Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC: Dúvidas e Problemas após montagem


Ir à solução Resolvido por Thund,

Posts recomendados

Turma, estou mais tranquilo  ^_^

 

Fiz os testes sugeridos, seguem os resultados (e as novas dúvidas):

 

- liguei a fonte direto na tomada, sem ligar em nenhum componente da placa. Ao ligar o interruptor da fonte, ela já começa a girar a ventoinha. Isso configura o defeito, né, não deveria ligar sozinha. Assim, já entrei em contato com o vendedor para troca.

 

- liguei, com outra fonte, apenas placa mãe, processador e memória. Resultado, ligou, e apareceu a tela abaixo:

 

post-733329-0-52503600-1409286061_thumb.

 

sendo assim, concluo que esses componentes estão funcionando, correto? (graças a Deus) :jump:

 

Todavia, por essas telas, parece que tem de atualizar a bios, como vocês comentaram. Achei esse vídeo explicando, parece simples, vejam se é isso mesmo, por favor: 

 

No entanto, não sei se pode ser qualquer tipo de pendrive, e o que significa isso (que está no site do fabricante): - Use MFlash to update "BIOS + ME"

O que é esse "ME"?

Baixei o zip no site, e vem com esses dois arquivos:

AFUDE238.exe

E7823IMS.380

 

Estou louco para mexer nisso logo. Posso ir usando a fonte genérica que tenho aqui com o novo PC, ou pode estragar as peças, devo esperar chegar a troca da nova?

 

Obrigado  ;)

post-733329-0-08446900-1409286066_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

email_do_deo;

 

Movi seu tópico para o setor Hardware - Outros > Problemas Diversos e alterei o Título do mesmo. Assim, nós poderemos dar continuidade as suas dúvidas e problemas, sem descaracterizar o setor de Recomendações, ok?!.

 

:joia:

 

Continuando....

 

Se as coisas não mudaram tanto assim, sim, isso configura defeito na Fonte. A ventoinha deveria somente ser ativada ao dar boot no PC ou no caso de se realizar ligação direta para testar o funcionamento da Fonte. Veja no link, um exemplo de como realizar este precedimento(somente para ilustrar, não vá fazê-lo :D)

 

http://www.corsair.com/en-us/blog/2011/may/testing-your-corsair-power-supply

 

Quanto ao Erro do EFI Shell, pode ser pelo fato de não ter nenhum HDD conectado a Placa-mãe. Isto talvez se resolva, conectando um HDD e dando um RESET BIOS(CLEAR CMOS), veja no manual como realizá-lo.

 

Atualizar o BIOS, ao meu ver, não é necessário. Pois, o Processador e a Memória estão sendo reconhecidos corretamente, conforme mostra essa última imagem que postastes. Segundo a mesma imagem, sua Placa-mãe está com a versão 3.4(340) e a mais recente é a 3.8(380). Mas, cabe a você decidir o que acha melhor.

 

Sobre o vídeo, ok!. Pode ser utilizado como base.

 

Sobre o PenDrive, sim, qualquer um formatado em FAT32 pode ser utilizado.

 

Sobre o "ME", trata-se do Intel Management Engine, que pode ser atualizado também pelo utilitário M-Flash. Este utilitário se encontra dentro do BIOS. Basta colocar os arquivos dentro do PenDrive e realizar o procedimento de atualização conforme demonstrado no vídeo. Atente apenas que no caso da sua Placa-mãe, você devera escolher a opção de atualizar o BIOS + ME. Segundo o site, ambos são atualizados pelo mesmo arquivo, ou seja, o arquivo "E7823IMS.380".

 

ATENÇÃO:

Faça por sua conta e risco. Caso não tenha experiência, leve a uma Assistência Técnica ou peça auxílio de algúm conhecido/amigo que saiba como realizar este tipo de procedimento.

 

Sobre utilizar uma Fonte Genérica por enquanto, não. Não aconselho que faça esse tipo de coisa. Isto pode acabar comprometendo outros componentes da configuração. Se dá valor ao seu dinheiro, não faça isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tendou, obrigado mesmo.

 

- sobre o movimento do tópico, obrigado por me ajudar a manter a coisa organizada  ;)

 

- sobre o teste com o clipe, já fiz algumas vezes, em outras fontes, hehe. mas não foi o caso nessa, veio com problema, enviei hoje para troca

 

- sobre a bios, se, pelo que tu disse, está reconhecendo tudo, não vou mexer. é que no site, como tu disseste, indica que seria necessária a versão 3.6. mas está funcionando com essa, né? eu posso, por exemplo, primeiro instalar o windows e depois atualizar de forma mais segura, pelo SO, se for o caso, certo?

 

- eu pergunto do pendrive porque li que teria de tornar ele "bootável". apenas formatar em FAT32 já resolve (apenas por curiosidade)?

 

- sobre a fonte genérica, vou esperar a outra Seasonic, então...

 

- o que me encucou foi esse erro SHELL aí. isso pode ser defeito nas peças (mobo, memória, processador)? porque não quero perder o prazo de 7 dias para eventual troca, e a nova fonte ainda vai demorar para chegar. 

 

nesse caso, devo/posso usar a fonte genérica só uns minutos, para botar um HD e ver se funciona? ou é muito risco?

 

ah, e na placa um lance de sata 6gb e 3gb. posso plugar meu hd em qualquer uma, sem problema?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

BIOS

Então, segundo sua imagem, está tudo sendo reconhecido. Agora, se quiser eliminar qualquer dúvida, faça a atualização do BIOS para a mais recente. E sim, você pode instalar o Windows e realizar a atualização. Porém, o site diz ser preferível realizá-lo via M-Flash. Já que deste modo, BIOS e ME são atualizados ao mesmo tempo.

 

PenDrive

Tornar o PenDrive Bootavel se faz necessário para instalar SO. Para atualizar o BIOS, basta formatá-lo em FAT32, copiar/colar os arquivos necessários nele, plugar na USB da Placa-mãe e seguir os passos do vídeo que postastes. Mas, lembrando do adendo que fiz acima sobre a opção BIOS + ME.

 

Shell

Não, não é defeito nas peças. Como você tentou bootar sem uma HDD conectada ao PC, ele retornou exatamente esse erro, ou seja, não existem unidades válidas para realizar o boot do SO. Mas, em todo caso, se estiver em dúvida, plugue uma HDD e faça o teste. Se persistir, antes de entrar em pânico, faça o RESET BIOS, conforme lhe indiquei acima.

 

Obs.: quando digo: "Você tentou bootar sem uma HDD conectada a Placa-mãe, me refiro a essa passagem em seu post, "- liguei, com outra fonte, apenas placa mãe, processador e memória. Resultado, ligou, e apareceu a tela abaixo:"

Que dá a entender que você não havia conectado mesmo uma unidade bootável na Placa-mãe.

 

Fonte Genérica

Prefiro não opinar. Vái que falo pra você utilizar e dá problema. Deixo a seu critério.

 

SATA

Embora não tenha problema plugar em qualquer uma delas, se a HDD for SATA I ou II, de preferência por conectá-la a Porta1(Vide manual) referente ao padrão SATA II(3Gb/s). Se o HDD for SATA III, na Porta1 do padrão SATA III(6Gb/s).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não resisti e atualizei a bios da placa mãe. Resultado....

 

TUDO CERTO, ehehhe

 

Agora já está aparecendo a nova versão da BIOS. Botei, com outra fonte, para testar, o HD, e nem precisei dar Clear CMOS, ele rodou de boa, só pediu para restaurar o Windows (imagino que porque esse HD estava em outra placa antes).

 

Agora vou mesmo ter que esperar chegar a troca da Seasonic para seguir a instalação (e vir com novas perguntas).

 

Enquanto isso, sobre meu drive de DVD, que é ATA/IDE, eu vi na internet esse adaptador, para usá-lo na placa SATA. Vocês sabem se funciona:

 

http://www.dx.com/pt/p/2-5-44-pin-female-ide-to-sata-male-fast-chips-adapter-45685#.VANxLdddV1Y

 

Não entendi bem se esse é de notebook. Mas, caso não sirva, esse outro serve? O primeiro me pareceu melhor porque ocuparia menos espaço dentro do gabinete.

 

http://www.dx.com/pt/p/hdd-cd-rom-40-pin-ide-to-sata-or-sata-to-40-pin-ide-bidirectional-adapter-card-red-black-231992

 

Daí não preciso comprar outro drive e ficar com um velho ocupando espaço nas gavetas.

 

Muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, terminei de montar o meu pc e ainda falta o driver de DVD pra eu instalar... Eu já liguei ele pra ver se tava funcionando e tal. Na tela de início, aparece a seguinte frase: "DISK BOOT FAILURE, INSERT SYSTEM DISK AND PRESS ENTER" esse disco que devo inserir, é o da Placa mãe com os drivers, ou é o do Windows que vou instalar ? valeu desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi turma. Se possível, não esqueçam de me dar uma opinião sobre os adaptadores que linquei no post acima. Se acharem que funciona, penso em já ir comprando, para estar com ele quando chegar a nova fonte.

 

Eu não entendo essa coisa de pinos, por isso não sei se é para um DVD ATA normal  ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite galera. É o seguinte: instalei o W8 no meu pc faz 2 dias e agora a noite instalei o CD com os drivers da minha placa de vídeo (GeForce GT 610), após fazer isso, fui no site da EVGA para baixar o driver mais atual. Baixei tudo certo mas na hora de fazer a atualização, meu computador ficou a tela preta e não voltou, o que pode ser ? meu Windows é o 8 - 64bits.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal, enfim chegou a troca da minha fonte Seasonic. Montei tudo e agora o PC está funcionando liso, muito obrigado. :D

 

Se ajudar alguém, informo que com a troca da mobo foi mesmo necessário formatar o HD. No entanto, meu HD era particionado e consegui formatar apenas a unidade C:, reinstalando o W7, sem perder nada dos arquivos que estavam na outra unidade.

 

Vou criar um novo tópico para pedir ajuda sobre o preço que devo cobrar pelo que sobrou do PC antigo, se puderem ajudar lá também  ;)

 

Curti os posts que me ajudaram mais no processo, e marquei como resolvido na sugestão de configuração do Thund, que foi a que acabei comprando.

 

Estou fechando o tópico, agradeço muito a todos que me ajudaram nessa (para mim) aventura de montar sozinho meu primeiro PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!