duas funcionava perfeitamente. Vocês já viram isso acontecer?

Já formatei o HD pela formatação rápida e pela low level, sempre selecionando o sistema de arquivos como NTFS, mas o problema persiste. Já passei utilitários de correção de erros e diagnóstico, que não apresentaram nenhum problema (inclusive os da Seagate, que não mostraram bad blocks nem outros defeitos). Gostaria muito de fazê-lo funcionar normalmente nas duas saídas, porque eventualmente preciso conectá-lo em um micro sem eSATA e não quero correr o risco de o HD não ser reconhecido!

Muito obrigado, desde já, pela ajuda que puderem me dar.

Até mais! 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

As duas causas mais prováveis para o seu problema:

1 - Defeito no cabo USB que está usando;

2 - Defeito na porta USB da gaveta ou defeito na placa da gaveta (chip relacionado ao controlador USB)

O que tentar?

1 - Trocar cabo USB e ver se resolve;

2 - Testar outro HD nesta gaveta e se não funcionar também, confirma defeito na USB da gaveta ou controlador da mesma.

PS: Definitivamente não me parece defeito de HD.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais