Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RPM do cooler


Ir à solução Resolvido por rodrigo.dcvieira,

Posts recomendados

Olá

 

Gostaria de saber se é possível aumentar o rpm máximo de um cooler.

 

Por exemplo, vamos super que  um cooler x trabalhe com rpm entre 800 e 1500 usando o pwm de acordo com a temperatura da cpu.

 

é possível configurar atraves da bios ou sei la, uma forma desse mesmo cooler trabalhar sempre, entre 1200 e 1900?

 

e se é possível, esse aumento de velocidade de rotação pode trazer algum problema?A placa mãe consegue oferecer energia pra essa rotação alterada sem problema?

 

Se eu quiser um rpm de 10.000, isso não vai queimar nada ????

 

valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

como é que você vai ultrapassar o limite de rotacoes de um cooler se ele nao for alem do que foi projetado?

 

 

o que você pode fazer é desabilitar na bios o controle via pwm e deixar o cooler com a rotacao maxima direto.. mas se um cooler suporta até 1500 rpm no maximo, ele jamais irá funcionar a 1900.. nao no computador...  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

 

Gostaria de saber se é possível aumentar o rpm máximo de um cooler.

 

Por exemplo, vamos super que  um cooler x trabalhe com rpm entre 800 e 1500 usando o pwm de acordo com a temperatura da cpu.

 

é possível configurar atraves da bios ou sei la, uma forma desse mesmo cooler trabalhar sempre, entre 1200 e 1900?

 

e se é possível, esse aumento de velocidade de rotação pode trazer algum problema?A placa mãe consegue oferecer energia pra essa rotação alterada sem problema?

 

Se eu quiser um rpm de 10.000, isso não vai queimar nada ????

 

valeu!!

 

Vale lembrar que baixa rotação nem sempre está diretamente ligada a baixo desempenho. Na verdade fans maiores como modelos de 120mm possuem

melhor desempenho com menor rotação se comparadas a fans menores como de 92 ou 80mm.

 

como é que você vai ultrapassar o limite de rotacoes de um cooler se ele nao for alem do que foi projetado?

 

 

o que você pode fazer é desabilitar na bios o controle via pwm e deixar o cooler com a rotacao maxima direto.. mas se um cooler suporta até 1500 rpm no maximo, ele jamais irá funcionar a 1900.. nao no computador...  

 

Nem no computador e nem em outros lugares. A rotação da fan é ditada pela tensão, se aplicada uma tensão maior que a suportada para a maioria das fans (12v), a ela com certeza irá queimar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...