Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
TerroristaBR

Minha memoria ram tem qual frequencia?

Recommended Posts

essa memoria ram de 2gb ddr2 já veio no pc quando comprei na loja quero fazer um dual channel mais nao quero tirar essa memoria ram quero coloca so mais outra de 2gb
 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá TerroristaBR

 

Quando falamos de frequência da memória, estamos falando de "velocidade da memória", que é a taxa de ciclos por segundo (Hz - hertz) que ela consegue trabalhar no máximo.

 

Sua memória é uma DDR2 - 800 (400MHz) conforme a sua primeira screenshot, mas o que isto significa?

 

DDR significa Double Data Rate (taxa de dados dobrada, em portugues) é uma tecnologia que aproveita 1 ciclo de trabalho da memória para dar dois pulsos (pulso de ida e pulso de volta) que podem levar informação cada um. Reparou que sua memória é DDR 800 mas trabalha em 400MHz? Ou seja, ela tem 400 milhões de ciclos por segundo, só que como em cada ciclo ela dá duas pulsadas, no final ela rende como se estivesse trabalhando a 800MHz. Toda memória DDR é assim, trabalha "dobrado".

 

Quer um exemplo? A memória DDR400, usada no antigo Pentium 4, trabalha a 200MHz. Uma memória DDR333, trabalha a 166MHz, DDR266 trabalha a 133MHz e assim por diante. A DDR3 1600 trabalha a 800MHz.

 

Ué, mas se é DDR3, deveria ser o triplo, não é verdade? Não, porque estamos falando de DDR e o número que vem em seguida significa apenas a geração, se fosse uma Quad Data Rate (QDR) ai sim, estaríamos falando de 4 pulsos por ciclo hehe. 

 

DDR = seria a primeira geração

DDR2 = a segunda..

DDR3 = a terceira e assim por diante.

 

Existem outros tipos de memória (DIMM, EDO etc), é claro, mas o mais popular nos PC's domésticos é a DDR. 

 

Olha só, as vezes você pode encontrar algo como "Memória DDR2 PC6400", seria algum tipo diferente de memória? Não! Trata-se de uma memória DDR2 800, só que eles estão mostrando a capacidade de transferência de dados dela (só pra engordar o nome do produto com mais números). Este número existe porque os módulos de memória transferem 8 bytes de informação por ciclo e se ele tem 800 ciclos por segundo, em 1 segundo transferirá 800 x 8 = 6400 bytes.

E uma DDR3 de 1600? Seria quanto? 1600 x 8 = 12800, logo DDR3 PC12800. Viu? Simples.

 

Espero não ter complicado mais a sua cabeça, mas se você estiver com dúvidas é um bom sinal, continue pesquisando e aprendendo sobre TI que você vai ver que não é complicado e é divertido ;)

 

abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mais se eu comprar so uma memoria ram de 2gb ddr2 800mhz e deixa  essa memoria ram da pra fazer dual channel que a velocidade da memoria ram é de 800mhz ai as duas vai fica 1600mhz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não, você não soma a velocidade das memórias, porque elas continuam trabalhando na mesma velocidade (400MHz).

 

A diferença é a seguinte. Imagine que em uma página de caderno você pode escrever 64 letras por linha e seu professor lê uma linha por segundo. Se você colocasse uma segunda página de caderno ao lado, aumentando o tamanho da linha para 128 letras, seu professor seria capaz de terminar de ler  seu trabalho mais rapidamente e te liberar mais cedo, certo?

 

É exatamente isto que acontece no dual channel. Cada módulo de memória envia "frases" de 64bits por ciclo, no dual channel você adiciona um segundo canal independente (uma segunda folha, como no exemplo) de 64bits quando coloca outro módulo de memória, então teoricamente você dobra a capacidade de transmitir dados por ciclo para 128bits, fazendo com que ele termine mais rápido de ler a informação toda.

 

Entendeu?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

na primeira resposta que você faz eu nao entedi que fala que é ddr2 800mhz (400mhz) e se eu comprar outra memoria ram de 2gb ddr2 800mhz ela também vai ser 400mhz?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×