Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Vou destilar meus two cents:  sabemos que é complicado determinar a VERDADEIRA temperatura dos AMD.  Por exemplo, depois de muitos testes consegui obter um valor, acredito, bem próximo da realidade no Core Temp 1.0 RC aplicando o valor de 16 no adjust offsets.  A configuração está na minha assinatura abaixo.  Eu acho que vocês estão sendo enganados pelas temperaturas que lhes são mostradas.  Naturalmente, com a aproximação da temperatura máxima do processador ele "se defende" diminuindo a frequência seletivamente de alguns de seus cores.

Grande Abraço

Primeiramente, gostaria de agradecer sua participação!

Então, pelo que vi, a temperatura máxima do fx 6100 e do fx 8350 é na casa dos 70º C.

Acredito que a temperatura que estou vendo não é mentirosa pois não vejo como o fx 8350 com um water cooler beirar os 70 graus com um overclock de 500 mhz (4.5ghz) e um vcore de 1.45.

Eu sabia que que quando o processador se aproxima de sua temperatura máxima, reduz o clock por segurança, e é isso que mais me deixa confuso, os sintomas são esses, mas ele está longe da temperatura máxima...

Postado

Vou destilar meus two cents:  sabemos que é complicado determinar a VERDADEIRA temperatura dos AMD.  Por exemplo, depois de muitos testes consegui obter um valor, acredito, bem próximo da realidade no Core Temp 1.0 RC aplicando o valor de 16 no adjust offsets.  A configuração está na minha assinatura abaixo.  Eu acho que vocês estão sendo enganados pelas temperaturas que lhes são mostradas.  Naturalmente, com a aproximação da temperatura máxima do processador ele "se defende" diminuindo a frequência seletivamente de alguns de seus cores.

Grande Abraço

Opa obrigado pela participação, um fato interessante é que quando eu abrir no AIDA64, não mostrava a temperatura corretamente, mostrava 128! o.O totalmente errado,com isso usava o AL SUITE II pra ver a temperetura, e nunca passou de 50...

Qual programa você usou para ver a temperatura?

Postado

Pode acreditar, seu 8350 com vcore 1.45 em um processamento elevado está chegando aos 71ºC.  Veja, 55ºC que você está vendo somados aos 16ºC de "correção" = 71ºC.   Ainda, se o gabinete não estiver muito bem ventilado, se o PC não estiver em sala com ar condicionado (devido ao calor que tem feito), há picos que facilmente ultrapassam essa temperatura e a gente nem tem como ver.  Lembrando que o TjMax. do 8350 é 80ºC.  Então, todo cuidado é pouco.  Eu acho que é por aí, espero ter-lhe ajudado. 

Grande Abraço.

@Ricca, a resposta está no seu post, onde você me citou: Core Temp 1.0 RC

Grande Abraço.

Postado

Pode acreditar, seu 8350 com vcore 1.45 em um processamento elevado está chegando aos 71ºC.  Veja, 55ºC que você está vendo somados aos 16ºC de "correção" = 71ºC.   Ainda, se o gabinete não estiver muito bem ventilado, se o PC não estiver em sala com ar condicionado (devido ao calor que tem feito), há picos que facilmente ultrapassam essa temperatura e a gente nem tem como ver.  Lembrando que o TjMax. do 8350 é 80ºC.  Então, todo cuidado é pouco.  Eu acho que é por aí, espero ter-lhe ajudado. 

Grande Abraço.

@Ricca, a resposta está no seu post, onde você me citou: Core Temp 1.0 RC

Grande Abraço.

Seus argumentos fazem sim sentido...

O que ainda me intriga, é que sem over algum, a temperatura dele em stress chega a 48 com water cooler, ou seja, aplicando a correção de 16ºC, ele estaria próximo dos 64º C. Seguindo essa teoria, com um water cooler sendo assim, é impossível usar o fx 8350 com seu cooler padrão mesmo sem fazer overclock algum.

É muito estranho...

Postado

Bem, aí será necessário analisar muitas outras variáveis, não há como eu lhe ajudar muito à distância.

Vejamos:

1) será que o seu WC está operando corretamente ?  O fluxo de ar está correto ?

2) você está usando a pasta térmica que veio no WC ?  Se não, qual pasta térmica ?

3) como está o fluxo de ventilação do gabinete ?

4) temperatura externa da sala ?

e por aí vai.

Vi um caso em que o usuário conectou de forma desatenciosa o WC no processador, onde o contato estava a 30%.

Tentem analisar essas variáveis e outras.  

Grande Abraço.

Postado

Referente ao monitoramento de temperatura, eu gosto de usar:

Core Temp 1.0 RC6 (configurado para mostrar a margem térmica)

Open HardWare Monitor

AMD OverDrive, na aba de "Status da CPU"

O principal é que além da CPU esquentar, não se pode esquecer que a Ponte Norte (chipset ou North Bridge ou NB) também esquenta, e que normalmente são dois chipset além da CPU.

O circuito de VRM´s tambem esquentam. E é este uma dos principais dificuldades de se estabilizar um OverClock.

Os pentes de memória também esquentam. E o pior, tambem tem circuito de VRM próprio ou exclusive (depende da MotherBoard), que também esquenta.

Tenho um PC no escritório em Stock. Que por causo deste excesso de calor na minha região, estava com baixo desempenho. E quando exigido um pouco mais, travava.

Solução:

Mudei o local do gabinete e retirei as duas tampas laterais.

Mais uma vez aos amigos do Tópico.

Espero que não estejam usando estabilizador.

Sugiro que comprem uma fonte boa, com certificação 80 PLUS e PFC ativo, e insiram o cabo de força direto na tomada.

Por Hora

Espero ter ajudado.

Postado

Bem, aí será necessário analisar muitas outras variáveis, não há como eu lhe ajudar muito à distância.

Vejamos:

1) será que o seu WC está operando corretamente ?  O fluxo de ar está correto ?

2) você está usando a pasta térmica que veio no WC ?  Se não, qual pasta térmica ?

3) como está o fluxo de ventilação do gabinete ?

4) temperatura externa da sala ?

e por aí vai.

Vi um caso em que o usuário conectou de forma desatenciosa o WC no processador, onde o contato estava a 30%.

Tentem analisar essas variáveis e outras.  

Grande Abraço.

Meu gabinete é de 5 baias, tem 2 ventoinhas de 80mm e uma de 120mm jogando ar pra dentro, 1 de 80mm no teto jogando ar pra fora e uma de 120mm na traseira também jogando ar para fora, a ventilação é muito boa, tanto que com meu antigo cooler (um hyper tx3) eu conseguia manter o fx 6100 a 4.3ghz com 1.39 de vcore e raramente ele chegava aos 65ºC.

Agora que você me perguntou do WC, comecei a ligar os pontos e estou mais intrigado ainda, pois não vejo como um WC trazer consigo uma temperatura mentirosa, mas ao mesmo tempo, esse problema começou a acontecer justamente quando troquei de cooler... é muito estranho...

Hoje, tirei o WC, limpei, troquei pasta térmica (arctic silver 5) e coloquei novamente, nada mudou, chega a 55º C cai o clock e o vcore...

Será possível a instalação do WC ter provocado essa confusão toda?

Referente ao monitoramento de temperatura, eu gosto de usar:

Core Temp 1.0 RC6 (configurado para mostrar a margem térmica)

Open HardWare Monitor

AMD OverDrive, na aba de "Status da CPU"

O principal é que além da CPU esquentar, não se pode esquecer que a Ponte Norte (chipset ou North Bridge ou NB) também esquenta, e que normalmente são dois chipset além da CPU.

O circuito de VRM´s tambem esquentam. E é este uma dos principais dificuldades de se estabilizar um OverClock.

Os pentes de memória também esquentam. E o pior, tambem tem circuito de VRM próprio ou exclusive (depende da MotherBoard), que também esquenta.

Tenho um PC no escritório em Stock. Que por causo deste excesso de calor na minha região, estava com baixo desempenho. E quando exigido um pouco mais, travava.

Solução:

Mudei o local do gabinete e retirei as duas tampas laterais.

Mais uma vez aos amigos do Tópico.

Espero que não estejam usando estabilizador.

Sugiro que comprem uma fonte boa, com certificação 80 PLUS e PFC ativo, e insiram o cabo de força direto na tomada.

Por Hora

Espero ter ajudado.

Usei esse core temp e por incrível que pareça ele mostra temperaturas mais baixas que o Aida e o Asus probe... esses dois últimos mostram a mesma temperatura.

O que notei, é que o circuito regulador de tensão da placa mãe está esquentando absurdamente, não dá pra ficar com o dedo nele. Pensei que talvez tivesse encontrado o foco do problema, vou até providenciar dissipadores para ele, mas porquê isso não acontecia com meu antigo cooler que era bem inferior a esse?

To vendo que vou ter de desmontar tudo pra colocar o cooler antigo e testar... O chato é que pra colocar o WC tive que tirar o back plate da placa mãe, agora tem que colocar de novo...

Que problema chato, tá tirando meu sossego...

Postado

Seu WC está jogano o ar quente para fora do gabinete ou puxando ar frio de fora do gabinete ?  Tente inverter o fluxo de ar do WC, as vezes resolve.

Grande Abraço.

Postado

Ao Amigo @tuti21.

Este negocio de não sei o que, é vou desmontar tudo e montar com era antes. Me lembra muito, eu alguns anos atrás ...  não sei o que é ... formata o HD, que melhora.  rsrsrsrs

Penso que o @fibra ja deu a solução. Pasta térmica influencia consideravelmente na dissipação do calor da CPU. Tem diferença sim.

Verifique a montagem do bloco do seu WalterColler.

Use o gabinete sem a tampa lateral. Invista em Fan´s .

Converse com o moderador deste tópico, @Ricca pode lhe ajudar.

Por Hora

Espero ter ajudado.

Postado

Seu WC está jogano o ar quente para fora do gabinete ou puxando ar frio de fora do gabinete ?  Tente inverter o fluxo de ar do WC, as vezes resolve.

Grande Abraço.

Estava jogando o ar quente pra fora, hoje inverti, nada mudou... cada vez mais estranho.

Ao Amigo @tuti21.

Este negocio de não sei o que, é vou desmontar tudo e montar com era antes. Me lembra muito, eu alguns anos atrás ...  não sei o que é ... formata o HD, que melhora.  rsrsrsrs

Penso que o @fibra ja deu a solução. Pasta térmica influencia consideravelmente na dissipação do calor da CPU. Tem diferença sim.

Verifique a montagem do bloco do seu WalterColler.

Use o gabinete sem a tampa lateral. Invista em Fan´s .

Converse com o moderador deste tópico, @Ricca pode lhe ajudar.

Por Hora

Espero ter ajudado.

Então Hfromm, o problema não pode ser pasta térmica pois ele estava com a pasta da coolermaster que veio com o cooler, hoje coloquei a arctic silver e nada mudou. O problema não está sendo temperatura, o que ocorre é que o processador entra em proteção aos 55ºC, baixando clock e vcore com ou sem overclok, quando deveria fazer isso aos 70ºC que é o limite dele...

Outra coisa, não teria como o a instalação do WC provocar uma medição errada de temperatura, visto que estes sensores estão na placa mãe e no próprio processador, ou seja, a medição não está no cooler...

Olha, se formatar resolvesse esse caso rsrsrsrs

Postado

Ao @

Referente ao CPU AMD FX 6100 Clock em stock 3.3Mhz em turbo 3.9Mhz.

Segundo a descrição de seu PC, esta em OverClock 4.3Mhz.

As memórias também estão em OverClock com frequência em 210Mhz.

Sugestão:

Retorne o BIOS para o padrão de fabrica; instale o CPU-Z e CineBench.

Execute o CineBench e valide o resultado na CPU-Z. Post as imagens da aba do: cpu; mainboard; memory.

Instale o AMD OverDrive e o Open Hardware Monitor. Execute o Open Hard Monitor e o teste de estabilidade do OverDrive, com todos os itens marcados por 6 minutos.

Capture a tela e post o resultado do Open Hard Monitor (configure para aparecer value, min, max).

Fica mais fácil poder lhe ajudar.

Suba o Over refaça tudo de novo e post as imagens. Vai servir como parâmetro de comparação.

Acesse este link, me parece que o problema enfrentado neste tópico é igual ao seu.

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/937745-resolvido-placa-asus-m5a88m-m-fx8120-esquentando/

Por Hora

Espero ter ajudado

Postado

Pode ser também alguma configuração da BIOS, onde algumas delas fazem o processador ficar mais econômico e portanto baixar as frequências.  Qual sua mobo ?  Como está setado o C1 e o C6 do processador ?  Provavelmente você deve estar com eles habiitados.  Desabilite-os e veja que o problema resolve, mas você terá vcores e temperaturas mais altas.  Terá melhor performance tb.

Abraço.

Postado

Saudações!

Peço desculpas pela demora em responder, estava esperando chegar o final de semana e fazer os testes que vocês (@fibra e @Hfromm) me recomendaram.

Para começar, resolvi tirar o WC e voltar o cooler padrão da AMD e pasmem... a temperatura chega a 69º C sem reduzir o clock nem o vcore...

Encontrei o problema mas estou mais confuso do que nunca. Com o WC, o processador reduz clock e vcore aos 55ºC, com o cooler padrão, vai a 69º (que é o correto).

O cooler não tem responsabilidade alguma na medida da temperatura... Ainda que ele estivesse com defeito, o máximo que poderia acontecer seria esquentar mais que o normal.

A única coisa que me chama a atenção é que pra colocar o WC é preciso remover o back plate da placa mãe e colocar o back plate do WC.

Seria esse então o problema?

Tá difícil...

Pessoal, muito obrigado pela ajuda, de verdade e qualquer opinião ainda é muito bem vinda.

Postado

Talvez o problema seja realmente o VRM da placa, tente repetir o teste, mas deixe todos os clocks em stock. Se não der problema talvez seja o VRM esquentando e isso talvez se resolva com uns dissipadores de calor.

Postado

Saudações, pessoal.

Problema resolvido!

A demora em responder desta vez é pelo fato de eu ter comprado uma nova placa mãe, estava esperando chegar.

Troquei minha M5A88-M por uma M5A97 PRO. O motivo da troca foi pela ausência de dissipador no VRM da M5A88-M, estava muito desconfiado de que o aquecimento do vrm seria o responsável pela queda de clock e vcore. Deu certo, com a nova placa mãe não há mais problemas, não tive muito tempo pra testar ainda mas nos primeiros testes consegui levar o processador a 62º sem queda alguma, algo que era impossível na placa mãe antiga, o máximo com WC era 55º C e ponto final.

Agora, vem a parte curiosa: Ok, o problema era o vrm, mas por quê com cooler normal (ar) a temperatura chegava aos 69º C sem quedas?

Ainda estou elaborando teorias para explicar isso, o que imagino de mais concreto é que, quando se tem um cooler a ar sobre o processador, ela não resfria apenas o CPU, mas também uma área próxima da placa mãe, e é bem ali que fica o vrm, Quando se colocar um watercooler, se perde esse resfriamento, visto que não há mais uma ventoinha jogando ar no CPU e por consequência na placa mãe, o WC retira o calor do CPU e o leva até o radiador onde o mesmo é dissipado, ou seja, não ajuda na refrigeração da placa mãe.

Aparentemente, o ar que era jogado pelo cooler a ar era suficiente para resfriar o vrm não permitindo as quedas e essa ventilação foi perdida na troca pelo WC.

Bem, não tenho certeza se foi isso mesmo o que aconteceu, mas até agora me parece o mais sensato.

Alguém acredita que poderia ser outra coisa?

Pessoal, fico profundamente agradecido por todas as dicas, aprendi muito com vocês me ajudando na resolução deste problema.

Agradeço em especial ao @fibra e ao @Hfromm que dedicaram um bom tempo ao problema. Agradeço também ao @victhor393 que reforçou minha desconfiança sobre o vrm.

Deixo a dica para que for montar um PC: Escolha uma placa mãe com dissipadores no vrm e evite dores de cabeça.

Abraços!

Postado

C6 da BIOS ativado faz os cores baixarem (tipo modo unganged).  Com C6 desativado todos os cores trabalham na mesma frequencia.

Abraços

Postado

C6 da BIOS ativado faz os cores baixarem (tipo modo unganged).  Com C6 desativado todos os cores trabalham na mesma frequencia.

Abraços

Fala, Fibra, belezinha?

Então, eu havia seguido sua dica e deixei o C6 em disable na bios, assim como o cool and quiet. Ainda assim os clocks e o vcore baixavam sempre aos 55ºC. Mas somente com o WC, com o cooler padrão da AMD não, sinistro, né?

Postado

Cool n Quiet, C1E e C6 não afetam overclock. Sim, o fluxo de ar do cooler a ar realmente ajuda um pouco a refrigerar o VRM, claro que não é muita coisa mas é melhor do que nada. O VRM da sua placa antiga estava, então, operando no limite.

Postado

OPa ! Claro que afetam overclock !  Disso não tenho dúvida.  Com C1 e C6 habilitados a máquina com overclock fica mais econômica, CPU mais fria, consegue-se over com menor vcore, consegue-se estabilidade maior no over e etc, tudo isso influi na performance o overclock.    Pode testar aí e confirmar que com C1 e C6 desabilitado o PC fica mais rápido (porém terá maior dificuldade em conseguir estabilizar o overclock), teste em vários programas.  Isso é fato.

Grande Abraço. 

Postado

O CPU só entra no C1 e C6 quando precisa. Caso contrário, roda no C0, o que não afeta a performance (fora algo imperceptível, já que existe uma certa latência ínfima para entrar e sair desses estados). Eu já cheguei a desligar esses idle states, cool n quiet, uma vez, não percebi diferença alguma.

Postado

Ao contrário, o CPU só sai do C1 state e do C6 state quando precisa, essa é a causa de suas existências !   Não somente a latência ocorre, o algorítimo destes processos é muito mais complexo.  Basta dar uma busca na net para verificar.   Eu já testei isso exaustivamente, pode verificar: confira as temperaturas com e depois sem estes features habilitados.  A performance, as temperaturas, estabilidade do overclock e etc sofrem diferenças sim, e são BEM perceptíveis.   Pode conferir.

Grande Abraço.

Postado

Cara, idle state não diminui a performance... até mesmo porque eles são controlados pelo próprio processador. O clock no Cool n Quiet é controlado pelo SO e pode sim diminuir a performance, pois o SO leva algum tempo para identificar que o uso do processador aumentou e subir o clock.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...