Ir ao conteúdo

Dúvidas com S.M.A.R.T. e Speed Map no HD Tune

PH Benchmarker

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Boa noite amigos venho aqui, falar sobre uma dúvida ao usar o HDTune. Vamos a história:

Sempre faço manutenção preventiva no PC além da limpeza regular do meu hardware, eu aproveito e faço uma verificação de memória e HD, enfim, numa dessas verificações do HD duas ocorrências me deixaram com dúvidas. Vamos lá:

Error Scan:

post-722362-0-53152300-1416525218_thumb.

Como pode ver não há bad sectors no HD, até aí tudo bem.

Speed Map:

post-722362-0-74126000-1416525267_thumb.

S.M.A.R.T.

post-722362-0-74523600-1416525301_thumb.

Bom, sobre o Error Scan não resta dúvidas, a dúvida está no Smart, quando tem a informação marcada em vermelho (parece que é algo relacionado com temperatura) e o Speed MAP. Então vou formular as perguntas:

1 - Esse aviso em vermelho, devo me preocupar, ou foi apenas um fato isolado que provavelmente não ocorrerá mais? (ignorem o erro de CRC, pois sei que deve estar relacionado ao Cabo SATA e esse número não sobe mais, mas trocarei o cabo SATA só por garantia)

2 - Esse Speed Map ao que parece está relacionado a taxa de leitura no disco enquanto fazia o Scan porém notei que tem partes do gráfico que estão amareladas, e vi nos sites da vida que eles começam em verde, ficam e amarelo e vão para o vermelho, e quando ficam em vermelhos eles podem tornar em setores defeituosos, essa informação procede? devo me preocupar com essa possível "degradação da velocidade" durante o Scan do HD?

Abraços.

Postado

o aviso em vermelho indica q seu hd está esquentando acima do normal e é um parametro com falhas.. apesar de nao ser um parametro crucial, particulamente nao inspira confianca

mas outros parametros mereceriam alguma atencao, entre eles o 01, 07, BB e C3.. mesmo estando com OK, mas se você observar na coluna DATA, aparecem numeros.. o que indica que esses parametros estão sendo alterados por algum motivo quando o valor ideal nesses casos é aparecer como 0

• Membro VIP
Postado

Realmente o SMART é um mistério, no entanto vou ficar atento a esses números, vou guardar esses ScreenShots para comparar com o próximo Scan na próxima manutenção do PC, no entanto não percebo anomalias no PC relacionadas ao HD, como travamentos, lentidões etc, o PC se comporta normalmente, mas vou ficar atento a esses números, afinal é um HD com 3 anos de uso.

Sobre o Speed Map, você tem alguma opinião sobre ele?

Postado

Complementando o que o rodrigo.dcvieira informou a alta temperatura reduz a vida útil do HD. Veja como está a ventilação do gabinete ou mude o HD de baia. Esses testes servem para acompanhar o HD para que você não seja surpreendido com uma falha catastrófica. É um dispositivo eletro-mecânico que sofre desgastes com o tempo e com isso os parâmetros vão declinando.

Postado

Recomendo fazer uma verificação também com o Crystal Disk Info => http://sourceforge.jp/projects/crystaldiskinfo/downloads/58588/CrystalDiskInfo5_6_2Shizuku.zip/?use_mirror=jaist

Speed Map, como o nome diz, é apenas o "mapa de velocidade" do HD. Os setores mais próximos à borda do disco terão uma maior taxa de transferência e isso é normal, pois nessa área há uma maior velocidade linear.

O parâmetro Airflow Temperature pode estar incorreto devido a um erro de leitura do sensor de temperatura. E esse parâmetro não é crítico. Bem, teste com o programa acima e poste o print para verificarmos.

Postado

Seu HD está com funcionamento normal, com temperatura de 38ºC. Se você ainda está com dúvida sobre a temperatura, faça um teste de stress com algum software de benchmark, como o Aida64 Extreme e ponha a mão mesmo em cima do HD e veja se está muito quente. Esse é o melhor teste de temperatura. ^_^

• Membro VIP
Postado

Bom quero deixar registrado aqui que a temperatura no teste do HDTune era de 42ºC, a temperatura no momento em que upei a foto do Crystal Disk Info era de 38ºC, e a temperatura atual é de 38ºC, quero lembrar que essa temperatura de 38º sempre foi assim desde que tenho esse HD, até aí tudo bem.

Agora acho que esse relatorio de superaquecimento no HD que o HDTune mostrou acho que foi gerado no dia em que a temperatura ambiente no RJ bateu os 38ºC e não havia ninguém em casa para desligar o PC. Pelo visto está esclarecido as dúvidas quanto aos relatórios dos programas. Abraços.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!