Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas na montagem de um relógio digital


MELGAREJO

Posts recomendados

Boa tarde pessoal. Estou com um problemão aqui. Estou tentando montar um relógio digital mas estou com problemas na simulação com o Proteus. O que acontece é o seguinte: as horas devem ser contadas de 0 até 23 mas o circuito continua contando até 99. Acho que o ci 4073 não está funcionando na simulação. O que eu faço agora ?

 

Peças utilizadas na simulação:

ci 4073

ci 4026

display 7 segmentos de catodo comum

 

post-662046-0-71049300-1407522581_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola amigo  não repare pois  foi feito as carreiras  so  pra tratar  esse  ci 4073  fiz de maneira  que quando aparecer o digito 3  ele reseta o ci 1nada impede de fazer   com outro digito  é preciso  uma jogada de transistor  veja no meu circuito como faz  outra coisa  pra dar certo  precisa  por resistor  nas saídas  que for usar  veja

obs: um olhar mas atento ! a qui  eu estava encontrando problemas  mas nem precisa  dos transistores  o problema estava  mas na parte de resistor mesmo  por tanto    pode ligar  diretamente  a saída  do 4073  para reset  na pratica  não sei se será  necessário

post-650643-0-89976800-1407544142_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, o que foi montado errado é a sua lógica de reset, não tem nenhum problema com o CI, também não precisa de resistores nem de transistores........ eu fiz uma lógica aqui que deu certo, entra no link ai e clica na imagem pra aumentar ela....

 

https://imageshack.com/i/exTWH3MWj

 

flowwww

 

 

 

Cara, vi um detalhe aqui, depois que mandei a mensagem com meu circuito.....

 

sua lógica até da certo, mas o que você fez de errado é que as entradas da porta AND que você deveria ligar na unidade você ligou na dezena, e as entradas que você deveria ligar na dezena você ligou na unidade, ou seja, você inverteu a ligação das entradas da porta AND

 

O CI no qual você deve ligar as saídas F e G nas entradas da porta AND é o CI da unidade.......... e o CI que você deve ligar apenas a saída G na entrada da porta AND é o da dezena..... foi isto que você inverteu

 

mas mesmo assim não precisa nem de resistor nem de transistor.... de uma olhada no meu circuito pra ver la como pode ser a ligação.... e outro detalhe é que você não conectou a saída da porta AND no master clear de um dos CI's

 

flowwww

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como ja  foi dito  só tratei a  parte  do ci 4073   para  devido funcionamento pois  encontrei problema   sem os resistores o transistor  realmente não é preciso  mas   repito não sei  se é a versão  do  pro-teus mas diretamente  não funciona   pelo menos  no meu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como ja  foi dito  só tratei a  parte  do ci 4073   para  devido funcionamento pois  encontrei problema   sem os resistores o transistor  realmente não é preciso  mas   repito não sei  se é a versão  do  pro-teus mas diretamente  não funciona   pelo menos  no meu

 realmente alguns são bugados.... já havia acontecido comigo coisas assim, precisar colocar um transistor onde não é necessário na vida real por bug no proteus =S

 

flowww

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!