Ir ao conteúdo

Como fazer um sensor de presença?

Ir à solução Resolvido por xyko-2020,

Posts recomendados

Postado

Olá, 

Sou novo no forum, estou aqui pois eu preciso fazer um TCM pro proximo semestre, e estou precisando fazer um sensor que quando alguém ou algo estiver na frente deste sensor, a cor do monitor(do software) mudasse de cor. Por exemplo:

Quando não tivesse nada na frente do sensor a tela ficasse verde, quando tivesse alguma coisa na frente do sensor, a tela ficasse vermelha.

Gostaria de fazer isso com c, c++, c# ou em java(são as linguagens que eu conheço).

Obrigado.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

isso é demais pra mim mas provavelmente (ou melhor, com certeza) algumas linguagens de alto nível te dê acesso a imagem de uma webcam p.ex. em forma de dados ou até mesmo lê os pixels de uma parte da tela. Deste modo fica fácil seu sistema tomar a simples decisão da cor baseando-se em alguns bytes. Sensor de presença (sensor pir) também é possível mas pode (ou melhor, com certeza vai) envolver algum conhecimento de circuitos e criar alguns calos

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

legal amigo @! no entanto me referi a manipular dados de uma câmera web o que tende a não ser difícil também bastando conhecer alguns comandos de alguma dll de algum drive de alguma webcam ou alguma coisa neste sentido que pode não ter sentido algum . rs. Talvez há confusão pois o amigo @Italo_TI mencionou cor. Cor sim ou cor-não? rs

• Curtir 2
Postado

@Isadora Ferraz

Já é muito fácil identificar uma cor e trabalhar com seus dados.

http://www.instructables.com/id/Build-your-own-attiny-colour-sensor/

Já existem milhares deste tipo.

Obs. Nada é demais pra ninguém... basta não entregar a luta!!!

poh, legal esse link que você me passo, mas o problema é que eu quera algo que fosse direto com o software e não com leds entende? pode ser até com uma webcam que nem o @Isadora Ferraz disse, mas acho que eu vou deixar cameras para ultimo caso. o que eu estou tentando fazer é quase igual ao do link q você me envio, porém a cores são mostradas no computador(software) e nao em leds fisicas.

mas mesmo assim valeu pela ajuda. 

Postado

Você está usando um PC? Acredito que sim, ou que pelo menos estejas usando um computador embarcado, já que você menciona "c++, c# ou em java". Nesse caso, se você tiver como usar as portas USB, poderia tentar usar detecção de face com uma webcam qualquer.

Edit: Não percebi que você falou que não queria usar câmeras no momento... você poderia tentar sensores de distância talvez.

• Membro VIP
  • Solução
Postado

A intenção foi mostrar  que a partir do circuito, já que sabe que cor acionará o led, pode enviar o código da cor para o computador.

Se quer algo mais preciso:

http://datasheets.maximintegrated.com/en/ds/MAX44005.pdf

mais...

https://www.google.com.br/search?q=color+sensor+ic&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a&channel=sb&gfe_rd=cr&ei=iah0VPrJA8Gi8weZvIGwCg

• Curtir 1
  • 1 ano depois...
Postado

A pergunta foi muito bem feita, já as respostas pouco ortodoxas, muito academicas, ou uso excessivo de CTRL C + CTRL V de vários outros sites que falam, falam e não mostram resultados.

Vou providenciar para você meu amigo uma função que vai resolver sue problema.

abraços

@Italo_TI boa pergunta, clara, objetiva e simples como deve ser a vida de um programador...tá! nem é tão simples assim, mas a gente descomplica

Postado

@_xyko_ voltei ha pouco tempo para minha terra, e estava muito envolvido em outro projeto, e como tem muita "mer...cadoria" vazia e pouco util quando o assunto é programação eu nem perdia meu tempo, agora com tempo descobri esse site, meio tarde concordo, mas vou ficar por aqui gostei dos posts e da maneira sobria e "delineada" do proprio site.

abraços e humildes desculpas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!