Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Jogo de Adivinhação em C++


Visitante

Posts recomendados

Oi galera!

Bem eu vasculhei todo o fórum para ver se já não haviam respondido, e só havia um tópico semelhante mas infelizmente não supriu minha necessidade, então, aqui estou.

 

Assunto: Jogo de Adivinhação

Regras e Implementações

 

Desenvolver o Jogo de Adivinhação de Números em linguagem C++ observando os seguintes requisitos 

especificados abaixo. 
 
O jogo deve implementar/atender as seguintes regras: 
 
1. O jogador deve escolher qual será o maior número que o programa irá sortear. O menor número é 
sempre 1; 
 
2. O jogador deve escolher quantas tentativas ele deseja para poder acertar o número sorteado. O 
programa deve garantir que este valor informado seja maior que zero e menor que o maior número que 
pode ser sorteado; 
 
3. O programa deve informar se um palpite já foi feito pelo jogador; 
 
4. O programa deve informar se o palpite é maior ou menor que o número sorteado; 
 
5. O jogo termina quando o jogador acertar o número sorteado, ou o jogador utilizar todas as tentativas ou 
quando ele digitar -1; 
 
6. Ao final do jogo, o programa deve informar quantas tentativas o jogador precisou para acertar o número 
sorteado e quais foram os palpites; 
 
 

 

> Já desenvolvi boa parte abaixo (que não sei se está certo):

 

#include <iostream>#include <ctime>using namespace std;void main(){  int maiorNum = 0;int qtdeChances = 0;int palpite = 0;int numSorteado;int contChances = qtdeChances;while (maiorNum <= 0) {cout << "Digite o numero maximo para sortear: " << endl;cin >> maiorNum ;}while (qtdeChances <1 || qtdeChances > maiorNum) { cout << "Digite a quantidade de tentativas voce deseja: " << endl;cin >> qtdeChances; }srand(time(NULL)); numSorteado = (rand() % maiorNum) + 1;while (palpite != numSorteado && contChances > 0 && palpite != -1) {cout << "Digite o palpite: " << endl; cin >> palpite;}contChances = contChances -1; // Inserir as estruturas de seleçãoif (palpite == numSorteado){cout << "voce acertou!" << endl;cout << "voce utilizou" << qtdeChances - contChances ;}else {cout << "voce errou! " << endl;}if (palpite > numSorteado){cout << "Seu palpite é maior." << endl;}else{cout << "Seu palpite é menor." << endl; }system ("pause");}

 

Dúvida: Não consigo desenvolver dois tópicos para a finalização do jogo. São eles:

 

" 3. O programa deve informar se um palpite já foi feito pelo jogador " 

 

 

"6. Ao final do jogo, o programa deve informar quantas tentativas o jogador precisou para acertar o número 
sorteado e quais foram os palpites; "
 
**E onde eu os aplico. 
 
------
 
Agradeço desde já (IMENSAMENTE) a quem puder ou saber responder. Estou há dias tentando e recorri a vocês porque realmente não consigo.
 
Obrigado novamente e desculpem se infringi alguma regra do forum/tópico.
 
Valeu o/
 
 
 
 
 
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

" 3. O programa deve informar se um palpite já foi feito pelo jogador " 

Ok!

Você poderia por exemplo declarar uma vetor de palpites errados (como se segue neste 'pseudocódigo');
 

inpalpite_buff[ chances] = {0}  

// O vetor se limita a quantidade de chances já que a quantidade de chances determine o fim dos palpites.

int jogadas = 0;

// Registra a quantidade de erros cometidos;

 

....

Supomos uma jogada: palpite = '10
if (n_sorteado == palpite)

 

imprimir (parabéns você acertou!);

imprimir(voce fez (jogada + 1) vezes);

imprimir(Sao as seguintes jogadas);

for(jogada--; jogada <= 0; jogada--)

imprimir ( palpite_buff[ jogada ] "\n" );
 

else

palpite_buff[++jogada -1 ] = palpite;

 

Continua... até o Game Over ou acerta

(fim das chances/acerto reinicia tudo);

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!