Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Camilla Lima

Monto um PC novo ou faço upgrade?

Recommended Posts

Oi gente,

Comprei meu PC atual, já montado, há 4 anos, visando ter uma máquina que durasse (justamente) uns 4 anos sem precisar trocar processador e placa mãe.

A configuração é a seguinte:

intel core i7 870 2,93 GHz

8 GB RAM DDR3 1333 MHz

Radeon Sapphire 7850 2GB (comprei faz uns 2 anos, a original era bem inferior)

A placa mãe é uma Megaware MW-H55-CM.

O cooler do processador é o de fábrica, o restante (incluindo a fonte) são peças genéricas.

Bom, estou com um orçamento razoável e estava querendo montar uma máquina nova boa, pra durar alguns anos também. Originalmente optei por um i7 mas como não mexo mais com renderização, estava pensando em um i5 - o computador teria finalidade principalmente pra games e trabalho com imagens simples em 2D (photoshop, etc).

Estava pensando no seguinte:

intel core i5 4690k + water cooler básico

8 GB RAM DDR3 2400 MHz

GeForce GTX 970 4 GB

A placa mãe (da Gigabyte) me foi recomendada por um vizinho que mexe com peças e fez o orçamento, mas não me lembro o modelo, o preço é uns 400 reais. Colocaria também um HD de 2TB e um SSD de 120GB pro sistema operacional e fonte de 500W.

Considerando que o PC completo fica em torno de 5 mil, gostaria de saber se vale o investimento ou se talvez valeria a pena manter alguma coisa da minha configuração atual e fazer um upgrade ao invés de montar outra máquina.

Valeu qualquer ajuda. :D

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá!

Dá pra montar um pc com desempeno semelhante com 3500,00.

Nada de WC ou processador desbloqueado. A placa de vídeo segura com sobras.

nada de memória 2400MHz. Uma 1600MHz não terá nenhuma diferença em jogos.

Compartilhar este post

Link para o post

Pensei em um WC pelo fato do meu processador atual esquentar bastante (chega aos 90 graus rodando jogos atuais).

Mantendo a placa GTX 970 e trocando a memória por uma de 1600 MHz, qual configuração você recomendaria?

Obrigada pela resposta!

Compartilhar este post

Link para o post

Seja bem vinda Camilla

Com esse orçamento vale a pena montar um sistema novo

Essas peças que falou são um tanto vagas: Mobo sem modelo, HDD e SSD sem nome, PSU sem especificações...ai fica difícil opinar

Quanto a WC selado, talvez valha a pena, talvez não. O ideal é você testar e ver as temps em load, se ficarem muito altas, ai sim parta para uma outra solução de refrigeração

Pretende fazer OC de CPU e/ou GPU?

As memos podem ser de 1600Mhz, se não for fazer OC extremo ou trabalhar com edição pesada, não vale a pena pegar 2400Mhz

Dá para montar algo assim (levando em conta OC "caseiro"):

- Mobo: Asus Z97-A

- CPU: i5 4690k

- Memo: 1600Mhz, Cas 8 ou 9, 1,5v, marca G.skill ou Corsair, na quantia que precisar, pode pegar 8GB (2x4GB) e se precisar de mais, depois pode pegar outro kit igual

- HDD: Western Digital Blue 1 TB (não pegue HDD com mais de 1 TB pois a taxa de falha anual é maior, a exceção é o Western Digital Black, esse pode pegar sem susto de 2TB)

- SSD: Samsung 840 Evo, Corsair Neutron GTX ou Samsung 840 Pro (com a capacidade que precisar)

- GPU: GTX 970, pode ser Asus Strix, MSI Gaming, Gigabyte G1 ou Galax (SOC ou EXOC)

- PSU: EVGA, XFX, Seasonic ou Corsair, de preferência com eficiência 80+ Gold e com 500W

Se não for fazer OC, dá para economizar um pouco mais

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigada Draco,

Desculpe os detalhes vagos. Dei uma procurada e acho que encontrei o modelo da placa mãe sugerida por meu vizinho: GA-Z97M-D3H. SSD e HD eu não tinha nenhuma marca em mente, então obrigada pelas sugestões!

Não pretendo fazer OC, não entendo muito disso. Trabalho em casa no PC e sou gamer mas bem leiga quanto a esse tipo de coisa, então prefiro não mexer com o que não entendo.

Obrigada pelas sugestões!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais