Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

OverClock FX 8350, Frequência/Vcore DROP!


Ricca

Posts recomendados

Bom, depois de muitas cervejas e noites perdidas, vim aqui pedir ajuda para um problema que estou tendo a tentar fazer um overclock em minha máquinha. Primeiramente vou deixar aqui todos os componentes.

 

Placa Mãe : M5A97 LE R2.0

Processador : AMD FX 8350

Placa de Vídeo : AMD Radeon R9 290 200 SERIES

Memórias : 4 x 4 G.SKILL RIPJAWS F3-12800CL9S-4GBRL (4GB) 1600MHZ.

Fonte : XFX Core Edition PRO750W

Ventilação do Processador : Water Cooler H60

 

Algumas informações que devem ser úteis para quem quer me ajudar :

 

-Opções de energia do Windows está em alto desempenho

-Bios da placa mãe está atualizada

-Sempre deixo o tempo de memória exata na Bios e sua frequência também. 1600 MHZ, 9-9-9-24

-Se eu voltar tudo ao padrão, o problema não ocorre

-Temperatura de TODOS os componentes ficam estáveis, nenhuma sobe mais do que o normal

-Já tentei a opção HPC ligada, pois li em alguns lugares que poderia resolver o problema

 

Exemplo de um Overclock meu :

 

CPU Multiplier 24 // Core Speed 4.8 GHZ 

BUS Speed 200 MHZ

HT Link 2400 MHZ ( Padrão 2400 )

NB Frequency 2600 MHZ ( Padrão 2200 )

Memory Frequency 1600 MHZ

Memória, suas velocidade setadas manualmente

Vcore 1.525 ( Deixando folga, sem refinar )

NBCore 1.325

HPC Enable

 

Com essa configuração por exemplo, no Prime95 não tem problema nenhum nos cores, só que mesmo assim continuo perdendo a frequencia da CPU...

 

Seguindo com essas informações já tentei de tudo na BIOS, desativar qualquer tipo de controlador de energia como COLL'N QUIET,C1E,SV,CORE C6 State,HPC,APM MASTER MODE, o LLC que é algo importante na parte de overclock já deixei em enable (Minha placa mãe não tem outras opções, apenas auto,enable e disable).

Sempre fiz o overclock apenas com o multiplicador do CPU e mexendo na vcore, já deixei vcores elevado para testar se era falta, como por exemplo 1.5, mas não importa o quanto eu coloco, apenas 21, 22, ou até mesmo 24 que é 4.8 ghz, no Prime95 que é CPU stress, meu CPU SEMPRE, SEMPRE cai a frequencia para 1.4 ghz, assim junto com seu vcore etc...

 

Alguém tem alguma informações o que pode ser? Minha placa mãe não aguenta fazer OverClock? H60 impedindo algo? Eu não faço ideia! Por favor me ajudem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao amigo Ricca

 

Infelizmente a CPU FX 8350 é um pé no saco para estabilizar, prefiro a FX 8320.

Infelizmente esta placa mãe M5A97 LE R2.0 não é a das melhores para overclock.

Apesar dela aceitar o overclock .

 

Transcrito do comentário do Contiusa

 

“... mas 4 fazes no VRM é muito pouco para os FX-8XXX (consomem demais e sobrecarregam os VRMs).”

 

“Octacore da AMD em placa de 4 fases é um tiro no escuro, e micro que fica dando problema é a tal coisa... Dá vontade de jogar pela janela. Ou seja, gaste um pouco mais na compra para evitar trocar de peças depois.”

 

Acesse este link: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1075422-fx-8320-ou-fx-8350/page-2#entry5959578

 

 

Espero ter ajudado

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao amigo Ricca

 

Infelizmente a CPU FX 8350 é um pé no saco para estabilizar, prefiro a FX 8320.

Infelizmente esta placa mãe M5A97 LE R2.0 não é a das melhores para overclock.

Apesar dela aceitar o overclock .

 

Transcrito do comentário do Contiusa

 

“... mas 4 fazes no VRM é muito pouco para os FX-8XXX (consomem demais e sobrecarregam os VRMs).”

 

“Octacore da AMD em placa de 4 fases é um tiro no escuro, e micro que fica dando problema é a tal coisa... Dá vontade de jogar pela janela. Ou seja, gaste um pouco mais na compra para evitar trocar de peças depois.”

 

Acesse este link: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1075422-fx-8320-ou-fx-8350/page-2#entry5959578

 

 

Espero ter ajudado

 

Muito obrigado pela ajuda, muitos me falaram sobre essa tal de VRM, você me recomendaria trocar minha placa mãe? Por exemplo por uma GA-990FXA ou por uma  M5A97 EVO R2.0 ? Será que vale a pena trocar minha placa mãe, só para deixar um overclock de 5.2 ou 5.0 na FX 8350? Ou só compro para me adpatar para os novos processadores da FX...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue link de comparação entre as CPU´s AMD FX 8350 x FX 8320

http://cpuboss.com/cpus/AMD-FX-8350-vs-AMD-FX-8320

 

 

 

                  CPU AMD           FX 8350                FX 8320

Velocidade de Clock estabilizado a AGUA            4.99 GHZ             4.83 GHZ

Velocidade de Clock estabilizado a AR                  4.70 GHZ             4.65 GHZ

 

 

 

Segue abaixo configuração do PC GAMER que montei para meu filho

 

CPU                              AMD FX-8320 4,61Ghz ( OverClock )

Cooler                          Frio Extreme Thermaltake 140mm
P. MÃE                         Gygabyte GA-970-D3 AM3 +
MEMÓRIA                   8GB DDR3 – 2 pentes DDR3 Corsair Value Series 4GB 1640MHz  11-11-11-31  ( OverClock )
Dissipador                   Cooler P/ Memoria Ram Mymax

SSD                             Kingston 120GB V300

HD                               Wester Digital 1TB 5900 RPM SATA II
Drive Óptico                Gravador DVD-RW Sony

Controlador                 de Fan Aerocool X-Vision
GPU                            AMD Radeon Sapphire HD 6850 1Gb de memoria DDR5

                                    GPU Clock  850Mhz   ( OverClock )

                                     Memory Clock 1200 Mhz ( OverClock )

Cooler VGA                 Artic Accelero Twin Turbo II

Gabinete                     Tempest 410 NZXT com 7 cooler´s
Fonte                          Thermaltake Smart Series 650W PFC Ativo

                                    Capacidade Max. de Saída: 650W

                                    Capacidade de Pico de Saída: 780W

                                    Certificado 80Plus Bronze

                                     Eficiência: 82-88% efficiency

Leitor                          De Cartão de Memória Interno Duex - DX-09CR USB
Teclado                       Microsoft Wireless
Mouse                         Microsoft Wireless

 

 

 

RESPONDENDO A PERGUNTA

 

... você me recomendaria trocar minha placa mãe? Por exemplo por uma GA-990FXA ou por uma  M5A97 EVO R2.0 ? Será que vale a pena trocar minha placa mãe, só para deixar um overclock de 5.2 ou 5.0 na FX 8350?

 

Não troque sua placa mãe.

 

Este negocio de OverClock é um vicio pior que heroína. 

Hoje você troca a MotherBoard depois o CPU. Quando você descobrir que pode OverClockar a placa de Vídeo (GPU) e que pode por mais uma GPU no PC, ai casa caiu.

Sua esposa vai te mandar dormir na sala. Já tive três GPU´s no mesmo PC. Não sabia pra que servia esta *****, mas eu ria que nem criança.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao amigo Ricca.

 

Esta fácil a solução para o seu OverClock.

 

Primeiro – Partindo do pressuposto que todos os componentes não tenham defeito de fabricação.

 

Segundo  – Deixe a BIOS padrão de Fabrica, tudo em Stock, caso tenha alguma alteração que não seja direto para o OverClock , então você altera.

 

Terceiro – Instale no PC os software´s:  Easytne 6 ;  AMD OverDrive ; CPU-Z ; Open Hardware Monitor ; Performance Test ; Cinebench ; MSI Kombustor

 

Quarto – A note em um papel (de preferência um Caderno), todas as alterações feitas, pois vai servir de referencia futura.

 

Quinto – Dentro do Easytune 6: Abra “TUNER”; Clique em ADVANCE ; Suba a frequência da memória para 205 MHZ; Click em “SET”; aguarde. o que aconteceu? Travou? Tela Azul? Normalmente não acontece nada.

 

SEXTO – Click em Ratio; aumente o Ratio target para 22.5; aumente o CPB Ratio para 23.5; click em SET. aguarde. o que aconteceu? Travou? Tela Azul? Se não verifique se foi feito conforme solicitado.

 

SETIMO – Dentro do AMD OverDrive: clique em teste de estabilidade; click em selecionar tudo; marque por 6 minutos. o que aconteceu? Travou? Tela Azul? Se não travar, você fez algo errado pois o PC tinha que travar. ( é pra travar )

 

OITAVO – Se você fez tudo certo o PC: ou desligou sozinho; ou travou; ou ETC. Não se preocupe. O boot não foi alterado ele sempre vai voltar as configuração de fabrica.

 

NOTA:                 Caso o PC não ligar sozinho, ou tecla “liga e desliga” não funcionar, tire o cabo  da tomada espere um minuto.

Ligue o PC, em alguns casos a BIOS pede para ser reconfirmada, e normal. Caso alguma dificuldade abra o gabinete procure na MotherBoard  o jumper “Jumper Power ou “CLR CMOC” e feche o circuito ,

o PC vai ligar com a BIOS padrão de fabrica.

 

NONO – Ao ligar o PC tudo que foi feito foi perdido. Repita todos os processos conforme anotado no caderninho , até antes do travamento. Dentro do Easytune 6: Abra “TUNER”; Clique em ADVANCE; Click em Voltage; em CPU Vcore aumente +0.0250V; em GFX Core aumente em +0.0250V; em DRAM Voltage aumente para 1.55000V; em DRAM Term. Aumente para 0.77500V; Click em SET.

 

NOTA2:              E para digitar conforme esta escrito, caso você errar você vai queimar a CPU ou a MotherBoard ou as DRASM´s ou pior queimar tudo. Já aconteceu comigo. E culpa será sua.

 

NOTA3:                Não faça este procedimento com sono ou consumindo álcool.

 

DECIMO – Dentro do AMD OverDrive: clique em teste de estabilidade; click em selecionar tudo; marque por 6 minutos. o que aconteceu? Travou? Tela Azul? Se não travou você fez algo errado, pois o PC tinha que travar. Estas alterações são muito baixas para manter o PC funcionado. Você será obrigado a aumentar o CPU VCORE (somente VCORE) até o PC estabilizar. Comece a acompanhar as temperaturas, é de extrema importância.

 

DECIMO PRIMEIRO – Rode todos os teste dos software que te indiquei. Quando estiver seguro altere a BIOS conforme as anotações do caderninho.

 

DECIMO SEGUNDO – Para subir mais as frequências, vai precisar fazer algumas sintonias finas na BIOS. Quando chegar lá eu te ajudo.

 

NOTA4:              Eu já queimei um CPU e já queimei um GPU. Aprendi da forma mais cara.

Ricca caso não se sinta confortável com os procedimentos, NÃO FAÇA. Seu PC não precisa de OverClock para funcionar.

 

 

 

Por Hora

Um Grande Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao amigo Ricca.

 

Esta fácil a solução para o seu OverClock.

 

Primeiro – Partindo do pressuposto que todos os componentes não tenham defeito de fabricação.

 

Segundo  – Deixe a BIOS padrão de Fabrica, tudo em Stock, caso tenha alguma alteração que não seja direto para o OverClock , então você altera.

 

Terceiro – Instale no PC os software´s:  Easytne 6 ;  AMD OverDrive ; CPU-Z ; Open Hardware Monitor ; Performance Test ; Cinebench ; MSI Kombustor

 

Quarto – A note em um papel (de preferência um Caderno), todas as alterações feitas, pois vai servir de referencia futura.

 

Quinto – Dentro do Easytune 6: Abra “TUNER”; Clique em ADVANCE ; Suba a frequência da memória para 205 MHZ; Click em “SET”; aguarde. o que aconteceu? Travou? Tela Azul? Normalmente não acontece nada.

 

SEXTO – Click em Ratio; aumente o Ratio target para 22.5; aumente o CPB Ratio para 23.5; click em SET. aguarde. o que aconteceu? Travou? Tela Azul? Se não verifique se foi feito conforme solicitado.

 

SETIMO – Dentro do AMD OverDrive: clique em teste de estabilidade; click em selecionar tudo; marque por 6 minutos. o que aconteceu? Travou? Tela Azul? Se não travar, você fez algo errado pois o PC tinha que travar. ( é pra travar )

 

OITAVO – Se você fez tudo certo o PC: ou desligou sozinho; ou travou; ou ETC. Não se preocupe. O boot não foi alterado ele sempre vai voltar as configuração de fabrica.

 

NOTA:                 Caso o PC não ligar sozinho, ou tecla “liga e desliga” não funcionar, tire o cabo  da tomada espere um minuto.

Ligue o PC, em alguns casos a BIOS pede para ser reconfirmada, e normal. Caso alguma dificuldade abra o gabinete procure na MotherBoard  o jumper “Jumper Power ou “CLR CMOC” e feche o circuito ,

o PC vai ligar com a BIOS padrão de fabrica.

 

NONO – Ao ligar o PC tudo que foi feito foi perdido. Repita todos os processos conforme anotado no caderninho , até antes do travamento. Dentro do Easytune 6: Abra “TUNER”; Clique em ADVANCE; Click em Voltage; em CPU Vcore aumente +0.0250V; em GFX Core aumente em +0.0250V; em DRAM Voltage aumente para 1.55000V; em DRAM Term. Aumente para 0.77500V; Click em SET.

 

NOTA2:              E para digitar conforme esta escrito, caso você errar você vai queimar a CPU ou a MotherBoard ou as DRASM´s ou pior queimar tudo. Já aconteceu comigo. E culpa será sua.

 

NOTA3:                Não faça este procedimento com sono ou consumindo álcool.

 

DECIMO – Dentro do AMD OverDrive: clique em teste de estabilidade; click em selecionar tudo; marque por 6 minutos. o que aconteceu? Travou? Tela Azul? Se não travou você fez algo errado, pois o PC tinha que travar. Estas alterações são muito baixas para manter o PC funcionado. Você será obrigado a aumentar o CPU VCORE (somente VCORE) até o PC estabilizar. Comece a acompanhar as temperaturas, é de extrema importância.

 

DECIMO PRIMEIRO – Rode todos os teste dos software que te indiquei. Quando estiver seguro altere a BIOS conforme as anotações do caderninho.

 

DECIMO SEGUNDO – Para subir mais as frequências, vai precisar fazer algumas sintonias finas na BIOS. Quando chegar lá eu te ajudo.

 

NOTA4:              Eu já queimei um CPU e já queimei um GPU. Aprendi da forma mais cara.

Ricca caso não se sinta confortável com os procedimentos, NÃO FAÇA. Seu PC não precisa de OverClock para funcionar.

 

 

 

Por Hora

Um Grande Abraço

Muito obrigado, mas acredito que o Easy Tune não funcione no meu caso, por que minha placa mãe é da ASUS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça a alteração de tensão via software é muito mais seguro. Verifique se a ASUS disponibiliza algum Software correlato ao da Gigabyte.

 

Os procedimentos se mantem. Independente do Software usado, tenha precaução e anote tudo, pois sua principal ferramenta será a “ tentativa e erro

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça a alteração de tensão via software é muito mais seguro. Verifique se a ASUS disponibiliza algum Software correlato ao da Gigabyte.

 

Os procedimentos se mantem. Independente do Software usado, tenha precaução e anote tudo, pois sua principal ferramenta será a “ tentativa e erro

 

Sim a Asus possui, que é AI SUITE, fiz o overclock, como antigamente nesse software, ele fica estável, os 8 núcleos conseguem rodar de um jeito ótimo, só que PERDE A FREQUENCIA E O VCORE CAI do nada! por alguns segundos e depois volta! Os jogos quando estou jogando, de FPS 80-100, cai para 30,20 assim fica impossível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normalmente este tipo de defeito aparece por falta de Vcore.

Mas também pode ser o recurso de economia de energia da CPU que esta atuando.

Va na BIOS e verifique:

 

Cool & Quiet – enable

C1E Support – enable

SVM – enable

Core C6 State – enable

 

Normalmente deveriam estar “disable” .

Seu PC sempre vai rodar com frequência mais alta.

 

Instale o CineBench e rode o teste da CPU.

Instale o AMD OverDrive e rode o teste de estabilidade

Para acompanhar os Núcleos instale o Open Hardware Monitor

Instale o CPU-Z valide o resultado e poste a imagem

 

Por Hora

Um Grande Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normalmente este tipo de defeito aparece por falta de Vcore.

Mas também pode ser o recurso de economia de energia da CPU que esta atuando.

Va na BIOS e verifique:

 

Cool & Quiet – enable

C1E Support – enable

SVM – enable

Core C6 State – enable

 

Normalmente deveriam estar “disable” .

Seu PC sempre vai rodar com frequência mais alta.

 

Instale o CineBench e rode o teste da CPU.

Instale o AMD OverDrive e rode o teste de estabilidade

Para acompanhar os Núcleos instale o Open Hardware Monitor

Instale o CPU-Z valide o resultado e poste a imagem

 

Por Hora

Um Grande Abraço

 

Essas opções de energia como eu disse no tópico, sempre coloquei desativados todas para rodar no máximo, infelizmente LLC tenho que deixar Auto, ou Disable, pois trava o PC não consigo nem dar boot, falta de vcore acredito que não seja, já coloquei vcores altissimos como 1.55 v e não estabilizou nessa queda, continua caindo, mas os cores todos estão em perfeita sincronia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como ficou sua configuração de CPU?

Poste uma imagem do CPU-Z

 

FPS é frequência por Segundo, quem gera isto é a GPU.

 

Normalmente quando se usa o multiplicador a 24 se necessita mais +0.07500 Volt´s.

Você aumentou a tensão na “Ponte Norte” NBcore ou GFXcore ??

 

Faça alguns teste de BenchMarch de CPU, jogo não serve. Nos teste sintéticos de benchmark se a configuração não estiver boa, já trava de cara.

 

Tente abaixar o multiplicador para 23.5 e aumentar a frequência das memórias para 205.00MHZ, não precisa mexer no vcore de memória.

 

Segue relação de frequência fáceis de estabilizar, lembre que sua MotherBoard ASUS M5A97 LE R2.0 não é a melhor para OverClock

 

                                                         CPU AMD           FX 8350                FX 8320

Velocidade de Clock estabilizado a AGUA             4.99 GHZ             4.83 GHZ

Velocidade de Clock estabilizado a AR                   4.70 GHZ             4.65 GHZ

 

 

Por Hora

Parabéns

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue a lista de fotos, aqui deixei o bus 205, o CPU ratio 23.5 e o vcore em 1.5

 

Imagem do CPUZ

 

http://i.imgur.com/RZYJHqA.png

 

Durante o teste, frequencia caindo :

 

http://i.imgur.com/cFmq2Ma.png

 

Nessa terceira imagem você pode ver que o teste foi falho! pois a tensão e a frequencia cairam durante o teste :

 

http://i.imgur.com/zKDsjNY.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como lhe disseram ali em cima, essa placa tem um VRM que não aguenta um processador de 125W de TDP com overclock. Alguém aqui no fórum conseguiu fazer over num FX 6300 nessa placa, mas ele tem 2 núcleos a menos!

 

Sabe o que é pior? Me mandaram essa placa quando comprei na Pichau, errada... Era uma AsRock, mas não me encomodei na epoca... *****.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao Amigo Ricca

 

Parabéns, não é fácil chegar a este nível de OverClock.

 

Nunca se esqueça de que seu PC, não precisa de OverClock para funcionar.

Este negocio de OverClock é um vicio pior que heroína.

 

Rode o teste de estabilidade do AMD OverClock, com todos os itens por 6 minutos.

 

Minha configuração de OverClock foi montada para ficar baixando quando houver ociosidade ou pouco consumo dos núcleos, por causa destas quedas de frequência, surgia o famoso gargalo de CPUxGPU ou pior o PC travava,

para manter a estabilização tive que aumentar muito as voltagens e refrigerar melhor  a CPU, dRam´s, a Pontes Norte, etc.

 

A escolha que fiz é a pior para OverClock, mas foi a que eu gostei.

 

Segue algumas imagens do meu PC espero que te ajudem.

 

post-688843-0-19180500-1412725014_thumb.

post-688843-0-27265500-1412725053_thumb.

post-688843-0-52802100-1412725084_thumb.

post-688843-0-31128000-1412725116_thumb.


Normalmente a frequência cai, como antevéspera de travamento. Ao invés de travar o par “CPU X MotherBoard” derrubam o desempenho do PC.

Da pra contornar, injetando mais energia no sistema. Sua MotherBoard é uma excelente placa, somente não esta entre as Top da Asus para OverClock.

Da para subir a frequência, mas é um pé na saco estabilizar. Ai que esta a graça do OverClock ... superar limites.

 

Primeira coisa e a principal, espero que você não esteja usado estabilizador.

Overclock que é Overclock compra fonte boa, com certificado 80 plus e PFC ativo e insere o cabo de força direto na tomada.

 

Tem algo errado, um FX 8350 com o multiplicador a 23,5 e com a dRam a 205MHZ deveria estar mais quente, esta faltando energia. O seu WaterCooler H60 é excelente.

Mas so resfria a CPU, os Chipset dependem de uma boa circulação de ar interna do Gabinete.

 

 

Segue algumas imagens do meu PC espero que te ajudem.

 

post-688843-0-03189300-1412727055_thumb.

 

post-688843-0-38293800-1412727071_thumb.

 

post-688843-0-02032900-1412727112_thumb.

 

post-688843-0-01182500-1412727145_thumb.

 

 

 

Espero Ter Ajuda

Por Hora

Um Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Ricca.

 

Segue link abaixo

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1082836-frequencia-da-cpu-baixa-no-meio-do-benchmark/

 

 

 

Os caros deste tópico estão com o mesmo problema que o seu, e com a mesma MotherBoard da Asus.

 

 

 

Qual é a solução. Não tem solução pois as VRM´s da Asus M5A97 LE R2.0, não aguentam, você vai ter que solucionar o problema de resfria-las.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Ricca.

 

Segue link abaixo

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1082836-frequencia-da-cpu-baixa-no-meio-do-benchmark/

 

 

 

Os caros deste tópico estão com o mesmo problema que o seu, e com a mesma MotherBoard da Asus.

 

 

 

Qual é a solução. Não tem solução pois as VRM´s da Asus M5A97 LE R2.0, não aguentam, você vai ter que solucionar o problema de resfria-las.

 

Ahh, realmente desisti, o máximo que consegui foi 4.4 estável, final do ano tenho amigo no EUA vou trocar por um intel, só que tô com problema nos parafusos do meu H60 que perdi do intel o.O

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Ricca.

 

Estabilizar o CPU da AMD FX 8350 a 4.4 GHZ é excelente.

Seu PC Gamer é muito bom.

Você vai rodar quase todos os jogos em ALTA e em 1920x1080 de resolução Full HD.

Seu PC Gamer não tem defeito.

 

Já pensou em OverClockar a GPU ?

Suba as frequência de GPU clock e memory  pelo AMD Catalyst Control Center

 

Compre um SSD e instale o Windows, o Office, e o BF4 nele e deixe os outros programas no HD.

Se vai tomar um susto.

 

Para evitar o gargalo entre a CPU x GPU. Tente trabalhar com o multiplicador a 22 e a frequência de memoria a 205MHZ.

 

Por Hora

Parabéns.

E um Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricca

 

Gostei deste vídeo

É um estudo realizado pelo Lucas Peperaio sobre VRM e Fases de Alimentação

 

https://www.youtube.com/watch?v=TIxiripiic8

 

 

Referente a sua MotherBoard ASUS M5A97 LE R2.0, é possível sim resfriar o circuito de VRM. Você vai precisar de um dissipador compatível, uma cola de dissipador a base de prata e um cooler 80mm PWM ( de 4 pinos)

Teoricamente seria possível estabilizar uma CPU AMD FX 8350 5.0GHZ.

 

Verifique se seu Gabinete ajuda na circulação de ar, senão tire as tampas dele.

 

Verifique em seu orçamento se possível comprar um SSD, instale nele o Windows, o Office e o BF4.

 

 

 

Por Hora

Espero ter Ajudo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Saudações a todos.

Meu problema é quase igual ao do autor do tópico.

Tanto meu fx 6100 quanto o fx 8350 baixam o clocks e vcore quando a temperatura chega aos 55º.

O mais curioso é que mesmo sem fazer overclock algum isso acontece, porém, para atingir os 55º sem over eu tenho que praticamente parar a ventoinha do water cooler, mas acontece.

Eu tinha um fx 6100 e estava com esse problema. Como minha placa mãe (uma M5A88-M) estava com a placa de som queimada e 2 dos 4 slots de memória também não funcionavam, então imaginando que o problema poderia ser na placa mãe, comprei outra, exatamente do mesmo modelo.

Pois bem, nada mudou, chega nos 55º o clock cai junto com o vcore.

Feito isso, sobrou o processador, então comprei um fx 8350 e pra minha surpresa, mesmo problema.

 

Alguém já viu algo parecido?

 

Desde já, fico muito grato a qualquer um que se prontifique a opinar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou destilar meus two cents:  sabemos que é complicado determinar a VERDADEIRA temperatura dos AMD.  Por exemplo, depois de muitos testes consegui obter um valor, acredito, bem próximo da realidade no Core Temp 1.0 RC aplicando o valor de 16 no adjust offsets.  A configuração está na minha assinatura abaixo.  Eu acho que vocês estão sendo enganados pelas temperaturas que lhes são mostradas.  Naturalmente, com a aproximação da temperatura máxima do processador ele "se defende" diminuindo a frequência seletivamente de alguns de seus cores.

 

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!