Ir ao conteúdo

HD externo não carrega

Oliveira Costa

Posts recomendados

Postado
Olá galera do Clube do Hardware. 

Estou com um problema que vem tirando meu sono há alguns dias. 

Acontece que faz 1/5 ano que sou usuário do Lubuntu e tenho um HD externo Seagate 2,5 de 500 GB (USB 3.0/2.0) que formatei em fat32 pra por filmes e fazer backup dos arquivos de meu notebook. Nunca tive problemas com esse HD externo, até formatar o meu computador e deixar passar mais de 2 semanas até lembrar de mover o backup para o do HD do computador. 

Depois de deixar o dispositivo conectado 2 dias seguidos na TV eu resolvi plugá-lo no meu note pra copiar o backup e gravar alguns filmes nele também. Pra minha surpresa o dispositivo não carregava os arquivos, apesar de aparecer na lista de dispositivos do gerenciador e no comando lsusb. Ele simplesmente era mostrado como uma pasta em branco que ficava carregando e fazia o gerenciador se fechar antes de concluir o carregamento.

Dizem que algumas TVs alteram o formato dos arquivos, não sei se é o caso, mas esse aqui ainda continua em fat32.

*Já testei outros cabos, e mesmo assim o HD não abriu; já coloquei esse danado no notebook e nada dele abrir; tentei usar o gparted pra ver como ele estava, mas das 4 tentativas só em uma delas ele foi listado, quando cliquei nele o gparted ficou lento e fechou.

Coloquei um HD Toshiba 2,5 na case do HD com problemas e ele funcionou perfeitamente, logo podemos descatar uma possível falha no cabo ou no conector SATA do case Seagate.

Mais detalhes:

-O comando fdisk -l me retorna isso:

*Neste momento a CPU começa a trabalhar mais, como se o linux estivesse tentando ler o HD.

-Se eu não aceitar abrir o HD pelo gerenciador, quando o linux pergunta: "Por favor, selecione a ação que você deseja realizar:", é possível localizar o dispositivo pelo terminal com o comando lsusb:

root@oliveira:/home/oliveira# lsusb

Bus 002 Device 038: ID 0bc2:2332 Seagate RSS LLC 

Bus 002 Device 002: ID 8087:0024 Intel Corp. Integrated Rate Matching Hub

Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub

Bus 001 Device 005: ID 0101:0007  

Bus 001 Device 002: ID 8087:0024 Intel Corp. Integrated Rate Matching Hub

Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub

-Do contrário, o gerenciador se fecha sem carregar os arquivos e o lsusb não encontra o HD:

-Esse é o resultado do comando dmesg:

*o HD Toshiba é do notebook, o problemático é um da Seagate.

-Quando executo o lsusb, espero uns 5 min. e executo novamente acontece isso aqui:

(1ª vez)

Bus 002 Device 000: ID 0bc2:2332 Seagate RSS LLC 

(2ª vez - 5 min. depois)

Me desculpem se fui muito longo em meu relato, apenas não quis deixar passar nenhum detalhe.

Desde já agradeço a qualquer um que se disponha a me ajudar.

Postado

Exatamente, @AmarildoJr, o fkdsk só encontra o hd do notebook. 

Estou começando a perceber que ao rodar o lsusb, logo que conecto o hd seagate, o mesmo é encontrado e aparece na listagem de dispositivos usb, porém se eu esperar um pouco e não fizer nada além de rodar o lsusb novamente o dispositivo não aparece mais. Já fiz esse mesmo teste várias vezes e acontece a mesma coisa sempre.

Postado

@AmarildoJr, esse ícone não mostra nenhuma mensagem (já havia tentado isso antes). No momento estou usando o GetData Back for Fat em um pc com windows pra ver se resolve, mas veja só o que está ocorrendo: 

Tentei a sorte com o GetData Back for FAT em um computador com windows. Ao iniciar o processo, após selecionar o disco correto, surge a seguinte mensagem: 

"Bad address mark"

Logo o programa pergunta se quero continuar mesmo assim. Cliquei em next. A partir daqui o programa começa a analisar o disco e mostrar para cada LBA a seguinte mensagem: 

"Error 2 in F: during readlogical LBA: LBA=(aqui vem o número de LBA), CHS=-1x-1x-1, Cnt=64"

O resultado do GDB foi esse:

"No file system found

GetData Back has not found any FAT file systens.

The most likely reason is, you are using the wrong version of GetData Back.

We suggest you download GetData Back for NTFS and scan you drive again".

Traduzindo:

Nenhum sistema de arquivos encontrado 

GetData Back não encontrou nenhum sistema de arquivo FAT. 

A razão mais provável é que você está usando a versão errada do GetData Back. 

Sugerimos que você baixar GetData Back para NTFS e verificar seu dispositivo novamente.

Será que isso tem haver com a mensagem de erro anterior?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!